Última edição por um moderador:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
... a CL deve ficar na geladeira, ou posso deixa-la num armario por exemplo?
Quando o micélio colonizar mais de 50%.Eu estou com uma C.L aparentemente saudável na incubadora. Quando eu sei que está na hora de passar pra geladeira?
Colonizar toda ou quase toda a água, vai depender da % de nutrientes. A média é umas 2 semanas, você irá notar que a colonização vai estagnar. Porém, não recomendo você "forçar" a colonização total (o que é raro acontecer!) do meio. Se o micélio já colonizou uns 80%, você pode guardar na geladeira.... A nuvem micelial ta mais ou menos do mesmo tamanho das que vc tem nessas fotos. Ela fica assim mesmo ou deve colonizar toda (ou quase toda) a água?
Se é assim mesmo que fica, então acho que a minha está até pronta. Já faz 20 dias que ela está incubada. ...
Eu não perderia tempo com essa CL. Mesmo que tenha desenvolvido algum micélio após 20 dias, provavelmente é um micélio fraco.... Tem outra que está o mesmo tempo, mas não desenvolveu micélio. Vejo ainda os esporos pretos suspensos na água. Será que eles serviriam pra inocular um bolo???
... é o procedimento padrão utiliza a glove box, so abre o copo la dentro e tals?
Ótimo tutorial...Deixa eu te perguntar, meu amigo, voce recomenda CL pra iniciantes? ou é melhor começar pelo PF-tek, "normal"?