Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tudo no microscópio

Mr.Bluesman

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2007
270
71
Bom vou iniciar esse tópico apresentando o super ultra hiper microscópio que chegou aqui pra mim, é eletrônico e vai possibilitar culturas diversas, acompanhamento microscopicamente falando, mil vezes mais do que conseguimos ver a olho nú....
Vai ser interessante, no momento só tenho um cultivo que tá indo bem
segue aí a primeira das muitas que colocarei....já consegui estabilizar a imagem.....claro que tá ainda em testes mas vai melhorar...
Pra quem nunca viu micélio mil vezes maior tá aí...o preto é vermiculita...calma aí que vai melhorar, valeu...
quem puder me ajudar pq eu não sei nem por onde começar....mas já tô fazendo sem saber mesmo

se tivesse uma máquina fot. melhor saia melhor

outra foto mais próxima ainda, de um micro pedaçinho que mal consigo colocar no vidro sou cabaço na parada, mas com a tecnologia toda...heheheh
Adoro essas coisas....

parece uma lua né cheia de nuvem psicodélica....isso é micélio com vermiculita, quando tiver mais coloco, resolvi criar este post para não estragar o post do meu cultivo....de repente alguém quer falar alguma coisa pra mim, e lá não era o local ideal....
O pior é que abri um tópico nas experiências, e não em outro tópico correto, afinal nem sei mesmo qual é o tópico que eu tenho que colocar essa experiência microscópica.....se a ADM me ajudar eles colocam no lugar exato, valeu
 
Última edição por um moderador:
Blu, vc podia tirar uma duvida minha com esse micro ai .... se as seringas bem ralas relamente contem esporos ...heheh contem senão eu não tinha colonizado nada mais gostaria de ver a deferença de um liquido com muito esporos e um com pouco.

Abraços, boas fotos !
Bom pra isso tenho que começar outro cultivo, daí posso até fazer 2 seringas colocando um pouco e colocando muito, mas eu vou te falar uma coisa....
eu sei o que estou falando ninguém me disse, eu vi.acompanhe o raciocínio..
Se num pedaçinho dum tamanho de uma unha do dedo mindinho do pé, tem milhões de esporos, não dava nem pra contar é impossível, tem muito mesmo, vc não acredita, cara.......imgine numa seringa com metade do carimbo, PORRAAAAAAAAAAAAAA, tem esporo pra caralho sendo ele ralo ou preto...cara, deve dar pra ver sim pelo micro, no próximo farei isso....
sabe acho que tem é desperdício em esporos com seringas, daria pra inocular vários e vários bolos, tenho certeza, é que nunca chegou um maluco aqui e falou que separou os esporos e colocou só um pouco em cada bolo...
O que acontece é que na espirrada ada agulha cai mais do que podemos controlar com a mão mesmo...então coloque poucas gotas em cada lugar, é desperdício te juro...
não sei se eles precisam ser vários, milhões pra inocular, talvez alguns esporos apenas consigam entendeu...e os outros acabam morrendo lá mesmo...daí o que vinga produz o alimento pro micélio crescer...lei da natureza cara...muito legal acompanhar essas coisas daqui, vcs precisavam ver, iam adorar, ainda mais quem é apaixonado por cogumelos...
 
Bom galera tirei umas fotos do corpo do cogumelo, tirei um pedaçinho com o bisturi e coloquei na lâmina, o que vi é tipo um micelado mais junto, ele é igual o micélio porém o espaço da teia é bem menor. Não sei se da pra ver com nitidez, mas eu vi...

Viram como a teia é bem menor, mais juntinha, por isso forma o corpo do cogumelo...legal olhando isso de perto, achei super interessante, já coloquei até pedaço do chapéu, é semelhante...só que a cor difere, é mais pra marrom e não branco...depois colocarei esporos, bem mais(já tenho carimbos agora), tentarei colocar em dois tubos de ensaio, um com bastante e outro com bem pouco, e ver se tem diferença na inoculação...ok..
 
Sem sombra de dúvidas este é o Tópico mais "científico" do CM !!!

Parabéns pelo excelente trabalho, creio que todos estão adorando sua empreitada...

Curti muito tbm o papo dos esporos nas seringas, ctz mesmo, teve ter uma porrada hahahaha.....

Paz e Luz irmão...
 
Queria agradecer a todos que contribuiram para isso ser legal...todos ajudaram...vcs não sabem o quanto foi difícil arrumar tudo isso...
Porém com a ajuda de vcs me animo mais a continuar...colocarei esporos pra caramba depois vcs vão ver...
Obrigado por todos tornarem isso possível, valeu CM
Claro que isso não é meu, é nosso...pro crescimento do CM, e pro entendimento dos cultivadores....valeu obrigado
 
Fotos do processo farmacêutico..heheheh
Comprei as cápsulas em farmácia de manipulação, 100 por R$8,00, só fiz 5 pílulas por falta de tempo mesmo....será apenas pra consumo pra não me falarem merda depois tá...não sou trafica...valeu

aqui as cápsulas abertas....

aqui os cogus secos...depois eu picoto com a tesoura mesmo bem miudinho mesmo, daí empurro o cogu pra dentro da cápsula maior...daí dou uma piladinha, e coloco mais ainda, dou outra piladinha e coloco mais, deixo bem cheio mesmo, entupido, ela fica estufadona....e com 1,5g em cada uma....

depois este é o resultado, ela já pronta pra consumo, basta fechar a cápsula...psicodélico né, aposto que gostaram....é a única maneira onde vc nem sente nem o cheiro nem o gosto do cogumelo, vai direto pro estomago....pra quem tem enjôo, passa mal, vomita...pode ser este um caminho mais fácil..até mais fácil do que chá....tenho certeza....desce sem vc perceber que tomou...PERFEITO nota 10
 
Agora tenho novidades, meu cultivo do balde apresentou uma contaminação por causa de água que caiu dentro do casing...foi um vacilo meu....a quentinha estava amassada, daí não deu muita importância...vi que entrou água, mas não fiz nada....foi meio proposital...só pra ver no que virava...
arrumei outro microscópio e esse é melhor que o outro, tem mais nítidez, de coisas superficiais...dá pra ver muito melhor a parte de cima, e bem mais ampliado...o outro é mais para ver partículas muito pequenas...esse posso botar um pedação que dá pra ver lindo...

é o da direita, é bem potente, aumenta mesmo, é uma lupa gigante....digamos assim, hehhe...com visão dupla muito mais confortável, não preciso fechar um olho pra ver, vejo pelos dois....lindo perfeito.

nesse consigo verificar o objeto tanto por cima com a luz por cima, como com a luz por baixo, então se estiver escuro em baixo, aperto um botão, se estiver escuro em cima aperto o mesmo botão pra cima...pego o objeto de qualquer maneira, não tem pra onde ele fugir...heheh
Então não entrou muita agua, foi como se eu tivesse dividido um copo de pinga em 10 partes e jogasse uma delas por baixo no canto do casing.

O pedaço foi retirado com bisturi, tinha uma aparência verde azulada, era bem pequena, tipo menor que uma moeda de 50 cent., porém no pedaço maior era tudo branco com pontinhos verde....fiz uma cirurgia no casing.

o pedaço extirpado, tirei pedaço sadio tb, logo mais vcs verão aqui outro close, ele é esbranquiçado, com riscos verdes, bem pequenos

aqui ele já em cima com luz por baixo

aqui uma linda do micélio do pedaço sadio e do contaminado, percebam como o esverdeado reluz diferente do micélio sadio...lindo né

eu vi pedços microscópicos, que pareciam marrom, no micélio mesmo, não era branco...era amarronzado, e tinha uma espécie de casinha com um buraquinho, parecia uma casa de cupim, juro, era perfeita, e eram ums 50 casinhas juntas aglomeradas, acho que era lá que a família do duende verde morava...hahahah

aqui uma foto linda do micélio...sadio e contaminado, pecebem o esverdeaodo é o duende, e o branco parte boa

olha essa então que maravilha, bem nítida né...o marrom é a vermiculita grudada...o resto é só micélio.....

esses foram os cogumelos que peguei antes de cortar o casing...deram dois enormes...mas separei do resto, eles estavam do outro lado do casing, sem contato com a contaminação, vou secar eles...

aqui o casing sem o pedaço e sem cogumelo, esqueci de tirar a foto do cogu antes de tirá-lo, mas ele está no saco, e já vai pro vento.
 
eu peguei hoje esporos do pesa e colocarei no micro para vê-los mais de perto...hehehe

Aqui os esporos são de 3 carimbos juntos numa petris....ficaram lindos na petris né...

aqui já em cima do micro....com luz por baixo

Não é lindo ....parece os raios do sol com sombra...mágico né
cada risco desse é formado por milhões de esporos aglomerados....cada pontinho é um esporo...e cada risco são milhões...hehehhe
logo mais adicionarei água destilada na petris, pra vê-los hidratarem mais de perto....ainda não vi muitos esporos pelo micro, apenas uns milhõezinhos só...
agora estará super recheado...3 de uma vez....Pro bem da ciência claro!!!
 
Isso é uma foto de Marte que vi no site da folha...achei interessante, lá eles falam que podem haver bactérias congeladas de milhares de anos....legal né...muitas vezes bactérias sobrevivem a altas temperaturas e em baixas tb....interessante

awww1.folha.uol.com.br_folha_galeria_images_2007082803.jpg

Bom voltando pra terra, aqui mesmo bem pertinho de mim.....
Coloquei metade de um print no microscópico...raspei com bisturi, e coloquei duas gotas de agua destilada, deixarei hidratarem mais...mas já tirei algumas fotos...eles realmente ficam aglutinados por um bom tempo...estão há 2 horas e nada de se soltarem...por isso acredito que 12 horas seja legal...ou mais...realmente tem sentido o que falam...
claro que vejo esporos únicos soltos mas a grande maioria está aglutinada...
Só os pontos únicos, solitários é que são esporos já soltinhos...o resto está junto de outros esporos...Vejam aí..

Bom esses são da lupa eletrônica

E esse daquele 1º microscópio que é mais potenteque a lupa...serve para ver coisas como esporos,,,o outro superfícies ele vê melhor...entenderam.
daqui a pouco coloco mais...preciso ajustar algumas coisas como luz, máquina fotográfica..e outros...esperar o esporo se soltar...daí coloco mais...Fiquei perplexo com esses círculos perfeitos que eu vi misturado com os esporos...o que será isso tem vários vejam lá....parecem mais escuros que os esporos, o que é isso meu Deus?

Agora pra provar que eu não sou mentiroso...estão aí as fotos bem perfeitas iguais as de site gringo...pode colocar aí pra Biblioteca Neuro, consegui linda foto dos esporos do PESA...vai entrar pra história essa saiu linda, tem uma porrada junto e um monte separado.....ihuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!

de mais não é? Pode falar é linda....cara consegui bem nítida agora...porra estou super feliz.....é perfeita....

Acho que agora pros meus cultivos vou selecionar esporos melhores...daí posso ter garantia de que vai vingar o meu esporo...porra só isso já é um puta avanço pra mim...
Já pensou selecionar o melhor e inocular o substrato estéril com ele, que legal, e que lindo sairá o cogumelo, se fizer tudo correto é claro...
Estava pensando em até misturar dois tipos de esporos e inocular o substrato...o que será que acontece?
Qula espécie vinga mais rápido...qual esporo está sem nenhuma alteração genética..pq dentro de um print...daí esporos tem milhões, mas nem todos são circunsféricamente perfeitos, posso garantir que tem alguns que são deformados, são diferentes, tem um pigmento marcado dentro deles....ou até mesmo são de cores diferentes...daí concluí que uma seleção será melhor..
Porra tem vários caminhos para eu seguir agora
 
Última edição por um moderador:
Lindas fotos mesmo.
Essas ultimas então nem se fala.
Vc dever estar se divertindo muito nessas pesquisas aí né.
Deve ser bem interessante dar uma de cientista maluco..
Parabens mesmo..
Esse microscopio chegou na hora certa pra vc..:)
Continue mandando mais fotos que estou acompanhando aqui..beijinho
 
engraçado mas estive notando que quanto mais tempo deixo eles na água mais nítidos eles ficam, ou seja eles aumentam de tamanho, ficam mais transparentes, e marrons... e o círculo mais escuro que é a capa do esporo ele fica mais escuro...é como se fosse um risco sublinhando o esporo, ou seja a casca dele...e o meio dele é marron claro ....muito lindo gente
Acho que o tempo é fundamental para se inocular mesmo...fazem agora acho que 6 horas e meia...e ainda não se desgrudaram, tem milhões juntos...mas muitos se soltaram já...vou colocar fotos logo mais, aguardem
 
Opa!

Bah muito legal cara, quem dera eu poder fazer essas experiências em casa, mas eu não tenho grana suficiente pra compar um microscópio, sou mais quebrado que arroz de terceira hahaha

Mas cara, muito bom, estou ansioso pelas novas fotos. Ja experimentou ver o cogumelo maduro nele, as lamelas e tal?
 
Opa!

Bah muito legal cara, quem dera eu poder fazer essas experiências em casa, mas eu não tenho grana suficiente pra compar um microscópio, sou mais quebrado que arroz de terceira hahaha

Mas cara, muito bom, estou ansioso pelas novas fotos. Ja experimentou ver o cogumelo maduro nele, as lamelas e tal?
então já coloquei isso em outra página confere lá...
Esses micros não são exclusividade é que estou fazendo umas pesquisas daí eles eram necessário para isso...se não nunca teria um desses, não é luxo não no meu caso....é só sonho

aí vão as novas...
tentei dar um close mas minha máquina digital é péssima
aqui notem eles super aglomerados com quase 8 horas
aqui mais ainda olhem a diferença como dá pra ver o contorno melhor depois de 8 horas

aqui dá pra ver melhor

essa então eles separados com close
isso é o mesmo pedaço só que tirei várias fotos, entenderam, daí fiz closes de parte dele, uns pegando aglomerados, outro soltos....mas eles não se desgrudam por nada, continuam....não sei se é pq eles estão num meio que é a lâmina de vidro, pq se fosse na seringa eles estariam mais separados, entenderam...
colocarei um poco de esporos num tubo de ensaio simulando então a seringa, esperem

Essa foto é só pra verem o que fiz, coloquei um pouco de esporos no tubo de ensaio e deixarei hidratar até amanhã lá dentro...daí simularei como se fosse numa seringa, daí vou ver essa questão da aglutinação melhor..
Não entendo pq eles ainda estão colados mesmo depois de 8 horas..
Quando conseguimos ver aquela sujeirinha na seringa já com esporos galera, é pq existem milhões aglomerados, quando vemos a olho nú é pq tem milhões aglomerados, entenderam....
Agora quando não vemos nada, a água fica ligeiramente marrom, acreidto ser melhor, pois serão vários pontos de inoculação e não um aglomerado, que tenho quase certeza, não inoculam se estiverem assim, acho que eles morrem...sei lá...quem souber de algo me fale da operação no tubo de ensaio

aqui já com esporos...

acho que estou começando a entender os fatos...eles devem ficar aglomerados pq eles estão húmidos, então quando vc pega o print, ele está seco, daí colocando ele em hidratação na seringa, eles absorvem água, incham, ficam um pouco maiores do que secos...daí na seringa após 12 horas eles estão hidratados...porém acredito que se vc pegar a seringa e notar aglomerados isso não é legal, certo, pois tem milhões grudados..porém se vc sacudir mesmo, pode chacoalhar legal a seringa...eles não morrem e nem se deterioram....eu vi que nada acontece....balancei absurdamente que nem maracanã, e não teve nenhuma alteração pq o meio onde os esporos estão é líquido...então pode balançar, mas é ´só umas chacoalhadas, não vai depois dizer que eu falei que era pra balançar por 1 hora....são apenas algumas balançadas legais, pra mexer todo o líquido, e separar os esporos...daí eles ficam mais espalhados...isso só deve ser feito antes de inocular, quando eles estiverem inchados na água por 12 horas...entenderam o raciocínio...tenho como comprovar o que estou falando e isso é fato....nenhum esporo se modificou depois de super balançar tá tudo igual....e eles estão perfeitos....eles só não podem é ser amassados enquanto seco, no aluminio, não coloque nunca peso algum sobre eles pq aí sim pode matar tudo, esmagar geral....acho que é por aí o caminho....para se ter um inoculação perfeita...
 
Última edição por um moderador:
Não entendi direito esse lance da Bíblia, é a Biblia mesmo Alien, ou é do cultivo de Mush, que vc está falando?

Bom hoje notei que os esporos que estavam desde ontem, de manhã, hoje já fazem quase 24 horas...às 11 horas acho que bate 24 certinho...
Então olhando a parada aqui, pecebi que os esporos estão bem mais claros, mais transparentes, entenderam, e mais gordinhos tb....acho que é melhor memo deixar eles por tanto tempo assim. Eles parecem mais saudáveis do que antes, então hidratação por 24 horas não é demais..podem confiar. O mínimo realmente é são 12 horas, menos que isso eles são ainda diferentes demais, há diferenças em tamanho, em cor, em pigmentos dentro do esporo que dá pra ver tudo isso que eu tô falando, parece alguns riscos dentro do esporo, e quando se deixa por mais tempo eles perdem isso quase por completo....ficam mais bonitos digamos assim.
Tirei uma foto de milhões grudados...é mais bonito ver assim eu acho..tenho certeza que os esporos precisam deste tempo para inocular melhor, vou fazer testes em próximos cultivos, aguardem.Quanto a questão da aglutinação ainda acho eficaz o método de balançar legal a seringa antes de inocular, porém acho que ela deve estar cheia para se fazer isso, e por um tempo não muito demorado, ou seja balance, chacoalhe, dê uns tranquinhos na seringa, uns petelecos....e verifique se realmente está espalhado o barato, daí pode inocular o bolo, no copo...eles não se danificam, ok

aqui eles após 24 horas
os esporos depois de agitados antes de olhá-los após 24 horas de molho no tubo de ensaio

Pra descontrair agora resolvi pegar uma folha de Skunk, ainda filhotinha, era a primeira do caule....

Essa folhinha não jogarei fora

Aqui ela já em cima do micro

Olha que lindo ela de perto

Olha a bundinha da folha, olha os cabelinhos resinados cheios de THC, show de bola né

Aqui uma do centro da folha

Olha essa então resinada pra caramba...eita coisa boa

outra parte da folha....
Posso dizer que olhando de perto é de se apaixonar, cara nunca tinha visto isso antes...muito legal mesmo. Ela tem cabelo por toda a parte e são brancos, e eles tem um óleo por cima desses cabelos e da pópria folha...muito loko o barato

outra folha mais resinada ainda...essa dá pra ver legal

Essa folha está coberta de pelinhos resinados de THC

Vista do outro lado dela, as costas da folha

Voltando pro esporo, consegui separar uma boa parte no tubo de ensaio, daí peguei uma gota desse líquido e coloquei na lâmina...tem eles bem separados depois de agitados por um período de 1 min, direto..balancei chacolhei e eles estão bem e separados....

Notem que não tem nenhum grudado, todos estão soltos

outra foto e outra
 
Última edição por um moderador:
Pude ver que mesmo após 10 dias fora de um local adequadamente limpo e isolado, num ambiente estéril..os esporos sobrevivem...estão na placa de petris até hoje e secos em cima do vidro, olho no micro e ainda os vejo como antes...porém mais secos
 
Vejo que o amigo blue ressussitou ...
Algum foto maluca pra complementar?:D
 
Back
Top