Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TKSSS no PF e casing

Diário de cultivo completo.
Salve comunidade, queria ter aberto esse diário de cultivo antes mais tava meio corrido por aqui.
Na segunda semana de junho preparei uma seringa multiesporos com água mineral de copo e uma cultura liquida em um pote de coleta com água destilada e karo.A seringa ficou hidratando por 48h na geladeira depois inoculei tres bolos PF copo 150ml e dois de 300ml .
um dos copos pequenos colonizou em 3 semanas e os outros um pouco mais e um de 300ml nem apareceu sinal de micélio nem de contamição, pelo menos visual.
Injetei água mineral nesse copo mais adiantado e foi pra geladeira por 16h.
Nove dias depois começou a pinar, bem diferente ele já nascem gordinhos tirei 3 fluxos, deu pra carimbar legal agora foi pro out.

Milho tratado no esquema de 3 dias só que usei um secador de cabelo na secagem final depois adicionei pó de coco no fundo e um pouco entre os grãos foi pra PP 1:10.
Inoculei 2 copos de 150ml e 1 requeijão com a cultura liquida , todos 100% em menos de tres semanas.
A algum tempo eu vinha pensando em usar como substrato a parte interna da folha de Jerivá- Syagrus romanzoffiana, tinha observado sua capacidade de absorver água e similaridade com a fibra de coco isso me motivou a fazer um teste.
Fiz um esquema de pré-esterilização parecido com o milho, não quis dar chance aos possíveis contaminantes.
1° dia- colhi a folha seca ainda no pé.
-separei a parte da base onde a folha se conecta ao tronco, ai é onde tem mais fibra macia, quanto mais pra ponta mais densa a fibra.
-São dois tipos de fibra, uma marrom mais macia e outra branca bem fibrosa o micélio prefere a marrom mais também vai pra cima da branca.
- Molho por 2 horas pra facilitar a retirada da casca externa, tirei a casca e outras partes que apresentam cor diferente da fibra
-Cortei em pedaços menores e liquidificador em pequenas porções.
-Coloquei na panela esperei ferver por 15min fogo baixo com tampa, esperei esfriar e adicionei hipoclorito.
2°dia-Depois de 24h descartei a água com hipoclorito e coloquei a mistura em um pano fino e espremi pra retirar o excesso de água, adicionei 1colher de sopa de calcareo dolomitico 10min fogo baixo e ficou descansando por 24h.
3°dia-15min fogo baixo e esperei esfriar, espremi o excesso de água. Medi o PH
-Coloquei no microonda pra tirar mais umidade guardei em ziplock, poderia usar um forno mais como era
pouca coisa usei o micro mesmo.
– Preparei 2 copos na panela de pressão por 1:10
Mistura 1_ 70%pó de jerivá /30%vermiculita
Mistura 2_ 40%pó de coco/ 30% pó de jerivá /30%vermiculita/
-coloquei uma colher de sopa de esterco bovino e meia de calcareo nos dois
-em recipiente de louça de uns 400ml montei um casing mistura 1
e duas marmitas de alumínio com a mistura2
_Depois de 8 dias na incubadora já tavam bem colonizados.Coloquei mais da mistura2(sem esterco)em todos nas laterais um pouco em cima e foi pro terrario.
- Começo a pinar depois de 9 dias, notei a presença de verticilium ai pensei se PF veio limpo em alguma coisa eu errei, fui olhar seting o cano da bomba de ar tava dobrado, quando eu coloquei o perlon envolta da bomba e ela dentro da caixa dobrou, acho que a falta da troca de ar influenciou o aparecimento do verticilium ou isso ou em algum outro passo. Não carimbei nenhum dos casing.
colhi o casing maior e uma das marmitas antes da outra que estava regular, coloquei mais uma camada de cobertura depois do primeiro fluxo.É a primeira vez que eu acerto a mão no milho Tive a impressão que grãos inteiros exigem mais umidade da camada casing
Mesmo ele colonizando o jeriva, to pensando em fazer mais experiências pra chegar em uma conclusão mais clara, com certeza seria mais fácil comprar pó de coco, mas acho que devemos sempre procurar usar o que a natureza da nossa região já proporciona.

1°fluxo PF fotos 1 2 3 ----2°fluxo fotos 4 5 6 ----3°fluxo fotos7 8-----foto 9 carimbando

foto10 ate 17 jeriva

1°fluxo casing foto 20 21 22 2°fluxo foto 23 24 25 26 27 28 29
29.JPG1.JPG2.JPG3.JPG4.JPG5.JPG6.JPG7.JPG8.JPG9.JPG10.JPG11.JPG12.JPG13.JPG14.JPG15.JPG16.JPG17.JPG18.JPG19.JPG20.JPG21.JPG22.JPG23.JPG24.JPG25.JPG26.JPG27.JPG28.JPG
 
Agradeço a todos pelos elogios
Terceiro fluxo pinando, o entrefluxo tem demorado em media 7, 8 dias.
pretendo postar as fotos no fim de semana com calma.

e eu tenho trauma he he he...:confused::eek::cry:(n)o_O

Te falo que eu tambem tomei uma KOSA inesperada do 1°fluxo do PF, que me faltou coragem pra encarar os do casing.(n):eek:
 
De volta, renovado pelo fungo:eba:
No segundo fluxo o casing maior eu colhi bolete e outra marmita ja tinha rompido o veu,
os dois sendo colhidos no mesmo dia.
O terceiro fluxo a pinagem apareceu em dias diferentes entre os casings.
Acho que por ter tirado sem ele ter esporulado nos fluxos anteriores ele veio um pouco antes com que o outro.
Alguem ja percebeu isso ?

Essa vez deixei ele vir, é muito lindo de ver uns chapelão aberto. :D
100_0830mm.JPG100_0804mm.JPG100_0815mm.JPG100_0817mm.JPG
 
Ou amigo já devia ter colhido bem mais cedo, note como o chapéu do cogumelo da foto (100_0815) está preto por cima, isso quer dizer que já soltou uma forte carga de esporos por todo o terrário. Já podia ter carimbado uns 3 envelopes só quem esse cogu. Além de que se esporular muito no casing pode comprometer o micélio.
:)
 
Pode cre Tupynambá, vacilo e falta de planejamento da minha parte:sleep:
Acordei de manhã cedo pra trababalhar ja tavam pra romper o veu, só deu tempo de tirar a foto(100_0804) e esterelizar um po de coco e vermiculita no microondas..(eu tava no trampo pensando no que me aquardava em casa)Quando voltei encarei aquele pano com cloro e colheita.

Não carimbei porque tinha notado a presença de verticilium principalmente em fluxos anteriores,
não quis arriscar ja que o PF foi carimbado teoricamente limpo.
@tupy voce acha que mesmo assim eu deveria ter carimbado?
 
Não carimbei porque tinha notado a presença de verticilium principalmente em fluxos anteriores,
não quis arriscar ja que o PF foi carimbado teoricamente limpo.
@tupy voce acha que mesmo assim eu deveria ter carimbado?

Parabéns.
É isso mesmo.
Assim garantimos que não estamos passando carimbos contaminados pra frente.

Carimbe só quando ter certeza que os frutos estão saudáveis.
 
Os cultivos indoor com TKSSS finalizado,
os casings foram enterrados depois da colheita do 4° fluxo. Gostei de cultivar no milho (custo baixo+bons resultados), proximo cultivo pretendo usar de novo :)

O bolo Pf tinha sido enterrado em um vaso depois do 3°fluxo, demorou umas duas semanas pra aparecer o fluxo seguite.A troca de ar é feita 3-4 vezes manualmente.( sacola plastica comum)
PF out-4°flux(3).JPG3°flux (1).JPG3°flux.JPG4°flux(2).JPG4°flux(3).JPG4°flux.JPGPF out-4°flux(1).JPGPF out-4°flux(2).JPG
 
Back
Top