Fala galera.. apesar de serem 4:50h estou mega-empolgado porque acabei a 1ª etapa do meu 1º cultivo: seringa de esporos! :fumar:
Mas para isso tive que montar minha glove-box.:sneak: Foi um prazer.. é sempre bom ver seu tempo de estudo e dedicação recompensado. Independente de dar certo ou não já agora, uma glove box eu tenho.
Mandei minha carta para pró-fungos dia 29/03/12. A strain chegou na minha casa dia 11/04/12.
Comprei algumas coisas a mais para não faltar. Vou listá-las com respectivos preços unitários e totais:
1 x custeio envio strain pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00
4 x luva estéril - 4 x 2,86 - R$ 11,44
4 x protex - 4 x 1,43 - R$ 5,70
2 x seringa estéril - 4 x 4,00 - R$ 8,00
2 x coletor de fezes para exame -2 x 1,20 - R$ 2,40
1 x luva para jardinagem - 1 x 4,50 - R$ 4,50
4 x vermiculita 250g - 4 x 4,50 - R$ 18,00
1 x tubo pvc d=100mm; 1m (só vendia o metro) - 1 x 12,00 R$ 12,00
2 x borracha vedação para tubo 100 mm - 2 x 2,50 - R$ 2,50
1 x organizador plástico - 1 x 48,00 - R$ 48,00
1 x carimbo pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00
sub-total: R$ 122,54
h:
Este total, em qualquer hipótese, é contado não como custo, mas como investimento.
Para montagem da glove-box foi essencial uma pistola de silicone para vedação. Eu já possuia uma em casa, então não sei quanto custa. Mas não é muito cara.
Seguem fotos que imagino serem auto-explicativas do processo de montagem da glove-box:
Lavei os tubos de pvc com protex e coloquei-os em pagua fervente por 10 min. Joguei a água fora e esperei que secassem.
Passei um papel toalha embebido em álcool em toda caixa a cada etapa da montagem da glove box. Antes de pôr o álcool, a água mineral (em copo previamente esterilizado com álcool), a seringa, o carimbo e o pote de coletas para exame, também passei papel toalha embebido com álcool em todas as embalagens.
Como tampa para glove box, usei papel filme. Permitiu ótima vedação e boa visualização. Fiquei muito feliz quando finalmente vi que havia conseguido fazer a glove box. E era só a glove box. Minha namorada me ajudou a vera.. teria demorado muito mais sem ela.. ou nem conseguido.. sério.. eu fiz a parte mais difícil que é estudar... mas pôr em prática sozinho seria muito mais complicado. Fora a capacidade de improvisação feminina para essas coisas.. sei lá.. as vezes sou eu que sou desajeitado mesmo.. enfim.. o que interessa é que ficou pronta.
Dentro da glove box, tive bastante dificuldade em trabalhar. Principalmente pela falta de prática, mas também porque a distância entre as mãos ficou um pouco curta. Trabalhei estilo t-rex.. mas não sei se foi só por isso que tive dificuldade para raspar o carimbo. Apesar de ter seguido a dica de esfregá-lo antes de abri-lo, o mesmo continuou muito preso. Daí que a força que tive que fazer com a pá do coletor para raspar o carimbo acabou rasgando o papel alumínio onde estava o mesmo.
Raspei uma quantidade que imaginei suficiente, cerca de 1/3 para 1/2 carimbo em uma seringa de 20ml. Não queria pôr esporos demais pois li que não é bom.. competição demais.. mas ficou uma quantidade razoável de carimbo no papel alumínio. Como rasgou.. joguei fora o resto.. achei que seria impossível guardar de forma segura.
Primeiro pus um pouco de água no pote, para que o carimbo não grudasse. Mas não adiantou
.. grudou uma quantidade razoável no pote coletor!!! De qualquer forma achei a coloração da seringa bem próxima do que li como sendo ideal.. quase incolor.. levemente cinza. Mas não consegui ver blocos de esporos.. mesmo assim achei ser o suficiente.. pois vou inocular apenas 5 copos.
Aqui quero deixar uma dica para quem for cabaço como eu. Sempre leio por aqui para, após sugar a água com a seringa, voltar com a mesma para o pote e repetir o processo umas 3 vezes, permitindo assim maior mistura dos esporos com a água mineral. Pode ser por ser meio óbvio, mas nunca vi falarem para não balançar o pote com o mesmo intuito de misturar. Fazendo isso eu percebi que é uma péssima idéia, porque faz com que os esporos grudem ainda mais nas paredes do pote coletor.
Até aqui, foi. Agora devo preparar o substrato e inocular apenas no domingo. Daí continuo o diário.
Dúvidas
:
*É necessário 'girar' a seringa para que os esporos não se depositem na 'parede' da seringa, de quanto em quanto tempo?
*Para reutilizar minha
glove box posso 'apenas' passar um papel toalha embebido em álcool em toda a sua superfície externa e interna (inclusive as luvas), ou algum outro procedimento deve ser adotado?
Eu não vou tentar para conseguir. Vou tentar até conseguir. Tomara que seja de prima.. mas se não for.... nóis tenta ôtra vêiz!!!!
Mas para isso tive que montar minha glove-box.:sneak: Foi um prazer.. é sempre bom ver seu tempo de estudo e dedicação recompensado. Independente de dar certo ou não já agora, uma glove box eu tenho.
Mandei minha carta para pró-fungos dia 29/03/12. A strain chegou na minha casa dia 11/04/12.
Comprei algumas coisas a mais para não faltar. Vou listá-las com respectivos preços unitários e totais:
1 x custeio envio strain pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00
4 x luva estéril - 4 x 2,86 - R$ 11,44
4 x protex - 4 x 1,43 - R$ 5,70
2 x seringa estéril - 4 x 4,00 - R$ 8,00
2 x coletor de fezes para exame -2 x 1,20 - R$ 2,40
1 x luva para jardinagem - 1 x 4,50 - R$ 4,50
4 x vermiculita 250g - 4 x 4,50 - R$ 18,00
1 x tubo pvc d=100mm; 1m (só vendia o metro) - 1 x 12,00 R$ 12,00
2 x borracha vedação para tubo 100 mm - 2 x 2,50 - R$ 2,50
1 x organizador plástico - 1 x 48,00 - R$ 48,00
1 x carimbo pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00
sub-total: R$ 122,54
Este total, em qualquer hipótese, é contado não como custo, mas como investimento.

Lavei os tubos de pvc com protex e coloquei-os em pagua fervente por 10 min. Joguei a água fora e esperei que secassem.
Passei um papel toalha embebido em álcool em toda caixa a cada etapa da montagem da glove box. Antes de pôr o álcool, a água mineral (em copo previamente esterilizado com álcool), a seringa, o carimbo e o pote de coletas para exame, também passei papel toalha embebido com álcool em todas as embalagens.
Como tampa para glove box, usei papel filme. Permitiu ótima vedação e boa visualização. Fiquei muito feliz quando finalmente vi que havia conseguido fazer a glove box. E era só a glove box. Minha namorada me ajudou a vera.. teria demorado muito mais sem ela.. ou nem conseguido.. sério.. eu fiz a parte mais difícil que é estudar... mas pôr em prática sozinho seria muito mais complicado. Fora a capacidade de improvisação feminina para essas coisas.. sei lá.. as vezes sou eu que sou desajeitado mesmo.. enfim.. o que interessa é que ficou pronta.
Dentro da glove box, tive bastante dificuldade em trabalhar. Principalmente pela falta de prática, mas também porque a distância entre as mãos ficou um pouco curta. Trabalhei estilo t-rex.. mas não sei se foi só por isso que tive dificuldade para raspar o carimbo. Apesar de ter seguido a dica de esfregá-lo antes de abri-lo, o mesmo continuou muito preso. Daí que a força que tive que fazer com a pá do coletor para raspar o carimbo acabou rasgando o papel alumínio onde estava o mesmo.

Primeiro pus um pouco de água no pote, para que o carimbo não grudasse. Mas não adiantou
Até aqui, foi. Agora devo preparar o substrato e inocular apenas no domingo. Daí continuo o diário.
Dúvidas

*É necessário 'girar' a seringa para que os esporos não se depositem na 'parede' da seringa, de quanto em quanto tempo?
*Para reutilizar minha
Eu não vou tentar para conseguir. Vou tentar até conseguir. Tomara que seja de prima.. mas se não for.... nóis tenta ôtra vêiz!!!!
Última edição por um moderador: