Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático TKSSS - fleerer - 1º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Fala galera.. apesar de serem 4:50h estou mega-empolgado porque acabei a 1ª etapa do meu 1º cultivo: seringa de esporos! :fumar:

Mas para isso tive que montar minha glove-box.:sneak: Foi um prazer.. é sempre bom ver seu tempo de estudo e dedicação recompensado. Independente de dar certo ou não já agora, uma glove box eu tenho.;)

Mandei minha carta para pró-fungos dia 29/03/12. A strain chegou na minha casa dia 11/04/12.

Comprei algumas coisas a mais para não faltar. Vou listá-las com respectivos preços unitários e totais:

1 x custeio envio strain pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00
4 x luva estéril - 4 x 2,86 - R$ 11,44
4 x protex - 4 x 1,43 - R$ 5,70
2 x seringa estéril - 4 x 4,00 - R$ 8,00
2 x coletor de fezes para exame -2 x 1,20 - R$ 2,40
1 x luva para jardinagem - 1 x 4,50 - R$ 4,50
4 x vermiculita 250g - 4 x 4,50 - R$ 18,00
1 x tubo pvc d=100mm; 1m (só vendia o metro) - 1 x 12,00 R$ 12,00
2 x borracha vedação para tubo 100 mm - 2 x 2,50 - R$ 2,50
1 x organizador plástico - 1 x 48,00 - R$ 48,00
1 x carimbo pró-fungos - 1 x 10,00 - R$ 10,00

sub-total: R$ 122,54 :eek:h:

Este total, em qualquer hipótese, é contado não como custo, mas como investimento.:)

:teo_seta_direita: Para montagem da glove-box foi essencial uma pistola de silicone para vedação. Eu já possuia uma em casa, então não sei quanto custa. Mas não é muito cara.

:teo_seta_direita: Seguem fotos que imagino serem auto-explicativas do processo de montagem da glove-box:

DSC03252.JPG DSC03253.JPG DSC03254.JPG DSC03255.JPG DSC03256.JPG DSC03257.JPG DSC03258.JPG DSC03259.JPG DSC03260.JPG DSC03261.JPG DSC03262.JPG DSC03263.JPG

Lavei os tubos de pvc com protex e coloquei-os em pagua fervente por 10 min. Joguei a água fora e esperei que secassem.

Passei um papel toalha embebido em álcool em toda caixa a cada etapa da montagem da glove box. Antes de pôr o álcool, a água mineral (em copo previamente esterilizado com álcool), a seringa, o carimbo e o pote de coletas para exame, também passei papel toalha embebido com álcool em todas as embalagens.

Como tampa para glove box, usei papel filme. Permitiu ótima vedação e boa visualização. Fiquei muito feliz quando finalmente vi que havia conseguido fazer a glove box. E era só a glove box. Minha namorada me ajudou a vera.. teria demorado muito mais sem ela.. ou nem conseguido.. sério.. eu fiz a parte mais difícil que é estudar... mas pôr em prática sozinho seria muito mais complicado. Fora a capacidade de improvisação feminina para essas coisas.. sei lá.. as vezes sou eu que sou desajeitado mesmo.. enfim.. o que interessa é que ficou pronta.:cool:

Dentro da glove box, tive bastante dificuldade em trabalhar. Principalmente pela falta de prática, mas também porque a distância entre as mãos ficou um pouco curta. Trabalhei estilo t-rex.. mas não sei se foi só por isso que tive dificuldade para raspar o carimbo. Apesar de ter seguido a dica de esfregá-lo antes de abri-lo, o mesmo continuou muito preso. Daí que a força que tive que fazer com a pá do coletor para raspar o carimbo acabou rasgando o papel alumínio onde estava o mesmo.:poop: Raspei uma quantidade que imaginei suficiente, cerca de 1/3 para 1/2 carimbo em uma seringa de 20ml. Não queria pôr esporos demais pois li que não é bom.. competição demais.. mas ficou uma quantidade razoável de carimbo no papel alumínio. Como rasgou.. joguei fora o resto.. achei que seria impossível guardar de forma segura.:unsure:

DSC03264.JPG DSC03265.JPG DSC03271.JPG DSC03274.JPG DSC03278.JPG DSC03280.JPG DSC03281.JPG

Primeiro pus um pouco de água no pote, para que o carimbo não grudasse. Mas não adiantou:(.. grudou uma quantidade razoável no pote coletor!!! De qualquer forma achei a coloração da seringa bem próxima do que li como sendo ideal.. quase incolor.. levemente cinza. Mas não consegui ver blocos de esporos.. mesmo assim achei ser o suficiente.. pois vou inocular apenas 5 copos.

:teo_seta_direita: Aqui quero deixar uma dica para quem for cabaço como eu. Sempre leio por aqui para, após sugar a água com a seringa, voltar com a mesma para o pote e repetir o processo umas 3 vezes, permitindo assim maior mistura dos esporos com a água mineral. Pode ser por ser meio óbvio, mas nunca vi falarem para não balançar o pote com o mesmo intuito de misturar. Fazendo isso eu percebi que é uma péssima idéia, porque faz com que os esporos grudem ainda mais nas paredes do pote coletor.

Até aqui, foi. Agora devo preparar o substrato e inocular apenas no domingo. Daí continuo o diário.

Dúvidas:huh: :

*É necessário 'girar' a seringa para que os esporos não se depositem na 'parede' da seringa, de quanto em quanto tempo?

*Para reutilizar minha:) glove box posso 'apenas' passar um papel toalha embebido em álcool em toda a sua superfície externa e interna (inclusive as luvas), ou algum outro procedimento deve ser adotado?

Eu não vou tentar para conseguir. Vou tentar até conseguir. Tomara que seja de prima.. mas se não for.... nóis tenta ôtra vêiz!!!!
 
Última edição por um moderador:
Puxa, você não precisava ter jogado o carimbo fora, bastava ter colocado ele dentro de outro papel alumínio.

*É necessário 'girar' a seringa para que os esporos não se depositem na 'parede' da seringa, de quanto em quanto tempo?

*Para reutilizar minha:) glove box posso 'apenas' passar um papel toalha embebido em álcool em toda a sua superfície externa e interna (inclusive as luvas), ou algum outro procedimento deve ser adotado?

:teo_seta_direita: Você pode girar todo dia, mas é impossível evitar que esporos grudem na parede. Mas virando uma vez a cada 24h já é suficiente.

:teo_seta_direita: Esse procedimento de esterilização ao meu ver já é suficiente para trabalhar com a Glove.

Belo processo camarada! :)
 
Puxa, você não precisava ter jogado o carimbo fora, bastava ter colocado ele dentro de outro papel alumínio.

É.. eu viajei.. me arrependi depois... mesmo ainda tendo outra strain aqui.. nunca é legal disperdiçar!:unsure:

Eu coloquei um outro papel alumínio por cima e fechei.. mas achei que não ficaria boa e joguei na lixeira. Ainda esta lá, mas acho que, agora sim, eu a inutilizei, não é verdade? Deu maó vontade de pegar lá... :cry:

Valeu pelas respostas e pelo incentivo.
 
Parabéns Fleerer, dá pra ver bastante capricho ai :)
 
O GB ficou bem legal nobre forista!

Boa sorte na empreitada, sigo acompanhando :cool:

Abs,
Thug
 
Fleerer,

parabéns pelo capricho, trabalho muito bem realizado.
Meus custos já passaram de 150 e olha que neste primeiro tentarei a sorte sem a GB. Mas acho que o custo é totalmente aceitável para quem quer um cultivo. Estou enviando boas vibrações para seu sucesso!

Abraços!
 
Então.. após 2 meses.. volto aqui para informa-lhes como anda minha empreitada.

Usei milho como substrato. Segui a técnica de esterilização do tupy.

Inoculei 4 copos sendo 2 pequenos e 2 grandes.

Os pequenos contaminaram, como podem ver nestas fotos:
IMG_0848.JPG IMG_0849.JPG

Já os grandes.. bem.. como iniciante eu apenas 'acho' que é um micélio, talvez vocês possam me ajudar:
IMG_0851.JPG IMG_0852.JPG

São dois copos distintos... mas essas fotos já tem 15 dias.

Hoje o da direita já está completamente colonizado. E o da esquerda está como o da direita. Estou esperando o outro também colonizar 100% para tentar fazer um bulk.. também como descrito pelo tupy.

Infelizmente vou poder dar apenas este tiro por enquanto. Em julho vou viajar e ficar 3 semanas fora. Daí, bem vocês já entenderam.. os pequenos não podem ser abandonados por tanto tempo... então vou tentar fazer a técnica PF e montar um terrário apenas quando voltar.

Alguma observação ou sugestão?

Agradeço a todos pela atenção!!!!!
 
parece ok os copos grandes!!

Prepare um casing de fibra de coco+ vermiculita pros meninos assim q tiverem 100% colonizados e ponha-os pra colonizar mais uns 5 a 8 dias e manda frutificar!!
 
Acredito que é micélio mesmo!

Se quando você for viajar já estiverem 100% acho que você pode coloca-los na geladeira para que eles mantenham a quantidade suficiente de nutrientes...

Eu demorei de aniversariar um bolo e ele ficou meio fraco, demorava muito de amadurecer os frutos mesmo estando em condições ideais e sem sinais de contaminação, acredito que a causa do micélio estar fraco foi que ele consumiu a maior parte dos nutrientes sobrando assim muito pouco para a frutificação, quando você colocar na geladeira ele irá parar de comer.
 
Vai ter que ser assim Kayaman.. Vou ter que colocar na geladeira para dar continuidade quando voltar.

Existe uma temperatura certa para isso? Uma parte da geladeira ideal?

Valeu!!!!
 
Não tenho certeza sobre isso mas acredito que em qualquer parte menos no congelador.
 
Eu acho que 3 semanas não é muito tempo, poderia deixa-los a temperatura ambiente mesmo, se fosse meus eu deixaria, acho que essa é a temperatura ideal. Mas se você quer colocar na geladeira, alguém me disse que o melhor lugar é na gaveta de frutas, na parte de baixo, pois lá a temperatura é mais amena. Boa sorte e boa viajem, Paz e Luz!
 
Valeu galera.. vou pôr na gaveta de frutas então!!!!!!

Se quando voltar não der certo, começo do zero... fazer o que?
 
Back
Top