Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tive um imprevisto e terei que deixar meu casing prestes a frutificar sozinho por 4 dias, o que fazer?

MaitrankDAarlen

Esporo
Cadastrado
26/01/2021
2
2
24
E aí pessoal, como vocês estão hoje? :sorriso::sorriso:

Então, eu sou um novato que começou o cultivo há três meses e preciso de ajuda. Preciso visitar meus pais neste final de semana (moro em outra cidade) e acho que é um momento muito ruim porque meus cogumelos podem estar prontos para frutificar e eu não sei o que fazer.

Deixe-me dar a vocês as informações primeiro. Eu comprei 1L de substrato colonizado (casing) online supostamente pronto para frutificar e coloquei em um monotub (foto abaixo) cerca de uma semana atrás (20/01/2020). A cepa é Cubensis B + AKM. A temperatura é de cerca de 26-28ºC todos os dias. A umidade é constante em 99% com perlita na parte inferior do meu FC. Tenho ventilado por cerca de 5 minutos a cada um ou dois dias e borrifado levemente a cada dois ou três dias. Da última vez, eu não tinha um higrômetro para medir a umidade, então borrifei em excesso. Agora estou borrifando um pouco de água porque não há condensação nas paredes (ter condensação nas paredes, pelo que eu li, é bom sinal), embora a umidade seja alta. Eu sei que a camada de casing torna borrifar desnecessário, mas como não sei muito sobre o cultivo de cogumelos, não quero arriscar que fique muito seco.
Então...

Quando eu recebi o casing, a camada de vermiculita etc estava apenas levemente colonizada. 4 ou 5 dias atrás comecei a ver o micélio ocupando pouco a pouco a camada de casing. Eu diria que o micélio colonizou cerca de 20% da camada agora. Eu li que isso geralmente é uma coisa boa e é o momento certo para começar o pinning. Estou (acho) começando a ver alguns nós se formando onde a camada de revestimento tá colonizada (fotos abaixo).

O problema é: vou embora hoje e meu colega de apto só chega na segunda-feira. Tenho medo que, se eu deixar o casing aqui sozinho durante todo o fim de semana, ele pode (1) começar a frutificar sem qualquer supervisão, o que pode levar a um péssimo flush ou (2) o micélio continuará crescendo por causa da falta de ar fresco e alta concentração de CO2 e pode criar sobreposição (overlay). Pensei em colocá-lo na minha geladeira, mas temo que possa matar os nós / primórdios que possam estar se formando. Não acho que o choque frio desencadearia o pinning porque cubensis é um cogumelo tropical, mas eu realmente preciso de conselhos sobre isso.

Devo esquecê-lo no mesmo ambiente que está agora para ver o que acontece ou devo colocá-lo na geladeira e colocá-lo de volta na minha câmara de frutificação na segunda-feira?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52.jpeg
    71.1 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.53.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.53.jpeg
    245.9 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (3).jpeg
    233 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (2).jpeg
    176 KB · Visualizações: 7
Back
Top