Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui - Terceira tentativa..e tentando!

Diário de cultivo completo.
Método: Milho de pipoca/Casing
Raça/Strain: Thai Koh Samui
Fornecedor: Profungos

Olaaa pessoalll!
Voltando a ativa após alguns meses de ausencia..e to ai com esse cultivo de thai, que é minha terceira tentativa, após dois fracassos.
Na primeira e na segunda tentativa, eu usei agua destilada comprada em uma farmacia de manipulação, porém descobri que a mesma não veio 100% estéril...o que causou contaminação...uma bem estranha..um bolor laranja praticamente florescente o laranja..

Depois que eu descobri comprei agua destilada em ampola para injeção, e tudo foi bem, na colonização,e apesar de eu ter deixado incubando sem controle de temperatura.

Fiz todo o processo conforme os "tutoriais" em nossa amada biblioteca, e inoculei 4 copos de 350 ml...
Um dos copos apresentou contaminação pelo fungo verde e eu joguei no incinerador, e os copos restantes colonizaram 100% depois de 20 dias + ou -..

Ontem montei um casing com o material dos 3 copos sobreviventes, como eram copos um pouco menores que copos de whisky, eu acabei poondo tudo em uma marmita soh.
Usei vermiculita + fibra de coco como substrato para o casing, e deixei incubar 24 horas..

Acabei de abrir vi sinal de micelio...cubri com uma camada fina de vermiculita semi-umida, e puz no terrario.

Estou com duvidas, se vai prejudicar o desenvolvimento, o fato de eu ja ter mandado pro terrario depois de um dia. e tbm queria saber se é certo deixar em 12/12 o fotoperíodo.
Como não vou estar aqui pra supervisiona-lo durante essa semana eu tive que acelerar um pouco o processo

Abraçoooss
Até mais
 
Boa Junkie!

se liga mano, esperar a camada de casing colonizar na incubadora pode te trazer o indesejável overlay. Então, tudo bem colocar direto no terrário após a camada de vermiculita.

De 12 em 12 horas é uma boa pedida sim. Mas aqui faço o seguinte, antes dos meninos pinarem, deixo a luz ligada por 24 hs, depois que pinam, alterno 12 por 12. Faço isso pois os pins só vão surgir quando tiver luz.

Muito boa sorte com seus casings, vai ser aquela festa hehe!

Forte Abraço!
 
Hm eu sempre achei que essa coisa de mandar direto pro terrário sem incubar fosse para camadas não-nutritivas, porque talvez colocar material orgânico num ambiente úmido é pedir pra 1223434 tipos de fungos 'pintarem' no local...

E a luz acho que não fará tanta diferença porque ela está incidindo na camada de fibra + vermiculita...

Eu de você faria como sempre, cobrir com a casing e incubar até o micélio aparecer... o overlay, se tiver, você vence com um garfo, sem problemas...

Desejo sorte, parece que os tailandeses são brutos em... :p::pos:
 
Vinícius, tem muita gente que concorda com o que citei. É uma questão de preferência. Eu segui os conselhos de alguns gurus aqui do CM, e foi isso que me orientaram. Quanto na questão do casing, quanto na questão da luz.

Montei vários casings com pó de côco, botei direto no terrário, frutificou horrores e nada de contaminante.

Não aconselho a botar direto no terrário se usar outro ingrediente nutritivo além do pó de côco.

Quanto a luz, fiz comparações, e os casings que ficaram expostos a luz por 24 horas pinaram consideravelmente mais rápido. Fiz esse experimento após indicação de um moderador daqui da CM.
 
Vinícius, tem muita gente que concorda com o que citei. É uma questão de preferência. Eu segui os conselhos de alguns gurus aqui do CM, e foi isso que me orientaram. Quanto na questão do casing, quanto na questão da luz.

Montei vários casings com pó de côco, botei direto no terrário, frutificou horrores e nada de contaminante.

Não aconselho a botar direto no terrário se usar outro ingrediente nutritivo além do pó de côco.

Quanto a luz, fiz comparações, e os casings que ficaram expostos a luz por 24 horas pinaram consideravelmente mais rápido. Fiz esse experimento após indicação de um moderador daqui da CM.

Ah mas eu não disse que havia certo ou errado. Concordo somente com a parte que diz 'questão de preferência'.
Não é porque o seu não contaminou que ele não facilita, foi só uma questão de amostragem.
Também não quero desmerecer seu trabalho, mas para tirar conclusões de verdade uma pessoa precisa isolar muitas variáveis; você usou isolados da mesma substrain? o mesmo substrato, a mesma temp, a mesma umidade, a mesma luminosidade, a mesma oxigenação, o mesmo terrário... e mesmo assim pra ter 100 % certeza só com microscopia profissional e olhe lá...
a única conclusão que se pode tirar é socrática: só sei que nada sei
 
a temperatura do meu terrario varia entre 18-23º. está tudo nos conformes, e nenhum sinal de nada obviamente...(melhor q a segunda tentativa q apareceu o fungo laranja no meio do segundo dia)
kk

Obrigado ai pelas respostas...
Agora eu vou optar por deixar no terrario, que acho que tirar ele do terrario, pra mandar pra incubadora, fechar a marmita esperar colonizar, abrir e mandar pro terrario de novo parece mta exposição agora...ja que eu pulei uma etapa vo dexa ele fechado dentro do terrario..

nao quero o Risco de exposição..

Qualquer novidade eu volto..
ABraçosss
 
Hoje finalmente, 10 dias após a montagem do casing, PINSSS!! PIIIIIIIIIIIIIIIIIIINS!!!
YEAH YEAH YEAH :pos::D:pos:

Mudei o fotoperíodo para um ciclo em que para cada 15 minutos de luz são 45 de escuro. no timer.
Eu estava tendo bastante dificuldade em manter a temperatura baixa dentro do terrario, mas algumas pedras de gelo a cada 6 horas no isopor estao resolvendo..

haeuehuhea nem sei como expressar a minha alegria..obrigado!!!
Como estou a 120 Km do meu terrário ainda nao tirei fotos, e nem os vi..mas eu sei q estão lá..
sexta a noite volto com algumas fotos!

Agora ja está praticamente certo que terei Cubensis pro fim ano.

Obrigadooo

Abraçaoo
 
Hj apareceu mais um pin...totalizando 3.. =/
esperava mais..será q ainda aparece?

Tem alguma coisa q eu possa fazer pra aparecer mais..
Bom é isso..anexei uma foto de como esta agora.

aBRaçosss
COGUTS.jpg
 
E isso aê mano!
em breve vc tera belos cogumelos aê
Good Vibes aê pro seu cultivo mano
e vo continuar acompanhando....
abração aê fi
eh noix
 
Hj apareceu mais um pin...totalizando 3.. =/
esperava mais..será q ainda aparece?
Tem alguma coisa q eu possa fazer pra aparecer mais..
Bom é isso..anexei uma foto de como esta agora.
aBRaçosss

Como está a umidade no terrário? E o casing, não está muito seco?
Não colocasse vermiculita demais como camada?
A temperatura quanto mede?
 
a temperatura ta no momento entre 23 e 28 graus..nao tem como manter..aqui esta muito quente e esta dificil manter abaixo dos 30... mas eu to pondo gelo no reservatorio de agua e esta resolvendo.

Os 3 pins ja se desenvolveram bem, e acho q eu localizei um aborto ja...pq tem um micropin q nao ta se desenvolvendo....mas o crescimento deles foi significativo..

Eu acho q o casing está mto seco e compacto....infelizmente...
e eu nao tneho como medir a umidade do terrario.....uso apenas argila expandida semi submersa em agua..no fundo do terrario...

Agora..ainda tem alguma coisa a ser feita? ou eh melhor esperar esses maturarem...e depois da colheita manda o casing pro choque termico na geladeira?

No caso, eu tbm estou achando que exagerei na camada de vermiculita...q q eu faço..tiro um pouco ou agora ja ta tarde? hehe

Segue anexo do estado atual

Obrigadoooo
Abraços
cOGUTS ROX.jpg
 
Oi..hj eu fui dar uma reparada no cogu e tem um negocio branco em baixo do chapéu. e eu imaginei q seria parte do véu..mas não tenho certeza...

Ajudem plz!

é parte do véu? ou é contaminação..?

Abraços
coguts omg!.jpg
 
Nossa..valeu...que alívio!
kkk

fiquei em choque ja q tava apodrecendo haeuhaeuae
demoro po! acho q colho eles em 2 ou 3 dias..e tentarei tirar prints..

Eu não consegui achar direito na biblioteca como eu procedo pra fazer o choque termico..
é so tirar todos os cogumelos e abortos, injetar agua destilada, deixar na geladeira por 24 horas, mandar ele fechado pra incubadora mais 24 horas, e depois voltar pro terrario?

Queria saber se preciso tirar a camada de cima de vermiculita..e como no caso meu casing ta bem compacto, se eu posso quebrar um pouco o milho pra ele ficar mais soltinho antes de dar o choque termico...

Qualquer opnião eh bem vinda..
Quero que o 2 flush venha melhor q o primeiro!

Eu acho q vacilei e puz mta vermiculita em cima, e como eu nao estava presente pra controlar a temperatura de pinagem acabou ficando em 27 graus praticamente o tempo todo,e so começei a regular no dia do surgimento dos pins.

Espero que esse meu relaxo tenha influenciado diretamente no fato de so ter 3 cogus..
Pq qnd eu fizer o preparo pro proximo flush certinho, espero que venham mais!
Bom eh isso ai

Abraçooos
 
Ai pessoal..colhi diretinho...e meuu q zica...tipo acho q rolo mal formação do véu..ele antes de estorar tava todo esburacado..eu vou postar uma foto no fds, pra vcs verem q q será q acontece.

Consegui colher 3 cogus..limpei a superficie, e injetei 40 ml de AD
e mandei pra geladeira..

infelizmente nao pude ficar pra cuidadar disso e ele vai ter q ficar na geladeira até sexta.
Trago pra SP minhas tralhas so no mes q vem.

Queria saber se tem problema ficar uma semana na geladeira o casing?
Se nao tiver na sexta eu ponho pra incubar, e no sabado mando de volta pro terrario..
se deixar uma semana na geladeira estragar ele, eu acho q termina por aqui msm...

kkk e tbm sobrou um pouco de milho colonizado, e eu nao sei o q fazer to pensando em montar um mini-casing, ou mandar pro balde sei la. eh tao pouco..
Bom vamo ve ainda..kk

Eu volto com fotos do primeiro flush..foi bem fraquinho..apenas 3 cogus pequenos...
Mas valeu a pena o esforço..agora é so questão de persistir q eu acabo fazendo certinho...
hehe

E que venha em breve o segundo flush!

abraçooos e mto obrigado
 
Aê mano
O Casing NÃO PODE FICAR NA GELADEIRA 1 SEMANA NÃO BROTHERRR!
NO maximo 48hr
se fik mais q isso o micelio morre e vc vai perder todo o trabalho.
faz assim oh...
so injeta a agua mermo e deixa o casing no terrario mermo mano.
levar pra geladeira ajuda mais não eh indispenssavel n.
;D
Abração aê mano
E Boa sorte aê com o 2º flush
:)
 
vixe..dançei entao fetz!
kkk

Meu cultivo e a geladeira com o casing estao a 120 km hehe
vou ver se consigo pedir pra alguem fazer o trampo

Valeu pelo toque
Abraços
 
vixe..dançei entao fetz!
kkk

Meu cultivo e a geladeira com o casing estao a 120 km hehe
vou ver se consigo pedir pra alguem fazer o trampo

Valeu pelo toque
Abraços

Mais um que terceirizou os serviços :D
 
Back
Top