Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui, TAZ e PE6

Diário de cultivo completo.
Olá,

Thai Koh Samui e TAZ não são muita novidade aqui pelo forum, o primeiro veio de um carimbo que eu mesmo fiz junto com outros da colheita e o TAZ de um maluco beleza que estava passeando num Jegue Alado pelo céu da minha cidade e jogou na minha janela.

PE6 pra quem não sabe é um híbrido do Penis Envy com o Texas.

Dia 31/01, peguei uma seringa de esporos de 10ml de Thai Koh Samui que estava bem escura, já tinham germinado muitos esporos na água e dava pra ver uma nuvem bem legal, inoculei inteira num pote de nescafé dos grandes com 2:1:1:1 vermiculita/farinha de centeio integral/farinha de arroz integral/água.

Dia 10/02, inoculei outra seringa de 10ml de Thai Koh Samui num grande e feliz bolão com a mesma receita acima de 900ml. No mesmo dia inoculei uma seringa de 10ml de TAZ num bolão de 800ml também com a mesma receita.

Dia 18/02, fiz duas seringas de 10ml de PE6, inoculei uma seringa, 5ml em cada pote de milho de pipoca que já tinha ficado 24hs na água, a partir de água fervendo, cozido por 45 minutos e foi pra panela de pressão por 1 hora.
Como sempre cabe mais de 10ml na seringa inoculei o restante em uma cultura liquida feita com 20g de dextrose/1800g de água.

Hoje, Dia 20/02, o primeiro pote de Thai está quase totalmente colonizado, faltam dois pontos pequenos.
O segundo potão de Thai ainda falta bastante.
O potão de TAZ está evoluindo bem, acho que até o final dessa semana já termina, junto com o primeiro Thai.
Os dois potes de milho com PE6 apresentam sinais de micélio visível para olho experiente :D
A cultura líquida de PE6 já apresenta micélio visível a olho experiente em culturas líquidas.

Queria explicar com mais detalhes o preparo da cultura líquida:

Num pote de mel vazio de 250ml coloquei 180g de água (180ml já que água é 1g/ml) e 20g de dextrose. Dextrose para quem não sabe é a glicose, um monosacarídeo que o nosso corpo, e da maioria dos outros organismos usam como combustível. Isso explica o crescimento bem rápido do micélio na cultura líquida. Dextrose pura pode ser comprada principalmente e estranhamente (já que pra mim deveria ser vendida em qualquer mercado), em academias de musculação por cerca de 10 reais/kg(é bom pra quem faz exercícios, energia de fácil acesso, melhor ainda quando se toma junto com proteína Whey Protein :) )

Fiz dois furos na tampa, um de cerca de 1cm de diâmetro e outro só pra passar a agulha. Tampei ambos com 3 camadas de esparadrapo micropore fechei a tampa sem apertar muito e coloquei uma camada de papel alumínio por cima.

Quebrei um copinho de pinga e coloquei uns 5 quadradinhos de vidro quebrado dentro do pote, pra quando agitar picotar o micélio (que geralmente vira bolonas e entope agulhas na hora de puxar).
Coloquei dentro de uma panelinha (com tampa e fechada) com água, levei para o fogo, ferveu com o pote lá dentro por 30 minutos. Deixei a panela e a água esfriarem, abri e rapidamente travei a tampa e passei fita crepe em volta, coloquei o papel alumínio por cima denovo.
Inoculei 2ml de esporos de PE6 e em dois dias já pude ver micélio. O vidro funcionou bem, depois de girar por cerca de 2 minutos o micélio ficou bem fininho e muito mais espalhado.
Vou continuar girando uma vez por dia para não acumular micélio no fundo e pra que a água e o ar tenham mais contato.

Fotos virão logo, colocarei as fotos sempre nos próximos posts e no primeiro post.

-- update
Thai koh samui que chegou a 32cm:
indisp.png
-- update
Balde de Taz no segundo flush:
indisp.png
--update
Colheita do segundo flush do balde de Taz:
indisp.png
 
Uma foto eu vou ter que por, cresceu no casing de Thai, só estou esperando ele abrir o chapéu pra eu pegar um print. Pro tamanho do casing que ele está só pode ser considerado monstro hehe.
A foto é de celular, a qualidade é ruim, mas coloquei uma régua de 20cm ao lado pra poder comparar. O cogumelo na verdade está envergado e é um pouco maior que a régua se fosse esticado.

grandao.jpg
 
Caraca!!! ninguem ganhou o carimbo mas vai ai minha opinão para batizar essa obra prima da natureza e dos cultivos indoor!!

Torre de Pizza!!! Má que belo bambino!!!!Mamamia!!!!

Abraço e boa sorte!!
:sim:
 
Heh. O thai continua crescendo, com um barbante fiz uma medição e deu 26cm. O chapéu parece que está começando a se abrir agora. Com o chapéu totalmente aberto acredito que vá chegar a uns 30cm sem dúvida.

Pois bem, colhido e medido o cogumelão do terceiro flush de Thai, tenho um novo recorde.
Ta-DamM! 32cm :)
Queria era ter uma balança aqui, esse cogumelo sozinho deve dar uma trip nível 5. Chutando baixo acredito que ele tem umas 80g.
 
Muito Doido, cogumelão. Ai, Shoower, agora eu faço o chá com os cogumelos, bebo o líquido e como os que sobraram. Grande trips. Good trips neese novo cultivo. Os Thai são espancadores de cabeça.
 
Prefiro beber só o chá, nojento aqueles cogumelos espremidos que sobram, parecem tripinhas.
 
Paracem mesmo, mas rendem good trips bem longas. Um abraço.
 
olá Shroower blz?
Então eu estava pesquisando sobre as culturas liquidas tambem, pensei em fazer uma solução de Karo com agua destilada, raspar 1/10 do carimbo em uma seringa de 3ml e inocular apenas 1ml na solução de 100ml de agua com mel.
Quero dessa forma promover uma diminuição na variabilidade genetica (mesmo que pequena deve contribuir em alguma coisa) e acelerar o tempo de colonização dos copos.

Agora vamos as perguntas:
A solução de dextrose é mais eficiente que a de Karo??? (mel é glicose tmb :D)
Em quanto tempo eu posso considerar que a cultura liquida está apta a ser inoculada nos copos?
O caco de vidro não "machuca" o micelio quando voce agita? A cultura muda de cor ao ser agitada?

Bom é isso ae, não sei aqui é o melhor lugar para sanar essas duvidas, porem ninguem melhor pra responder que alguem com experiencia né.

Abraços, até mais.
 
Grande Cogumelo Shroower!!! Realmente, um recorde!!!! Meus parabéns amigo!!!!

Fiquei realmente impressionado com o tamanho do cogumelo!! esse quis ver as coisas das alturas mesmo!!!

Olha só, to sem foto agora, mas adquiri uma mini-balança plástica, em uma casa de defensivos agrícolas, com ela faço pesagens dos frutos, e uso-a inclusive para dosagens. Custou 13 pila. Se tiver interesse, procura por aí, ou talvez, dá um grito, posso ver se ainda tem lá.

Good vibes a vc e seu cultivo de gigantes!!!

paz e luz!!!
 
olá Shroower blz?
Então eu estava pesquisando sobre as culturas liquidas tambem, pensei em fazer uma solução de Karo com agua destilada, raspar 1/10 do carimbo em uma seringa de 3ml e inocular apenas 1ml na solução de 100ml de agua com mel.
Quero dessa forma promover uma diminuição na variabilidade genetica (mesmo que pequena deve contribuir em alguma coisa) e acelerar o tempo de colonização dos copos.

Agora vamos as perguntas:
A solução de dextrose é mais eficiente que a de Karo??? (mel é glicose tmb :D)
Em quanto tempo eu posso considerar que a cultura liquida está apta a ser inoculada nos copos?
O caco de vidro não "machuca" o micelio quando voce agita? A cultura muda de cor ao ser agitada?

Bom é isso ae, não sei aqui é o melhor lugar para sanar essas duvidas, porem ninguem melhor pra responder que alguem com experiencia né.

Abraços, até mais.

Não entendi se você está associando Karo com Mel (???). Mas Karo é uma coisa, mel é outra. Karo é xarope de glicose + açucar invertido. Mel é:

Mel não é glicose pura, é aproximadamente 38.5% frutose, 31% glicose e o restante inclui maltose, sucrose e carboidratos complexos. É cheio de vitaminas e tudo mais. Mas o intuito não é frutificar um cogumelo no pote de água com mel. A glicose pura é fonte rápida de energia, o micélio cresce mais rápido até o ponto de estagnação. Mel funciona, mas leva mais tempo já que o micélio precisa digerir outros carboidratos mais complexos. Mel também carameliza quando você esquenta, o micélio que se fixa na caramelização entope as agulhas.

Karo funciona bem também e sem caramelizar.

Não compensa muito tentar diminuir a variabilidade genética inoculando pouco da solução. Clonar ainda é a melhor maneira. O fato de você inocular micélio já vai acelerar muito a colonização.

Considere as culturas prontas para uso assim que tiver micélio espalhado por todo o líquido depois de agitar ou assim que o crescimento estiver estagnado, em geral, 2 semanas é suficiente, ou até menos.
O caco de vidro machuca sim o micélio, e esse é o intuito, não se preocupe com isso, o micélio sempre volta a crescer. O importante é quebrar ele em pedaços bem pequenos para (1) não entopir a agulha e (2) depois de estar na seringa ser capaz de se espalhar por uma área grande do substrato a ser inoculado. Ele não fica azul, pois o micélio só começa a concentrar psilocibina/psilocina depois que sai da fase vegetativa e entra na frutificação.

Fiz uma coisa legal aqui. Peguei o substrato de Thai que tinha saído do quarto flush (belos flushs com carinhas bem grandes) e misturei com duas partes de esterco de curral e um pouco de pó de coco, ambos ficaram no microondas por cinco minutos. Misturei e fui umedecendo até chegar no ponto que eu queria, o micélio em 3 dias colonizou a mistura e logo mais vai frutificar denovo :)
Vale a pena tentar reusar, apesar de arriscar uma contaminação não se perde muito já que o substrato como estava não ia produzir muito mais.
 
Opá valeu pelas dicas, achei que o Karo e mel fosse a mesma coisa, vou de Karo iniciar a minha cultura liquida semana que vem assim que eu voltar do feriado.

Já adiei demais o meu segundo cultivo (tempo é radidade nos dias de hoje).


Abraços, até mais.
 
Aqui vão algumas fotos do balde de TAZ pra satisfazer as jovens mentes :)

000_7351.JPG000_7352.JPG000_7353.JPG

Esses cogumelos tem 4 dias de idade, estão tortos porque não recebem luz suficiente durante o crescimento :)

Notem o terceiro flush que já vem por baixo dos maiores.

Notem os rizomas subindo no balde :)
 
Já estavam quase pra abrir o chapéu. Retirei antes e agora vou tentar fazer uma ventilação melhor pois estavam crescendo muito alongados e com chapéu pequeno, sinal de excesso de CO2.

000_7355.JPG
 
Uma beleza de produção !!!

O reaproveitamento do substrato improdutivo economiza tempo e dinheiro.
 
Ehhhhh Shroower belo trabalho novamente, nao esqueça dos carimbos, vc esta colhendo so pra consumo? pelo que vejo todos ainda estao no formato bolota, o melhor por sinal:D

:pos:
 
Fala shroower, estou pensando em montar 2 baldes pra diversão e o meu terrario para carimbos, porem eu tenho algumas ideias e gostaria de saber o que voce acha delas:

1. Ventilação: Que tal fazer a "tampa" do balde com 3 camadas de manta acrilica (posso esterilizar a manta com uma luz germicida).

2. Luz: No centro da manta acrilica estou pensando em por um led azul e fechar bem, de forma que fique um "ceu" branco iluminado por uma linda luz azul.

:D

Dessa forma acredito facilitar a troca gasosa e fazer com que eles cresçam retinhos.
O unico contra que posso imaginar é sobre a umidade que talvez irá se dissipar rapidamente com a "tampa" de manta acrilica. Porem nada que nao possa ser remediado com um spray de H2O + H2O2, ou apenas H2O.

Será que vale a pena tudo isso?


Abraços, até mais.
 
Não sei o que é essa manta acrília, pode explicar e/ou mostrar fotos?

Mas penso que seja lá qual for o material que permite a troca de gases, se usar um buraco do tamanho da abertura do balde vai secar rapidamente e vai acabar tendo que abrir a sua tampa pra usar o spray sempre.

Acho melhor, caso não queira ficar abrindo a parte de cima do balde, fazer alguns furos na altura do substrato no balde e colocar umas bolas de perlon pra tampar os buracos. Assim você pode usar um plástico transparente mesmo em cima e simplesmente não vai precisar abrir, dá pra ligar o led assim também se quiser.
4 furos de digamos, 1cm de diametro, na altura da cama de casing acho que são suficientes. Eu fiz os furos aqui e não estou abrindo mais o plástico da parte de cima e tudo parece estar correndo bem.
É bom ter a camada de casing inicialmente no ponto máximo de absorção de água, pois é ela que vai umedecer todo o interior do balde.
 
PERLON= ACRILON = MANTA ACRILICA= ENCHIMENTO DE TRAVESSEIRO ANTIALERGICO=ENCHIMENTO DE EDREDON.:)
 
Back
Top