Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai Koh Samui, TAZ e PE6

Diário de cultivo completo.
Olá,

Thai Koh Samui e TAZ não são muita novidade aqui pelo forum, o primeiro veio de um carimbo que eu mesmo fiz junto com outros da colheita e o TAZ de um maluco beleza que estava passeando num Jegue Alado pelo céu da minha cidade e jogou na minha janela.

PE6 pra quem não sabe é um híbrido do Penis Envy com o Texas.

Dia 31/01, peguei uma seringa de esporos de 10ml de Thai Koh Samui que estava bem escura, já tinham germinado muitos esporos na água e dava pra ver uma nuvem bem legal, inoculei inteira num pote de nescafé dos grandes com 2:1:1:1 vermiculita/farinha de centeio integral/farinha de arroz integral/água.

Dia 10/02, inoculei outra seringa de 10ml de Thai Koh Samui num grande e feliz bolão com a mesma receita acima de 900ml. No mesmo dia inoculei uma seringa de 10ml de TAZ num bolão de 800ml também com a mesma receita.

Dia 18/02, fiz duas seringas de 10ml de PE6, inoculei uma seringa, 5ml em cada pote de milho de pipoca que já tinha ficado 24hs na água, a partir de água fervendo, cozido por 45 minutos e foi pra panela de pressão por 1 hora.
Como sempre cabe mais de 10ml na seringa inoculei o restante em uma cultura liquida feita com 20g de dextrose/1800g de água.

Hoje, Dia 20/02, o primeiro pote de Thai está quase totalmente colonizado, faltam dois pontos pequenos.
O segundo potão de Thai ainda falta bastante.
O potão de TAZ está evoluindo bem, acho que até o final dessa semana já termina, junto com o primeiro Thai.
Os dois potes de milho com PE6 apresentam sinais de micélio visível para olho experiente :D
A cultura líquida de PE6 já apresenta micélio visível a olho experiente em culturas líquidas.

Queria explicar com mais detalhes o preparo da cultura líquida:

Num pote de mel vazio de 250ml coloquei 180g de água (180ml já que água é 1g/ml) e 20g de dextrose. Dextrose para quem não sabe é a glicose, um monosacarídeo que o nosso corpo, e da maioria dos outros organismos usam como combustível. Isso explica o crescimento bem rápido do micélio na cultura líquida. Dextrose pura pode ser comprada principalmente e estranhamente (já que pra mim deveria ser vendida em qualquer mercado), em academias de musculação por cerca de 10 reais/kg(é bom pra quem faz exercícios, energia de fácil acesso, melhor ainda quando se toma junto com proteína Whey Protein :) )

Fiz dois furos na tampa, um de cerca de 1cm de diâmetro e outro só pra passar a agulha. Tampei ambos com 3 camadas de esparadrapo micropore fechei a tampa sem apertar muito e coloquei uma camada de papel alumínio por cima.

Quebrei um copinho de pinga e coloquei uns 5 quadradinhos de vidro quebrado dentro do pote, pra quando agitar picotar o micélio (que geralmente vira bolonas e entope agulhas na hora de puxar).
Coloquei dentro de uma panelinha (com tampa e fechada) com água, levei para o fogo, ferveu com o pote lá dentro por 30 minutos. Deixei a panela e a água esfriarem, abri e rapidamente travei a tampa e passei fita crepe em volta, coloquei o papel alumínio por cima denovo.
Inoculei 2ml de esporos de PE6 e em dois dias já pude ver micélio. O vidro funcionou bem, depois de girar por cerca de 2 minutos o micélio ficou bem fininho e muito mais espalhado.
Vou continuar girando uma vez por dia para não acumular micélio no fundo e pra que a água e o ar tenham mais contato.

Fotos virão logo, colocarei as fotos sempre nos próximos posts e no primeiro post.

-- update
Thai koh samui que chegou a 32cm:
indisp.png
-- update
Balde de Taz no segundo flush:
indisp.png
--update
Colheita do segundo flush do balde de Taz:
indisp.png
 
Fala Irmão Shroower, na paz?

É um belo trabalho amigo, e sempre trazendo novidades e aprimorando técnicas.

Esse copo de pinga quebrado, foi no tombo do carnaval??? Geralmente o cara cai, mas não derruba o copo! ehhhe
Interessante essa técnica dos fragmentos de vidro, qual sua idéia com essa cultura líquida?

Percebi que está trabalhando com grandes potes.
Quando puder, posta fotos aí nobre colega.

Ótimas vibrações pra vc e seu cultivo. Parabéns por trazer mais uma novidade, o PE6

paz e luz!
 
Interessante essa técnica dos fragmentos de vidro, qual sua idéia com essa cultura líquida?

Inocular a partir de uma cultura líquida agiliza todo o processo já que não tem o tempo de germinação envolvido. Pretendo fazer mais potes de milho (uns 6) e inocular todos de uma vez, provavelmente estariam colonizados em 1 semana, a partir da cultura líquida.

:pos:
 
Boa Shroower

Quando me sentir seguro, dou mais um passo. Já estudei as culturas líquidas, porém nunca apliquei a técnica. Será um próximo passo.:)

Porém agora, aprendi mais essa dos cacos de vidro....:D :pos: :pos: :pos:

abraços meu velho

paz e luz
 
PE6 contaminou, acredito que o print já veio contaminado e quase morto, era bem antigo e a mesma contaminação pegou tanto na cultura líquida quanto nos potes de milho.

O resto continua. Um casing simples foi feito com o Thai, TAZ está aguardando a chegada de Composto e Pó de coco que ainda não comprei.
 
essa cultura liquida eh realmente intererssante ...

decha ver c eu intendi ...

C faz o micélio nesta cultura ai depois vc injeta o micélio no bolo?

eh isso ai?

vivendo e aprendendo :pos:

até :p: :D :cool:
 
Thai já está frutificando, não misturei com nenhum substrato, simplesmente quebrei o bolo e fiz um casing da maneira tradicional.

Agora o mais legal foi o TAZ, comprei um produto da http://www.westgarden.com.br que se chama "Adubo de curral", é uma mistura do que fica no chão do curral, isso inclui basicamente esterco, serragem, um pouco de terra/restos vegetais.
Coloquei uma quantidade de Adubo de curral que era o dobro da quantidade de substrato colonizado dentro de um ziploc, fechei esse ziploc e coloquei dentro de outro ziploc, adicionei uma colher de chá de carbonato de cálcio e com um spray fui adicionando água bem devagar até alcançar o ponto de umidade desejado (quando aperto o substrato na mão caem apenas umas 3 gotas e quando paro de apertar a água é absorvida novamente).
Levei a mistura ao microondas por 5 minutos, depois de 15 minutos por mais 1 minuto, e mais uma vez por 1 minuto depois de 15 minutos.
Esperei esfriar, com uma colher fui tirando pedaços do bolo e jogando dentro do saco, terminei de fazer isso, fechei o saco novamente e comecei a triturar o bolo lá dentro, isso é meio ruim de fazer, o bolo é bem chato de quebrar em pedacinhos pequenos e fiz uns rasgos no saco, tudo bem.
Joguei a mistura dentro de um vazo de planta de uns 20L, cobri com um saco preto e amarrei o saco com um barbante, deu aproximadamente uns 15cm de altura de substrato. No dia seguinte (hoje), voi la, muito micélio crescendo, acredito que em 2 dias já vai ter micélio em tudo.
Sábado ou domingo devo trocar o saco preto por saco transparente, cubrir com uma camada de vermiculita pura ou vermiculita/pó de coco e começar a fazer trocas de ar todos os dias.

Vale a pena experimentar o Adubo de Curral da http://www.westgarden.com.br preparado dessa maneira. Espero um flush legal e frutos grandes, de acordo com o tipo/altura do substrato.

As fotos virão em breve.
 
Última edição por um moderador:
There and back again... depois de muito tempo sem nem ao menos entrar no forum resolvi aparecer pra ler as novidades... manda as fotos assim que puder... estou curioso pra ver como estão seus filhos.
 
Bom trabalho, sempre.

Ainda encontrou um novo substrato.

Só faltam fotos, é o que todos gostam.

Sobrou alguma coisa do PE6 ?
 
Do PE6 acho que ainda sobrou um print, vou tentar denovo qualquer hora.
 
O Thai foi colhido, muito mais do que eu esperava de um pequeno casing. Uns cinco cogumelos chegavam a uns 20cm e o chapéu ainda nem estava aberto, retirei os cogumelos quando começaram a romper o véu. Vários entre 10 e 15cm e uma porção de pequeninos e abortos.
Umedeci o substrato novamente e voltei para o lugar.

Coloquei uma camada de casing de pó de coco puro ontém no balde de TAZ, tudo corre bem.

Ainda sem fotos.

:pos:
 
Grande, Shower. Estava sumido e já voltou com strains bem exoticas. Um abraço.
 
O balde de TAZ começou a pinar hoje. O casing de Thai já está no terceiro flush. Eu sei que não tem fotos mas prometo que tudo que eu disse é verdade :)

Andei pensando na função da camada de casing e me surgiu outra idéia, não muito discutida...
Todos pensam logo de início que a camada de casing simplesmente mantém a umidade, mas eu acho que outra função principal da camada de casing é isolar micélio rizomórfico. Já repararam que mesmo nos selos de vermiculita dos bolos é o lugar onde aparecem mais pins? Pois é, sabe-se que o micélio rizomórfico tem maior tendência de frutificar, e também que ele é o de crescimento mais rápido e consegue alcançar lugares que somente contenham água, sem nutrientes. Quando você aplica uma camada de casing, não nutritiva sobre o seu substrato você acaba selecionando micélio rizomórfico, que pina muito melhor...

É basicamente isso que eu estou vendo na camada de casing do meu balde, usei uma camada de pó de coco puro, os rizomas pularam dela como se quisessem dançar e agora várias bolinhas se foram nos rizomas, meus futuros pins :)
 
Quando você aplica uma camada de casing, não nutritiva sobre o seu substrato você acaba selecionando micélio rizomórfico, que pina muito melhor...

Fala Shroower

Concordo com tudo que vc citou acima. Já percebi isso por aqui.

Best good vibes a vc e seu cultivo.

paz e luz
 
Enviarei um print de TAZ para quem chegar mais perto da altura do maior cogumelo que vai crescer no balde no primeiro flush :)

Lembrando que o balde tem a seguinte configuração:
- Cerca de 12cm de substrato a base de adubo de curral
- Cerca de 3cm de camada de casing feita de pó de coco puro
- Tem umidade suficiente e 2 ou 3 trocas de ar diárias
 
Quando você aplica uma camada de casing, não nutritiva sobre o seu substrato você acaba selecionando micélio rizomórfico, que pina muito melhor...
Excelente constatação! :pos:

- Cerca de 12cm de substrato a base de adubo de curral
- Cerca de 3cm de camada de casing feita de pó de coco puro

Uhauulll mocinho!! :eek::eek:Pelo que ouvi das experiências dos amigos do meu ex namorado podemos esperar vários gorduchos desse cultivo hein ...
:sim:
Boa sorte lindo, positive vibrations 4 u!! :):)
 
18,7cm, do tamanho que ficou minha régua quando tropecei ontem.
 
Aé shroower, inovando em garoto, então... Vou dar uma pesquisada sobre essa cultura liquida, tem algo pra passar pra eu dar uma estudada?

E as fotos rapaz... ta igual eu...

Nem postei sobre meu cultivo por falta de maquina no momento kkkkk...
A galera ia me precionar d+ por causa das fotos ;x aashaushu decidi fika na miuda...
 
Back
Top