Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Raça: Thai Koh Samui
Origem: FSRE
Data do carimbo: 03/2007
Recebido em: 18/06/2007
Início do cultivo: 20/08/2007


Ato 1 - Escolha do local


O primeiro problema que eu tive para enfrentar foi escolher onde eu iria realizar as etapas do cultivo. Minha casa, por ser pequena, não tem portas internas e dificilmente conseguiria isolar um lugar totalmente. A opção entao foi fazer uma glovebox, comprei uma caixa de plástico e com toda minha habilidade (hehehhe) consegui fazer 2 buracos nela para poder manipular o interior.
Problemas detectados: um dos buracos ficou um pouco maior que a largura do meu braço, correndo o risco de contaminar o interior caso entrasse algum ar; ficou tb um pouco dificil enxergar atraves da caixa porque uma parte do plástico não é totalmente transparente.


Ato 2 - Esterelização e preparo da seringa

Nessa etapa foram usados os seguintes materiais:
- Pinho-sol, alcool, lysol e lysoform spray;
- água destilada;
- estilete;
- seringa;
- gaze;
- copinho de pinga;
- papel alumínio;
- luvas.


A primeira coisa a fazer foi colocar o copinho de pinga e o estilete na panela de pressão para esterelizar, nessa primeira vez foi usada água destilada. Como não consegui arranjar aquele suporte interior para a panela de pressão tive que improvisar; comprei umas forminhas de empada, fiz nelas furos com prego e martelo e depois foram colocadas no fundo da panela para servirem de apoio (coloquei também por cima um pano tipo perfex). Colocados os objetos e a água foi tudo para o fogão, daqui a pouco eu conto o que aconteceu....
Enquanto isso tapei os buracos da glovebox com plástico-filme e fita adesiva, fiz isso para poder limpar o interior e evitar trocas de ar até o momento adequado. Limpei a glovebox e a mesa que serviria de apoio com um perfex com pinho--sol e um papel-toalha com alcool.
Quando já estava dando quase 1 hora que a panela estava com pressão resolvi dar uma olhada, foi aí que eu percebi que não tinha mais vapor saindo, a água secou! De qualquer maneira resolvi esperar esfriar para ver como estava a situação dentro, dependendo do caso eu continuaria ou não.
Depois que a panela esfriou fui tomar o banho, como manda a tradição sabonete Protex esfregando com bucha até ficar em carne viva hehehe. Saí rapidinho até a cozinha, passei nas mãos um anti-séptico da 3M, rapidamente limpei a glovebox e a mesa com o Lysol e um pano, depois disso coloquei dentro da glovebox quase tudo que iria usar:agua, destilada, isqueiro, seringa, carimbo, uma gaze com alcool. Espirrei o lysoform dentro e fora da glovebox. Fui abrir a panela de pressão, quando olhei o copo estava meio caído, mas aparentemente sem nenhuma marca de queimado nem nada, o estilete que tinha uma parte plástica ficou inutilizado. Eu tinha que tomar uma decisão: parar ou continuar. Alguma coisa me diz que eu deveria ter parado, mas continuei. Dei uma limpada no copo com álcool e coloquei-o na glovebox. Coloquei luvas, passei de novo o anti-séptico, peguei uma das lâminas que vinham com o estilete e resolvi usar aquela mesma, limpei-a com álcool, rasguei o plástico que cobria os buracos da glove e começei o serviço.
Joguei água destilada dentro do copinho até conseguir encher a seringa; abri o carimbo e fiquei olhando um pouco pra ele, ja estava curioso pra saber como era hehehe comecei a tentar raspá-lo com a lâmina, mas foi um desastre total, os que não ficaram grudados no meu dedo ou na lâmina caíam fora do copo, raspei um pouco mais de 1/4. Depois disso fui tentando jogar a água da seringa na lamina pra tentar recuperar alguns, e no meu dedo também, quando aparentemente estavam todos no copo fiz o processo de sugar e soltar a mistura com a seringa, até achar que "estava bom". Queimei a agulha com o isqueiro, passei a gaze com álcool coloquei no papel alumínio e espirrei lysoform, enrolei e depois pus na geladeira (fiquei virando para evitar que os esporos grudassem). Fechei o carimbo de novo, espirrei um lysoform por cima e depois guardei.


Falhas cometidas: esterelização mal-feita!
Problemas encontrados: ansiedade não colaborou, boa parte dos esporos caíram fora do copo. Ficou difícil manipular os objetos dentro da glovebox também.

23/08/2007
Ato 3 - Preparo do substrato e inoculação

O subtrato foi feito a partir da receita de bolo tradicional, utilizei água destilada. Usei como medida/recipiente copos de whisky comuns.
Os copos foram lacrados com papel alumínio dobrado e fita adesiva de embalar, depois disso foram esterelizados em panela de pressão por 1 hora usando água mineral.(dessa vez a água não secou!!!)
O processo de limpeza da mesa, glovebox, objetos e luvas foram os mesmos do anterior por isso acho que não vale a pena ficar repetindo.
Foram deixadas dentro da glovebox após a limpeza: seringa com esporos, isqueiro, gaze com álcool, folhas simples de papel alumínio.
Quando abri a panela notei que o papel alumínio sobre os copos estavam "inchados", espero que isso seja normal. Coloquei-os junto com as outras coisas.
Vesti as luvas, passei o gel anti-séptico, coloquei as mãos dentro da glovebox. A cada copo inoculado eu esterelizei a agulha com isqueiro e álcool, antes de cobrir os copos com a folha de aluminio limpei a superfície inoculada com alcool também. Repeti o processo com todos os copos.
As folhas colocadas sobre os copos não se fixaram muito bem num primeiro momento, tive que fazer esse processo fora da glovebox, e selei com fita adesiva. Depois disso coloquei os copos num pequeno isopor que será minha Incubator Tabajara hehehehe que foi limpa com álcool e lysoform spray.


Falhas cometidas: manipulação fora da glovebox!!
Problemas encontrados: agulha parece que era mais curta do que deveria ser, não sei se ela de fato atingiu o substrato, espero que sim. Depois de terminado tudo reparei que alguns esporos ficaram na seringa.....


Bom galera por enquanto é isso, não postei fotos porque não tenho câmera digital (vou ver se empresto uma!!). Torçam, porque eu acho que VOU precisar :Dehehehehe
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Por favor.
Segue o que o Mauricio disse.
enterre e bem fundo.
nao se brinca com trichoderma.
tem gente que é doida.
mas é tao facil o cultivo que nao vale a pena esses resgates de bolos contamiandos.
o processo todo nao dura nem 15 dias.
limpar um contaminante desses da sua casa pode ser impossivel.
comer cogumelos contaminados também nao é legal.
:pos:

Concordo com o Maurício e o Alien...

Trichoderma é problema, não probleminha, por isso... diga NÃO ao Duende Verde!

Pode isolar micélio, mas eu não arrisco quando o contaminante é o trichoderma.. sem chances para ele!

Boa sorte com os outros dois bolos!

Bad esse buraco no fundo do terrário hein!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Fala galera!!
Consegui tirar uma fotos boas dos meus bolos, dêem uma olhada e vejam se vcsa conseguem ver a mancha que eu comentei, uma parte do micélio tb está com aparência seca, seráq é contaminante mesmo?
DSC00566.JPGDSC00567.JPGDSC00569.JPGDSC00573.JPGDSC00574.JPGDSC00577.JPGDSC00579.JPGDSC00584.JPGDSC00585.JPG

Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Esses são os saudáveis!!
DSC00578.JPGDSC00580.JPGDSC00581.JPGDSC00582.JPGDSC00583.JPG
 
Última edição por um moderador:
Algumas fotos do terrário

Aí vao algumas que eu tirei do terrário.
Uma das pedras porosas está por baixo da argila expandida, e a outra no pote de sorvete....
Fiz 2 buracos nos lados, como podem ver e uma tampa de vidro por cima. Espero q esteja tudo certo
DSC00586.JPGDSC00587.JPGDSC00588.JPG
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Bom Simpson para seu primeiro cultivo, realmente nao é facil assimilar tanta coisa de uma vez so, o cultivo é uma faculdade!
Achei estranho o fato de vc ter isolado totalmente o copo na esterilização. PERIGO isso pode explodir dentro da panela, o ideal é vc somente moldar o papel aluminio para permitir que o vapor penetre e esterilize bem o grao, alem de promover o cozimento do mesmo, por isso devemos colocar agua ate a metade dos copos ou um pouco mais senao entra agua mesmo e depois de pegar a pressao deixa no fogo baixo.:pos:
Boa sorte e good vibes para esse dois bolinhos ai:)
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Aí galera, só pr adar um up no post, mas alguém pode ver o contaminante, só pra saber se é mesmo trichoderma. Valeu, desculpa a encheção de saco...
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Fala Homer!

Pelas fotos, fiquei em dúvida se é contaminação ou não.

Parece que tem um ponto verde, se vc confirmar, então é Trichoderma.

Não aniversarie o bolo, os esporos do contaminante podem se espalhar pelo ambiente. Enterre bem fundo.

Nas outras fotos, os bolos estão saudáveis.

Verifique o terrário antes de aniversariar os bolos, se a umidade do ar dentro dele estiver muito baixa, ocorre azulamento.

Não deixe nenhuma bolota de argila fora da água ao fundo, que ela rouba umidade. Se todas encostarem na solução, pela parte que fica exposta ao ar (fora da água), ocorre evaporação, aumentando assim a umidade dentro do terrário.

sucesso!:pos:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Que coisa, as semanas vem e vão e meus copos não terminam de colonizar...acho que algo vai errado no meu cultivo...acho que errei no começo e não teve como consertar, talvez pouca água e arroz moído demais. Os copos estão com aparência meio seca em algumas partes.
Uns copos tb apresentam pontos escuros que estão sendo "empurrados", podem ser pins? Mas a temperatura não está baixa, como pode ter acontecido?
ahh espero q até o natal eu tenha pelo menos 1 cogumelinho! heuihei
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Se perceber que a coloniação parou total mesmo, esterilize um ambiente, abra os bolos, retire a parte que está seca, com o resto monta un casing. Essa será sua única chance se os bolos secaram em algumas partes. Já testei isso aqui e sempre deu certo! O segredo está na limpeza!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

parar ainda nao parou, mas está beeeeeem devagar! hehehehe
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

ta igual o meu potão que injetei 1ml do resto dos esporos que estavam na seringa e ta colonizando beeeemmm lentamente
e olha que o potão esta lacrado, sem troca de ar
flow
boa sorte
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Fala Homer

Pode deixar os bolos guardados no escuro, em temperatura ambiente.

Talvez quando vc retornar, eles estarão 100% colonizados. Aì então faça o dunk e o cold shock. Só aniversariar!

boas festas, e muita paz
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

valeu muilok!
boas festas pra vc tb ;)
alias, prá todo mundo!!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Só pra cumprir as formalidades estou fechando o diário, o cultivo não deu certo...
Valeu a todos pela força! Quem sab na próxima dê certo!:D
 
Back
Top