Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai KOH Samui em Cremo PF

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, é meu quarto cultivo e pela primeira vez vou fazer o diário. Acho que nas técnicas adotadas não trago nada de novo, resolvi não arriscar nada novo devido às contaminações do último cultivo que me deixaram na estaca zero, sem nenhum print. É isso, espero que acompanhem e se possível, ajudem.

Método: PF enriquecido com Cremogema
Strain: Thai
Inoculação: seringa de esporos
Origem dos esporos:voaram com o ar e entraram pela janela de meu quarto. Acho que foram os duendes ajudantes de Papai Noel. Presente de Natal. Obrigado!

Materiais:
Vermiculita 5 reais o pacote da Diny(acho que vem 250 gramas)
arroz integral
Cremogema
Durex
Lysol
Álcool
papel toalha
água mineral
água destilada

Antes do preparo do substrato:
Dias antes do preparo foi feita a limpeza geral. Borrifadas de álcool e Lysol por toda a casa, varridas limpeza de todo o material a ser utilizado. No dia, mais uma vez limpeza de tudo, só que mais profunda. Tomei um banho com protex e vesti a roupa de procedimentos, uma espécie de camisa hospitalar com calça, luvas e touca.

Passei panos com Lysol e panos com álcool em gel na Câmara de procedimentos. Sim, a câmara acho que é a única novidade do cultivo, falarei dela a seguir e em breve, postarei fotos.

Câmara de procedimetos.

Câmara isolada para preparo da seringa, inoculação e colonização dos copos.
Bom comprei 12 pedaços de canos de PVC (e conexões) com meio metro cada e fiz um cubo com um suporte embaixo para que não ficasse no nível do chão, mais erguido.
Colei plásticos duros transparentes (vende em loja de panos e tecidos) em volta da armação de PVC, que funciona como o esqueleto da estrutura, de modo a ficar bem vedado. Limpei tudo com Lysol e álcool e pronto. Fiz também uma glovebox num container de plástico. Ocontainer fica dentro da Cãmara, para ficar tudo Bem isolado. Breve postarei fotos.

Peparo do substrato: 4 copos
misturei na bacia: Duas partes de vermiculita, uma de farinha de arroz e uma colher de sobremesa rasa de cremogema. Passei álcool nas tampas de alumínio, tampei e levei para a panela de pressão por uma hora.

Seringa:Coloquei todo o material, limpo externamente à álcool, e coloquei na glovebox já limpa. Raspei os esporos com uma colher esterilizada com fogo e álcool,(esperei esfriar claro) num pote coletor para análises clínicas Esterilizado. Derramei água destilada no pote e suguei para dentro da seringa, devolvendo ao pote de novo umas três vezes. Por fim suguei para a seringa e a fechei.
Esperei o tempo necessário para o substrato esfriar e a seringa hidratar. Retirei os copos colocando na Câmara e envolvi a tampa de papel alumínio com durex. Inoculei quatro furos em cada pote, dentro da glove, que por sua vez estava dentro da Câmara. Tampei os furos com durex e coloquei mais uma tampa de papel alumínio vedando-a tb com durex.

Agora, aguardo a colonização!
 
ele está dentro de um container de plástico fechado, no escuro, num saco zip.
Vou tirá-lo do saco e fazer essa cobertura de papel alumínio ou entaum com a própria tampa da quentinha e abrir a tampa do container.

Fiz a camada com casca de coco e vermiculita.
 
Como tinha dito, fiz o casing com o que tinha de micélio colonizado. Com uns pedacinhos de micélio de um dos bolos, experimentei a técnica de clonagem em papelão.

Coloquei o casing num zip-lock, dentro de um recipiente escuro, vou abrir no fim da semana para ver como está.
só pra te nortear:
se vc colheu um pedaço de boo colonizado entao nao é clonagem é inoculaçao Multi-Micelios.
se vc colheu UM rizoma isolado e inoculou em papelao vira ISOLAMENTO de micelio.
sagora se vc pegou material vivo da parte interna do caule ou do chapeu de onde quer que seja de um cogumelo já adulto , ae sim isso seria uma clonagem.(continua sendo um isolamento , porém com objetivo MAIS especifico ainda.) :pos:
 
Magnifico Rizoma:
É uma "raizinha" de micelio, que corre solta no papelao, livre de micelio algodoado.

uma seccçao de 1,0 - 1,3 mm é suficiente pra se ISOLAR (do papelao pra agar) um micelio.

acredito que seja esse o grau maximo de isolamento possivel fora de cultivos em laboratorio.

amém.
 
Bom, nem tudo se perdeu nesse cultivo. O casing está quase colonizando a superfície e apareceram dois pins.

Vou esperar mais um dia para colonizar e levar para a geladeira para induzir a frutificação.
E finalmente, depois de vários adiamentos começar meu novo cultivo semana que vem sem falta!:pos:

O papelão com pedaço de micélio colonizado contaminou.
Mas levo fé nesse casing, faz tempo que naum vejo nossos amigos de chapéu!
 
Fala Markus

Se apareceram pins na superfície a frutificação começou.

Leve o casing para o terrário.

Mantenha a temperatura entre 25 e 28º C.

Promova a troca de ar.

Ar renovado garante a saúde do casing.

Use um spray de água + H2O2 nas paredes internas do terrário.

Agora, a confiança foi reforçada e o próximo cultivo será mais fácil.
 
ai irmao ecelente trabalho ... boa sorte...
 
Back
Top