Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai KOH Samui em Cremo PF

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, é meu quarto cultivo e pela primeira vez vou fazer o diário. Acho que nas técnicas adotadas não trago nada de novo, resolvi não arriscar nada novo devido às contaminações do último cultivo que me deixaram na estaca zero, sem nenhum print. É isso, espero que acompanhem e se possível, ajudem.

Método: PF enriquecido com Cremogema
Strain: Thai
Inoculação: seringa de esporos
Origem dos esporos:voaram com o ar e entraram pela janela de meu quarto. Acho que foram os duendes ajudantes de Papai Noel. Presente de Natal. Obrigado!

Materiais:
Vermiculita 5 reais o pacote da Diny(acho que vem 250 gramas)
arroz integral
Cremogema
Durex
Lysol
Álcool
papel toalha
água mineral
água destilada

Antes do preparo do substrato:
Dias antes do preparo foi feita a limpeza geral. Borrifadas de álcool e Lysol por toda a casa, varridas limpeza de todo o material a ser utilizado. No dia, mais uma vez limpeza de tudo, só que mais profunda. Tomei um banho com protex e vesti a roupa de procedimentos, uma espécie de camisa hospitalar com calça, luvas e touca.

Passei panos com Lysol e panos com álcool em gel na Câmara de procedimentos. Sim, a câmara acho que é a única novidade do cultivo, falarei dela a seguir e em breve, postarei fotos.

Câmara de procedimetos.

Câmara isolada para preparo da seringa, inoculação e colonização dos copos.
Bom comprei 12 pedaços de canos de PVC (e conexões) com meio metro cada e fiz um cubo com um suporte embaixo para que não ficasse no nível do chão, mais erguido.
Colei plásticos duros transparentes (vende em loja de panos e tecidos) em volta da armação de PVC, que funciona como o esqueleto da estrutura, de modo a ficar bem vedado. Limpei tudo com Lysol e álcool e pronto. Fiz também uma glovebox num container de plástico. Ocontainer fica dentro da Cãmara, para ficar tudo Bem isolado. Breve postarei fotos.

Peparo do substrato: 4 copos
misturei na bacia: Duas partes de vermiculita, uma de farinha de arroz e uma colher de sobremesa rasa de cremogema. Passei álcool nas tampas de alumínio, tampei e levei para a panela de pressão por uma hora.

Seringa:Coloquei todo o material, limpo externamente à álcool, e coloquei na glovebox já limpa. Raspei os esporos com uma colher esterilizada com fogo e álcool,(esperei esfriar claro) num pote coletor para análises clínicas Esterilizado. Derramei água destilada no pote e suguei para dentro da seringa, devolvendo ao pote de novo umas três vezes. Por fim suguei para a seringa e a fechei.
Esperei o tempo necessário para o substrato esfriar e a seringa hidratar. Retirei os copos colocando na Câmara e envolvi a tampa de papel alumínio com durex. Inoculei quatro furos em cada pote, dentro da glove, que por sua vez estava dentro da Câmara. Tampei os furos com durex e coloquei mais uma tampa de papel alumínio vedando-a tb com durex.

Agora, aguardo a colonização!
 
É isso aí mano brow, manda ver. Estou de olho nesse cultivo hein. Fiquei curioso pra ver essa câmara. Good vibes for you. Em breve, louco, louco, louco, louco melo, louco de cogumelo.
 
Bom pessoal, é meu quarto cultivo e pela primeira vez vou fazer o diário. Acho que nas técnicas adotadas não trago nada de novo, resolvi não arriscar nada novo devido às contaminações do último cultivo que me deixaram na estaca zero, sem nenhum print. É isso, espero que acompanhem e se possível, ajudem.

Método: PF enriquecido com Cremogema
Strain: Thai
Inoculação: seringa de esporos
Origem dos esporos:voaram com o ar e entraram pela janela de meu quarto. Acho que foram os duendes ajudantes de Papai Noel. Presente de Natal. Obrigado!

Materiais:
Vermiculita 5 reais o pacote da Diny(acho que vem 250 gramas)
arroz integral
Cremogema
Durex
Lysol
Álcool
papel toalha
água mineral
água destilada

Antes do preparo do substrato:
Dias antes do preparo foi feita a limpeza geral. Borrifadas de álcool e Lysol por toda a casa, varridas limpeza de todo o material a ser utilizado. No dia, mais uma vez limpeza de tudo, só que mais profunda. Tomei um banho com protex e vesti a roupa de procedimentos, uma espécie de camisa hospitalar com calça, luvas e touca.



Os procedimentos com assepsia se tornaram comum , agora.

Houve uma concientização de que não estamos fazendo um bolo.

O pessoal está estudando é vendo que o tempo e capital investido requer cuidados preliminares.


Máscara é muito importante, usou ?

Valeu todo seu esforço.



Passei panos com Lysol e panos com álcool em gel na Câmara de procedimentos. Sim, a câmara acho que é a única novidade do cultivo, falarei dela a seguir e em breve, postarei fotos.

Câmara de procedimetos.

Câmara isolada para preparo da seringa, inoculação e colonização dos copos.
Bom comprei 12 pedaços de canos de PVC (e conexões) com meio metro cada e fiz um cubo com um suporte embaixo para que não ficasse no nível do chão, mais erguido.
Colei plásticos duros transparentes (vende em loja de panos e tecidos) em volta da armação de PVC, que funciona como o esqueleto da estrutura, de modo a ficar bem vedado.



É uma glovebox de corpo inteiro.

Uma idéia legal.





Limpei tudo com Lysol e álcool e pronto. Fiz também uma glovebox num container de plástico. Ocontainer fica dentro da Cãmara, para ficar tudo Bem isolado. Breve postarei fotos.



Bem protegido.



Peparo do substrato: 4 copos
misturei na bacia: Duas partes de vermiculita, uma de farinha de arroz e uma colher de sobremesa rasa de cremogema. Passei álcool nas tampas de alumínio, tampei e levei para a panela de pressão por uma hora.



Quanto de água ?



Seringa:Coloquei todo o material, limpo externamente à álcool, e coloquei na glovebox já limpa. Raspei os esporos com uma colher esterilizada com fogo e álcool,(esperei esfriar claro) num pote coletor para análises clínicas Esterilizado. Derramei água destilada no pote e suguei para dentro da seringa, devolvendo ao pote de novo umas três vezes. Por fim suguei para a seringa e a fechei.
Esperei o tempo necessário para o substrato esfriar e a seringa hidratar. Retirei os copos colocando na Câmara e envolvi a tampa de papel alumínio com durex. Inoculei quatro furos em cada pote, dentro da glove, que por sua vez estava dentro da Câmara. Tampei os furos com durex e coloquei mais uma tampa de papel alumínio vedando-a tb com durex.

Agora, aguardo a colonização!



Sem ficar ansioso, porque tudo foi feito certo.

Deixe o tempo trabalhar em paz.
 
Fala Mauricio

Sim, usei máscara. Aquantidade de água que coloquei foi até ficar umida ao toque, não ficava excesso na bacia e quando eu espremia naum saia gotas, mas estava claramente úmida a mistura, acho que acertei no ponto

Bom é isso, ter paciência e aguardar, valeu pela força de todos.
 
Estamos aguardando atualizações. Manda bala que vai dar tudo certo.
 
Fala Markus

Citação:


Thai KOH Samui em Cremo PF - 11-21-2006, 04:04 AM


A colonização dos potes segue normal ?
 
Opa ... de olho no cultivo ,, ,esperando atualizações ,, boas vibrações para seu cultivo ,,, !!! boa sorte !!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
:D :D :D :D :D
 
Fala Mauricio, fala pessoal do fórum, antes de tudo valeu pelo acompanhamento e a preocupação com meu cultivo e me desculpem por naum ter atualizado esse tempo todo. Simplesmente a correria da vida em final de semestre de faculdade e depois problemas de família fizeram que eu ficasse todo esse tempo afastado do fórum.Quanto ao cultivo, quase um mês e meio após a inoculação apénas um bolo está próximo de 100 por cento de colonização.Dos outros um contaminou, um não colonizou e um está metade colonizado. Vcs acham que ainda ha tempo a esperar,será que ficaram secos, inoculo água? Vou ver se arranjo uma máquina para postar fotos e amanhã mesmo já vou inocular mais 4 copos. Fiquei meio decepcionado com o resultado , mais tenho que perserverar. Alguma sugestão?Bom valeu a todos pela sincera atençao e vontade de ajudar. Abraço.
 
Decidi adiar um pouco a inoculação de mais quatro copos para sistematizar melhor todo o procedimento e comprar material mais eficiente.
Penso que o bolo que contaminou só pode ter sido a seringa (esses plásticos em que elas são lacradas na farmácia não são confiáveis), ou no momento de tirá-lo da panela de pressão e veda-lo. Digo isso pq o ambiente dentro da glovebox, onde os inoculei, está totalmente esterilizado, inclusive um dos bolos, que misteriosamente não colonizou nem um fio, também naum contaminou.
Penso em comprar uma seringa de vidro esterilizável, que pode ir para a panela de pressão. Penso também em uma vedação dos copos mais eficiente, com aqueles copinhos com tampas de enroscar que os americanos usam. E vou comprar um termostato para controlar a incubação, visto que aqui no verão tem dias que chega a 34 graus a temperatura. Acho que talvez tenha sido essa temperatura alta que dificultou a colonização dos bolos. O que faço com o bolo que está lento na colonização após um mês e meio? Será uma boa injetar água neles? Será que ainda há possibilidade de o micélio vingar?
Quanto ao que contaminou, vou fazer como o Muilok, isolar o micélio saudável e ver se coloco em um copo de milho.
O único copo que vingou, deve terminar sua colonização no final da semana, vou fazer casing.

Preciso de uma luz:luz: do pessoal do fórum especialmente para saber o que faço com o bolo que estagnou a colonização. Abraço

PS: Mais uma vez desculpem por ter abandonado o diário sem atualizar, naum fou por mal, continuem acompanhando.
 
Fala Markus, ok irmão?

Conforme seu 1º post do cultivo:
Usou filtros de café nos copos, para confecção da tampa? Ideal utilizar 3 camadas de papel alumínio, intercaladas com 2 camadas de filtros. O disco de alumínio deve ser furado, 4 furos, todos os discos. "Somente furar o alumínio, os filtros não. Deve ser furado "de dentro pra fora", antes da montagem".

Quando retirar os bolos da panela de pressão, com muito cuidado e assepsia, fechar ester furos com micropore (encontra em farmácias). Fita durex funciona, mas não promove nenhuma troca gasosa. Se vc colocou mais uma tampa em alumínio e vedou, esta, tb inibe trocas gasosas, fator importante para o crescimento do micélio.

Para confecção da seringa, use água mineral, ou alguma água doce (fonte, poços) não contaminada. Ferva vc essa água, nada de usar direto. Ferva o dobro do pretendido, até esta se reduzir ao desejado. Temperatura ideal de colonização, 29º, no escuro, sem agitar diariamente os potes.

Nos potes com colonização atrasada, injete cerca de 100ml de água mineral fervida, tampe o furo com micropore, coloque o bolo em um saco plástico vedado, leve pra geladeira, 24H. Depois aniversarie ele, colocando uma camada de vermiculita estéril na base e em cima do bolo.

Preste bastante atenção nesse bolo, ele pode estar contaminado. Se sim, descarte-o.

Faça isolamento do micélio sadio, utilize técnica com algodão ou papelão, com máximo de assepssia. O tempo de colonização com micélio já estabelecido cai drasticamente.

Pra melhores resultados no casing que vc vai montar, corte o bolo ao meio, uma das metades vai no centro do casing, outra metade, quebre em pedaços menores e espalhe na área restante. Esterilize vermiculita hidratada em um pote, pra utilizar no processo.

Fé, nada está perdido. Isso tudo vem pra nossa própria concientização e respeito com os fungos. Dê tempo ao tempo.

paz e luz!
 
Valeu pela ajuda Muilok, muito bom o seu cultivo.

O alumínio que fica por cima naum?

Conforme seu 1º post do cultivo:
Usou filtros de café nos copos, para confecção da tampa? Ideal utilizar 3 camadas de papel alumínio, intercaladas com 2 camadas de filtros. O disco de alumínio deve ser furado, 4 furos, todos os discos. "Somente furar o alumínio, os filtros não. Deve ser furado "de dentro pra fora", antes da montagem".


Quando retirar os bolos da panela de pressão, com muito cuidado e assepsia, fechar ester furos com micropore (encontra em farmácias). Fita durex funciona, mas não promove nenhuma troca gasosa. Se vc colocou mais uma tampa em alumínio e vedou, esta, tb inibe trocas gasosas, fator importante para o crescimento do micélio.

Valeu, vou ver se encontro micropore aqui

Para confecção da seringa, use água mineral, ou alguma água doce (fonte, poços) não contaminada. Ferva vc essa água, nada de usar direto. Ferva o dobro do pretendido, até esta se reduzir ao desejado. Temperatura ideal de colonização, 29º, no escuro, sem agitar diariamente os potes.

eu costumo usar água esterilizada pra injeção. Já o problema da incubação é que a temperatura está muito alta de dia aqui, chegando a 33 graus, preciso desenvolver uma técnicade resfriamento.


Nos potes com colonização atrasada, injete cerca de 100ml de água mineral fervida, tampe o furo com micropore, coloque o bolo em um saco plástico vedado, leve pra geladeira, 24H. Depois aniversarie ele, colocando uma camada de vermiculita estéril na base e em cima do bolo.

Aqui que surge minha dúvida: aniversario os potes antes de estar 100 por cento colonizado certo? naum seria melhor depois de aniversariar, fazer logo casing?

Preste bastante atenção nesse bolo, ele pode estar contaminado. Se sim, descarte-o.

Ok

Faça isolamento do micélio sadio, utilize técnica com algodão ou papelão, com máximo de assepssia. O tempo de colonização com micélio já estabelecido cai drasticamente.

Ok

Pra melhores resultados no casing que vc vai montar, corte o bolo ao meio, uma das metades vai no centro do casing, outra metade, quebre em pedaços menores e espalhe na área restante. Esterilize vermiculita hidratada em um pote, pra utilizar no processo.

Ok

Só uma coisa: depois eu inoculo a seringa retirando o micropore desses furos?

Fé, nada está perdido. Isso tudo vem pra nossa própria concientização e respeito com os fungos. Dê tempo ao tempo.

Valeu pela força brother! tenho que me apressar e fazer logo esses procedimentos enquanto é tempo, ja que o micélio ja ta bastante tempo no copo...

Abraço
 
Aqui que surge minha dúvida: aniversario os potes antes de estar 100 por cento colonizado certo? naum seria melhor depois de aniversariar, fazer logo casing?

Só aniversarie o bolo ou faça um casing, depois que ele estiver 100% colonizado.
Principalmente no caso de fazer um casing, é até melhor esperar um tempo a mais, depois dele ter colonizado a parte exterior do bolo, para garantir que este colonizará o interior também.
Porque, senão, ao quebrar o bolo você terá partes não colonizadas, no casing, que são muito mais suscetíveis a contaminações.
 
Fala Pedro,

O problema é q a colonização está estagnada, um mês e mei de colonização e colonizou metade. naum está colonizando mais. Por isso que eu estou pensando em agir, fazer algo antes que contamine ou o micélio naum aguente mais no copo.

Abraço
 
Ai fica complicado mesmo...

As alternativas são essas, só que aniversariar um bolo não 100% colonizado é pedir para contaminar.

Só se você fizer um casing só com a parte colonizada, retirando o que não foi para frente.

Por via das dúvidas faça o isolamento que o MuiLok recomendou (o em papelão é facílimo e um pedacinho bem pequeno do micélio já é suficiente) e vá preparando mais substrato para iniciar outra cultura de micélio com ele, assim você não perde o cultivo, principalmente se você não tiver mais esporos.

Fiquei pensando agora até onde valeria a pena continuar usando esse micélio, se você tiver esporos, pense em começar outro cultivo do zero.

Abraço!
 
Markus sugiro que você faça algo bem simples, rápido e de pouco custo.

Compre 1 Kg de milho de pipoca.

Deixe de molho 24 horas.

Ferva por 1 hora, acompanhe a fervura para não secar a água e queimar.

O milho está cozido, então deixe num escorredor para escorrer a água.

O sucesso está neste passo: a água deve ser totalmente escorrida o milho fica com aparencia de seco.

Distribua o milho em potes.

Faça um tampão de papel alumínio com 3 folhas sobrepostas.

Cubra cada pote com o tampão.

Aperte o tampão na boca do pote, mas não vede.

O vapor, dentro da panela de pressão, deve circular e penetrar no pote esterilizando o milho.

Não ponha filtro de papel só o tampão de papel alumínio.

Não faça furos no tampão de papel alumínio.

Ponha na panela de pressão e deixe 1 hora em pressão.

Depois de frio, tire os potes e lacre com fita durex.

Os potes devem ficar lacrados, impenetráveis.

As seringas já estão prontas, elas estavam a 48 horas prontas hidratando os esporos.

Passe um papel com álcool no tampão de papel alumínio dos potes.

Faça 4 furos em cada pote e injete líquido da seringa.

Os furos são rente a parede do pote.

Não faça furo no centro do pote.

Vede imediatamente os 4 furos.

Não deve ficar nenhum furo aberto.

Os potes devem ficar lacrados, sem troca de ar.

A colonização é sem troca de ar.


Guarde todos os potes no escuro, espere pelo menos 7 dias antes de vê-los novamente.

Depois de 7 dias já tem milho colonizado.

Mexa os potes com cuidado para misturar os grãos colonizados.


Preparo dos casing

Ingredientes:

vermiculita
turfa
fibra de coco
calcáreo
café

A fibra de coco deve ser bem picotada.

Hidrate a fibra de coco, pode cozinhar por 1 hora para hidratar.

Misture:

1 pote de vermiculita
2 potes de turfa
1 pote de fibra moída hidratada
2 colheres de sopa de calcáreo
2 colheres de borra de café.

Deve ficar bem úmido, mas não enchargado.

Distribua a mistura em potes cubra com tampão de papel alumínio.

Esterilize em panela de pressão como fez com o milho.

Espere esfriar totalmente, tire os pote da panela e vede com fita durex.

Consiga marmitas de alumínio, (quentinhas) para montar os casing.

Depois que o milho estiver 100%, coloque uma camada de milho uma camada de 2 cm da mistura.

Cubra com a tampa da quentinha

Não abafe, nem compacte a mistura sobre o milho colonizado.

Se ficar compactado, não frutifica

Deve ficar fofo para durante a frutificação o ar penetrar nas camadas e oxigenar o micélio.

Guarde a quentinha por 4 a 5 dias.

Abra depois desses dias. Se já houver colonizado a camada que você colocou, então coloque outra camada.

Por isso os potes de mistura devem ser fechados com tampões e lacrados com fita durex.

A mistura pode ser usada diversas vezes e continuar esterilizada.

Depois que colocar a 2ª camada guarde novamente por mais 5 dias.

Depois desses dias abra e veja se colonizou.

Se tiver colonizado coloque outra camada da mistura e guarde novamente.

Espere os 5 dias e abra para ver se colonizou.

Se estiver colonizado, cubra com a tampa, coloque dentro de um saco de lixo novo e leve para a geladeira.

Deixe 24 horas na geladeira.

Depois de 24 horas, tire do saco, tire a tampa e ponha no terrário.

A quentinha pode ser muito rasa para colocar o milho colonizado e as 3 camadas de mistura.

Pode ficar muito compactado e se ficar compactado não frutifica.

Então consiga um pote escuro, que não deixe a luz atravessar para montar os casing.

Faça tampão duplo de papel alumínio para cobrir o pote e deixar guardado.

O calcáreo pode ser substituído por outro produto.

Bicarbonato de cálcio, cal, pó de concha.

A função desses produtos é deixar o pH da mistura em 7.

Se puder compre fita de medir pH para verificar o pH da mistura.

Se a mistura ficar com pH ácido, o casing contamina com bactérias.

O café é que acidula a mistura por isso é usado calcáreo para corrigir.


Importante que você aprenda, ganhe confiança e vá forte para uma nova investida. Continue firme.
 
Bom pessoal , resolvi o que vou fazer com esses bolos estagnados. Seguindo sugestão de Maurício, vou juntar todo o micélio colonizado que tiver e fazer casing hoje. Bom , é isso pessoal, me desejem boa sorte, vou fazer o casing hoje a noite.
Valeu pela força Mauricio, vou seguir essa receita de milho que vc passou para o novo cultivo.
 
Como tinha dito, fiz o casing com o que tinha de micélio colonizado. Com uns pedacinhos de micélio de um dos bolos, experimentei a técnica de clonagem em papelão.

Coloquei o casing num zip-lock, dentro de um recipiente escuro, vou abrir no fim da semana para ver como está.
 
Fala Markus

Depois que o pote foi aberto e exposto ao ar muitos microorganismos vão competir pelo substrato.

Principalmente uma bactéria chamada cobweb.

O melhor agora e não abafar o casing, porque se faltar oxigênio a cobweb ataca.

Corte um pedaço de papel alumínio e cubra o casing, só apertando as laterais do papel sobre o casing sem vedar.

Abra para ventilar dia sim dia não.

Qual material você usou para montar o casing ?
 
Back
Top