Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Texas

Diário de cultivo problemático.
E aí pessoal,

ano passado eu iniciei um cultivo da variedade Costa Rica mas por falta de informação não deu certo, desde então venho estudando a ciência do cultivo dos meninos mágicos e conheci uma pessoa que me presenteou com uma quentinha colonizada. Adquiri alguns materiais para o cultivo: caixa plástica 65L, aquecedor com termostato atman, borbulhador de aquario com pedra porosa na ponta, argila expandida, silicone anti-fungo, micropore, água sanitária e pinho sol.
Os fatores umidade, temperatura, trocas gasosas, luz e segurança estão bem controlados, agora estou com uma dúvida quanto a camada de casing.

Receio ter havido saturação dos nutrientes no centeio colonizado, é viável colocar uma camada de casing orgânica e por cima desta uma de vermiculita úmida + turfa? além disso, é necessário injetar água adicional na quentinha colonizada? desde já agradeço

muita luz,

paz !
 
E aí pessoal,
após dias de leitura o cultivo está prosseguindo, a camada de casing foi feita dia 12/08/2010
esterelizei 4/5 de vermiculita + 1/5 de casca de pó de pinus, tomei um banho com bucha, limpei a cozinha com pinho sol, esperei a panela esfriar e então fiz o procedimento todo em cima do fogão, coloquei uma panela de água fervendo e outra trempe ligada para esterilzar o local. abri a quentinha, o micélio estava bonito e forte, tentei ser rápido nesta hora, abri a panela de pressão tirei a vermiculita, usei uma colher limpa com pinho sol para fazer uma camada de 0,5cm de casing, fechei com papel alumnínio limpo com pinho sol, foi para estufa com aquecedor temp 30°C.

dia 14/08/2010
após um banho fui conferir a camada de casing da quentinha e para minha alegria 5% da camada tinha sido colonizada, fechei e guardei em 30ºC.

16/08/2010 (hoje)
dia do cold shock, deixarei 12h na geladeira e amanhã vou mandá-lo pro terrário que está sendo montado.

por favor peço aos cultivadores experientes que se manifestem com alguma dica, crítica ou elogio.

paz!!
 
Saudações súdito!

Poste fotos, assim, interagirmos fica mais fácil!
Parece tudo ok, deixe em 28ºC, a temperatura dentro de um casing fechado, bem como um bolo é sempre maior de 1ºC a 2ºC...
Mas não se esqueça das fotos, que sem dúvida, não esqueceremos de comentar! Bem... Eu não me enquadro ainda no ramo de experientes... Mas apareço pra gansar! aHAhuA
Ganse o meu! :D

Boa sorte!

Aos plebeus, basta!
V.M. DQ.
 
Olá a todos,
hoje é o 22º dia do casing no terrário, como havia lido que os cultivos de Texas demoram para pinar não preocupei mas agora preciso de ajuda, desconfio que a saída de ar está ineficiente ou o fato do terrário estar no chão dificulta a troca de ar. Estou ligando a bomba de aquário 3x por dia durante 15 a 30min, esporadicamente abro a tampa para troca de ar.
A temperatura está oscilando entre 21 e 25ºC, a umidade está acima de 91%.
Peguei uma camera, vou mandar algumas fotos para vocês.

aí vão algumas fotos :)

01 - Terrário visto de cima
02, 03, 06- Casing dentro do terrário
04 - Duende da auto confiança
05 - Saída de ar única
07 - Mangueira vedada com silicone anti-fungo
09 - Terrário

indisp.png
 
Última edição por um moderador:
Eh isso ae rapaz..!:pos:

Good Vibrations pra vc e para seus filhos.!

Que produzam saldavelmente.

:cool:
 
dia 14/08/2010
após um banho fui conferir a camada de casing da quentinha e para minha alegria 5% da camada tinha sido colonizada, fechei e guardei em 30ºC.

16/08/2010 (hoje)
dia do cold shock, deixarei 12h na geladeira e amanhã vou mandá-lo pro terrário que está sendo montado.

Agora eu vi os duendes, um em cima da caixa e o pé de uma outra duendinha!!!rsrs


Me explica ai, vc deu uma olhada e viu o micélio lá bonito e tal, ai tu deu o choque termico e depois cobriu com outra camada??? é isso?
 
tupynamba tenta de novo ver as fotos, Ecuador conseguiu sem problemas.

chiarelli obrigado, boas vibrações pra vc também!

Victor, esses dois duendes são mágicos, rsrs.
O cultivo foi o seguinte, abri a quentinha do alumínio o micélio estava forte (nao tinha camada de vermiculita), coloquei na geladeira durante 24hs, no dia seguinte tirei a quentinha da geladeira e apliquei 0,5cm de vermiculita + casca de pinus umidificados, coloquei mais 4 dias na incubadora a 30ºC, quando abri novamente o micélio tinha colonizado uma parte da vermiculita e como li sobre overlay decidi logo botar o casing no terrário.

Agora está lá, 23 dias e nem sinal de pins. estou pensando em fazer uma raspagem ou injetar água esterilizada, o que vocês acham que eu posso fazer?

obrigado
paz e luz!!
 
Consegui abrir as fotos.

23 dias estagnado.
Verifique a temperatura no interior do terrário, muito frio? Como voce tem termostato jogue pra 30ºC, o que deve chegar dentro do terrário a 26ºC.
Esse termostato não deveria estar totalmente submerso? Ao que vi na foto a metade dele esta fora da água, pode queimar o aparelho.
Quanto ao casingo não tem o que mexer nele. Só vai piorar. A saída de água no fundo do pote? Não está enxarcado? Aparentemente parece bem molhado.
 
entao pessoal,
ainda nada de pinagem.. hoje promovi uma leve retirada dos pedacos de pinus em cima do bolo, nao estavam colonizados. senti q deu uma aliviada no casing. estou ligando a bomba de aquario varias vezes ao dia, liguei o aquecedor em 30C e a temperatura da cidade esta em torno dos 27C. os casing estao recebendo luz indireta do sol e durante alguns minutos a noite.

reparei bem no casing e parece que tem uma parte do micelio acinzentada, devo retirar¿

aloha
 
entao pessoal,
ainda nada de pinagem.. hoje promovi uma leve retirada dos pedacos de pinus em cima do bolo, nao estavam colonizados. senti q deu uma aliviada no casing. estou ligando a bomba de aquario varias vezes ao dia, liguei o aquecedor em 30C e a temperatura da cidade esta em torno dos 27C. os casing estao recebendo luz indireta do sol e durante alguns minutos a noite.

reparei bem no casing e parece que tem uma parte do micelio acinzentada, devo retirar¿
aloha

Essa tua temperatura dentro do casing esta muito elevada.
Se tiver uma parte do micélio acinzentada, é bem provável que seja contaminação. Trabalhe rápido senão vai perder tudo.
 
e ai tupy,

aumentei a temperatura e retirei o contaminante, engracado è que eu nao estou vendo mais micelio de cubensis em cima da vermiculita mas promovi a raspagem entao vi que ele estava saudavel por baixo.
um detalhe que aconteceu foi que antes de eu receber o micelio 100% colonizado, ele ficou 2 meses na geladeira por falta de terrario, isso pode ter colocado ele em estado de dormencia? nao sei mais o que fazer, em ultimos casos vou reaproveitar e fazer a tecnica do balde.

paz
 
abaixa a temperatura!!! ta muito alta!
o micelio quando volta a temperatura estavel dele, casa dos 25ºC, volta a ter o crescimento. Se nao acontecer e porque ja esta morto.
 
Querido Súdito!
Vai com o Tupy, cara!
Abaixa isso!
Senão terás cogumelos fritos!
 
E ai Dutch e tupy,

abaixei a temperatura desligando o aquecedor, dei uma boa lavada no banheiro que esta o terrario, agora é só esperar
 
So curiosidade: esse banheiro onde esta o terrário,esta em uso?
ou ta servindo so para deixar o terrário ?
 
Fala kleber, o banheiro esta sendo usado para algumas coisas no entanto estou deixando-o bem limpo.

Voltei de viagem hoje e nada de pins, olhei e nao ha sinais de contaminacoes ou morte do micelio, ele está vivo e saudável com colonizacao estagnada, esta semana irei transferi-lo para um balde.
 
Como assim transferilo Mojo, vai tirar do terrário e montar um Bulk? foi bem isso que eu entendi
Se for isso:eu acho melhor continuar mantendo a temperatura baixa e mantelo no terrário,assim ele pinaria mas rapido.
se for montar um bulk vai demorar ainda mas, sem falar nos riscos de contaminação.
 
fala kleber, pensei bem e decidi mante-lo mais tempo no terrario, a temperatura da minha cidade abaixou e hoje eu notei que o micelio voltou a crescer, alem disso notei uma formaçao esbranquicada bem opaca no canto do casing, isso é sclerótia? é recomendado retirar? agradeco pelas informacoes, abracos
 
Back
Top