Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Testando os novos aparatos. 1kg de milho de pipoca

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Brasil
PROCEDÊNCIA: Cultivo próprio (Doado pelo @Gteach )

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
Selo com Vermiculita
( ) Sim (X) Não

GRÃOS:
(X) Milho

Método de preparação e esterilização do substrato:
Fervi o milho por 1 hora e 10 minutos, e deixei escorrendo na pia do meu banheiro com auxílio de papel toalha.
Esterilização na panela de pressão por +-75min


Tem muito tempo que não faço um diário de cultivo, não sei se vai floopar mas vou tentar mesmo assim pois quero registrar os resultados.
Nesse cultivo estarei utilizando 1kg de milho, distribuído em 5 potes de vidro com tampas de plástico que eu montei usando selante preto, rolha de borracha e lã acrílica, juntamente com uma jarra (tipo extrato de tomate) com uma mistura de vermiculita e pó de coco (previamente hidratada).

Estou esperando a panela de pressão terminar para prosseguir com a inoculação.

Imagens do pote:
IMG_2120.JPG IMG_2117.JPG IMG_2116.JPG
Imagens do preparo:
IMG_2118.JPG IMG_2119.JPG
Esterilização:
IMG_2122.JPG
(Eu usei o TinyPNG – Compress PNG images while preserving transparency para comprimir as imagens recomendo que vocês façam o mesmo, imagens de 2Mb foram pra 490kb sem perder qualidade considerável)
 
Última edição:
O pó de coco da camada superior é pasteurizado, apenas a mistura anterior foi esterilizada, deve ser o suficiente para um bom cultivo.

Nesse caso eu teria esterilizado o superior como pseudo casing e pasteurizado o substrato do bulk.
Mais cada um tem um manual proprio ne ?

O importante e dar certo...e vc sem duvida consegue.!
Abç
 
Nesse caso eu teria esterilizado o superior como pseudo casing e pasteurizado o substrato do bulk.
Mais cada um tem um manual proprio ne ?

O importante e dar certo...e vc sem duvida consegue.!
Abç
Dá próxima seguirei seus conselhos, é difícil preparar o material com uma mãe que fica direto em casa, um tempo sozinho na cozinha é raro.
 
Está quase no ponto que eu quero, só não sei se vou deixar mais um dia ou dois.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    698.3 KB · Visualizações: 25
Está quase no ponto que eu quero, só não sei se vou deixar mais um dia ou dois.
Ta muito bonito os estudos por ai ,,, estou pra inocular alguns copos de milho e fazer um bulk usando tambem uma caixa organizador de 20L.
uma duvida, como fez o processo de pasteurização do pó de coco?

abrçs.
 
Ta muito bonito os estudos por ai ,,, estou pra inocular alguns copos de milho e fazer um bulk usando tambem uma caixa organizador de 20L.
uma duvida, como fez o processo de pasteurização do pó de coco?

abrçs.
Tigela de vidro no microondas, a hidratação foi feita manualmente testando com a mão, e eu parava o microondas de vez em quando pra ver se ainda tinha água, ela fica muito, muito, quente, e isso que garante que as bactérias tenham morrido.


Eu não ia postar foto hoje mas eles colonizaram muito, vou deixar mais um dia só.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    737.7 KB · Visualizações: 27
Última edição:
Tigela de vidro no microondas, a hidratação foi feita manualmente testando com a mão, e eu parava o microondas de vez em quando pra ver se ainda tinha água, ela fica muito, muito, quente, e isso que garante que as bactérias tenham morrido.


Eu não ia postar foto hoje mas eles colonizaram muito, vou deixar mais um dia só.
@jesteriruka no seu terrário, você usa argila expandida e água? É que não consegui entender muito bem como tá seu cultivo dentro do terrário.
 
O G2G está fluindo bem, estou vendo muita água nas paredes dos copos, mas não sei se é da colonização ou de alguma bactéria, não estou vendo nada de umar cor diferente, estou esperando a colonização completa para ter certeza.
 

Anexos

  • 1573958479118.png
    1573958479118.png
    916.7 KB · Visualizações: 22
Hoje é o ultimo dia da colonização, vou começar a ventilar e umidificar.
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    906.2 KB · Visualizações: 28
  • image.jpg
    image.jpg
    2 MB · Visualizações: 31
Buenas amigo cogumeleiros, como está o cultivo, estou curioso.... hahaaaha

Tenho uma dúvida, comecei a pouco nesse mundo e vou fazer um G2G em potes igual o seu, com um copo já colonizado.

primeira dúvida, como não vou usar seringa, posso deixar o pote com tampa sem nenhuma alteração?
Segunda duvida, quando cozinho o milho, fecho com a tampa normal, ou com uma camada de alumínio, ou coloco o milho, a tampa e o alumínio por cima...
 
Buenas amigo cogumeleiros, como está o cultivo, estou curioso.... hahaaaha

Tenho uma dúvida, comecei a pouco nesse mundo e vou fazer um G2G em potes igual o seu, com um copo já colonizado.

primeira dúvida, como não vou usar seringa, posso deixar o pote com tampa sem nenhuma alteração?
Segunda duvida, quando cozinho o milho, fecho com a tampa normal, ou com uma camada de alumínio, ou coloco o milho, a tampa e o alumínio por cima...
Eu tendo alguns problemas com o cultivo, estou vendo manchas amareladas, vou ver se tiro pelo menos um flush dele, já está quase na hora de pinar.

Meu g2g foi perfeito, todos estão prontos, estou esperando meu amigo trazer outra caixa pra eu poder fazer com os outros substratos.
Eu não entendi muito bem sua pergunta sobre a tampa de alumínio, se puder refazer e até mesmo desenhar seria mais claro.
 
Então amigos, uma péssima notícia, eu acabei confundido o pó de coco para esterilizar e o que estava esterilizado, eu reparei cores amarelas e logo após alguns dias (hoje) surgiu um bolor verde, provavelmente é trichoderma, vou refazer o tube com os outros substratos que eu tenho, vou perder + - 2 semanas de tempo mas tudo bem...
 

Anexos

  • 1574484190944.png
    1574484190944.png
    1.4 MB · Visualizações: 25
Montei mais duas caixas, e as DUAS tiveram tricho, a temperatura por aqui está em torno de 30°C, muito difícil de cultivar, estou tentando conter o tricho da caixa de 50L, pois está muito menor do que da de 20, e já apareceu pins por lá, então vou tentar manter ela e matar um pouco da tricho que aparecer por mais ou menos uma semana.
 

Anexos

  • 1575927732609.png
    1575927732609.png
    876.5 KB · Visualizações: 21
  • 1575927747593.png
    1575927747593.png
    1.1 MB · Visualizações: 18
Back
Top