Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Mushroom Growing Made Easy

TheCamel

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/12/2006
67
69
36
Por questões econômicas, eu pensei em fazer o meu primeiro terrário como no documentário "Mushroom Growing Made Easy".
O esquema é o seguinte:

-Usamos uma caixa de plástico com tampa, tipo aquelas de guardar brinquedos.
-Fazemos um buraco na tampa e colocamos uma placa de acrílico para passagem de luz.
-Nas paredes da caixa, na parte inferior, fazemos furos para a saída de CO2 (que é um gás pesado, por isso os furos na parte inferior. Atenção pro furo não ser tão inferior quanto o nível de água do terrário!).
-Para que a umidade seja mantida no terrário, usamos vermiculita hidratada. É só deixar a vermiculita por uns segundos na água e depois escorrer o excesso.
-A água utilizada para hidratar a vermiculita deve ser adicionada de duas colheres de água sanitária.

Segue anexo um esboço que eu fiz desse esquema. Pra ter uma troca de ar legal no terrário, o filme recomenda abanar uma ou duas vezes por dia o terrário com a própria tampa. Os furos auxiliam na saída do CO2, que é pesado.

Voilá!

Eu pensei em usar esse sistema e "turbinar" ele com um controle de temperatura e uma bomba de aquário, e talvez um sistema de ventilação que não exija abrir a tampa e expor os bolos ao ar não esterelizado. Possivelmente um cooler de PC e aquela lã de edredon, acho que é esse o nome.

No filme, eles dizem que depois que os bolos já estão colonizados, as chances de contaminação são quase nulas, então não tem problema em abrir o terrário pra ventilar. Eu me questionei sobre isso, alguém pode me confirmar?

Valeu! Abraços!

EDIT: As imagens foram desenhadas sem tampa, logicamente. :D
terrarioMGME.JPG

Fala Camel

Já que vc quer usar certos aparatos, faz o seguinte:

Dispensa o cooler, use a bomba de ar com pedra porosa sempre ligada. Nos furos, lã acrílica, que servirá como filtro.

Ao invés de vermiculita hidratada, use argila expandida (é barata) por uma camada ao fundo do terrário, e água + gotas de qboa no fundo. A pedra porosa pode ficar junto, nessa mesma solução.

Ficar abrindo o terrário é perigoso, ainda mais abanar nele. Todos os esporos presentes no ar do ambiente podem chegar dentro do seu terrário.

Faça um tour pelos diários de cultivo do pessoal, tem idéias bem criativas e fáceis de fazer.

sucesso!:pos:

Boa idéia sir Muilok.......dá uma olhada nos diarios que verá o quanto é facil e com materiais mais em conta!!

Um belo di estava eu com um terrario lotado e com bolo prontos pra aniversariar.....e tive que improvisar outro terrario, pegeui uma caixa plástica coloquei agua e argila expedinda no fundo, encapei ela toda com saco plastico preto de lixo, fiz dois furos e protegi com lã acrilica e deixei um furo no plastico pra entrada de luz... furo pequeno.....era a única saida pois os bolos já estavam passando da hora de ir pro terrario, só abria a tampa quando estava muito curioso e não tinha nenhuma bombinha nem aquecedor e foi uma produção muito boa!!! a caixa era pequena e mantinha o ambiente super humido!!!
vivendo e aprendendo!!
Abraço e boa sorte!

Siga os sábios conselhos acima citados e não terás erro irmão....

Paz Luz e Sucesso no cultivo aí...!

Siga as dicas dos MESTRES do CM Guri, pois os Brasileiros são os melhoressssss!!!!!

SUCESSO ABSOLUTO!!!!

Muita PAZ!!!

Back