Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário "Desperate Poor Man" ?!

pgmr

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2012
56
29
São Paulo
Olá!

Tenho tentado montar todo o aparato necessŕio para meu primeiro cultivo, e logo vi que as caixas organizadoras de plástico transparente são caras demais.
Em contrapartida, caixas de isopor são frágeis, podem acumular sujeira (e contaminantes) por ter uma superfície porosa, ocupam muito mais espaço do que realmente têm de capacidade... Além de serem simplesmente horrorosas.

Depois de tanto tentar pensar em uma "McGyver-içe", pensei em utilizar o plástico grosso transparente que tenho aqui para simplesmente revestir uma caixa qualquer, de feira, ou um cesto.



Na imagem, vemos:

  • o plástico (transparente, grosso e resistente) preso a uma caixa qualquer através de grampos, apenas nas bordas ( o plástico tem o formato necessário para evitar que forme uma "barriga" embaixo).
  • Contamos com um tampo inteiro de vidro que se encaixa formando um tampo hermético.
  • Uma bomba de aquário com a entrada de ar no alto, que serve para "empurrar" o CO2 (pesado) pelas aberturas para o escoamento do mesmo.
  • Uma lâmpada fluorescente, fria, de 5 Watts e de temperatura de cor 6400K (é bem estabelecido que os cogumelos preferem luz de 5.000K ~ 7.000K, perto do fim azul do espectro da luz visível)

Não acho que seja o modelo mais bonito nem o mais eficaz, mas quero saber a opinião do pessoal. Isso funcionaria ou é melhor eu usar caixa de isopor? Ou, ainda, baldes de lixo?
001.001.png
 
Bom texto, embora eu particularmente ache que terrário "poor man" de verdade é este aqui eheh. mas é uma boa idéia, pode ser adaptado para baldes, que são mais baratos (se acha em algumas lojas de R$1,99) ou baldes de lixo, como você disse...

Paz e luz!
 
Bem vedado e com filtros esse terrário funcionaria perfeitamente. Cuidado com furos no plástico ou luz na parte debaixo do cesto, caso este seja vazado. Só não use caixas de madeira, um atrativo para contaminates. Baldes são extremamente baratos também, como disse o KClO3 mas fica a seu critério.

Sucesso!
 
Bom texto, embora eu particularmente ache que terrário "poor man" de verdade é este aqui eheh. mas é uma boa idéia, pode ser adaptado para baldes, que são mais baratos (se acha em algumas lojas de R$1,99) ou baldes de lixo, como você disse...

Paz e luz!

Bem notado, KClO3... É que tentei tirar o máximo dos materiais que eu ja tinha disponíveis, para fazer um terrário maior que um balde. Mas a solução poderia ser simples: mais baldes...

Bem vedado e com filtros esse terrário funcionaria perfeitamente. Cuidado com furos no plástico ou luz na parte debaixo do cesto, caso este seja vazado. Só não use caixas de madeira, um atrativo para contaminates. Baldes são extremamente baratos também, como disse o KClO3 mas fica a seu critério.

Sucesso!

Eu já ia usar uma caixa de madeira... Obrigado, Thoth. Sim, a ideia seria isolá-lo depois com sacos de lixo... Mas, com tantas opções de custo "quase-zero", essa ideia acaba ficando não muito prática.....

Obrigado, pessoal!
 
é isso ai pgmr.. conforme você disse, o conceito de 'poor man' pode envolver materiais que você ja tem disponiveis, pra reutilizar, etc sem precisar comprar mais nada.. Seu desenho mostra um esquema que eu acredito ser "fool-proof"..
 
Terrário de homem desesperado é usar um balde velho... :)

E olha, funciona melhor que qualquer enjanbração. Mas pelo que vejo, seu terrário pode funcionar adequadamente, com certeza. ;)
 
Isso é referencia do Professor Fanaticus tb?

Na verdade não, com "bem estabelecido" eu quis dizer que encontrei o mesmo resultado em fontes completamente diferentes, além de confirmação de cultivadores experientes de outros fóruns.
O Professor Fanaticus, pelo menos no site original da PF Tek, não mencionava a luz nunca - só que "luz ambiente (solar indireta) funciona bem", assim como aqui na Biblioteca.
Farei uma breve busca por essas fontes e postarei aqui, para melhor acuidade científica!
Paz!
 
Não.

Isso foi testado em algum artigo científico.

Achei UM deles. Logo no sumário, ele diz. Vou traduzir só uma partezinha, a bagaça é enorme.

A formação de primórdias de basidiocarpos no Psilocybe cubensis apenas ocorreu quando as culturas foram iluminadas. Exposições de curta duração (flash xenon-arc de 0,0025 seg.) foram suficientes para a formação.
A luz foi saturada a uma proporção de 0.345x10^6 ergs/cm3 a 460 nm.
Comprimentos de onda de 370nm, 440nm e 460nm, azuis e ultravioletas, foram os mais eficazes.
Comprimentos de onda verdes e vermelhos maiores do que 510nm foram ineficientes.

As luzes frias brancas, (em lâmpadas medimos em temperatura de cor e não comprimento de onda) se aproximam mais do fim do espectro que é azul, ou seja, de 5000K a 7000K, mais ou menos. Logo, devem ser melhores para o cultivo. Só devem.

Proponho que hajam experiências a respeito ^^

EDIT: Além disso, a luz AZUL ou azulada dificulta a propagação de bactérias. Fikdik.
 

Anexos

  • The Effect of Light upon Basidiocarp Initiation in Psilocybe cubensis.pdf
    257.1 KB · Visualizações: 21
Última edição:
Olá!

Tenho tentado montar todo o aparato necessário para meu primeiro cultivo, e logo vi que as caixas organizadoras de plástico transparente são caras demais.

Nem tanto, tem caixa grande de qualidade e com ótimo preço.

Em contrapartida, caixas de isopor são frágeis,

Passe fita adesiva grossa nela toda, fica perfeita.

podem acumular sujeira (e contaminantes) por ter uma superfície porosa,

Basta lavar entre um cultivo e outro com solução de água sanitária, fica nova


ocupam muito mais espaço do que realmente têm de capacidade...

O que ocupa de espaço, compensa como isolante térmico.

Além de serem simplesmente horrorosas.

Ponto de vista.

Depois de tanto tentar pensar em uma "McGyver-içe", pensei em utilizar o plástico grosso transparente que tenho aqui para simplesmente revestir uma caixa qualquer, de feira, ou um cesto.

o plástico (transparente, grosso e resistente) preso a uma caixa qualquer através de grampos, apenas nas bordas ( o plástico tem o formato necessário para evitar que forme uma "barriga" embaixo).

Deve condensar água na face externa do plástico e molhar a caixa, se for de material orgânico pode mofar.

Contamos com um tampo inteiro de vidro que se encaixa formando um tampo hermético.

Tampo fino pode quebrar, grosso e pesado amassar a caixa.

Uma bomba de aquário com a entrada de ar no alto, que serve para "empurrar" o CO2 (pesado) pelas aberturas para o escoamento do mesmo.


Um tampo hermético ou não, pois se o tubo passa e o ar sai, deixa ser hermético.
Deve haver um furo rente ao fundo para o CO2 sair, ele não subirá.

Uma lâmpada fluorescente, fria, de 5 Watts e de temperatura de cor 6400K (é bem estabelecido que os cogumelos preferem luz de 5.000K ~ 7.000K, perto do fim azul do espectro da luz visível)

Lâmpada incandescente 10 ou 15 W é suficiente.

Não acho que seja o modelo mais bonito nem o mais eficaz, mas quero saber a opinião do pessoal.

Concordo

Isso funcionaria ou é melhor eu usar caixa de isopor? Ou, ainda, baldes de lixo?

Melhor isopor ou balde

Pra que complicar tanto.
 
Última edição por um moderador:
Nem tanto, tem caixa grande de qualidade e com ótimo preço.

Não achei nenhuma, e procurei bastante... As caixas de um tamanho satisfatório pra mim não estavam por menos do que 50 reais.
As de isopor, achei uma de 65 litros por 29 reais.
A que eu pensei em usar quando planejei esse terrário eu já tinha.
Não quis complicar ou propor um modelo novo, essa seria minha opção mais barata e queria saber se seria eficiente ou não.

Deve condensar água na face externa do plástico e molhar a caixa, se for de material orgânico pode mofar.

E por que condensaria? A temperatura dentro do terrário é ambiente (24 - 28 graus Celsius), sendo que a condensação só ocorre quando a umidade está acima dos 90% ou quando a temperatura da superfície é muito baixa, fazendo com que o vapor d'água vire água, em forma de gotículas.

Tampo fino pode quebrar, grosso e pesado amassar a caixa.

O terrário não era grande o suficiente para que um tampo de vidro suficientemente grosso ficasse pesado demais. Eu usaria um tampo de vidro que antes era uma superfície de mesa, pouco menos de meio centímetro de espessura, que seria cortado. A caixa aguentava, sim, segundo testes preliminares.


Um tampo hermético ou não, pois se o tubo passa e o ar sai, deixa ser hermético.
Deve haver um furo rente ao fundo para o CO2 sair, ele não subirá.

O tampo é hermético; Não é perfeito, a ponto de ser possível conter vácuo, mas o suficiente para que forme uma pressão de até 1,5 atm, mais ou menos. O tubo iria por uma pequena entrada na parte superior da caixa, que teria uma borda de silicone entre a madeira e a caixa, providenciando tanto a entrada de ar quanto o fechamento ''apertado'' necessário.

Se observar bem na obra de arte que desenhei (ou não), a parte em vermelho representa as aberturas para escoamento de CO2, devidamente cobertas com tecido respirável. A pressão oferecida pela bomba, mesmo que sutil, teoricamente empurraria o CO2 pesado pelas aberturas, substituindo-o por ar fresco. A questão da umidade seria resolvida de acordo com este tópico.

Lâmpada incandescente 10 ou 15 W é suficiente.

Então, se ler o documento que relata o estudo científico a respeito da formação de primórdias no micélio do P. cubensis, vai ver que foi comprovado que ele se aproveita mais do espectro perto do azul da luz visível (em temperatura de cor, acima de 5.400K, mais ou menos). Se ler a embalagem de qualquer lâmpada incandescente, vai ver que a temperatura de cor não passa dos 4000K.
E 6400K é a cor praticamente padrão das lâmpadas fluorescentes que trazem o rótulo de ''luz do dia'', ou luz branca.

Claro, a lâmpada incandescente de 10 ou 15 W é suficiente, mas não muito eficiente; Ela esquenta, gasta umas oito vezes mais energia e tem um espectro menos aproveitável do que as fluorescentes de 5w.

Pra que complicar tanto.

Minha intenção não era complicar; mas usar as informações e materiais disponíveis para montar um terrário que fosse mais prático pra mim, já que eu tinha tudo o que descrevi; E queria saber se funcionava.

E claro, mais importante do que tudo, promover a troca de ideias e experiências entre os integrantes da comunidade a respeite desse ou daquele tópico. "Não funciona? Ah, porquê? Já tentei e blá blá blá..."

De qualquer jeito, consegui uma caixa organizadora e já fiz meu terrário, de uma maneira mais conservadora; Mas espero que esse tópico seja fonte de informação a qualquer um que teve uma ideia parecida.

Obrigado pelo parecer e pela ilustre presença neste humilde tópico de um principiante!

Paz e luz!
 
Back
Top