Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário de principiante: uma colaboração

Tico

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/02/2008
39
69
Construção do terrário

Estou iniciando este post como uma melhor colaboração minha à comunidade CM. Estou terminando meu primeiro cultivo e todo o aprendizado em relação à terrários creio que vá ser útil para os iniciantes. Tudo aqui é reflexo da minha interpretação e adaptação, então sintam-se à vontade para colaborarem...

A idéia inicial

Como principiante, de cara já tomei algumas decisões cruciais. É importante lembrar que o cultivo é um processo se não complexo, cheio de detalhes. E mesmo lendo muito (que é uma obrigação!) esses detalhes vão escapar. O foco foi então no aprendizado, deixando algumas variáveis sem controle e o custo baixo.

Assepsia

Água sanitária diluída (cloro) é a melhor pedida, pelo custo x benefício. Optei também pelo álcool 70% comprado em farmácia de manipulação (em farmácia normal é muito caro). Outros itens importantes:

:teo_seta_direita: luva de procedimento;
:teo_seta_direita: máscara de proteção;
:teo_seta_direita: óculos de proteção;
:teo_seta_direita: papel-toalha (coringa!)
:teo_seta_direita: plástico-filme-PVC (coringa!)

Plástico ou isopor?

Optei por comprar um grande tupperware, de 78L, ou invés do isopor. Acho que é mais fácil de manter a limpeza, apesar de ser mais caro.

Parâmetros do terrário
(de acordo com o Maurício :)::

Umidade

Para melhorar a umidade, utilizei argila expandida (não achei perlita facilmente e é barata) mais uma bomba de ar ligada à pedras porosas. A bomba que eu tinha era muito fraca para o volume, era para um aquário de 20L (não verifiquei antes de comprar (n)). Troquei por uma bomba para aquários de 60L e mesmo sendo menor que o volume da caixa, a umidade está ótima! Além disso, revi a vedação da tampa, que não era nada boa: usei plástico filme (PVC) e fiz uma "subtampa". Não uso higrômetro pelo custo. Mesmo sendo barato, não é necessário.

Temperatura

Termômetro de aquário grudado internamente na parede por durex. Como teste, tinha usado um termômetro com base em madeira, já viu... absorveu água e tava pedindo por contaminações... (n) Este foi então para fora, para comparar temperatura interna x externa, mas como onde moro não tem tanta diferença, o madeiroso foi para a incubadora, devidamente isolado por plástico-filme... Como não tem havido muita variação de temperatura, não estou utilizando nenhum acessório, mas já tenho em vista um termostato, que liga ou desliga conforme os limites estabelecidos. Além dele, estou montando um isolamento térmico-óptico (ver mais abaixo).

Troca gasosa

Fiz dois furos, ambos de 1,5cm de diâmetro. Um bem em cima, aproveitando o mesmo para, de vez em quando, encaixar um borrifador e saturar o ar rapidamente (como também limpar as paredes com uma solução com água oxigenada). Outro embaixo, já que o CO2 é mais pesado. Ambos os furos foram tapados com lã acrílica, após serem embebidas em álcool 70%. A bomba de ar injeta ar e a pressão positiva força a saída. Imprevisto: a umidade não estava se mantendo:!: : tapei então um dos furos (essa dica eu devo ao Tiwanaku), e ficou ótimo! :) Conclusão: um pequeno furo já é o suficiente para fazer a troca gasosa, já que tem uma bomba dando uma força no fluxo...

Luz

Lâmpada fluorescente de 15W. Laterais do terrário tampados com saco de lixo preto, fazendo a luz só entrar por cima. Estou coletando caixas de leite/suco para fazer um isolamento óptico e térmico. Barato e fácil!

Segurança

Como já dito, lã acrílica, vedação com filme de PVC e sigilo.

Considerações finais

Alguns pontos que acho importante destacar:


:teo_seta_direita: utilizar uma caixa de manipulação (glovebox): não creio ser muito eficiente ficar borrifando Lsol pela casa toda, quanto podemos controlar um ambiente menor. Lógico que o local deve ser limpo, mas não precisa ser estéril...

:teo_seta_direita: tinha feito uma aparador dentro do terrário, para evitar a queda de gotas nos bolos. Ficou uma porcaria (n) Agora penso que não seja tão imporante, para quem não vai ficar borrifando no ar. Só dá trabalho... Ou peguem um borrifador como o meu, que "abre" o jato e não vai diretamente sobre a cultura...

:teo_seta_direita: proteção pessoal: essencial!!!

:teo_seta_direita: paciência e sigilo: antes, durante e depois de qualquer cultivo (e experiências!). Enquanto nossa sociedade não estiver consciente da ferramenta que temos em mãos, o crescimento tem que se dar em pequenos grupos... infelizmente...
:teo_seta_direita: aprender e compartilhar!


É isso aí, espero ter contribuído! De um iniciante para outros iniciantes! :D


Um grande abraço!
Tico
 
Materiais e custos

Segue agora uma lista de equipamentos que comprei, com os respectivos custos, todos baseados em fevereiro de 2008. Se alguém quiser saber qual a loja, me manda uma mensagem particular.

:seta: Máscara de proteção (caixa): R$13,50;
:seta: Luvas de procedimento (caixa) R$10,50;
:seta: Sabonete Protex R$0,83;
:seta: Álcool 70%: 160ml por R$1,60 e 1L por R$6,00;
:seta: Água oxigenada: R$0,81;
:seta: Água sanitária;

:seta: Água mineral (garrafa): R$0,89;
:seta: Papel alumínio: R$2,69;
:seta: Papel-toalha: R$1,99;
:seta: Isqueiro: R$2,99;
:seta: Panela de pressão (4L): R$24,99;
:seta: Suporte interno para panela de pressão: base para panela quente;
:seta: Esparadrapo cirúrgico: R$10,30;

:seta: Caixa de manipulação (54L): R$64,90;

:seta: Copo com boca maior que o fundo: R$3,99;
:seta: Arroz integral: R$5,00
:seta: Vermiculite fina: 250g, R$3,30

:seta: Terrário de 78L: R$79,00;
:seta: Saco de lixo preto (já tinha)
:seta: Caixas de leite e suco (já tinha)
:seta: Termômetro de madeira: R$27,90;
:seta: Termômetro flutuante de aquário: R$4,30;
:seta: Termostato para aquário (50W): R$52,80
:seta: Aquecedor de aqüário (15W): R$11,55;
:seta: Lâmpada fluorescente (15W): R$6,99;
:seta: Cola quente (refil) R$1,00;

:seta: Borrifador: R$21,50;
:seta: Lã acrílica: R$1,50;
:seta: Argila expandida: R$2,58;
:seta: Bomba de ar para 20L: R$16,50
:seta: Bomba de ar para 60L: R$21,40
:seta: Mangueira (2m): R$1,70;
:seta: Divisor de fluxo de ar para a mangueira: R$2,10;
:seta: Pedra porosa (2): R$2,10;


Um grande abraço!
Tico
 
Fotos - parte 1

Seguem algumas fotos para melhor explicação:

:teo_seta_direita: Foto1 - todos os equipamentos básicos comprados, bem como um plano de ação (vejam a obra de arte utilizando os melhores softwares gráficos do planeta!!!). Na foto estão mais as coisas para esterilização, mas vale para tudo...
foto1.jpg

:teo_seta_direita: Foto2 - caixa de plástico de 78L, com uma folha de lã acrílica que vai ser cortada para fazer filtros.
foto2.jpg

:teo_seta_direita: Foto3 - um dos buracos para troca gasosa. Percebam que dois desses, apesar de minúsculos, detonaram com a umidade. Agora só deixei um aberto...
foto3.jpg

:teo_seta_direita: Foto4 - Através de um furo, passei a mangueira que vem da bomba de ar. Esse buraco foi selado com cola quente. Com um divisor, a mangueira vira duas, cada saída em um ponto da caixa, distribuindo o ar. As pontas estão conectadas em pedras porosas, e estas colocadas embaixo da água. Por cima, a argila expandida.
foto4.jpg

:teo_seta_direita: Foto5 - nível de água para a argila expandida. Ná água, um pouco de água sanitária para não criar uma piscina pros contaminantes.
foto5.jpg

:teo_seta_direita: Foto6 - Caixa fechada para teste. Em cima, foi colocada a "sub-tampa" com plástico-filme, já que a tampa não vedava direito. Dá para ver nas paredes do terrário que a umidade está se mantendo (após borrifar uma solução de água+ água oxigenada, para limpeza, as gotículas não somem).
foto6.jpg

:teo_seta_direita: Foto7 - bolo apoiado sobre prato, não enconstando na água. Umidade mantendo, iluminação vindo de cima. Buraco com lã acrílica, permitindo a troca gasosa.
foto7.jpg

:teo_seta_direita: Foto8 - uma caixa de manipulação (sem tampa). Não é lá uma obra de arte, mas na minha opinião é imprescindível para barrar a grande parte dos contaminantes...
foto8.jpg

:teo_seta_direita: Foto9 - terminado o trabalho, uma pequena decoração para dar força ao cultivo :) Falta ainda, nessa foto, bloquer a luz que entra pela lateral, podendo ser feito com sacos de lixo preto.
foto9.jpg

:teo_seta_direita: Foto10 - uma ajuda da namorada, e a colaboração dá resultado!
foto10.jpg

Bom, espero que as fotos auxiliem o texto
Qualquer dúvida, por favor, enviem mensagens...

Um grande abraço!
Tico
 
Última edição por um moderador:
ficou massa mesmo!
agora tenta achar perlita!
é bem mais linpo e eficiente que essas bolinhas ae!
parabens pro casal gnomo.
 
otimo topico
vou usar umas dessas dicas pra fazer o meu terrario
eu ia fazer 3 furos num aquario, mas lendo aki resolvi fazer um soh, ja q o aquario eh pequeno e tals, a bomba realmente deve dar conta
e eu tbm vou usar argila expandidada, ja tao ateh esterelizando

parabens ai
 
otimo topico
vou usar umas dessas dicas pra fazer o meu terrario
eu ia fazer 3 furos num aquario, mas lendo aki resolvi fazer um soh, ja q o aquario eh pequeno e tals, a bomba realmente deve dar conta
e eu tbm vou usar argila expandidada, ja tao ateh esterelizando

parabens ai
os furos sao para escoamento de CO2, e nao oxigenaçao.
sao duas funçoes bem diferentes.
o CO2 nao sai por cima do terrario nem que vc meta 10000 litros hora pela bomba pois o ar fresco ~bóia~ nele.
e ele forma um bolsao no terrario se nao tiver como escoar por gravidade.
 
entaum, os furos sao pra isso e a bomba joga oxigenio pra dentro, logo o CO2 q eh pesado tera q sair pelo furo localizado na parte de baixo do terrario
 
Back
Top