Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato para incubadora e terrário!

TioDena

Cogumelo maduro
Membro Ativo
18/08/2006
340
73
A maioria dos cultivadores tem dificuldades em Estabilizar a temperatura de seu terrário e incubadora, eu tendo esta dificuldade também resolvi montar um termostato já que não tenho dinheiro pra comprar um e Tambem porque sou fã do "Faça voçê mesmo" e da eletrônica!

Eu vou estar colocando o esquema e as fotos do processo de montagem a medida que eu for fazendo e testando para que todos também possam construir um.
O espaço vai estar aberto para qualquer pergunta por mais idiota que seja pq sei que a maioria do pessoal não entende nada de eletrônica, então eu serei bem paciente!
A primeira vista pode parecer que é difícil mais até eu terminar o "tutorial" vc´s verão q é muito simples! Quando começaram a cultivar cogumelos vocês também achavam que seria difícil, mas, o que aconteceu? Claro que muitas dúvidas vão surgir, e eu abri o tópico exatamente para discutirmos os problemas durante o processo!

Bom.. vamo lá...

Este termostato é alimentado com uma tensão de 12v que poderá vir de uma fonte de pc ou qualquer outra fonte ESTABILIZADA!

Para montar o projeto todo vc vai precisar ter em mãos estanho (em fio) para soldas e ferro de solda(soldador)!

Lista de componentes:

1- Potenciômetro de 5k (para ajuste fino de temperatura utilize um de 10 voltas)
1- Circuito integrado (CI) CA3140
1- Diodo 4001,4004,4007 tanto faz!
1- Relé de Bobina 9v ou 12v
1- LM35 (sensor de temperatura)
1- Led 5mm ou 3mm
1- Resistor de 2k2
2- Resistores de 1k
1- Resistor de 10k
1- Capacitor cerâmico 104
X metros de cabo RF 75ohms (aquele cabo branco que usa pra antena de tv!)
o tamanho desse cabo vai variar de acordo com o lugar que o sensor vai ficar!

__________

Hoje eu vou postar o esquema eletrônico do aparelho e a foto dele montado em uma PROTOBOARD que é uma placa para montar projetos antes de fazer a placa de circuito impresso(PCI) para que as falhas possam ser corrigidas e o projeto testado!
O aparelho ainda está nos testes finais, mais já estou postando pois está muito promissor!
Até eu terminar o projeto pode ser que eu faça algumas mudanças, pois já tenho algumas em mente, mas se alguem já quiser ir montando sinta-se a vontade por que ele já está funcionando corretamente!

Acho que por enquano é só... To trabalhando em cima disso a medida que o tempo e a vontade me permitem, então, como eu disse no começo, estou fazendo aos poucos! :pos:

Abraços
termostato-protoboard.JPGtermostato esquema.JPG
 
Nossa ,, ficou bem legal o esquema ,,, vou ter que procurar minha protoboard por aqui ,, faz muito tempo que não mecho com eletrônica ,, seria uma boa desculpa para voltar a fazer meus projetos ,,, hehe ,, ficou muito legal ,,, brigado pela colaboração ,,, vai ser de bom uso !!!


[]'s SoBoRo
Good Vibes
 
Links que ensinam a fazer uma placa de circuito impresso(PCI) passo-a-passo!


Alguns detalhes que não Foram citados nesses links mais é bom serem comentados!

O Percloreto de ferro no momento em que é misturado a água ele reage e esquenta, então não utilize recipientes de plástico e não deixe cair na mão durante os 10 primeiros minutos. Outro detalhe é que essa PORCARIA mancha até a mãe de quem inventou, ja perdi roupas por causa disso!:mad: :mad: :mad: ! nao deixe que ele caia nem sobre a mesa nem sobre a pia, pq se vc nao ver, a umidade do ar vai fazer ele dissolver e ele vai manchar tudo!
Ao terminar a corrosão não jogue ele em pias de inox e ao jogar ele na pia de louça certifique-se de que nenhuma gota ficou por alí! MANCHA!
Se cair na mão nao tem problema, mas vai ficar amarela por uns 2 dias:rolleyes:.. aí se alguem perguntar quem peidou vc não vai ter como se safar!

Para acelerar a corrosão agite o recipiente em que a placa está!

Durante a corrosão confira várias vezes o desenho das trilhas por que as vezes a tinta da trilha da caneta retroprojetor da uma "apagada" e é interessante vc parar a corrosão para dar mais uma "demão" nos riscos!

Abraçoss

http://www.mauricio1985.br.tripod.com/eletronica/placa_de_circuito_impresso.htm

http://www.burgoseletronica.hpg.ig.com.br/comofazerplacadeciexplicacao.htm
 
Fala TioDena


Eu me encaixo no grupo dos que não sabem nada de eletrônica.

Vou esperar a versão final e tentar construir.

Boa contribuição.
 
Oi TioDena,
O seu ja ta funcionando, é que trabalho em uma loja de componentes eletronicos que vende isso tudo da lista, so faltou o potenciometro de 10 voltas, é isso mesmo, nao seria 10 posições? Pois aqui na loja nao tem nenhum potenciometro de 10 voltas, no maximo 1.
Adorei seu post, pois é um item importantissimo pra nós cultivadores.
:) :) :)
 
Fala Mindstates... Então kra, o potenciometro é mesmo de 10 VOLTAS, não é um componente muito facil de achar e é um pouco salgado o preço por ser um potenciômetro! É utilizado em aparelhos que requerem ajustes finos. O funcionamento dele é praticamente igual aos "normais" mais o ajuste dele é mais preciso pois ele dá 10 voltas ao invéz de uma!
Voce sabe que existe potenciômetro de 2/3/4 FAIXAS e também de POSIÇÕES pré definidas, mas este é de uma faixa 5k por 10 voltas!

Voce poderia fazer o favor de cotar o preço exato desses componentes pro pessoal? pois qdo eu comprei eu levei junto varios outros componentes e esse foi o preço que eu estimei que deu tudo, o mais caro q eu me lembro foi o lm35 que saiu por R$ 10!

qualquere dúvida.. estamos aí.. abraçoss!!
 
Última edição por um moderador:
Fala kliphos.. então.. nunca usei, mais ew sempre gostei do proteus e do tango!
Eu tenho ele aqui mais nunca rodei pra falar a verdade!

E os passos virão conforme eu for terminando ele, por enquanto eu só tenho o "protótipo"!

Abraços!
 
Falaí Markus!
Isso é um Aquecedor COM termostato para aquário! só funciona submerso!
33+frete= 43 em média!

Abraço!
 
É uma alternativa, o difícil seria colocar isso dentro de uma garrafa e veda-la com 100% de "segurança". o Aparelho é grande e a garrafa teria que ser cortada!

abraço
 
Fala TioDena

Pode ser usado uma resistência de chuveiro elétrico com o termostato para regular a intensiade de calor transmitida ao líquido dentro de um recipiente ?

Pode se contolar a temperatura no interior da incubadora ou terrário assim sem correr riscos ?
 
Fala TioDena

Pode ser usado uma resistência de chuveiro elétrico com o termostato para regular a intensiade de calor transmitida ao líquido dentro de um recipiente ?

Pode se contolar a temperatura no interior da incubadora ou terrário assim sem correr riscos ?

o Problema da resistencia de chuveiro é o consumo dela, mas se for inferior a 10 A (amperes) tá otimo, pq esse relé aciona dispositivos de até 10 amperes, mais que isso ele vai acabar derretendo!

Pode sim mauricio, os testes aqui foram bem sucedidos!

Mais o kliphos me mostrou um projeto de um termostato que o sensor é pré programado pelo pc, vc programa 2 temperaturas nele: a de ativar e a de desativar, o projeto é tão simples quanto esse, o unico problema seria que o pessoal que quiser fazer esse termostato teria que contruir um aparelho gravador de "eepron" para gravar o software no sensor! mas o projeto é maravilhoso, e muito simples! estou estudando ele em breve colocarei + detalhes!

abraço!
 
Fala TioDena. Você está virando um grande contrubuidor desse site. Parabéns. Eu, assim como o Maurício, não entendo nada de eletrônica, mas vou tentar fazer um também. Esse ano eu passei na prova e me matriculei no curso de eletrônica do SENAI, mas desanimei. Talvez ano que vem eu volte.
 
Pô velho, faiz o curso sim, a eletrônica éh uma coisa linda e não é tão complicado. Vc vai aprender a fazer bastante coisa interessante!
 
Back
Top