Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato para incubadora e terrário!

TioDena

Cogumelo maduro
Membro Ativo
18/08/2006
340
73
A maioria dos cultivadores tem dificuldades em Estabilizar a temperatura de seu terrário e incubadora, eu tendo esta dificuldade também resolvi montar um termostato já que não tenho dinheiro pra comprar um e Tambem porque sou fã do "Faça voçê mesmo" e da eletrônica!

Eu vou estar colocando o esquema e as fotos do processo de montagem a medida que eu for fazendo e testando para que todos também possam construir um.
O espaço vai estar aberto para qualquer pergunta por mais idiota que seja pq sei que a maioria do pessoal não entende nada de eletrônica, então eu serei bem paciente!
A primeira vista pode parecer que é difícil mais até eu terminar o "tutorial" vc´s verão q é muito simples! Quando começaram a cultivar cogumelos vocês também achavam que seria difícil, mas, o que aconteceu? Claro que muitas dúvidas vão surgir, e eu abri o tópico exatamente para discutirmos os problemas durante o processo!

Bom.. vamo lá...

Este termostato é alimentado com uma tensão de 12v que poderá vir de uma fonte de pc ou qualquer outra fonte ESTABILIZADA!

Para montar o projeto todo vc vai precisar ter em mãos estanho (em fio) para soldas e ferro de solda(soldador)!

Lista de componentes:

1- Potenciômetro de 5k (para ajuste fino de temperatura utilize um de 10 voltas)
1- Circuito integrado (CI) CA3140
1- Diodo 4001,4004,4007 tanto faz!
1- Relé de Bobina 9v ou 12v
1- LM35 (sensor de temperatura)
1- Led 5mm ou 3mm
1- Resistor de 2k2
2- Resistores de 1k
1- Resistor de 10k
1- Capacitor cerâmico 104
X metros de cabo RF 75ohms (aquele cabo branco que usa pra antena de tv!)
o tamanho desse cabo vai variar de acordo com o lugar que o sensor vai ficar!

__________

Hoje eu vou postar o esquema eletrônico do aparelho e a foto dele montado em uma PROTOBOARD que é uma placa para montar projetos antes de fazer a placa de circuito impresso(PCI) para que as falhas possam ser corrigidas e o projeto testado!
O aparelho ainda está nos testes finais, mais já estou postando pois está muito promissor!
Até eu terminar o projeto pode ser que eu faça algumas mudanças, pois já tenho algumas em mente, mas se alguem já quiser ir montando sinta-se a vontade por que ele já está funcionando corretamente!

Acho que por enquano é só... To trabalhando em cima disso a medida que o tempo e a vontade me permitem, então, como eu disse no começo, estou fazendo aos poucos! :pos:

Abraços
termostato-protoboard.JPGtermostato esquema.JPG
 
Fala TioDena

Pode ser usado uma resistência de chuveiro elétrico com o termostato para regular a intensiade de calor transmitida ao líquido dentro de um recipiente ?

Pode se contolar a temperatura no interior da incubadora ou terrário assim sem correr riscos ?

Fala Maurício, tudo certo kara?? bom...me intrometendo na conversa...

Resistência de chuveiro não é uma boa, pois consome muita corrente... cerca de 3.200w de potência na regulagem verão!!! um termostato pra ligar toda essa potência, realmente é + complicado... teria q usar contactoras pra acionar (eu quis dizer, é muito pra tão pouca coisa)

Mas pode-se controlar a temperatura no interior do terrário sim, acredito q uma opção de baixo custo porém trabalhosa , é a do nosso Titio DENA. Trabalhosa digo pra quem não surfa eletrônica.

TioDena, vc vai controlar q tipo de aquecedor com seu termostato??

Estou terminando um sistema de controle digital, com sensores, um pouco além do necessário, mas acredito q funcionará. Meu controlador acionará uma bomba de circulação de água, quente ou fria, como eu programar. Quando tiver fotos, posto aí.

Tio, força q isso aí vai dar certo!!! se precisar de ajuda e estiver a meu alcançe, conta comigo!! tb quero ver isso funcionando!!!
 
Iae Muilok!
Este termostato pode acionar uma lâmpada ou quaquer outra resistencia de baixo consumo! o mais recomendável é uma lâmpada, por ser facil de encontrar e montar mas vc tb pode montar ele, e ligar em um aquecedor de aquario daqueles simples de 10 reais, só que ele vai ter que trabalhar submerso!
No meu caso ele vai acionar uma resistencia que eu arrumei que era de uma impressora de alta velocidade. é uma resistencia meio louca, porém muito boa!

Abraço
 
Bom, eu esqueci de avisar o pessoal, que eu contruí o termostato e ele funcionou, mas nao como eu queria, o maldito não deixa a temperatura variar meio grau celsius e o relê aciona de 3 em 3 minutos ou menos, e como o terrário fica no meu quartinho onde geralmente passo a madrugada no pc ou o dia trabalhando o TIC TAC do relé me irrita.
O kliphos me passou um outro projeto que eu achei lindo, o termostato é programável pela porta serial então vc confira a temperatura que ele arma e a que ele desarma, portanto vc tem uma faixa maior de variação de temperatura, porém o sensor deste projeto além de ser difícil de encontrar custa em torno de R$ 10,00 cada um (só ele), mas ainda é um projeto que eu pretendo fazer e disponibilizar pra vc´s, por enquanto eu deixo as fotos do processo de montagem do maledetto!
PIC_0036.JPGPIC_0037.JPGPIC_0038.JPGPIC_0039.JPGPIC_0040.JPGPIC_0041.JPGPIC_0042.JPGplaca termostato.JPG

o resto das fotos
corroendo.JPGcorroida e estanhada.JPGcorroida.JPGcorrosão.JPGPIC_0033.JPG
 
Última edição por um moderador:
Fala Titio Dena!

Belo projeto colega!! Vi que tu fui fundo na empreitada, inclusive encarou a tarefa de fazer o circuito impresso!! Matou no peito a dificuldade!
Parabéns mesmo! Admiro seres assim.

Como está o funcionamento do aparato? Este termostato que vc criou, serve também para resfriar o terrário? O problema de muita sensibilidade a variação de temperatura, que faz com que o relé fique batendo toda hora... é particular do sistema mesmo, ou ele tem algum microcontrolador programável? Teria algo a ver com o potenciômetro, que é bem sensível? E quanto ao sensor, onde ele fica, em que posição do terrário? Talvez, se este sensor fosse mantido dentro de um pequeno recepiente com óleo de máquina, essa variação de temperetura seria um tanto amenizada. Rápidas aberturas no terrário, uma abertura na janela da sala... passariam quase que desapercebidas pelo sensor, já que o óleo seria mais estável.

É só uma idéia, lembrei pois utilizava termometros dentro do óleo, em uma empresa onde um dia trabalhei.... heheheh

Meus parabéns por dividir essa tecnologia com o pessoal daqui do fórum, talvez consigamos nos ajudar, e fazer um termostato padrão pra todos os raros daqui, bem explicado, acredito que todo mundo pode fazer um!!!

Segue na empreitada, e se precisar de algo que estiver a meu alcançe, conta comigo Tio!!!!!

paz e luz!!!
 

Cara... cês são doidos demais! ( Uai! )

Adoro acompanhar os projetos aqui!

(Apesar de não sacar nada de eletrônica)

Só me intrometi na conversa para desejar boa sorte pra vc's ok!!

Mandem ver aí !!


Inté...
 
Fala muilok, a idéia do óleo é ótima, mas não vai ajudar taaanto assim acredito! quanto ao potenciometro eu já o substituí por um convensional e o que aconteceu foi ficar difícil de regular a faixa de temperatura em que ele vai trabalhar, pois, cada décimo de milímetro que eu mudava o potenciômetro acabava mudando muito a tensão, a sensibilidade é de 1 em 1 milivolt no CI do termostato e isso acaba tornando o ajuste pouco preciso!

Então bachelini, a idéia aki foi a seguinte, eu peguei o projeto e fui construíndo achando que ele funcionaria "perfeito"(perfeito é o jeito que eu/nós queremos) e mostrar/ensinar pro restante pessoal o quanto é simples e barato construir um.
Aconteceu que ele nao funcionou legal e estamos discutindo alguns fatores aqui pra melhorá-lo! eu não sou nenhum expert em eletronica, meu conhecimento é muuuito mais prático do que teórico eu deixo a desejar em varios pontos, mas, eu sempre conto com ajuda de alguns amigos que entendem um pouco mais.

se alguem encontrar algum outro projeto será bem vindo e peço que por favor cole aqui para que possamos dar uma examinada nele e finalmente construí-lo

Abraços
 
...se alguem encontrar algum outro projeto será bem vindo e peço que por favor cole aqui para que possamos dar uma examinada nele e finalmente construí-lo...
Então comunidade?

Alguém está apto a contribuir com a causa?

Parabéns a todos que contribuiram com o tópico até agora! :pos:



 
Olá, TioDena!

Muito bom o seu projeto!

Mas a dúvida permanece: os termostatos, tantos os feitos como os comprados, regulam sozinhos a temperatura, ou seja, aquecem eles mesmos o ambiente?
 
Na verdade o termostato apenas "gerencia" a resistência ou o sistema de refrigeração. Basicamente, ele funciona assim: Existe um sensor dentro do terrário que faz a leitura da temperatura interna do terrário a cada segundo, quando a temperatura q vc escolheu é atingida ele desliga a resistência e quando a temperatura começa a abaixar ele religa a resistência para aquecer o terrário novamente e este ciclo se repete infinitamente.
Exemplo, se vc regula o termostato pra 25 graus, quando o terrário estiver em 24 graus a resistência liga e começa a aquecer, daí quando a temperatura chega à 26 ele desliga pra não cozinhar os cases. quando esfriar até 24 ele liga novamente e aí vai o ciclo.
Aí vai mais um esquema eletrônico, layout de placa e tutorial de montagem pra quem quiser construir um termostato com 15 a 20 reais. qualquer dúvida mandem MP.

O tutorial de montagem eu não consegui adicionar pois o servidor recusou arquivos .doc e .rar
Abraços.
esq_terrario.JPGesquema.JPGlayout.JPG
 
Back
Top