Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Teonanactl - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Início de cultivo, utilizando a técnica de suspensão líquida.
Antes de mais nada agradecer a todo o CM pelas informações aqui contidas, que possibilitou esse início, principalmente aos amigos Mauricio e Mortandello (que me ajudou em real-time :cool:)
Fiz a suspensão líquida com Karo, uma colher de sopa (de vó) para 200ml de água.
Esterelizei em micro-ondas com 3 vezes de 2:30 minutos com um intervalo de 2 horas entre as seções. O recomendado é de 3 a 5 minutos, mas na primeira ferveu com 2,5 minutos. ¬¬

Neste meio tempo preparei minha Glove Edredon Box, inspirado na do nosso amigo Desero.

Assepsia total em todos os momentos, acho até que exagerei!
Escrevi cada movimento que deveria fazer pra otimizar minhas ações, inclusive ensaiei duas vezes todo o processo!

Dento da GEB fiz todos os procedimentos, deixando o copo aberto o mínimo possível!

Dei um grande mole quando fui raspar o 1/4 do meu carimbo (Muito mais LINDO ao vivo!!!), ele é mais durinho de raspar do que eu imaginei, acabei amassando um pouco o papel alumínio do print e acabei fazendo um furinho num pedacinho desse 1/4 que raspei :( .
Como eu tinha esterelizado a parte externa do print, e o print não era grandão, consegui dobrar pra não deixar o buraquinho exposto...

Achei que ficou bem amarelo, é por aí mesmo??? Consigo ver os esporos no líquido! Uma outra dúvida é: Os esporos ficam depositados no fundo mesmo???

loko.jpgCL_teonanactl.jpg

O desenho que está no chapéu do copo é de acordo com minhas pesquisas a representação iconográfica dos Maias para o Teonanactl!

:)Great Ancient Vibes:)

Aguardo comentários, e puxões de orelha. Infelizmente só estou com a minha webcam do notebook, o que deixa as fotos muito ruins.
Não fotografei o procedimento porque estava concentrado em fazer tudo certo.

A idéia é acompanhar o crescimento do micélio, (o copo já esta na incubadora a 27ºC) e partir para o PF TeK com Farinha de arroz integral e cremogema.

Grande abraço amigos!
 
Pois então, 13 dias depois e sem sinal do nosso amigo micélio. No problemo, mais uma aprendida, MUITA CL PODE SER PREJUDICIAL pela dificuldade de oxigenar. Ok. Não vejo necessidade de começar outro diário, vou preparar uma outra cl, bem menor agora, num copinho de catcha. Grande abraço irmãos, que não escrevem mas lêem! ;)

Vix véio, 13 dias sem micélio é desanimador, já era pra ter aparecido lá pelo 4° dia, assim como nos meus cultivos...

Boa sorte nas próximas!:pos:

abraço
 
montar CL's menores pode te ajudar a especializar sua solucao.
tente invez de UMa cl apenas, 8 ou 9 cada grupo de 2 ou 3 com uma concentracao de karo.
tente misturar tb outros nutrientes (ja fiz um teste com cha de humus, outro com cha de PAPELAO)...
vai inoculando uns papeloes tb umidecidos com essas CL's.
:pos:
e errar eh OTIMO porque nao so voce, como toda a comunidade aprende.
 
montar CL's menores pode te ajudar a especializar sua solucao.
tente invez de UMa cl apenas, 8 ou 9 cada grupo de 2 ou 3 com uma concentracao de karo.
tente misturar tb outros nutrientes (ja fiz um teste com cha de humus, outro com cha de PAPELAO)...
vai inoculando uns papeloes tb umidecidos com essas CL's.
:pos:
e errar eh OTIMO porque nao so voce, como toda a comunidade aprende.

Verdade Mr. M! Bom, como estou apertado com trampo, decidi deixar em standby meus novos copos de cl. Para não jogar essa CL fora, fiz um teste, que se funcionar é lucro. Esterelizei tudo, e fiz um furo na tampa da CL, tampando imediatamente com micropore. Quem sabe funfa né?

A verdade é que, mesmo APENAS lendo não se pega tudo. Tava re-lendo pela 500ª vez o post do maurício, e ví: https://teonanacatl.org/attachments/pic_0007-jpg.19947/

O que mostra que mesmo com toda atenção alguns detalhes essenciais passam despercebidos. Mostra também que as respostas estão TODAS ai!
:pos: Grande abraço CM! Volto aqui depois para falar se deu diferença na CL que tentei dar um revival. E também quando começar as próximas
 
Compre dextrose em pó, procure do Google.
Ou em loja de confeiteiro compre xarope glucose.
Estou atualmente, fazendo Cls com xarope de glucose, solução 5% (5 g para 95 g de água).
Esquente a água pese 95 g ou meça 95 ml (densidade da água=1), dissolva 5 g do xarope ou 5 g do pó.
Coloque em frasco (pode ser de papinha de bebe) fure a tampa e coloque o filtro de acrilon.
Encha até a metade com a solução, coloque cacos pequenos de vidro dentro do pote da solução e esterilize por 30 minutos.
Os cacos são para cortar o micélio, quando esse se formar e crescer, e poder puxar com seringa para inocular bolos, senão a seringa entope.
Depois de frio abra dentro da glove, raspe pequena quantidade de esporos para dentro.
Pode também esterilizar sem tampa, somente com papel alumínio apertado. Depois de frio raspar esporos e vedar com fita adesiva.
Deixe em repouso uns 5 dias, depois balance dia sim dia não.
Esporos secos levam até 2 semanas para eclodirem, frescos em 4 dias.
Cls, não necessariamente, precisam de oxigenação.
Guarde dentro de uma caixa pequena de isopor para menter a temperatura constante em 28ºC.
CLs podem ficar guardadas por muito tempo sem problema algum.
 
As CLs podem ser feitas em mamadeiras.
 

Anexos

  • Cambodiam 76.JPG
    Cambodiam 76.JPG
    147.1 KB · Visualizações: 26
O retorno do Teonanactl

Agradeço às dicas Mortan e Maurício, sempre dispostos a ajudar!

Pessoal, minha CL como vocês viram não tinham dado certo, masssssss
O micélio é mais forte!!! qnd vi que a coisa não tava andando, tirei meu copo de cl, coloquei em cima da geladeira e deixei lá. A temperatura caiu muito por aqui, então a cl ficou longe da situação ideal.
Imagina a minha surpresa quando semana passada encontrei MICÉLIO na minha cl!!! Imediatamente mandei ela de volta pra incubadora, e o micélio está crescendo visivelmente.

P1010743.JPG

Na imagem aparece o ponto maior, existem vários outros menores. Tudo branquinho branquinho!

Agora pergunto caros amigos, o que se sucedeu? O micélio me ensinando a ter paciência? A oxigenação ajudou ? Os esporos estavam muito secos ? Muitos esporos raspados atrasaram?

Agora parto pra luta de arrumar vermiculita, que não consegui de maneira nenhuma. Será que eu parto pro pó de fibra de coco (que eu arrumo fácil por aqui)?

Agradeço aos amigos e aproveito pra pedir desculpas pela ausência...final de período é tenso!

Grande Abraço
 
ta indo muito bem essa cultura liquida,vai que e sua
good vibes astecas
 
Ta lindo essa cl em :pos:

se nao consseguir achar a vermi
o pó e a fibra d coco é uma boa opçao
sem falar que eles tbm mantem a umidade.

sorte no cultivo,to acompanhando.
 
Opa! Obrigado pessoal!

O que está me intrigando mesmo é eu ter começado dia 4 de maio, e só agora ela se manifestou, e mais, se manifestou fora das condições ideais, mesmo tendo ficado quase um mês na incubadora a 28º!!!

Mistéééério!
 
Opa! Obrigado pessoal!

O que está me intrigando mesmo é eu ter começado dia 4 de maio, e só agora ela se manifestou, e mais, se manifestou fora das condições ideais, mesmo tendo ficado quase um mês na incubadora a 28º!!!

Mistéééério!
É que, talvez, só agora você tenha tempo para eles.

Good vibes e abraços.l
 
então meu velho .... ta rolando a Grove Edredon Box? ... a minha sempre que uso 0% de contaminação ... de muitos testes.

Notei que nos clones que fiz, de shitake e shimeji, em solução de caldo de pipoca autoclavado e tals, que a oxigenação em determinados casos é a diferença ...outros a escuridão... a temperatura num vi muita diferença ...

depois quando já havia micelio, a transferencia é tranquila para fazer varios outros meios de cultura líquida. notei que a transferência do meio de cultura para os grãos é mais chatinha ... por isso escrevi tudo isso, para dizer que deves fazer varios meios de cultura líquida para ter várias, para proximos testes ... e que deve fazer tudo certo e esquecer no escuro...

cara to fazendo com papelão tbm ... depois que já estão nos graos ...rola mto ! ...


sei que sai um pouco do tema inicial mais é isso ai ...
 
Opa, valeu pelas dicas meu velho!
Então, saí de viagem para a casa dos meus pais, logo tive que deixar a cl em casa. Coloquei dentro do armário fechado, no meio das roupas, espero que o micélio não fique muito triste comigo por eu ter deixá-lo em casa.
Abraço!
 
Back
Top