Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tenho alucinações quando estou prestes a dormir

exodia17

Hifa
Cadastrado
24/09/2014
2
14
32
Sempre quando estou prestes a cair no sono, meu cérebro sofre uma forte pressão e eu nao consigo mexer mais meu corpo, sinto que alguém está pisando na minha mão e de vez em quando vejo pessoas.


O que poderia ser isso?
 
você tem isso com muita frequência?

Eu acho que nunca tive. Talvez uma ou duas vezes.

Mas já apareceram outras pessoas aqui falando disso, não me lembro quem.

Ao que parece há pessoas com predisposição, mas já foi associada também à depressão (ou ao fato de estar tomando antidepressivos, não ficou claro quando li) e ao uso de anti-histamínicos sedativos como indutores do sono.
 
Eu acho que nunca tive. Talvez uma ou duas vezes.

Mas já apareceram outras pessoas aqui falando disso, não me lembro quem.

Ao que parece há pessoas com predisposição, mas já foi associada também à depressão (ou ao fato de estar tomando antidepressivos, não ficou claro quando li) e ao uso de anti-histamínicos sedativos como indutores do sono.
Exato, são vários fatores, até a narcolepsia... acredito que também tive uma ou duas vezes.
Sim, com muita frequência, quase todas as noites.
Ter quase toda noite é bem sinistro, cara...
 
Já tive várias vezes... Mas no caso eu apenas acordo e não consigo me mexer, não tenho alucinações.
Talvez por já ter alguma experiência com sonhos lúcidos e psicoativos (nessa ordem), e assim já saber interpretar os sentidos, sem estar necessariamente acordado.

Quando vou dormir às vezes tenho aquela sensação de "estar caindo dentro do colchão", e acordo novamente, para então pegar no sono normalmente.

Acordar e estar "preso" dentro do próprio corpo é aterrorizante, mesmo já estando acostumado. Geralmente eu acordo em seguida, pois consigo controlar a respiração (apenas), então respiro bem forte, até acordar (o corpo).

Mas que dá medo de parar de respirar e morrer, dá. Porque a sensação é essa - que se eu largar a respiração, e parar de respirar conscientemente, o sistema autônomo não vai estar lá. Sensação de morte iminente...

Sim, com muita frequência, quase todas as noites.
Comece evitando dormir de barriga para cima ou de bruços, se já não faz isso. Tente dormir de lado.
Meus episódios sempre acontecem comigo dormindo de barriga para cima.

Depois, procure ajuda médica, como indicaram os colegas. De vez em quando é normal, mas toda noite, não!
 
Última edição por um moderador:
Quando vou dormir às vezes tenho aquela sensação de "estar caindo dentro do colchão", e acordo novamente, para então pegar no sono normalmente.

Já tive isso com erva, hoje em dia não tenho mais. Seria um tipo de vertigem ou labirintite?
 
Não... A explicação é a mesma da paralisia do sono: quando vamos dormir, o cérebro desliga as funções motoras do corpo, para que nós não nos movamos o tempo todo, enquanto sonhamos. O que acontece nesse caso, é que ainda não estamos em sono profundo, então sentimos essa hora em que o cérebro "puxa o cabo", quando momentaneamente deixamos de sentir o corpo (e a gravidade, daí a sensação de "cair").

Comigo isso sempre aconteceu enquanto sóbrio, e começou há muito tempo, quando eu ainda não tomava sequer uma aspirina. Sem relação com psicofármacos. Nunca registrei os episódios para acompanhar, mas creio que o uso de substâncias não mudou em nada os episódios.

Ainda não observei se aconteceu alguma vez depois que passei a tomar cogumelos (2014), mas acho que sim... Ocorre 1 ou 2 vezes por ano, que eu me lembre - geralmente eu durmo de novo em seguida, e depois não lembro.
 
Já tive várias vezes... Mas no caso eu apenas acordo e não consigo me mexer, não tenho alucinações.
Talvez por já ter alguma experiência com sonhos lúcidos e psicoativos (nessa ordem), e assim já saber interpretar os sentidos, sem estar necessariamente acordado.

Quando vou dormir às vezes tenho aquela sensação de "estar caindo dentro do colchão", e acordo novamente, para então pegar no sono normalmente.

Acordar e estar "preso" dentro do próprio corpo é aterrorizante, mesmo já estando acostumado. Geralmente eu acordo em seguida, pois consigo controlar a respiração (apenas), então respiro bem forte, até acordar (o corpo).

Mas que dá medo de parar de respirar e morrer, dá. Porque a sensação é essa - que se eu largar a respiração, e parar de respirar conscientemente, o sistema autônomo não vai estar lá. Sensação de morte iminente...


Comece evitando dormir de barriga para cima ou de bruços, se já não faz isso. Tente dormir de lado.
Meus episódios sempre acontecem comigo dormindo de barriga para cima.

Depois, procure ajuda médica, como indicaram os colegas. De vez em quando é normal, mas toda noite, não!
Cara, por pior que pareça, eu normalmente tenho isso quando durmo de lado :/
 
Bem, pelo menos você já sabe o que é...

É um dos sintomas de narcolepsia, junto com sonambulismo, fraqueza muscular e/ou "desmaios" de sono repentino.

Melhor procurar o médico - não o psiquiatra, vá ao clínico geral ou uma clínica especializada em distúrbios do sono.

Especialmente se além de paralisia você tiver outros distúrbios, por exemplo dificuldade em dormir em horário "normal" (acordado às 4 da manhã da segunda-feira? :D) e/ou a tendência a "pular" as noites de sono, para tentar ajustar o relógio.
 
Olá, isso se chama Catalepsia Projetiva.
Isso acontece quando seu corpo astral não está bem encaixado com o corpo físico, ou seja, é uma experiência pré ou pós projetiva, ocorre antes ou depois de uma projeção astral (popularmente conhecida como viagem astral ou "sair do corpo"). É um fenômeno totalmente natural e inofensivo.
Pode parecer assustador quando você não sabe o que está acontecendo, mas quando você entende o processo e sabe que não há perigo e isso apenas indica uma possível projeção, a sensação é incrível.

E o fato de você ver pessoas, pode ser literalmente que você esteja enxergando o lado de lá do véu, ou seja, o mundo astral.
 
Achei que era algo parecido com a minha situação, mas depois de ler, não tem nada a ver;
Às vezes quando estou começando a cochilar tenho uma espécie de alucinação, sinto que vejo uma tela de celular na minha frente e consigo ler as conversas no Whatsapp, como que por telepatia... :greyalien::D
Não estou zoando, meu cérebro cria as conversas... acho isso incrível.
 
Catalepsia. Já tive durante um período e é realmente aterrorizante mas não é letal, então tente relaxar e voar quando tiver. Vai ter uma experiência incrivel. As vezes sinto saudades.

Não estou sendo irônico.
 
Porque sente saudades, é pq não teve mais?
 
Não querer controlar. Se entregar, observar e curtir.
Isso serve para experiências com cogumelos e para todos os outros estados alterados de consciência existentes.
 
Eu tenho muito, mas muito raramente intensas visões e sensação de vastidão (como com cogumelos) acompanhado de sentimentos muito aflorados, com visões ou não, mas não sei se fico paralisado, porquel não parece uma experiência humana. No dia seguinte acordo muito bem, feliz e com a sensação de que os chapeludos e eu agora são um só. Como quando a chave e a fechadura estão sempre juntas.
 
Última edição:
Não tenho alucinações visuais, mas quase todas as noites antes de dormir tenho pensamentos muito surreais/bizarros, impossível de compreendê-los. Não é algo que penso em fazer, mas é algo espontâneo que vem junto com o sono. Não lembro exatamente quando começou porque isso já me acontece há uns bons anos. No começo eu ficava um pouco preocupado, achando que seria algum sintoma inicial de esquizofrenia, mas os cogumelos me disseram que isso é natural. Que o importante é ser um louco feliz, amar e respeitar o próximo. :D

Apesar de não compreender tais pensamentos, eles não me incomodam nenhum pouco. Como o amigos disseram acima, o truque é não tentar controlar e sim deixar fluir, deixar a mente se manifestar. Afinal, psicodelia é isso, não?!
 
Back
Top