Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Temperatura tolerável.

• Criador do tópico Criador do tópico PrMyco
  • Data de início Data de início

PrMyco

Esporo
Cadastrado
15/06/2025
20
2
25
Vejo em diversas partes pessoas afirmando que a temperatura ideal de frutificação seria por volta de 22 a 25 graus, sempre vi a temperatura como um dos principais fatores a ser observado, no entanto hoje em dia me veio a mente, temperatura é realmente algo que eu preciso me preocupar tanto?

Aqui na minha cidade está fazendo muito frio esses meses e não parece que vai esquentar tão cedo, normalmente fica por volta de 18 graus no mínimo (sim, pra mim isso é bem frio), dentro do terrário fica 20 a 21 graus.

A minha pergunta é, vcs realmente percebem diferença na frutificação dependendo da temperatura? Se sim, qual seria o mínimo tolerável que eu deveria alcançar para ter uma frutificação adequada?
Por sinal, ouvi falar que linhagens albinas tem mais sensibilidade á variações de temperatura, isso procede?

Ps: Eu sei que sou idiota por tentar cultivar no inverno. (acho que não é mt bem a estação adequada kkkkk)

Acredito que até uns 16/17 vai, abaixo disso o metabolismo fica muito lento. Acredito que de até pra frutificar, mas acredito que pode causar impactos negativos, como rendimento menor, tempo de crescimento demorado, deformações e afins. Não é besteira, temperatura de fato é algo... alguns cultivadores encerram as atividades temporariamente nesse periodo. Enfim, vai depender da sua região tbm, tem locais que o inverno fica em media de 20 graus, ai é tranquilo.

Acredito que o maior problema é a instabilidade da temperatura, o micélio deve ficar estressado com as alterações, uma hora ta 20 e poucos, ai na madrugada cai pra 11 e assim por diante. Eu notei bastante diferença nos meus cultivos desse ano, vou colocar fotos do meu cultivo atual (inverno) e o culvito anterior (outono)

Anexos

• WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.37 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.37 (1).jpeg
    165.5 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.37.jpeg
    WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.37.jpeg
    170.8 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.36 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.36 (1).jpeg
    84.2 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.36.jpeg
    WhatsApp Image 2025-06-26 at 22.44.36.jpeg
    173.5 KB · Visualizações: 4
Acredito que até uns 16/17 vai, abaixo disso o metabolismo fica muito lento.
Sobre a questão do metabolismo, eu consigo perceber que realmente tem mt diferença no crescimento entre 20 e 24 graus, meu medo é realmente isso afetar o rendimento no total sabe? mas pelo oq vc explicou, 20 graus é uma temperatura adequada e eu não vou perceber nenhum tipo de malefício em relação a morfologia e rendimento dos cogus nessa temp
Acredito que o maior problema é a instabilidade da temperatura, o micélio deve ficar estressado com as alterações, uma hora ta 20 e poucos, ai na madrugada cai pra 11 e assim por diante. Eu notei bastante diferença nos meus cultivos desse ano, vou colocar fotos do meu cultivo atual (inverno) e o culvito anterior (outono)
Isso sim, mas pelo oque consegui monitorar a temperatura na madrugada não variou nem cerca 3 graus, ent creio que não tem problema.

Sobre as fotos, a diferença é perceptível, mas creio que no final não será tão gritante assim.
Ps: Que flush lindo.

Resumindo então:

O "mínimo tolerável" antes de ter algum tipo de malefício perceptível na morfologia ou rendimento é algo em torno de 16 graus (ainda que seja possível que a frutificação ocorra normalmente em temperaturas menores, o risco desses tipos de problemas aumenta e a velocidade cai drasticamente nesse caso.)
Acima disso, pode-se considerar que o único malefício é em relação a velocidade do metabolismo (ou seja, frutificação mais acelerada).

Sendo a faixa ideal para cultivo algo em torno de 22 a 25.

Ps: Deve-se evitar variações bruscas de temperatura, a noite em especial as temperaturas despencam, podendo causar estresse e outros problemas no micélio.

O que eu percebi frutificando nos extremos de temperatura é o rendimento pequeno no frio, e a falta de potencia no calor. Tudo empírico...
Na verdade, na minha cabeça, oq vc disse faria sentido, posso estar viajando, mas no caso, pode ser q com o menor rendimento no frio, o principio ativo dos cogumelos fiquem mais concentrados. No caso, sei que os próprios corpos de frutificação produzem a maior parte da psilocibina, ou seja, o tamanho deles não influencia realmente na concentração de psilocibina por peso.

Mas, no frio ocorre uma demora maior na frutificação, podendo assim em tese, dar mais tempo para a biossintese da psilocibina ocorrer, proporcionando assim uma maior concentração do composto ativo por peso. (isso pode ocorrer por conta da biossintese utilizar varias enzimas; com a demora proporcionada pelo frio pode ser que isso dê um tempo maior para o micélio reunir enzimas e nutrientes para o corpo de frutificação.)
Seguindo a lógica, no caso do calor, eles crescem em uma velocidade maior, oq acarretaria em menos tempo para a formação de principios ativos, oq poderia explicar uma menor potência em relação a concentração do composto por peso.

Enfim, mesmo q oq eu disse faça sentido, só daria pra saber com análise hplc ou outro tipo de estudo laboratorial.

Ps: Isso tambem pode ter haver com algum fator fisiológico; no calor, temos uma maior vasodilatação que contribui para uma melhor absorção do principio ativo. No frio, inversamente, temos uma vasoconstrição, oq atrapalha a absorção.

Na verdade, na minha cabeça, oq vc disse faria sentido, posso estar viajando, mas no caso, pode ser q com o menor rendimento no frio, o principio ativo dos cogumelos fiquem mais concentrados. No caso, sei que os próprios corpos de frutificação produzem a maior parte da psilocibina, ou seja, o tamanho deles não influencia realmente na concentração de psilocibina por peso.

Mas, no frio ocorre uma demora maior na frutificação, podendo assim em tese, dar mais tempo para a biossintese da psilocibina ocorrer, proporcionando assim uma maior concentração do composto ativo por peso. (isso pode ocorrer por conta da biossintese utilizar varias enzimas; com a demora proporcionada pelo frio pode ser que isso dê um tempo maior para o micélio reunir enzimas e nutrientes para o corpo de frutificação.)
Seguindo a lógica, no caso do calor, eles crescem em uma velocidade maior, oq acarretaria em menos tempo para a formação de principios ativos, oq poderia explicar uma menor potência em relação a concentração do composto por peso.

Enfim, mesmo q oq eu disse faça sentido, só daria pra saber com análise hplc ou outro tipo de estudo laboratorial.

Ps: Isso tambem pode ter haver com algum fator fisiológico; no calor, temos uma maior vasodilatação que contribui para uma melhor absorção do principio ativo. No frio, inversamente, temos uma vasoconstrição, oq atrapalha a absorção.
Sobre o calor, eu vi em algum lugar que a psilocibina começa a degradar apartir de 30 graus, então, ainda tem esse fator para piorar... A primeira vez que cultivei no calor, tomei por volta de 35 gramas de puerto rico frescas e não tive nem visuais, fiquei até pensando que fosse imune a psilocibina kkkkkkkk semana passada tomei um g desisdratado e cara, foi lindo, trip completa com um g, visuais, nítidos e os cambal, só foi numa intensidade tranquila... A temperatura ao meu ver é o critério mais importante de todos, hoje se eu tiver que escolher entre calor e frio eu escolho frio, mas se puder ficar ali entre 22 a 26 para frutificar seria o ideal.

psilocibina começa a degradar apartir de 30 graus
Pelo meu conhecimento (não dá pra confiar mt nele) a psilocibina começa a degradar acima de 45 graus ou algo em torno disso.
Na questão de desidratação por exemplo, eu costumo utilizar aqle sistema a vento q postei no fórum esses dias, mas percebi que ele funciona MT melhor no calor, no frio ele tira cerca de 90% da umidade, mas não chega ao ponto cracker dry.
Para finalizar a desidratação eu coloco eles na minha estufa por 12 horas a 40/45 graus; isso é suficiente para a desidratação completa (logo após coloco na silica).

Acabei de frutificar um monotube na minha cidade, pegou mínima de 6°C há umas duas semanas. Colhi ele hoje. Posso dizer que no extremo frio ele se desenvolve sim, porém bem mais lento.
Daqui um ou dois dias vou colocar o diário desse cultivo aqui no Teo

Back