Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Temperatura ideal de secagem de Cogumelos

MuiLok

Artífice esporulante
Contribuidor
26/09/2006
1,705
83
Amigos, estou construindo um dispositivo de secagem de cogumelos, baseado no simples, prático e funcional "túnel de vento".

Como posso controlar a temperatura do vento, que passa pelos cogus para desidratá-los, (faço o uso do meu controlador de temperatura que utilizo no meu terrário), gostaria de saber, qual temperatura do ar é ideal para secagem dos cogumelos, sem apresentar nada ou quase nada de perda de porência.

Acredito que com túnel de vento aquecido, o tempo de secagem caia drasticamente. Não testei ainda, por isso gostaria de ter uma informação-base, depois posso fazer testes até chegar a melhores conclusões.

Logo, posto fotos do túnel q estou construindo.

Irmãos, desde já agradeço.... Paz e luz!!!!
 
A melhor opção para secagem é vento frio.

Por isso o ar frio de aparelhos de ar condicionado é ideal.

Construa o túnel, mas utilize a temperatura ambiente.

Após secar coloque os cogumelos em sílica, ficarão crocantes.


Ok Maçaranduba, tudo ok. Eu imaginei que alguns graus a mais que a temperatura ambiente, acelerasse o processo de secagem... não digo muitos graus, estava pensando tipo, uns 35 talvez??? mas se causa alguma perda na potência, tá descartado!!!!

Quanto tempo leva pra secar, ao ponto de colocar em potes com dissecante?

Bom...tenho certa dificuldade em encotrar sílica, to com uns envelopinhos aqui, daqueles que acompanham produtos, será que que quebra o galho?

Alguém já tentou secar com sal (coloca o sal grosso no forninho, aqueçe pra tirar umidade, deixa esfriar no forninho mesmo, coloca esse sal, dentro de um pote tipo aqueles de secagem...separado dos cogus, fechado hermeticamente) será que apresenta algum resultado??

vlw, obrigado aí Maurício!!!


paz e luz!!!!
 
Eu acho que tb poderia ser usado no lugar da silica biscoito de agua e sal , ele pode ser utilizado para evitar que o sal fique umido em potes de sal ,,, mas precisa ser trocado constantemente (digam a opinião de vcs sera que seria viavel ??)
 
Eu imaginei que alguns graus a mais que a temperatura ambiente, acelerasse o processo de secagem... não digo muitos graus, estava pensando tipo, uns 35 talvez??? mas se causa alguma perda na potência, tá descartado!!!!

Como deve saber o calor acelera o processo de oxidação, então quanto meno a temperatura melhor, mas sem extremos, temperatura ambiente tá legal. Desde que não esteja uns 40 graus a sombra hehe

Quanto tempo leva pra secar, ao ponto de colocar em potes com dissecante?
com 12 horas tu já vai perceber a desidratação, mas é bom deixar uma 24 horas pra secar o máximo possivel com vento e não sobrecarregar a sílica.

Bom...tenho certa dificuldade em encotrar sílica, to com uns envelopinhos aqui, daqueles que acompanham produtos, será que que quebra o galho?
Se a sílica ainda tiver poder de absorção claro que funciona do contrário não. Como não da pra medir isso, é uma maneira arriscada. Tente achar a sílica, ou um desumidificacdor, isso tem em todos supermercados.

Alguém já tentou secar com sal (coloca o sal grosso no forninho, aqueçe pra tirar umidade, deixa esfriar no forninho mesmo, coloca esse sal, dentro de um pote tipo aqueles de secagem...separado dos cogus, fechado hermeticamente) será que apresenta algum resultado??

Não lembro de alguém já ter feito dessa maneira. Mas teoricamente funciona sim, somente o sal não tem a mesma força da sílica.

Eu acho que tb poderia ser usado no lugar da silica biscoito de agua e sal , ele pode ser utilizado para evitar que o sal fique umido em potes de sal ,,, mas precisa ser trocado constantemente (digam a opinião de vcs sera que seria viavel ??)


É melhor guardar os biscoitos pra comer com uma xícara de chá.

O sal já é uma alternativa que, teoricamente, pode dar certo.
Busquem pela sílica, ou outro desumidificador.


Até mais
 
Última edição por um moderador:
OK amigos, tudo ficou claro.

Quando mencionei que talvez alguns graus a mais q temperatura ambiente, tinha esquecido completamente da parte que o Abraxas citou... que a temperatura acelera a oxidação..... sabe, é muita informação pra absorver, em pouco espaço de tempo... eu já tinha lido isso, mas esqueci. A verdade, é que li rápido... e esqueci....hehh

vlw pela luz Maurício, Abraxas e SoBoRo... vou testar o lance de secar com sal, postarei resultados....

quanto a dissecantes de supermercado... aqui tá difícil, só encontrei aqueles com essência, e esse sei que NÃO deve ser usado...

vlw pessoal, vamos ficar só no vento então.... os cogus ao vento, Muilok na brisa....hehehe

paz e luz!!!
 
olá amigos, sou novo na comunidade!

não quero abrir um tópico somente para esses perguntinhas meio que inuteis, então vou faze-las aqui mesmo... apesar do tópico ser meio antigo, mas vai que vai! hehe

fiz uma colheita neste fim de semana, cerca de uns 25 cogus, fizemos um chá com uns 15 e o que sobrou eu tinha deixado ao ar livre, em cima de um papel de pão. Acho que errei em lavalos, pois eles ficaram totalmente úmidos, estou com medo que tenha estragado eles. (o chá foi feito no sabado de noite, domingo eles ficaram na temperatura ambiente em cima do papel de pão até de noite, recolhi eles da casa de um amigo e os trouxe pra casa)

somente hoje coloquei eles em frente ao ventilador, mas o problema é que eles estao moles, ficando preto, sera q esta entrando em decomposição? vou ver se consigo salva-los deixando no ventilador, mas acho que o problemas foi lava-los e deixalos no tempo! :(

não seria uma boa deixar eles na geladeira? se começar a juntar bixos no cogu, jogo fora? estou total em duvidas, pois em algum pote com silica em gel soh posso por qndo estiverem crocantes! isto neh?

aguardo ajuda de vocês amigos, um grande abraço!

:)
 
ae rafiks eu te conheço cara!
vc nao é de bauru tb???

EUTA MUNDO PEQUENO!

entao cara faz um chá e congela que rola.
se tentar secar cogus que estao decompondo eles vao perder dtoda magica!

olá amigos, sou novo na comunidade!

não quero abrir um tópico somente para esses perguntinhas meio que inuteis, então vou faze-las aqui mesmo... apesar do tópico ser meio antigo, mas vai que vai! hehe

fiz uma colheita neste fim de semana, cerca de uns 25 cogus, fizemos um chá com uns 15 e o que sobrou eu tinha deixado ao ar livre, em cima de um papel de pão. Acho que errei em lavalos, pois eles ficaram totalmente úmidos, estou com medo que tenha estragado eles. (o chá foi feito no sabado de noite, domingo eles ficaram na temperatura ambiente em cima do papel de pão até de noite, recolhi eles da casa de um amigo e os trouxe pra casa)

somente hoje coloquei eles em frente ao ventilador, mas o problema é que eles estao moles, ficando preto, sera q esta entrando em decomposição? vou ver se consigo salva-los deixando no ventilador, mas acho que o problemas foi lava-los e deixalos no tempo! :(

não seria uma boa deixar eles na geladeira? se começar a juntar bixos no cogu, jogo fora? estou total em duvidas, pois em algum pote com silica em gel soh posso por qndo estiverem crocantes! isto neh?

aguardo ajuda de vocês amigos, um grande abraço!

:)
 
ae rafiks eu te conheço cara!
vc nao é de bauru tb???

EUTA MUNDO PEQUENO!

entao cara faz um chá e congela que rola.
se tentar secar cogus que estao decompondo eles vao perder dtoda magica!


opa Alienardo! boa tarde irmão! na paz?!
acho que tu deve estar confundindo-me com outro rafikz! haha
sou de Curitiba irmão!

muito obrigado pela dica, fiz um cha e tomei um pouco, vamos aguardar a magia dos selvagens agir! (o resto do chá congelei)

vou preparar o ambiente!

abraço

;)
 
opa Alienardo! boa tarde irmão! na paz?!
acho que tu deve estar confundindo-me com outro rafikz! haha
sou de Curitiba irmão!

muito obrigado pela dica, fiz um cha e tomei um pouco, vamos aguardar a magia dos selvagens agir! (o resto do chá congelei)

vou preparar o ambiente!

abraço

;)
ah tá bao entao.
boa sorte.
o rafikz amigo meu é outro chapeleiro maluco, cultivou cogumelos junto com o mafufi aqui do forum.
achei que ele tinha resolvido dar as caras aqui porque eu rfalo todo dia pra ele entrar.
aehuaeha
foi BEM entao.
boa sorte com os cogus ae.
 
Amigos, estou construindo um dispositivo de secagem de cogumelos, baseado no simples, prático e funcional "túnel de vento".

Como posso controlar a temperatura do vento, que passa pelos cogus para desidratá-los, (faço o uso do meu controlador de temperatura que utilizo no meu terrário), gostaria de saber, qual temperatura do ar é ideal para secagem dos cogumelos, sem apresentar nada ou quase nada de perda de porência.

Acredito que com túnel de vento aquecido, o tempo de secagem caia drasticamente. Não testei ainda, por isso gostaria de ter uma informação-base, depois posso fazer testes até chegar a melhores conclusões.

Logo, posto fotos do túnel q estou construindo.

Irmãos, desde já agradeço.... Paz e luz!!!!


Aqui tenho secado apenas com dissecante desses da marca SECAR grandes. Coloco o dissecante em saco de pão(tira toda umidade, inclusive se o pão dormir no saco, de manha tá duro igual pau) e coloco os cogus por cima da telinha do dissecante que vemcom filtro. Em 48 horas tenho cogumelos secos a ponto de esfarelar. Depois disso, vou colocá-los num ziplok ainda no saco de pão, por num pote de sorvete e mandar pra gaveta de legumes da geladeira! Deu certo e pode-se secar até 5 cogumelos grandes por dissecante. Ele dura muito tempo, tipo uns 6 meses, então cada semana eu compro 2 por R$5,50 cada um no CEASA-MG e fica tudo certo. É bem barto e dura muito e´tem sido eficiente. Vai aí minha comtribuição!
 
Gente, eu coloco os coguss em cima de um jornal e coloco em cima do guarda roupa no mesmo quarto onde fica os terrários.
O quarto TABAJARA..
ueuheueuh
Em 5 dias eles ficam CRACK CRACK , eu coloco tudo num saco ziplock, dentro de uma bolsa tb dentro do guarda roupa.

É possivel que percam a potencia por não estarem em silica gel?
 
Mais uma vez professor pardal(Sir.) inventando mais um projeto malukete seu !

Boa ..... curi a iniciativa, posta mais ai sobre isso que deve ter mais gente interessada, inclusive nós !!!

Paz e Luz !
 
Gente, eu coloco os coguss em cima de um jornal e coloco em cima do guarda roupa no mesmo quarto onde fica os terrários.
O quarto TABAJARA..
ueuheueuh
Em 5 dias eles ficam CRACK CRACK , eu coloco tudo num saco ziplock, dentro de uma bolsa tb dentro do guarda roupa.

É possivel que percam a potencia por não estarem em silica gel?

Sem dissecante e sem ventilador? Explica isso direito sussu!
 
Mais uma vez professor pardal(Sir.) inventando mais um projeto malukete seu !

Boa ..... curi a iniciativa, posta mais ai sobre isso que deve ter mais gente interessada, inclusive nós !!!

Paz e Luz !

hahaha
professor pardal foi boa!!!! seria mais certo chamar de Sir. Gambiarra:D

O Meketréfi que eu pensei em usar consistia em utilizar meu túnel de vento para secagem dos frutos, porém o ar a circular teria temperatura controlada pelo mesmo controlador do terrário. A fonte de calor seria um secador de cabelo modificado. O ar soprado nos cogus seria levemente aquecido, parametrizando para 34,35ºC.

Porém, só estou utilizando o túnel de vento com ar fresco, e depois guardo os frutos no dissecante. Estão secando perfeitamente, dá pra dispensar qualquer modificação louca como essa acima:)

paz e muita luz em suas jornadas!
 
Sem dissecante e sem ventilador? Explica isso direito sussu!


É verdade. Esse quarto onde cultivo já é abafado, ali mesmo eu deixo os coguss secarem e depois de um dia vejo que já estão duros como pedra!
Sem dissecante e sem silica gel.:rolleyes:
 
É verdade. Esse quarto onde cultivo já é abafado, ali mesmo eu deixo os coguss secarem e depois de um dia vejo que já estão duros como pedra!
Sem dissecante e sem silica gel.:rolleyes:

Vou testar isso aqui também para economizar dissecante, vou colocar no jornal um dia e depois vai pro saco de pão com dissecante de supermercado. Essa é uma opção boa e barata.
 
Vou testar isso aqui também para economizar dissecante, vou colocar no jornal um dia e depois vai pro saco de pão com dissecante de supermercado. Essa é uma opção boa e barata.

Sim, tenta aí.
Eu realmente não gasto nada..
 
A umidade relativa do ar da Suiça deve meio baixo, certo Sussu?
Quem mora no litoral não dá pra secar só em cima do jornal porque o ar é úmido e em Brasília deve dar certo fácil.
 
...para economizar dissecante...
Tá osso a coisa aí heim Calanguera!!! :p:



A umidade relativa do ar da Suiça deve meio baixo, certo Sussu?
Quem mora no litoral não dá pra secar só em cima do jornal porque o ar é úmido e em Brasília deve dar certo fácil.
Pessoal que vive no cerrado e na caatinga tem pouquíssima humidade.

Por aqui às vezes chega a 7% com temperaturas acima de 40°c.

É a mesma sensação termica de estar em um deserto. :eek:
 
Última edição por um moderador:
Back
Top