Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Túnel de vento de baixo custo

Mazateca

Primórdia
Membro Ativo
14/01/2014
134
25
Boa noite a todos. Como aqui em casa só tenho ventilador grande,decidi construir um túnel de vento para economizar energia e espaço.Segue abaixo o projeto para ajudar quem quiser hehe.

Redinhas formando dois andares :)
11004788_730451427054235_45562272_n.jpg
Tampa que abre para colocar os cogumelos.
11016534_730451390387572_447087048_n.jpg
Túnel de vento fechado pronto para ser ligado :roflmao:
11005643_730451403720904_54612532_n.jpg

Quando eu for usá-lo precisa colocar uma tampa em cima ou dá pra ligar assim?

Materiais usados:
Cooler 12cm x 12cm 220v/110v - R$ 35,00
1,5m de fio duplo 0,5mm² - R$ 3,00
Plug para tomada - R$ 3,00
Caixa de sapato(ela era maior,mas cortei pra ficar mais compacta)
Rede de verdura(achei no chão aqui na pista ao lado,em frente a uma fábrica de calçado)

Total = R$ 41,00
 
Vai precisar de uma cobertura, ou funcionar em ambiente totalmente escuro, a luz degrada substâncias psicoativas dos cogumelos.
Belo projeto, tem tudo para ser funcional :)
 
Bom projeto, barato e aparentemente funcional. Tem dado conta de secar assim?
 
em lojas agricolas tem varias diferentes vendidas por metro, barato até...;)
 
Opa! Quero ver como vai funcionar na hora de user de terrário! :)

Comecei a usar ontem! Ela é duplex. A parte de cima eu uso como incubadora(cabe muita coisa :p ),e a de baixo como terrário.

Aqui na minha região tem um clima ameno,as vezes nem preciso modificar a temperatura. Mas quando tá mais quente eu boto uma garrafa de gelo. A parte da geladeira que está sendo usada como terrário tem cerca de 250L. Uma garrafa de 500ml congelada baixa a temperatura pra 26ºC(com 1 casing e um 1 bolo no terrário).

3 prateleiras serão usadas como suporte pros bolos e casings,e a parte de baixo pra uma bacia com água e as garrafas de gelo.

Futuramente vou colocar dois coolers nela(um tirando e outro injetando ar),quando eu arrumar uma furadeira kkkk. E fitas de LED acima de cada prateleira pra iluminar os cogumelos.

Eu retirei tudo que tinha dentro da geladeira(termostato,suportes para ovo,latas,etc,gaveta de verduras...
 
Estou a pensar construir uma deste género. Será boa ideia colocar um pouco de silica gel no fundo para ajudar a absorver humidade?
Depois de 1 dia ou 2 no tunel de vento planeio colocá-los a secar num recipiente com silica portanto não sei se será eficaz usar também antes no túnel de vento.
 
Estou a pensar construir uma deste género. Será boa ideia colocar um pouco de silica gel no fundo para ajudar a absorver humidade?
Depois de 1 dia ou 2 no tunel de vento planeio colocá-los a secar num recipiente com silica portanto não sei se será eficaz usar também antes no túnel de vento.
Primeiramente, eu acho que ventiladores funcionam muito bem, secam muito rápido. Sobre o túnel, não tem necessidade de colocar sílica ali, se a sílica ficar exposta a um ambiente que não seja completamente vedado ela vai saturar muito rápido.
 
Estou a pensar construir uma deste género. Será boa ideia colocar um pouco de silica gel no fundo para ajudar a umidade?

Se refere-se a geladeiras pra incubação ou terrário, já fiz isso porque tenho alguns quilos de sílica gel e queria evitar excesso de umidade la dentro por questão de assepcia. A geladeira caiu pra 10% de umidade, mas isso não ajudava em nada. O uso de sílica gel não tem utilidade na colonização, tampouco na frutificação. Até onde sei, em cultivos, sílica gel só serve para as etapas de secagem de cogumelos e de conservação destes e de carimbos.

No fim, parei de desumidificar a geladeira que, além de não trazer benefício, ainda me dava o trabalho de botar no forno as sílicas toda semana.
 
Back
Top