Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Túnel de Vento - Construção

adorei esse túnel de vento......

Apesar de apreciar mais os frescos, pretendo secar alguns exemplares para experimentar novos horizontes.....

Vlw pelo trabalho exposto !!!!
 
Esse ai ja ta impresso..hehehe
Qnd meu cultivo começar a andar..eu ja providencio o meu =]

Belo post..

Abrazzz
 
E por onde entra o ar?
O princípio do ventilador funciona assim: entra ar -> |ventilador| -> sai ar
Tanto que se você colocar um cooler sobre a mesa vai ver que o fluxo de ar cai mais de 90% porque ele acaba simplesmente movimentando o ar acima das pás.
Seria mais eficiente se os cogumelos fossem dentro do tubo e o tubo ficasse virado de lado para que o ar pudesse ser sugado e jogado nos cogumelos.

Por exemplo, meu secador funciona com um cooler de 12V de computador que gira a quase 4000rpm. A quantidade de vento que ele desloca quando ambas as faces estão livres é suficiente para secar um bom tanto de cogumelos em menos de 48hs, e o consumo de energia é mínimo.
 
Verdad..eu tinha reparado isso tbm..
Mas se suspender o tunel de vento, ou deixar em cima de um buraco na mesa tbm funciona melhor não?
 
Olá pessoal

Shroower, reparou bem meu amigo!!!

O aparato todo fica em pé mesmo, da maneira que utilizo, fica um vão livre na parte inferior, entre o cooler e a mesa onde fica o túnel de vento.

O apoio dele (tabajara) são 2 caixinhas de pó de concha.

em 48 horas de uso, os cogus ficam quase que totalmente secos, e são acondicionados no dissecante, onde atingem o ponto cracken dry.

Tem funcionado perfeitamente:)

abraço meu nobre colega cultivador!!!:pos:
 
E eles ficam com essa poeirinha do cooler? Será ela que faz bater?

indisp.png
 
eu tbm fiz um so q com um cano de 100 mm , eim uma pergunta o cabo de energia vai aoonde na placa mae mesmo??

ahh fio paralelo ,pra fazer esse ligaçao entre fios é mto complicado?
 
Última edição por um moderador:
Fala camarada

Tudo vai depender do tipo de cooler que você vai utilizar no seu túnel de vento.

Se for um cooler de PC, vai ser necessário uma fonte de energia, para tanto é bom verificar qual a voltagem de funcionamento do seu cooler.

O cooler que utilizei funciona diretamente em 220V, por isso a ligação é com fio paralelo (fase + neutro).

Geralmente, coolers menores são alimentados em outra tensão, por isso necessitam de uma fonte para funcionar.

Qualquer dúvida, verifique os dados do seu cooler, volte a escrever aqui.

sucesso na empreitada!:pos:
 
hey muilok esseteu cooler é enorme hehee
tou usando um cooler de Pc 12V 0,14A so que ele ta conectado a uma placa mae ,tou usando um pc velho q tem aqui em casa .
Pensei que vc tivesse criado um adaptador pra poder ligar o cooler diretamente na tomada , construi ontem so q meu tunel ta muito grande comprei 1mt de cano cortei fora uns 30 cm ainda ta com 70 cm acho q vou cortar mais uns 30cm ,ele funciona mas nao é aquela coisa deixo os cogus umas 30 a 48 hr e eles perdem a humidade mas nao chegam a ficar secos de chegar a quebrar tipo Cracken-dry , ae enquanto nao chega minha silica vou deixando atras da geladeira , la nao muda nada porque raramente ta quente mas deixo la pra mante-los sem humidade
onde vc comprou esse cooler ae? ele é do que?

Valeu por responder as duvidas ;)
 
Então amigo, você pode sim continuar utilizando esse túnel que vc criou, sem problema algum. E, se quiser pode adquirir uma fonte de 12V, para alimentar ele sem precisar estar com o pc ligado. Essa fonte pode ser pequena, existe um modelo no camelô que é regulavel, se não engano vai de 3V até 12V. Já que a corrente é pouca (0,14A), você não vai ter problemas em encontrar.

O cooler que eu utilizei é muito usado em refrigeração de quadros de comando de máquinas, e em outras aplicações onde se exige circulação de ar e refrigeração. O tamanho dele é 150 x 150mm, e é ligado diretamente em 220 ou 110V.

Não há problema algum com o seu tubo de 100mm, mas se quiser ter mais espaço para colocar frutos, você pode comprar um pote com tampa no 1,99 e fazer como eu.

E, os cogumelos não ficarão no ponto craken-dry somente com o túnel de vento, ele serve somente para secar a maior quantidade possível de líquido nos frutos. Para desidratar totalmente, é necessário o uso de sílica ou dissecante.

E, se quiser adquirir um cooler mais potente, procure em casas de eletrônica e material elétrico, vai custar uns 40 pilas.

paz e muita luz!
 
ah entao explicado , acho q vou ir atras de uma fonte mesmo entao ,ia facilitar mto o manuseio o espaço , trasporte etc..
qto ao cooler acoplei mais um um pouco menor , junto com o de 80mm acho teve um aumento de uns 30% na qtd de vento
vlw ae e mta luz no teu caminho!!
 
Salve rapaziada!
Onde eu encontro dissecante ou mesmo a sílica...???
 
Muilok! quanto que ta saindo um cooler desses aí que você tem 150x150 110/220VAc?
 
Lá vai o meu.
Cooler de fonte de PC. 12v
Fonte conversora do paraguai.
Caixa de sapato.
Cola, tesoura.

Seguem fotos:
indisp.png
 
eu não gosto de caixa de sapato
da pra fazer com uma embalagem de batatas pringles
o resto é igual, cooler, transformador... fica mais portatil e eficiente
afinal o diametro é menor e o vento passa por todos os cogus, diferente da caixa
 
Já usei um tubo desses, mas uma caixa com tampa é melhor: a tampa facilita o acondicionamento dos cogs dentro da caixa e como sua base é plana, a caixa fica bem estável, impedindo qqer movimento que faça os cogs se amontoarem uns sobre os outros. Já enchi essa caixinha e eles secaram muito bem.
 
So pra completar o post:

Para fazer a adaptação do cooler direto na tomada, corte o conector do cabo da fonte e conecte os fios do cooler nos fios da fonte. Fique atento a polaridade. Em alguns coolers, quando a polaridade está invertida, o ventilador não irá girar.

Mas é muito fácil identificar a polaridade:
- Na fonte: O fio positivo, tem uma faixinha branca ao longo do cabo.
- No cooler: Fio preto é o negativo e vermelho o positivo.

Não se esqueça de isolar ambos os fios emendados com fita isolante ou termo-retrátil, para evitar curto-circuito.

Segue um esboço para facilitar o entendimento:
View attachment 25279

E se você não quiser cortar o cabo você pode fazer encostando a ponta do cabo preto no lado de fora(negativo) e a ponta do cabo vermelho do lado de dentro(positivo):
View attachment 25280

Valeu.


Fonte: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=62274&postdays=0&postorder=asc&start=10

 

Anexos

  • tipo 2 cooler ADAPT.gif
    tipo 2 cooler ADAPT.gif
    11.3 KB · Visualizações: 326
  • tipo 1cooler ADAPT.jpg
    tipo 1cooler ADAPT.jpg
    6.7 KB · Visualizações: 42
irado e simples, parabens, eu tbem fiz um,um pouco difrente, mas com o mesmo principio,porem fiz com sistema de ar quente, usei cooler de computador,carregador de celular 5,6volts para o cooler, lâmpada de 40w,lâminas de aluminio e madeira,na verde fiz uma mini desidratadora,bem simples de fazer tbem,porem um pouco mais demorado de se fazer, assim q eu aprender a postar,coloco as fotos no forum ensinando passo a passo.
 
Back
Top