Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnicas para agitar culturas em grãos sem risco.

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Gostaria de compartilhar uma tecnica desenvolvida após a perda de vários potes com milho devido a brutalidade na hora de agitar os graos.

1- nunca encha mais que 50% do volume total do recipiente com graos.
2- utilize uma colher de vermiculita SECA misturada aos graos
3- sempre seque com papel toalha ou pano de prato limpo os graos antes de mandar para PP
4- só faça a primeira mistura dos graos 5 dias após a inoculaçao, para descartar a possibilidade de algum contaminante oculto ser espalhado por todos os graos.
5- para agitar os graos: deite o recipiente em cima de uma mesa plana e GIRE-o duas eu tres voltas para frente e para trás, com delicadesa sempre
evitando dar PANCADAS nos potes.

observaçoes.
Isto deve ajudar quem tem dificuldade com eles:

graos mais secos colonizam 50% mais rapido que graos muito umidos.

o ponto certo é quando você olhar os graos e eles parecerem ter um aspecto SECO.

Utilizar seringas com micelios vivos também ajuda na velocidade do processo.
Jarros inoculados a partir de cultura liquida podem ser agitados com 2 dias após inoculaçao.
eles devem colonizar no maximo em 5 - 7 dias.
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

100% de colonizaçao kliphos.
após esse periodo o micelio já cobriu os graos o suficiente pra servir de SPAWN pra qualquer outra tecnica ou como simples substrato de para montagem de casing.
pra bullk espere 10 dias invariavelmente, pois o micelio precisa selar bem os graos antes de ser misturado com outro tipo de substrato nutritivo.
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

1- nunca encha mais que 50% do volume total do recipiente com graos.

Não sabia disso ,,, acho que não pesquisei o suficiente antes de começar meu cultivo ,,, vlwzão boca pela colaboração ,,, isso evitara que descuidados como eu façam atrocidades em seus cultivos !!
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

graos mais secos colonizam 50% mais rapido que graos muito umidos.

o ponto certo é quando você olhar os graos e eles parecerem ter um aspecto SECO.

Boca ! não entendi mto bem esse seu "...parecerem ter um aspecto SECO." :eek:
os grãos não vão estar de molho ? com aspecto seco... humm...

Crazy !! :D

boas dicass !! Um dia irei usá-las...

Abraços !
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

3- sempre seque com papel toalha ou pano de prato limpo os graos antes de mandar para PP
 
O que acontece se eu agitar meu potão de sementes com força?

Eu tenho três potes, daqueles de doce de leite, de uns 600ml, com uns 70% cheio de sementes, inoculei a uns dois dias, agitei bem logo quando inoculei, para fazer os esporos se espalharem pela maior quantidade possível de sementes.
Não sei por que eu não posso agitar bem os potes depois que o micélio começar a se desenvolver, nem por que preciso fazer isso com delicadeza, pode explicar?
 
Última edição por um moderador:
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

Valeu pelas dicas!!!
Mas agora acho que já fiz milk shake de micélio!!rsrsrs
Virei e revirei o pote com quatro dias de inoculação!!!!
Valeu nos proximos eu serei mais carinhosos!!!
abraço:pos:
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

Valeu pelas dicas!!!
Mas agora acho que já fiz milk shake de micélio!!rsrsrs
Virei e revirei o pote com quatro dias de inoculação!!!!
Valeu nos proximos eu serei mais carinhosos!!!
abraço:pos:
o processo serve somente pra ACELERAR a colonizaçao, e nao precisa ser obrigatoriamente seguido. :)
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

o processo serve somente pra ACELERAR a colonizaçao, e nao precisa ser obrigatoriamente seguido.

Realmente!!! em quatro dias de inoculação o micélio tomou conta do fundo mas estava com a aparencia rala......eu sacudi acho que um pouco demais e agora já estou no 15º dia e os pedacinhos separados estão estagnados sem crescimento!!!! da proxima vez serei mais carinhoso!!!!
Valeu:pos:
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

Eu tenho três potes, daqueles de doce de leite, de uns 600ml, com uns 70% cheio de sementes, inoculei a uns dois dias, agitei bem logo quando inoculei, para fazer os esporos se espalharem pela maior quantidade possível de sementes.
Não sei por que eu não posso agitar bem os potes depois que o micélio começar a se desenvolver, nem por que preciso fazer isso com delicadeza, pode explicar?
o micelio precisa concentrar suas forças em COLONIUZAÇAO e multiplicaçao, nao para se recuperar de choques mecanicos, que nao sao naturais em seu meio habitat natural.
nao gosto de agitar o pote após a inoculaçao de multi esporos pra MINIMIZAR os cruzamentos entre subs-strains e evitar que se formem varias novas sub strains diferentes.
isolamento = maior inteligencia na colonizaçao.
O micelio "sente" o pote todo como um só indivíduo, inves de travar lutas contra sub-strains em cada grao isolado.
tendo essa similaridade de sub-strain ele nao perde tempo com lutas ou se recuperando de choques, e coloniza os copos muito mais rapidamente.
:)

exemplo de inoculaçao/agito desnecessario que gera atraso:
Realmente!!! em quatro dias de inoculação o micélio tomou conta do fundo mas estava com a aparencia rala......eu sacudi acho que um pouco demais e agora já estou no 15º dia e os pedacinhos separados estão estagnados sem crescimento!!!! da proxima vez serei mais carinhoso!!!!
Valeu:)
.
particularmente eu sempre me ferrei com graos, e fui refinando minah tecnica até obter resultados mais favoraveis, mas o que funciona aqui pra mim pode se tornar trabalhoso ou nao funcionar ae .
sao meras observaçoes sem conotaçao alguma cientifica.:)
 
Tecnicas para agitar culturas em grãos sem risco.

Eu recentemente fiz três potões de sementes, usei racão para canário e gostaria de compartilhar meus pensamentos na hora de fazer tudo. Acredito que possa ser bem útil, assim poderemos unir o que há de melhor.

Usei racão para canário pois como as sementes são bem pequenas eu consigo fazer com que o micélio fique bem espalhado por todo o substrato, assim eu acredito que acaba colonizando mais rápido. A variedade de sementes também possui uma quantidade bem grande de nutrientes que o micélio precisa.
Eu deixei as sementes de molho por umas 35 horas, e apesar de eu acreditar que as sementes possuem uma quantidade grande de nutrientes, coloquei cremogema e café e corrigi o ph usando carbonato de cálcio.
Usei a mesma água onde as sementes ficaram para fervê-las, deixei ferver por uns 15 minutos, percebi que as sementes incharam bastante nessa hora, elas absorveram muita água, consequentemente café, carbonato e nutrientes do cremogema.
Deixei as sementes escorrendo um bocado de tempo numa peneira grandona, acho que devo ter deixado por uns 30 minutos, elas ficaram bem secas por fora.
Depois disso eu cometi um erro, coloquei as sementes nos potes para esterelizar, mas esqueci de lavar bem as sementes antes (antes de escorrer, né, hehehe), percebi que algumas ficaram meio grudentas e isso certamente vai atrapalhar um bocado para o micélio se desenvolver.
Esterelizei na panela de pressão por uma hora, depois de esfriar inoculei, com muita assepsia, aqui eu vi que faco algo bem diferente de você, eu agitei bem as sementes para os esporos se espalharem o máximo possível por todo o pote, assim houve muitos pontos de germinacao. Um dos potes tem tantos pontos de germinacao que acho que será besteira eu agitar ele quando o micélio estiver bem estabelecido, acho que isso mais atrasaria do que ajudaria na colonizacão.
Outros ficaram com pontos de germinacao apenas na parte de cima, esses eu agitarei em breve.
Eu gosto da idéia de socar bem o pote, fazer as sementes colonizadas se soltarem e se espalharem por todo o pote, assim eu tenho micélio sadio crescendo em vários pontos do pote.
Acho ruim a idéia de tirar sementes supostamente sadias de potes contaminados, isso parece perigoso e muito sujo, se é necessário ter micélio sadio, é melhor fazer clonagem ou culturas líquidas, culturas líquidas em potes de sementes colonizam em poucos dias (fonte: Shroower).
Mas essa técnica de aproveitar micélio sadio de potes contaminados é aceitável caso seja necessário salvar uma strain por exemplo, já pensou usar o último print daquela strain preferida e do nada o pote contaminar?! Aí vale muita coisa :)
Mais uma coisa diferente, nossa, realmente pensamos diferente, eu costumo acho que encher apenas 50% do pote é um desperdício de espaco, dá para agitar sem problemas potes com 75% cheio de sementes. Eu fiz uns testes usando arroz e uma camada de sementes escuras na parte de cima, aí eu agitava e via como se espalhava e tal, testei algumas configuracoes, a configuracao que pareceu ser mais fácil de agitar sem desperdicar espacos pareceu ser a do pote estar 75% cheio. Faca uns testes :)
Meus potes pareceram meio úmidos no fundo, das próximas vezes eu vou misturar um pouco de vermiculita.

Comentem aí e me ajudem a melhorar. :pos:
 
Tecnicas para agitar culturas em grãos sem risco.

Usei racão para canário pois como as sementes são bem pequenas eu consigo fazer com que o micélio fique bem espalhado por todo o substrato, assim eu acredito que acaba colonizando mais rápido. A variedade de sementes também possui uma quantidade bem grande de nutrientes que o micélio precisa.
Em testes com a adiçao de WBS em bolos PF deu resultados inferiores a adiçao de cremogema.
A cremogema ganha deles pois deixa os nutrientes espalhados pelas superficies dos graos.



Eu deixei as sementes de molho por umas 35 horas, e apesar de eu acreditar que as sementes possuem uma quantidade grande de nutrientes, coloquei cremogema e café e corrigi o ph usando carbonato de cálcio.
exatamente o mesmo procedimento que usamos aqui no laboratorio.

Usei a mesma água onde as sementes ficaram para fervê-las, deixei ferver por uns 15 minutos, percebi que as sementes incharam bastante nessa hora, elas absorveram muita água, consequentemente café, carbonato e nutrientes do cremogema.

nao ferva mais que 10 minutos, é suficiente.

Deixei as sementes escorrendo um bocado de tempo numa peneira grandona, acho que devo ter deixado por uns 30 minutos, elas ficaram bem secas por fora.

ao invez de escorrer a gente SECA MESMO com pano de prato ou papel toalha, retirando o excesso de agua.

Depois disso eu cometi um erro, coloquei as sementes nos potes para esterelizar, mas esqueci de lavar bem as sementes antes (antes de escorrer, né, hehehe), percebi que algumas ficaram meio grudentas e isso certamente vai atrapalhar um bocado para o micélio se desenvolver.

Lave antes e depois de ferver. a agua gelada ajuda os graos(milho) a ficarem mais limpos por fora, sem baba.

Esterelizei na panela de pressão por uma hora, depois de esfriar inoculei, com muita assepsia, aqui eu vi que faco algo bem diferente de você, eu agitei bem as sementes para os esporos se espalharem o máximo possível por todo o pote, assim houve muitos pontos de germinacao.
muitos pontos = muita variaçao genetica = muito "lixo" algodoado e pouco micelio rizomorfico.
Trabalhe com isolamentos


Um dos potes tem tantos pontos de germinacao que acho que será besteira eu agitar ele quando o micélio estiver bem estabelecido, acho que isso mais atrasaria do que ajudaria na colonizacão.

O objetivo do trabalho com graos é obter substrato solto, facilmente "caseável". a formação de "clusters" entre os graos nao é desejada.


Outros ficaram com pontos de germinacao apenas na parte de cima, esses eu agitarei em breve.
Eu gosto da idéia de socar bem o pote, fazer as sementes colonizadas se soltarem e se espalharem por todo o pote, assim eu tenho micélio sadio crescendo em vários pontos do pote.

socar o pote? compra um saco de areia.
CARINHO E ASSEPSSIA SAO OS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR PSILOCIBEC.


Acho ruim a idéia de tirar sementes supostamente sadias de potes contaminados, isso parece perigoso e muito sujo, se é necessário ter micélio sadio, é melhor fazer clonagem ou culturas líquidas, culturas líquidas em potes de sementes colonizam em poucos dias (fonte: Shroower).
Mas essa técnica de aproveitar micélio sadio de potes contaminados é aceitável caso seja necessário salvar uma strain por exemplo, já pensou usar o último print daquela strain preferida e do nada o pote contaminar?! Aí vale muita coisa :)

sou da mesma opiniao que voces (oxe! pelo menos uma!)


Mais uma coisa diferente, nossa, realmente pensamos diferente, eu costumo acho que encher apenas 50% do pote é um desperdício de espaco, dá para agitar sem problemas potes com 75% cheio de sementes. Eu fiz uns testes usando arroz e uma camada de sementes escuras na parte de cima, aí eu agitava e via como se espalhava e tal, testei algumas configuracoes, a configuracao que pareceu ser mais fácil de agitar sem desperdicar espacos pareceu ser a do pote estar 75% cheio. Faca uns testes :)
Eu também utilizo 75% em meus cultivos normais :).
só utilizo as tecnicas,e receitas padrão quando estou lidando com raças novas ou no caso que voc~e citou la em cima, quando preciso salvar o unico print de uma especie que nao tenho mais.
Eu procuro desenvolver tecnicas que facilitem a vida dos INICIANTES.
se eles utilizam tecnicas padronizadas, fica facil remediar problemas padronizados.

Meus potes pareceram meio úmidos no fundo, das próximas vezes eu vou misturar um pouco de vermiculita.

umidade = perigo de wetspot. só parei de perder potes com milho e trigo quando encontrei esse "ponto seco" que passo na receita contida no "abre" do topico.

Comentem aí e me ajudem a melhorar. :)

poxa infected tpá tudo legal tudo certinho. suas suposiçoes sao corretas em sua maioria, porém convém se basear um pouco mais em genetica.

Veja esse topico criado por um dos MAIORES micologos daqui do forum :
Apostando na genética

:)
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

Desculpe se estou postando no lugar errado, mas no momento aqui parece o lugar ideal para eu falar disso.

Como eu disse eu inoculei três potes de sementes, falei que tinham surgido vários pontos de micélio, porém, algo muito ruim aconteceu ou está acontecendo.
Vou falar os fatos na ordem em que aconteceram e espero que vocês possam me ajudar.
A umas duas semanas eu inoculei os potes, demorou uns 5 dias para aparecer algum ponto de germinacao, vi que eram pontos bem pequenos e branquinhos, deixei mais uns dias e eles creceram, mas cresceram muito pouco, o maior tinha 1/2 cm de diâmetro e mesmo passando uns quator dias quase nada mudou, ou nada mudou, tenho quase certeza que o micélio parou de se desenvolver.
Depois precisei transportar os potes, preparei algo para que eles pudessem ficar dentro da minha mochila sem quebrar e peguei um ônibus, os potes foram violentamente massacrados pelo transporte público de São Paulo e desde lá os pontos de germinacao sumiram, ficando apenas uns que comecaram em partes onde as sementes parecem estar grudadas nas laterais dos potes, as outras muito provavelmente foram parar no meio do potes.
Acredito que já existia algo atrapalhando o desenvolvimento do micélio, não sei se as sementes ficaram muito ácidas ou básicas, ou se precisavam de oxigênio, pois eu tampei o furo que usei na inoculacao com fita isolante.
Também não vi nada de estranho dentro dos potes, não consegui ver nada que parecesse contaminacão.

O que acham, meus potes estão perdidos? Devo esperar mais uns dias? Fogo tudo fora antes que eles virem uma bomba química? :D

Bem, até mais.
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

depoisde 10 dias sem colonizaçao (especialmente em graos) as bacterias e outros fungos/bacilos tomam conta do subsstato, modificando suas propriedades quimicas e impedindo a colonizaçao.
melhor jogar fora sem dó e nao perder tempo.
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

O saco é que foram três potes de uma única vez, preciso descobrir o que eu fiz de errado.

Um deles eu vou jogar fora sem abrir memso, pois percebi uma rachadura no vidro (limpei a área com lysol e meti uma fita isolante), os outros dois potões parecem estar em perfeito estado, mas, é seguro abrir os potes para jogar as sementes fora?
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

tenta nao "socar" o pote nem misturar logo após a inoculaçao da proxima vez :)
auwheuhawueuawheuawhuaehe
acontece cara... eu perdi hm... uns 12 potes com milho antes dde acertar o ponto.
to apanhando pra caramba agora com trigogema....
nao acerto o ponto.. assim q eu acertar eu vou colocar uma nova receita ...:mad:
 
Tecbnicas para agitarculturas em grãos sem risco.

Eu, particularmente gostei do milho como substrato. Agora estou testando uma fórmula básica mas melhorada do cultivo de psilo cubensi que é FAI, alpiste e vermiculita. Vamos ver no que dá. Quanto a clonagem, acho melhor desenvolver micélio em culturas líquidas, ainda tenho medo de inocular grãos. Para isso tem que ter um ambiente bem esterelizado.
 
A técnica para agitar é feita somente com grãos, ou é indicado também para substratos como arroz e pó de coco? Tenho um copo que está 50% colonizado.
 
Back
Top