Usei racão para canário pois como as sementes são bem pequenas eu consigo fazer com que o
micélio fique bem espalhado por todo o substrato, assim eu acredito que acaba colonizando mais rápido. A variedade de sementes também possui uma quantidade bem grande de nutrientes que o micélio precisa.
Em testes com a adiçao de WBS em bolos PF deu resultados inferiores a adiçao de cremogema.
A cremogema ganha deles pois deixa os nutrientes espalhados pelas superficies dos graos.
Eu deixei as sementes de molho por umas 35 horas, e apesar de eu acreditar que as sementes possuem uma quantidade grande de nutrientes, coloquei cremogema e café e corrigi o ph usando carbonato de cálcio.
exatamente o mesmo procedimento que usamos aqui no laboratorio.
Usei a mesma água onde as sementes ficaram para fervê-las, deixei ferver por uns 15 minutos, percebi que as sementes incharam bastante nessa hora, elas absorveram muita água, consequentemente café, carbonato e nutrientes do cremogema.
nao ferva mais que 10 minutos, é suficiente.
Deixei as sementes escorrendo um bocado de tempo numa peneira grandona, acho que devo ter deixado por uns 30 minutos, elas ficaram bem secas por fora.
ao invez de escorrer a gente SECA MESMO com pano de prato ou papel toalha, retirando o excesso de agua.
Depois disso eu cometi um erro, coloquei as sementes nos potes para esterelizar, mas esqueci de lavar bem as sementes antes (antes de escorrer, né, hehehe), percebi que algumas ficaram meio grudentas e isso certamente vai atrapalhar um bocado para o micélio se desenvolver.
Lave antes e depois de ferver. a agua gelada ajuda os graos(milho) a ficarem mais limpos por fora, sem baba.
Esterelizei na panela de pressão por uma hora, depois de esfriar inoculei, com muita assepsia, aqui eu vi que faco algo bem diferente de você, eu agitei bem as sementes para os
esporos se espalharem o máximo possível por todo o pote, assim houve muitos pontos de germinacao.
muitos pontos = muita variaçao genetica = muito "lixo" algodoado e pouco micelio rizomorfico.
Trabalhe com isolamentos
Um dos potes tem tantos pontos de germinacao que acho que será besteira eu agitar ele quando o micélio estiver bem estabelecido, acho que isso mais atrasaria do que ajudaria na colonizacão.
O objetivo do trabalho com graos é obter substrato solto, facilmente "caseável". a formação de "clusters" entre os graos nao é desejada.
Outros ficaram com pontos de germinacao apenas na parte de cima, esses eu agitarei em breve.
Eu gosto da idéia de socar bem o pote, fazer as sementes colonizadas se soltarem e se espalharem por todo o pote, assim eu tenho micélio sadio crescendo em vários pontos do pote.
socar o pote? compra um saco de areia.
CARINHO E ASSEPSSIA SAO OS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR PSILOCIBEC.
Acho ruim a idéia de tirar sementes supostamente sadias de potes contaminados, isso parece perigoso e muito sujo, se é necessário ter micélio sadio, é melhor fazer clonagem ou culturas líquidas, culturas líquidas em potes de sementes colonizam em poucos dias (fonte: Shroower).
Mas essa técnica de aproveitar micélio sadio de potes contaminados é aceitável caso seja necessário salvar uma
strain por exemplo, já pensou usar o último print daquela
strain preferida e do nada o pote contaminar?! Aí vale muita coisa
sou da mesma opiniao que voces (oxe! pelo menos uma!)
Mais uma coisa diferente, nossa, realmente pensamos diferente, eu costumo acho que encher apenas 50% do pote é um desperdício de espaco, dá para agitar sem problemas potes com 75% cheio de sementes. Eu fiz uns testes usando arroz e uma camada de sementes escuras na parte de cima, aí eu agitava e via como se espalhava e tal, testei algumas configuracoes, a configuracao que pareceu ser mais fácil de agitar sem desperdicar espacos pareceu ser a do pote estar 75% cheio. Faca uns testes
Eu também utilizo 75% em meus cultivos normais .
só utilizo as tecnicas,e receitas padrão quando estou lidando com raças novas ou no caso que voc~e citou la em cima, quando preciso salvar o unico print de uma especie que nao tenho mais.
Eu procuro desenvolver tecnicas que facilitem a vida dos INICIANTES.
se eles utilizam tecnicas padronizadas, fica facil remediar problemas padronizados.
Meus potes pareceram meio úmidos no fundo, das próximas vezes eu vou misturar um pouco de
vermiculita.
umidade = perigo de wetspot. só parei de perder potes com milho e trigo quando encontrei esse "ponto seco" que passo na receita contida no "abre" do topico.
Comentem aí e me ajudem a melhorar.