Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Técnica de Clonagem em Papelão

O papelão?
Se sim, coloque ele nos grãos. Se quiser colocar em um "copo PF" tem que estar fresquinho o substrato. Mas o melhor mesmo é repousar o papelão direto no milho ou centeio, não sei qual grão se tá usando.Depois de colonizar tudo o teu substrato ai sim você pode fazer um casing ou o que preferir.
.
Sim é o papelão,pretendo colocar em um pote de milho,o tamanha da cultura a depositar no pote pode ser um quadradinho 1cmx1cm?ou menor?ou deposita o papelão inteiro?
 
Sim é o papelão,pretendo colocar em um pote de milho,o tamanha da cultura a depositar no pote pode ser um quadradinho 1cmx1cm?ou menor?ou deposita o papelão inteiro?
Se tiver só um vidro com milho, coloque tudo lá dentro.
Mas se tiver mais vidros, pode ir dividindo, o micélio se recupera.
.
 
Revivendo o post aqui... Tenho uma cultura líquida que fiz recentemente, já tá com micélio formado. Se eu pegar um pouco dessa cl e colocar no papelão pra ir isolando a parte mais rizomorfica da certo?
 
Revivendo o post aqui... Tenho uma cultura líquida que fiz recentemente, já tá com micélio formado. Se eu pegar um pouco dessa cl e colocar no papelão pra ir isolando a parte mais rizomorfica da certo?

Sim, teoricamente funciona. Tenha atenção para colocar uma quantidade bem pequena (bem pequena mesmo) no papelão.
.
 
Segui esta técnica como base...

20160512_230543.jpg

Invés de usar micro-ondas esterilize na PP 4 frascos com papelão 10 minutos, usei glovebox para as transferências. Usei pedaço de bolo recém dunkeado... Pinça de depilar esterilizada junto aos frascos e passei na solução 10% de agua oxigenada.

Assepsia da glovebox com agua sanitária 10 % antes de fechar. Uma vez as mãos dentro álcool 70 % aguardo 5 minutos e outra borrifada de álcool 70 antes de começar. Trabalhei o mais rápido possível ao abrir e fechar a tampa.
 
Última edição por um moderador:
Essa técnica do papelão funciona também com cogumelos secos?
 
Usei esta técnica com cogumelos de mercado, Shimeji, e funcionou perfeitamente! Eles colonizam tudo! Obrigado!

Já que com esporo não funciona por falta de fonte energética, será que colocando água com Dextrose funciona?
 
Usei esta técnica com cogumelos de mercado, Shimeji, e funcionou perfeitamente! Eles colonizam tudo! Obrigado!

Já que com esporo não funciona por falta de fonte energética, será que colocando água com Dextrose funciona?

Funciona sim. Você pega o papelão, escreve nele CL e cola na parte de fora do pote de cultura líquida que você fez com água esterilizada, dextrose e esporos. :)
 
Funciona sim. Você pega o papelão, escreve nele CL e cola na parte de fora do pote de cultura líquida que você fez com água esterilizada, dextrose e esporos. :)
images-9.jpg
Isso foi uma piada, certo? Vou dar um desconto por causa do seu horário de resposta hahahaha
 
O objetivo de usar papelão é que ele favorece o desenvolvimento do micelio de alguns cogumelos e é resistente a muitos tipos de contaminação. O fato de esporos não germinaram no papelão é algo positivo. Se você colocar dextrose acaba com o motivo inicial de usar papelão. Por isso se você quer germinar esporos uma cultura líquida seria melhor, ou melhor ainda trabalho com agar seguindo os devidos procedimentos para garantir assepcia.
 
O objetivo de usar papelão é que ele favorece o desenvolvimento do micelio de alguns cogumelos e é resistente a muitos tipos de contaminação. O fato de esporos não germinaram no papelão é algo positivo. Se você colocar dextrose acaba com o motivo inicial de usar papelão. Por isso se você quer germinar esporos uma cultura líquida seria melhor, ou melhor ainda trabalho com agar seguindo os devidos procedimentos para garantir assepcia.
Queria um troféu pra lhe dar agora...
 
Não preciso usar água no papelão quando o pedaço do cogumelo estiver nele? Não consegui achar essa dúvida no fórum
 
Não preciso usar água no papelão quando o pedaço do cogumelo estiver nele? Não consegui achar essa dúvida no fórum

Em um local previamente limpo, pegue o cogumelo escolhido. Após fazer um corte transversal, remova um pequeno pedaço do centro próximo a base e deixe submerso em uma solução de água oxigenada 3% e água destilada, 10 ml/90 ml durante alguns segundos e passe rapidamente para o centro do papelão, feche novamente o pote, vedado, e guarde em local escuro em temperatura de incubação.
 
Eae galera

Bom eu estou com um cubensis fresquinho e queria clona-lo. Já estou com tudo esterilizado e preparado. Li que devo retirar um pedaço da BASE do cogumelo e até vi uma foto mas estou com dúvida alguém pode por favor me ajudar. O que seria essa “base”??
 
Última edição por um moderador:
De 0 a 10 qual é a relevância de banhar na água oxigenada?
Tenho medo de nessa exposição bater algum endósporo.
 
To fazendo uns experimentos com o papelão. Eu posso manter o papelão junto no mesmo terrário dos bolos que estão frutificando?
 
To fazendo uns experimentos com o papelão. Eu posso manter o papelão junto no mesmo terrário dos bolos que estão frutificando?

Não tem necessidade.
Até contraindico na verdade.

Melhor deixar um local com o ar parado, na gaveta de cueca ou até onde tiver copos colonizando (não frutificando).

Ele precisa ficar fechado, abrir só quando for transferir para o substrato.
 
Não tem necessidade.
Até contraindico na verdade.

Melhor deixar um local com o ar parado, na gaveta de cueca ou até onde tiver copos colonizando (não frutificando).

Ele precisa ficar fechado, abrir só quando for transferir para o substrato.
Boa. Vou ter que mudar então.

Acabei deixando ele junto no terrário e o micélio deu uma enfraquecida. Quando sumiu do papelão.

Estou pensando em descartar ele e fazer outro.
 
Back
Top