Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Técnica de Clonagem em Papelão

Desculpem-me a ignorância, mas qual é a temperatura de incubação?
 
Amigos,

É a primeira vez que posto aqui então, antes de mais nada, gostaria de fazer um agradecimento especial a todos que contribuem com o fórum, compartilhando conhecimentos e experiências e proporcionando à pessoas como eu a abertura das portas do verdadeiro conhecimento !

Em 2010 tentei inocular um carimbo de B+ que eu mesmo tinha feito e contaminou tudo, fiquei bem frustrado na época. Me sobraram um outro carimbo que eu mesmo fiz de B+ e um carimbo de Ecuador de um banco de esporos.

Há algum tempo venho amadurecendo a idéia de tentar novamente. Então, pra resumir a história, mesmo sabendo que minhas chances eram pequenas por causa da idade dos carimbos, dia 20/06 fiz 2 seringas de 20ml de B+ e 2 de Ecuador.

Pra confeccionar as seringas usei água de filtro descansada 48h pra evaporar o cloro e posteriormente fervida no microondas com dextrose.

Acontece que após fazer as 4 seringas (que já foram usadas pra inocular 4 copos de FAI+verm+cremogema e 4 de "trigofé") sobrou solução nos 2 copos. Resolvi lacrá-los e colocar no armário em cima da geladeira. Fui olhar ontem (11 dias depois) e tinha sinais de micélio se formando nos 2 copos !

Tô pensando em usar essa solução pra colonizar papelão, será que funfa ?

Abraços
 
Acontece que após fazer as 4 seringas (que já foram usadas pra inocular 4 copos de FAI+verm+cremogema e 4 de "trigofé") sobrou solução nos 2 copos. Resolvi lacrá-los e colocar no armário em cima da geladeira. Fui olhar ontem (11 dias depois) e tinha sinais de micélio se formando nos 2 copos !

Tô pensando em usar essa solução pra colonizar papelão, será que funfa ?

Abraços

Os esporos encontram no substrato energia, carboidratos. No papelão, não irão encontrar nada. Logo, não vai funcionar.
 
Após começar a colonização do papelão o ideal não seria remover o tecido para evitar o risco de uma contaminação? ou esse "pedaço" do cogumelo por estar entre micélio também será colonizado e servirá de nutriente, já que no papelão não tem nenhum? Dessa mesma forma, quando for usar como spawn também bota com tudo?

Ficou meio vago essa parte, pelo menos para mim.
 
Última edição por um moderador:
Os esporos encontram no substrato energia, carboidratos. No papelão, não irão encontrar nada. Logo, não vai funcionar.

Tupy, fungos são seres que degradam a celulose. Portanto, depois de um micélio desenvolvido, ele irá encontrar energia no papelão, sim.
 
Após começar a colonização do papelão o ideal não seria remover o tecido para evitar o risco de uma contaminação? ou esse "pedaço" do cogumelo por estar entre micélio também será colonizado e servirá de nutriente, já que no papelão não tem nenhum? Dessa mesma forma, quando for usar como spawn também bota com tudo?

Ficou meio vago essa parte, pelo menos para mim.

Sim, o ideal é retirar o tecido utilizado, ele não servirá de nutriente!
 
olá. desculpem tomar o tempo de vocês mas fiquei com duas dúvidas .gostaria de saber se da pra fazer esse processo em uma panela normal ao invés do microondas e mais ou menos quanto tempo eu deixo ,30 minutos seria suficiente ? E a outra é :eu devo dobrar o papelão com o pedaço de tecido ou só deixo em cima do papelão aberto?
 
olá. desculpem tomar o tempo de vocês mas fiquei com duas dúvidas .gostaria de saber se da pra fazer esse processo em uma panela normal ao invés do microondas e mais ou menos quanto tempo eu deixo ,30 minutos seria suficiente ? E a outra é :eu devo dobrar o papelão com o pedaço de tecido ou só deixo em cima do papelão aberto?

Você não tem micro-ondas? Pois é muito mais prático usar um. Mas se for usar uma panela, espere ferver e aguente só uns 5min. Não dobre nada, só deixe em cima, só lembre-se de ater-se ao detalhe de usar aquela parte específica do papelão.
 
obrigado amigo. Não tenho micro-ondas .Tentei fazer o processo mas como não sabia quanto deixar acabei deixando uns 20 minutos :(.Da próxima deixarei só cinco.
 
Última edição:
Olá, @gldtn e demais. Não entendi direito que parte do cogumelo que devo cortar. A base é o oposto do lado do chapéu? Se sim, me expliquem por que isso funciona. Há esporos nesse lugar? Ou funciona como uma muda?
 
Depois de colonizado pode transferir direto para um casing?
O papelão?
Se sim, coloque ele nos grãos. Se quiser colocar em um "copo PF" tem que estar fresquinho o substrato. Mas o melhor mesmo é repousar o papelão direto no milho ou centeio, não sei qual grão se tá usando.Depois de colonizar tudo o teu substrato ai sim você pode fazer um casing ou o que preferir.
.
 
Back
Top