Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substratos alternativos e pouco usados.

Psilozônico

Hifa
Cadastrado
29/11/2016
9
5
30
Manaus
Olá, estou criando este tópico com o intuito de estudar e trocar experiências sobre os seguintes substratos:
  • Farinha de tapioca;
  • Farinha de mandioca;
  • Farinha de Aveia;
  • Farinha de milho.

Eu utilizei a de mandioca e milho, foi um total de quatro copos. Sendo que dois foram pra pp e dois não foram. A vermiculita foi esterilizada por 50 minutos no forno, em pote pp na temperatura máxima.

A strain que eu utilizei é uma que considero resistente, Rio Preto da Eva, típica do Amazonas.

Limpei os copos, agulha, conchas, mesa e outros utensílios com álcool 70.

Verei se dará tudo certo, caso positivo ou contrário eu afirmo aqui.
Também gostaria de opiniões. Obrigado.
 
Última edição por um moderador:
Aveia forma uma mucilagem que provavelmente não é muito favorável ao desenvolvimento do micélio, deve ficar empapuçado. Virar mingau.

Tapioca é extrato de mandioca, então melhor partir direto para a farinha de mandioca nesse caso. Acho que não tem contraindicação.

E milho já dá certo com grãos inteiros, provavelmente dará certo com farinha e vermiculita, se acertar o ponto da umidade e estiver realmente esterilizado.
 
Última edição por um moderador:
Aveia forma uma mucilagem que provavelmente não é muito favorável ao desenvolvimento do micélio, deve ficar empapuçado. Virar mingau.

Tapioca é extrato de mandioca, então melhor partir direto para a farinha de mandioca nesse caso. Acho que não tem contraindicação.

E milho já dá certo com grãos inteiros, provavelmente dará certo com farinha e vermiculita, se acertar o ponto da umidade e estiver realmente esterilizado.

Aveia funciona sim. É só preparar como outros grãos, dá até de fazer grão para grão. Se for utilizar PF Tek recomendo comprar o grão integral e triturar em casa em vez de comprar a farinha já pronta.

Aguando ansioso pelos resultados da farinha de mandioca.

Só mais um comentário. É claro que é legal testar coisas diferentes, mas aveia, por exemplo, costuma ser bem mais cara que arroz integral, então recomendo ver o que é barato de comprar em grandes quantidades na região e testar isso, caso contrário é só por curiosidade.

Fica aqui o link para um Tek em inglês: Oat Spawn Preparation Tek - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board
 
Back
Top