Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

substrato só com arroz

• Criador do tópico Tiger
  • Data de início
T

Tiger

Visitante
Boas pessoal,como sou um recem chegado a este maravilhoso mundo mágico,sou muito ignorante ainda em certos assuntos,por isso venho pedir a vossa ajuda se possível e também partilhar as minhas experiências,então a questão é a seguinte,queria iniciar me no cultivo com a técnica pf tek mas onde eu vivo e praticamente impossível encontrar vermiculite (e perlite) também,e possível preparar o substrato so com arroz? Se sim moido ou grao inteiro? Cozido ou cru? E como calcular a porporcao correcta de agua? Desde já agradeço a vossa ajuda.... :)

Use pó de coco no lugar da vermiculita, você encontra em qualquer floricultura e daí descubra o ponto da água. Vai ver vários diários usando só esse material. Fazer bolo só de arroz eu nunca vi, mas sem algum mecanismo que segure a umidade dentro do bolo é bem difícil funcionar.

Use pó de coco no lugar da vermiculita, você encontra em qualquer floricultura e daí descubra o ponto da água. Vai ver vários diários usando só esse material. Fazer bolo só de arroz eu nunca vi, mas sem algum mecanismo que segure a umidade dentro do bolo é bem difícil funcionar.
Obrigado malahov mas ate po de coco não consigo arranjar por isso tenho mesmo de arranjar alternativa e também não tenho pp por isso pensei em usar esta técnica porque o processo de esterelizacao não necessitaria uma pp ...

Você parece confuso, talvez seja bom ler mais um pouco o fórum. Esterelização exige sempre uma pp ou uma autoclave. Talvez esteja falando de pasteurização, mas não entendi a aplicação neste caso. Sempre que trabalhamos com grãos temos que esterilizá-los, seja bolo, seja spawn. Os gringos às vezes fazem uma esterilização fajuta só com água fervente, mas isso não é boa ideia, até por causa do nosso clima temperado. Boa sorte.

Obrigado,sim vou continuar a ler mais um pouco sobre o assunto e ver as várias técnicas e tipos de substratos,processo de esterelizacao,pasteurizacao etc...obrigado pela ajuda :)

e possível preparar o substrato so com arroz?

Bolos só de arroz são bem difíceis de acertar a umidade correta. E depois são difíceis de frutificar.

Veja alternativas como pedir vermiculita online, para entrega.

Ou cultivar um spawn em centeio, trigo e fazer um casing ou bulk depois, com sphagnum e humus, por exemplo. Mas se você não consegue vermiculita pode ser difícil encontrar também os materiais apropriados para o casing.

O indicado mesmo para um cultivador iniciante é um cultivo PF Tek básico.

Obrigado,mas vou continuar a procurar a melhor técnica de cultivo com os materiais que tenho a disposição,mas não vou desistir,mesmo que falhe o meu primeiro cultivo serei persistente ate conseguir bons resultados neste caso não consigo vermiculite e nem tenho pp ... :\

Você pode usar fibra de coco seco. Consegue achar coco seco em algum lugar por aí? Arranque a casca e triture ou pique com uma tesoura. A fibra do coco retirada assim é ótima para pf tek. Good luck.

Back