Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato CremoFé

Kliphos

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/01/2006
446
76
CMTEK-Cremofé

Olá a todos do fórum, estou enviando essa mensagem para pedir ajuda a todos quanto a uma questão, gostaria de saber uma receita de bolo padronizada, pois vejo que, com sucesso, cada vez mais se utiliza cremogema e café no preparo do substrato e eu, novato, não sei as medidas ao certo, muito menos em que ponto elas entram na mistura (pois um colocam no substrato, outro durante o casing, outros na água a ser hidratada).

Entendem? Gostaria de sugerir então que fosse postada aqui as receitas que utilizam esses ingredientes, para que em consenso comum, fosse adicionada essa receita de PF TEK + cremogema + café (ou pó + cremogema + café) à nossa biblioteca.

O que acham dessa idéia? Muitos usuários já usaram cremogema e café e poderíamos chegar a uma medida perto do ideal.

Estou com um carimbo e praticamente com todo material, portanto, prestes a iniciar um cultivo e gostaria de saber fazer certinho, um super bolo, sei que o sucesso de um cultivo não depende exclusivamente apenas desse fator, mas é um passo importante para o mesmo.

:pos: Abraço a todos.
 
Um amigo de um conhecido ainda está testando o café, acho que o morta poderia quantificar melhor a mistura.

Para cremogema um conhecido usa uma colher de café rasa para 450ml de trigo.

Vai uma receita que acabei de postar em outro tópico :
Trigo cremogemado. Um amigo Deixa o trigo de molho hidratando por 24 horas, ele incha e dobra de tamanho. Ai ele cozinha ele por uns 30 minutos, até eles começarem a se abrir e ficarem moles. (nessa hora você pode adicionar café e algum corretor de ph se prefeir, mas ainda ele não testou quantidades padrões). Ele Deixa escorrer, adiciona uma colher de sopa rasa de cremogema para 450ml de trigo.Ai ele Mistura bem e depois coloca no recipiente final, leva à PP por 40 minutos.

Ele disse que Nesse spaw é importante agitar bem o frasco depois de retirado da panela. Vai parecer que ele está duro e grudado, mas se agitar bem ele fica todo solto e com a umidade ideal em todos os pontos do substrato. Também falou que Outro fator importante é a hora da inoculação. Nem precisa inocular muito, ele inocula no centro do vidro, rodando a agulha, sem enfia-la no trigo. Depois agita de novo, surgem pontos de germinação de todos os cantos do pote, a colonização se dá em 7 ou 8 dias com raças rápidas.

Não é só para spaw, ele usa essa receita para fazer casings tbem.
 
Olá pessoal boa tarde.

Vou fazer meu primeiro cultivo ainda essa semana, vou seguir o bolo de trigo do Pscilocibec, só que eu não sei o que adicionar para corrigir o ph e não sei como medir o ph, lembro que na escola se usava um papel especial pra isso. Mais se alguém puder me ajudar fica bem mais fácil!

Estou pensando em fazer um bolo com estrume de zebú também, ah e claro quero usar café e cremogema nos dois.

Vou fazer com os tasmanianos.

Um abraço a todos.
 
Uma lista de alguns corretores de pH já utilizados com sucesso pela comunidade:

- Calcario.
- Cal agricola.
- Cascas de ovos.
- Carbonato de calcio.
- Leite de magnésia. (ainda em testes)

(alguns são a mesma coisa com nomes diferentes)

Postem mais que lembrarem.

O pH voce pode medir até com um repolho, mas existem os indicadores de papel também, mas são caros. Existem vários indicadores acido/base, fenolftaleina por exemplo, de uma pesquisada no google e você encontrará diversas maneiras de se medir :)
 
psilocibec disse:
...
Para cremogema eu uso uma colher de café rasa para 450ml de trigo
...
nessa hora você pode adicionar café e algum corretor de ph se prefeir, mas ainda não testei quantidades padrões
...

E em média, quanto você usa de café? Olhometro?

Notei que você usa o café no preparo do bolo, deixa-o escorrer (nesse caso que você citou) e só depois (é suficiente, o trigo absorve o café?), antes de esterilizar que você adiciona a cremogema.


psilocibec disse:
Uma lista de alguns corretores de pH já utilizados com sucesso pela comunidade:

- Calcario.
- Cal agricola.
- Cascas de ovos.
- Carbonato de calcio.
- Leite de magnésia. (ainda em testes)
Corrigir, você quer dizer, diminuir a acidez, certo? Esses produtos citados são para diminuir a acidez, não é?
 
E em média, quanto você usa de café? Olhometro?

Um amigo de um amigo Faz um café de duas colheres de pó e usa a borra que sobrar no filtro, não dá pra medir borra direito, então ele acha melhor dar a medida em colheradas antes de ser feito.

Notei que você usa o café no preparo do bolo, deixa-o escorrer (nesse caso que você citou) e só depois (é suficiente, o trigo absorve o café?), antes de esterilizar que você adiciona a cremogema.

Ele Ainda não sabe, está testando qual maneira é mais eficiente, desse jeito até agora colonizou muito bem, ele ainda não frutificou esse de café, o terrário está sem espaço :p:

Corrigir, você quer dizer, diminuir a acidez, certo? Esses produtos citados são para diminuir a acidez, não é?

Corrigir é deixar ele da maneira que lhe convém, no cultivo de cogumelos o melhor é neutro. Como a adição de café deixa ele ácido temos que aumentar o pH com alguma base até que ele fique neutro.

Se fosse o contrario, se na composição do substrato voce adicionasse algo que o deixasse básico, ou seja, alto, você teria que adicionar algo para abaixa-lo, algum ácido, para atingir 7, o ponto neutro.
 
Psilão, rápido adendo ao seu post:
Um amigo usa café puro mesmo, seco como ingrediente na mistura do substrato, e a receita ele mandou passar(eu confio hein!:pos:)
medida em copos de uísque:
(ingredientes preferencialmente adicionados nesta ordem)

3 copos vermiculita seca
1 1/2 (um copo e meio) de FAI (farinha de arroz integral)
1 copo e meio de AGUA
(homogeinize a mistura com um garfo até ficar bem soltinha)
2 colheres de chá de CREMOGEMA
2 colheres de chá de CAFÈ PILAO A VACUO FRESCO TORRADO E MOIDO
1 colher de chá de CALCAREO AGRICOLA(gesso, giz, ou qualquer outro corretor de ph)
(homogeinize a mistura com um garfo pra ficar bem soltinha)

rende 4 copos de uísque.

então psilo , ele obteve em 8 dias a colonizaçao TOTAL de THAILANDESES a partir de injeçao de micelio isolado em papelao, depois liquidificado.
eestou muito animado com os resultados que ele vem obtendo com o uso do café. Há ele testou café em concentraçoes maiores , e o usso também com graos. o café em pó nao parece ser bom para se usar com graos, MAS fazer o afogamento dos grãos em café puro, fervente mesmo, se apresentou MUITO promissor.
Ele usa café para deixar os graos de molho, depois adiciona algum corretor de PH. você precisa ver os resultados que ele v~em obtendo. o chá de café bem ralo depois também pode ser utilizado para se regar os casings, afogar bolos e em todos os outros usos que entre AGUA - você pode adicionar (sempre em pequena quantidade) café, ,que os resultados sao ótimos. ELE GARANTE!!:pos:
 
Pois bem amigo Bocudo!

Interessante ter reanimado esse tópico, foi utilizando o 'CMTEK-Cremofé' que realizei com sucesso meu primeiro cultivo.

Kliphos disse:
... Sábado deixei o trigo para kibe de molho, coloquei certa quantidade de água (filtrada por um daqueles filtros que prometem filtrar até antraz) até cobri-lo, adicionei uma colherzinha de café e uma colherzinha de cremogema nessa água e misturei bem... O sedento bebeu toda a água e inchou, adicionei mais um pouco e deixei repousar no escuro e coberto.
...
Domingo, no inicio da tarde eu peguei o trigo que estava de molho joguei em uma bacia e adicionei a vermiculita, na proporção de uma parte de trigo encharcado de água cafeínada e cremogenada para duas partes de vermiculita seca, digo isso em volumes... Não coei o trigo, eu misturei com água de lá mesmo... Então adicionei mais uma generosa colher de chá de café mais outra de cremogema, e uma singela de gesso, para equilibrar o pH. Misturei tudo e fui adicionando pouquinho de água e um pouquinho de vermiculita até encontrar um ponto ideal, areado, nem seco nem molhado, em um tanto que eu pegava uma porção com as mãos e apertando bem, molhava bem mão, mas não chegava nem ao ponto de pingar uma gota. Pensaram que estava brincando com a carne moída.
...

Resumindo, foram 5 copos que foram 100% colonizados com 0% de contaminação!

Todos os copos frutificaram bem em seus 2 flushs. Só contaminou por cobweb por conseqüência de um descuido do cultivador em relação a troca de ar.

Como foi meu primeiro e único cultivo não tenho como comparar se realmente foi o melhor dos melhores substratos, mas posso dizer que se for cultivar novamente em bolos convencionais, utilizarei a mesma receita com a menor variação possível.
 
Esse negócio de amigo de amigo é realmente chato. Primeiro porque todos sabem que amigo de amigo = você, e amigo = você :D
Depois, se você tem um amigo que faz tudo isso e ainda não denunciou, você é cúmplice, e pelo CP,

Artigo 26.º

(Cumplicidade)

1. É punível como cúmplice quem, dolosamente e por qualquer forma, prestar auxílio material ou moral à prática por outrem de um facto doloso.

2. É aplicável ao cúmplice a pena prevista para o autor, especialmente atenuada.

:)
R$0,02
 
Olá pessoal boa tarde.

Vou fazer meu primeiro cultivo ainda essa semana, vou seguir o bolo de trigo do Pscilocibec, só que eu não sei o que adicionar para corrigir o ph e não sei como medir o ph, lembro que na escola se usava um papel especial pra isso. Mais se alguém puder me ajudar fica bem mais fácil!

Estou pensando em fazer um bolo com estrume de zebú também, ah e claro quero usar café e cremogema nos dois.

Vou fazer com os tasmanianos.

Um abraço a todos.

bom, para quem se enteresa existe um lugar especial onde se vende um exelente medidor de ph e tambem um estabilizador de ph e sao baratinhos e inocentes de se usar e numa loja de aquarios sao muito usados para estabilizar a agua de um aquario....
 
Psilão, rápido adendo ao seu post:
Um amigo usa café puro mesmo, seco como ingrediente na mistura do substrato, e a receita ele mandou passar(eu confio hein!:):
medida em copos de uísque:
(ingredientes preferencialmente adicionados nesta ordem)

3 copos vermiculita seca
1 1/2 (um copo e meio) de FAI (farinha de arroz integral)
1 copo e meio de AGUA
(homogeinize a mistura com um garfo até ficar bem soltinha)
2 colheres de chá de CREMOGEMA
2 colheres de chá de CAFÈ PILAO A VACUO FRESCO TORRADO E MOIDO
1 colher de chá de CALCAREO AGRICOLA(gesso, giz, ou qualquer outro corretor de ph)
(homogeinize a mistura com um garfo pra ficar bem soltinha)

rende 4 copos de uísque.

então psilo , ele obteve em 8 dias a colonizaçao TOTAL de THAILANDESES a partir de injeçao de micelio isolado em papelao, depois liquidificado.
eestou muito animado com os resultados que ele vem obtendo com o uso do café. Há ele testou café em concentraçoes maiores , e o usso também com graos. o café em pó nao parece ser bom para se usar com graos, MAS fazer o afogamento dos grãos em café puro, fervente mesmo, se apresentou MUITO promissor.
Ele usa café para deixar os graos de molho, depois adiciona algum corretor de PH. você precisa ver os resultados que ele v~em obtendo. o chá de café bem ralo depois também pode ser utilizado para se regar os casings, afogar bolos e em todos os outros usos que entre AGUA - você pode adicionar (sempre em pequena quantidade) café, ,que os resultados sao ótimos. ELE GARANTE!!:)
opa,poderia detalhar um pouco mais essa receita? eu deixo o arroz de molho no cafe+cremogema 24h,depois 24h com corretor de ph?
 
Back
Top