- 02/05/2012
- 98
- 26
Eu vou fazer a etapa final do processo de esterilização do milho na panela de pressão agora, e percebi que estou sem vermiculita... Tem algum substituto pra ela? Será que 1 cm de areia seca no fundo serve pra absorver a água?
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Eu vou fazer a etapa final do processo de esterilização do milho na panela de pressão agora, e percebi que estou sem vermiculita... Tem algum substituto pra ela? Será que 1 cm de areia seca no fundo serve pra absorver a água?
Hum... a vermiculita no fundo dos potes de milho não é obrigatória!
Ela está sendo utilizada recentemente como um auxílio para a absorção da água em excesso, que dificulta a colonização.
Você pode proceder normalmente com os grãos sozinhos nos vidros, que também dá certo. Mas atente-se para a umidade!![]()
É que no meu ultimo cultivo eu percebi que mesmo secando os milhos na geladeira frost free e depois passando uma toalha de pano por cima, secando bem, ficou um pouco de água no fundo do pote, e 3 dos 4 potes nao colonizaram (e também nao contaminaram, mesmo 6 meses depois), e o outro pote colonizou tipo uns 5% e parou! E era micelio de cubensis, pelo menos tinha cheiro bem docinho hahaha
Mas então, será que se lavar bem a areia, secar em uma panela depois, e colocar no fundo dos potes de milho antes de ir pra PP rola? Vou fazer 3 potes de 500 ml e um menos, de uns 300 ml... Vlw Rain!
Bom, como eu sou teimoso, eu fiz 2 potes com areia no fundo, o pequeno e um grande. Os outros dois eu fiz só milho mesmo. Se der certo, ótimo, se não der, pelo menos vou ter 1 litro de milhoRealmente o milho é um grão complicado na questão de umidade. Na esterilização, mesmo secando muito bem antes, sempre vai entrar um pouco de água.
Eu não utilizaria areia não. Mesmo limpando muito bem, ela não vai absorver a água, vai somente conter ela, deixando separada dos grãos.
Tente sem a vermiculita, somente com os grãos. Se mesmo assim não funcionar, daí espere até ter a vermiculita...
Os grãos não "estragam" se você esperar mais algumas horas para esterilizá-los, até ter a vermiculita.
Vou abrir um diário fim de semana que vem, provavelmente no sábado ...