Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituto para vermiculita

Tana

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2012
98
26
Eu vou fazer a etapa final do processo de esterilização do milho na panela de pressão agora, e percebi que estou sem vermiculita... Tem algum substituto pra ela? Será que 1 cm de areia seca no fundo serve pra absorver a água?
 
Eu vou fazer a etapa final do processo de esterilização do milho na panela de pressão agora, e percebi que estou sem vermiculita... Tem algum substituto pra ela? Será que 1 cm de areia seca no fundo serve pra absorver a água?

Hum... a vermiculita no fundo dos potes de milho não é obrigatória!

Ela está sendo utilizada recentemente como um auxílio para a absorção da água em excesso, que dificulta a colonização.

Você pode proceder normalmente com os grãos sozinhos nos vidros, que também dá certo. Mas atente-se para a umidade! ;)
 
Hum... a vermiculita no fundo dos potes de milho não é obrigatória!

Ela está sendo utilizada recentemente como um auxílio para a absorção da água em excesso, que dificulta a colonização.

Você pode proceder normalmente com os grãos sozinhos nos vidros, que também dá certo. Mas atente-se para a umidade! ;)


É que no meu ultimo cultivo eu percebi que mesmo secando os milhos na geladeira frost free e depois passando uma toalha de pano por cima, secando bem, ficou um pouco de água no fundo do pote, e 3 dos 4 potes nao colonizaram (e também nao contaminaram, mesmo 6 meses depois :D), e o outro pote colonizou tipo uns 5% e parou! E era micelio de cubensis, pelo menos tinha cheiro bem docinho hahaha
Mas então, será que se lavar bem a areia, secar em uma panela depois, e colocar no fundo dos potes de milho antes de ir pra PP rola? Vou fazer 3 potes de 500 ml e um menos, de uns 300 ml... Vlw Rain!
 
É que no meu ultimo cultivo eu percebi que mesmo secando os milhos na geladeira frost free e depois passando uma toalha de pano por cima, secando bem, ficou um pouco de água no fundo do pote, e 3 dos 4 potes nao colonizaram (e também nao contaminaram, mesmo 6 meses depois :D), e o outro pote colonizou tipo uns 5% e parou! E era micelio de cubensis, pelo menos tinha cheiro bem docinho hahaha
Mas então, será que se lavar bem a areia, secar em uma panela depois, e colocar no fundo dos potes de milho antes de ir pra PP rola? Vou fazer 3 potes de 500 ml e um menos, de uns 300 ml... Vlw Rain!

Realmente o milho é um grão complicado na questão de umidade. Na esterilização, mesmo secando muito bem antes, sempre vai entrar um pouco de água.

Eu não utilizaria areia não. Mesmo limpando muito bem, ela não vai absorver a água, vai somente conter ela, deixando separada dos grãos.

Tente sem a vermiculita, somente com os grãos. Se mesmo assim não funcionar, daí espere até ter a vermiculita...

Os grãos não "estragam" se você esperar mais algumas horas para esterilizá-los, até ter a vermiculita.
 
Realmente o milho é um grão complicado na questão de umidade. Na esterilização, mesmo secando muito bem antes, sempre vai entrar um pouco de água.

Eu não utilizaria areia não. Mesmo limpando muito bem, ela não vai absorver a água, vai somente conter ela, deixando separada dos grãos.

Tente sem a vermiculita, somente com os grãos. Se mesmo assim não funcionar, daí espere até ter a vermiculita...

Os grãos não "estragam" se você esperar mais algumas horas para esterilizá-los, até ter a vermiculita.
Bom, como eu sou teimoso, eu fiz 2 potes com areia no fundo, o pequeno e um grande. Os outros dois eu fiz só milho mesmo. Se der certo, ótimo, se não der, pelo menos vou ter 1 litro de milho :)
Acho que dessa vez vou abrir um diário, quem sabe não da sorte xD
 
Vou abrir um diário fim de semana que vem, provavelmente no sábado, mas só pra adiantar aqui, dos 4 potes, os únicos que colonizaram foram os com areia a camada de areia em baixo! Nenhum contaminou, e todos seguiram os mesmo procedimentos, com a mesma seringa e tudo... O procedimento para a areia foi peneirar com uma peneira de cozinha, lavar os grãos que ficaram na peneira com detergente, enxaguar BEM, e secar bastante em uma panela (a secagem é bem rápida, apesar de eu ter deixado uns 15 min na panela, precisou bem menos que isso, assim que parar de sair vapor já está seco). Esperei a areia esfriar, fiz uma camada de um dedo aproximadamente no fundo dos potes, coloquei o milho por cima e prossegui com a esterilização na panela de pressão. Preciso fazer mais copos para ter certeza do resultado ou se foi só uma coincidência, mas que deu certo, deu :)
 
Eu esterilizo milho a anos e fica sempre no ponto certo.
Basta deixar o milho no escorredor de macarrao por 1 ou 2 horas antes de por nos copos.
Pegue 3 folhas de papel toalha sobreponha as 3, ponha o copo sobre elas corte em circulo maior que a boca.
Ponha o milho no copo mas deixe 3 dedos de espaco vazio, cubra como o tampao triplo de papel toalha, amarre com barbante e aperte, entao ponha 1 tampao de papel aluminio, somente aperte para ficar justo.
Distribua os copos na panela de pressao e esterilize por 90 minutos, depois deixe esfriar totalmente antes de abrir.
Se abrir a panela enquanto estiver quente gera umidade dentro dos copos.
Se voce utilizar os copos 24 horas depois toda umidade residual e absorvida.
 
Última edição por um moderador:
Acho que sei o que está dando errado comigo (e porque deu errado nas 2x antes que eu fiz exatamente o mesmo procedimento, mas sem a areia). Eu estou usando potes com tampa de PP, e essas tampas eu fiz 5 furos com um prego quente, 1 no meio e 4 nas bordas. Mas na hora de botar na panela de pressão, os furos ficam expostos, e talvez pingue água dentro dos copos pelos furos. Acho que eu deveria cobri-los com uma folha de papel alumínio, só para a água não cair dentro, e depois tirar e passar fita adesiva em tudo. Será que é isso? Nas outras duas vezes eu deixei em frost free por um dia, e alem disso eu sequei com uma toalha de pano (aquelas de banho mesmo) e sequei um pouco com secador de cabelo, mas mesmo assim acumulou água no fundo, apesar de não ter contaminado mesmo depois de muuitos meses (não sei ao certo, talvez 8 meses?). Quando abri ainda estava com cheiro de milho.
 
:!: Posts separados do tópico orginal por desvirtuar do tema principal. :!:

Vou abrir um diário fim de semana que vem, provavelmente no sábado ...

Aguardando o seu dirário, @Tana. Por favor, ajude-nos manter a casa organizada. Obrigado.
 
Boa sorte!!!!!

Você vai estragar o esmalte dos dentes ou pior quebrar um dente se comer um cogumelo à milanesa in natura.

Avise-nos, com certeza há odonto aqui entre os membros.
 
Back
Top