Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Strain MEX - Milho, Arroz, Vermiculita

Diário de cultivo problemático.
Boas :)

Início do cultivo: 13 Fevereiro 2007

Substrato: Arroz Integral com casca(moido), milho de pipoca(moido) e vermiculita

Strain: MEX

Estação: Inverno

Procedimentos:

Preparo do substrato: O Arroz e o milho foram moído, humidifiquei o milho e o arroz em seguida misturei a vermiculita. Pus 0,5 centimetros de vermiculita humida no fim de cada pote, depois meti o subtracto e em seguida mais 0,5 centimetros de vermiculita seca. Os potes ficaram com cerca de 2,3 centimentos de espaço sem nada (já que eu tive muitos problemas de oxigenação).

Esterelização: O substrato foi acondicionado em potes de wisky que levaram depois 3 folhas de papel alumino cada 1...ficaram a esterelizar 1 hora.

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, selei os potes bem com fita durex, depois como não tinha micropore usei filtro de café por cima do papel aluminio para fazer o mesmo efeito que o micropore...este filtro de café tambem foi bem selado ao copo com fita durex para ficar bem juntinho :)

Colonização: Os potes ficarão em uma caixa plastica que tem outra por baixo com agua e um termoestato para que a temperatura fique sempre a 27-28 Cº até ficarem 100% colonizados.

Ainda não tenho fotos porque não axo bem tirar agora os potes da incobadora...quando for verificar depois de amanha tiro umas quantas fotos :)

Round 2: Hoje pus cerca de 400-450 gramas de Milho de Pipoca num tacho com agua e vai ficar lá 24Hr....
 
Esperamos que essa paçoca de arroz e milho moídos dê certo!

Não custa lembrar que as receitas mais básicas sugerem apenas o trigo ou o milho para serem usados como substrato. E que fazer essas misturas 'avançado/suicidas' apenas diminuem as chances de uma primeira vez dar certo.

Afinal Deviant, pretende fazer bolo ou casing?

A vermiculita que fica em baixo e em cima do copo devem ser preferencialmente secas!

Para que fins você colocou o filtro de café sobre o papel alumínio (que já estava lacrado com durex)? Que efeito é esse que você diz do micropore?

Deixou esfriar a panela de pressão por quanto tempo? Esfrio-a naturalmente ou acelerou jogando água fria?

A incubadora parece ser bem funcional. Esta mantendo os copos na escuridão, certo?

Boas vibrações para você, seu cultivo (vão precisar) e para todos do fórum!
 
Bem, mais uma vez você dá uma de teimoso e mistura coisas de fora da receita, espero que o fato de o milho estar moido tenha ajudado na esterelização, ou seus copos logo ficarão verdes.

Sobre o filtro de café, talvez funcione, mas não tão bem quanto deveria, vá a uma farmácia e compre micropore, é barato e dá para usar muitas e muitas vezes.

Espero que seu cultivo funcione bem, mas deixe de ser teimoso e siga as receitas.
 
Esperamos que essa paçoca de arroz e milho moídos dê certo!

Não custa lembrar que as receitas mais básicas sugerem apenas o trigo ou o milho para serem usados como substrato. E que fazer essas misturas 'avançado/suicidas' apenas diminuem as chances de uma primeira vez dar certo.

Afinal Deviant, pretende fazer bolo ou casing?

A vermiculita que fica em baixo e em cima do copo devem ser preferencialmente secas!

Para que fins você colocou o filtro de café sobre o papel alumínio (que já estava lacrado com durex)? Que efeito é esse que você diz do micropore?

Deixou esfriar a panela de pressão por quanto tempo? Esfrio-a naturalmente ou acelerou jogando água fria?

A incubadora parece ser bem funcional. Esta mantendo os copos na escuridão, certo?

Boas vibrações para você, seu cultivo (vão precisar) e para todos do fórum!

Pretendo fazer bolo....

O Filtro de café serve para a mesma coisa que o micropore...troca de ar...

Na biblioteca diz:
Preparando o pote:

Coloque vermiculita úmida no fundo do pote, 0,5 cm de altura.

A panela de pressao teve a esfriar 5-6 horas....

Os copos estão na escuridão sim :)

Bem, mais uma vez você dá uma de teimoso e mistura coisas de fora da receita, espero que o fato de o milho estar moido tenha ajudado na esterelização, ou seus copos logo ficarão verdes.

Sobre o filtro de café, talvez funcione, mas não tão bem quanto deveria, vá a uma farmácia e compre micropore, é barato e dá para usar muitas e muitas vezes.

Espero que seu cultivo funcione bem, mas deixe de ser teimoso e siga as receitas.

Receita que o mauricio me deu:
Fala Deviant

1º Moer o arroz e milho.
2º Adicionar água.
3º Encher os copos com essa mistura.
4º Contar o número de copos cheios.
5º Encher a mesma quantidade de copos de vermiculita.
6º Misturar os copos de mistura, com os de vermiculita.
7º Encher os copos com a mistura+vermiculita.
8º Colocar o tampão de alumínio.
9º Esterelizar
 
Fala Deviant.

Bom, o que já está feito, tá feito.
Eu lhe expliquei em outro post, que o filtro de café deve ser usado entre as camadas de alumínio. Assim:

1 camada de alumínio
1 camada de filtro p/ café
1 camada de aluminio
1 camada de filtro
1 camada de aluminio

Assim, o filtro faz sua função. Da maneira que vc usou, só está evitando o acumulo de pó na tampa de aluminio. O Micropore serviria para vedar os furos feitos pela agulha no momento da inoculação. Assim, com o micropore e os filtros de café, favorece a troca de gases.

Enquanto vc aguarda a colonização, continua estudando os processos e os modelos de terrários para frutificação. Qualquer dúvida, prende o grito que estamos torcendo e enviando boas vibrações para seu cultivo.

Paz e luz!!
 
eu terrário já tenho tudo pensado :D ja tive q usar um terrário varias x's e sempre deu certo e tive bons resultados :) orbigado
 
Pretendo fazer bolo....

O Filtro de café serve para a mesma coisa que o micropore...troca de ar...

A dificuldade de fazer bolo usando milho será de convencer os grãos a permanecerem unidos, seus potes devem ser baixos e largos.

Quanto ao filtro de café por fora do copo para troca de ar... Como o ar vai passar para dentro do copo se tem o filtro de papel alumínio pela frente? Ele esta furado/rasgado? Por osmose?
 
Você está devagar Kliphos... Ele colocou as camadas de alumínio, esterelizou, depois inoculou (obviamente furou as camadas de alumínio) e por fim colocou uma camada de filtro de café por cima.

O micélio se encarrega de grudar a vermiculita, o arroz e o milho, não há motivos para acreditar que o bolo vá se desmanchar.
 
A dificuldade de fazer bolo usando milho será de convencer os grãos a permanecerem unidos, seus potes devem ser baixos e largos.

Quanto ao filtro de café por fora do copo para troca de ar... Como o ar vai passar para dentro do copo se tem o filtro de papel alumínio pela frente? Ele esta furado/rasgado? Por osmose?

Está furado sim...com os buracos para inoculação....
 
Bom, o que já está feito, tá feito.

Da maneira que vc usou, só está evitando o acumulo de pó na tampa de aluminio.
Puxa MuiLok, disse tudo!

De novo escrevi como uma tartaruga e quando postei minha mensagem vi que você acabou dizendo tudo!

Só para complementar, além de servir apenas para acumular pó na tampa, se houver umidade vai acabar fazendo também um berçário para contaminantes, que poderão agarrar-se à agulha na hora da inoculação.

O que é, É!

Não estou devagar, sou devagar! E muito! Desculpæ! :D:D

Há que ver a proporção milho-arroz, realmente não há motivos para acreditar que o bolo vai desmoronar pois nossas boas vibrações vão ajudar esse cultivo!

Abraços!
 
Não estou devagar, sou devagar! E muito! Desculpæ! :D:D

Há que ver a proporção milho-arroz, realmente não há motivos para acreditar que o bolo vai desmoronar pois nossas boas vibrações vão ajudar esse cultivo!

Abraços!

Nananaaaa

Peraê que isso EU não concordo irmão Kliphos.:mad:

Tu é um cara muito eficiente, nunca me deixou na mão, sempre encontrou o que eu não encontro, e me ajuda pra kct ! Não é por aí. Sempre se mostrou disposto a ajudar, e muitas vezes me tirou do sufoco. Espero sempre contar com o conhecimento do irmão.

Agora, o problema maior: nosso amigo Deviant deixou os furos da inoculação abertos, apenas colocou a folha de filtro de café em cima. O seu procedimento está muito errado. Indiquei a ele a fechar imediatamente os furos, ou colocar mais uma tampa de alumínio.

Vamos ver o que ele nos diz hoje, vamos ajudar Deviant. Ele deve estar com muitas informações em sua mente, não sabe realmente qual caminho seguir. Já passamos por esse impacto inicial, agora ELE tem que vencer isso.

Pode contar conosco Deviant!!

paz e luz irmão Kliphos!!!:pos:

eu terrário já tenho tudo pensado :D ja tive q usar um terrário varias x's e sempre deu certo e tive bons resultados :) orbigado

Gostaria de nos descrever como é seu terrário?
Qual a temperatura por aí?? Umidade do ar? Fale sobre as condições climáticas.
COmo mantém a umidade dentro do terrário? e troca de ar?

paz e luz!
 
Só para complementar, além de servir apenas para acumular pó na tampa, se houver umidade vai acabar fazendo também um berçário para contaminantes, que poderão agarrar-se à agulha na hora da inoculação.

Calma cara, acho que você está meio confuso ainda, não tem como contaminantes do filtro de café se agarrarem a agulha, pois é depois que a agulha fura as folhas de alumínio que o filtro de café é colocado.
Também não é necessário se preocupar com o acúmulo de pó em cima dos potes, se o deviant deixar os potes guardados em lugar adequado.


Agora, o problema maior: nosso amigo Deviant deixou os furos da inoculação abertos, apenas colocou a folha de filtro de café em cima. O seu procedimento está muito errado. Indiquei a ele a fechar imediatamente os furos, ou colocar mais uma tampa de alumínio.

Relaxa cara, os furos estão cobertos pela filtro, isso ajuda na aeração, e evita que contaminantes entrem, e ainda é necessário lembrar que tem o selo de vermiculita.
Se ficarmos pressionando o deviant, ele acaba ficando louco e comendo os bolos do jeito que estão.

Até mais.
 
Caro deviant, não se preocupe quanto aos resultados desse experimento, primeiro porque no começo todos apanhamos de tudo, porque é tudo novo entende? Segundo, experiências são experiências, podem dar certo ou errado. Tem um tópico na biblioteca, só não sei o nome que diz que é pra seguir tudo na risca como está escrito lá, sem inventar nada nas primeiras vezes. Eu fiz e deu certo. Faça isso e tudo dará certo. Conte com os colegas do CM e siga os métodos. Seguindo os médotos você vai ter resultados positivos. um exemplo: Estou no terceiro cultivo e só agora eu fiz um casing, porque? Porque agora eu estou dominando a arte de fazer bolos, tipo inoculação e tal. Então um abraço do Calango e espero que meus conselhos sirvam para alguma coisa.
 
Gostaria de nos descrever como é seu terrário?
Qual a temperatura por aí?? Umidade do ar? Fale sobre as condições climáticas.
COmo mantém a umidade dentro do terrário? e troca de ar?

paz e luz!

O meu terrário é assim.

Uma caixa plastica de arrumação....dentro da caixa tem...1 garrafao de 5 litros cortado com agua e dentro da agua tem um termoestado para manter a humidade(evaporação da agua) a 100% e essa humidade tem a temperatura ideal para os cogus :D troca de ar é manual...sou eu q abro todo o santo dia o terrário e abano com a tampa da caixa de arrumação...já fiz isto muitas e muitas vezes e sempre deu certo :) ( ah eskeci....o fundo da caixa de arrumação tem 1 bandeja xeia de perlita....eu sei que a perlita aki nao vai fazer muito porque eu já tenho o problema da humidade resolvido mas é bom para pousar os bolos )
 
Certo Deviant, funcional.

Se um dia quiser investir um pouco mais em algo importante, instala um oxigenador desses usados em aquário, passa as mangueiras para dentro do terrário e coloca na ponta da mangueira uma pedra porosa, tb usada em aquarios. Essa pedra pode ficar em baixo da perlita com água. Auxilia na umidade, e o mais importante, efetua troca de ar o tempo todo.

É importante tb, se vc um dia utilizar isso, fazer alguns furos e colocar filtros acrilicos neles, para troca de gases. Procure por lã acrílica, enchimento de cobertores, acrilon.

O oxigenador faz a troca de ar, que é muito importante, e evita que vc abra toda hora o terrário. Com o uso disso, o terrário fica fechado por dias.

paz
 
Se um dia quiser investir um pouco mais em algo importante, instala um oxigenador desses usados em aquário, passa as mangueiras para dentro do terrário e coloca na ponta da mangueira uma pedra porosa, tb usada em aquarios. Essa pedra pode ficar em baixo da perlita com água. Auxilia na umidade, e o mais importante, efetua troca de ar o tempo todo.

Eu já uso essa pedra de oxigénio :D eskeci de referir....

UPDATE:

Dei uma chekada nos bolos....vejos sinais de micélio mas muito muito pekenos e parecem um pouco fracos....são umas pintas brancas ainda muito pequenas....normalmente o micélio devem ser umas pintas brancas mas um branco forte certo ?

Aqui está uma foto mas não da para vcs verem essas pintas...(tenho a certeza q não é contaminação é mesmo micélio...mas parece fraco)
 

Anexos

  • 100_0169.jpg
    100_0169.jpg
    192.9 KB · Visualizações: 70
Deviant como já me flaaram várias vezes aqui. "Deixe os bolos quietos, tenha paciência". Tirar eles do escuro só atrasa a colonização.
 
Back
Top