Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sou envenenado desde o nascimento?

Será que essas pastas de criança não são ineficientes para adultos?
Você normalmente usa pasta para dentes sensíveis, ou a comum?

Pasta para adultos normalmente contém algumas outras coisas além do flúor, menta e abrasivos, como algumas substâncias minrais para ajudar a reconstruir esmalte e tapar os "poros" do dente. (dentes não são maciços, são feitos de "tubos" microscópicos). Quando essas porosidades estão abertas e se você tiver alguma sensibilidade, irá sentir dor.

A pasta para criança não deve ter nada disso - nem flúor, nem abrasivo, nem minerais... Só os agentes para melhorar o hálito mesmo, além de criar o costume de escovar. Diria que são relativamente ineficientes em adultos naquilo a que normalmente se propõem - principalmente combater a placa e bactérias, até pela própria ausência de flúor. Mas essa minha opinião carece de estudo (e de ler o verso da bisnaga).

Eu uso pasta comum mesmo. Se isso ajudar em algo, os ingredientes da pasta de criança que eu tô usando são esses: Sorbitol, Glycerin, Cellulose Gum, Xanthan Gum, PEG-8, Methylparaben, Propylparaben, Sodium Sacchaarin, Hydrated Sílica, Sodium Lauryl Sulfate, Xylitol, Titanium Dioxide, Triclosan, Clacium Disodium EDTA, Aroma, Alcohol, Aqua.

Você saberia dizer se isso aí não é o suficiente mesmo?

De qualquer forma, hoje eu comprei um frasco de clorexidina (com flúor) e voltei a escovar os dentes com pasta normal pra ver se a dor sai.

Eu estou usando Bitufo cocoricó, mas compro outras marcas. Dor nos seus dentes deve ser cárie ou problemas na gengiva, porque a pasta não me parece ter ingredientes irritantes, mas nunca se sabe.
Será que essas pastas de criança não são ineficientes para adultos?
Isso é discutível, o que elas fazem é ajudar a escova na limpeza mecânica dos dentes. O grande diferencial entre estas e as com flúor é... o flúor :p (e no caso esta marca não tem corante, mas enfim). Então na verdade a sua pergunta é "é suficiente escovar os dentes sem flúor?" e a isto eu não sei responder.

Uma vez visitei um Sambaqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Sambaqui e numa conversa com um estudioso do assunto ele mencionou que a dentição dos povos que vivam nas proximidades desses sambaquis era quase perfeita. Segundo ele, isso se devia a alimentão desses povos.
Dei uma pesquisada e achei esse artigo que fala sobre a saúde bucal de povos indígenas http://books.scielo.org/id/bsmtd/pdf/coimbra-9788575412619-03.pdf.
Me parece que a alimentação tem uma relação muito estreita com a saúde bucal. Talvez mudar a dieta faça mais sentido do que escovar os dentes com todos esse produtos quimicos e agentes abrasivos. :idea:

Saúde bucal é fácil: bocheco com urina. Quanto mais velha, melhor. Absurdo, mas clareia, tira a cárie e ainda faz o papel do listerine, como antisséptico.
Se eu não fosse doido, arriscaria dizer até que ela estimula o crescimento dos dentes, digo, das partes com placas ou pequenos buracos, kkkk.... :whistle:

Última edição:
Eu estou usando Bitufo cocoricó, mas compro outras marcas. Dor nos seus dentes deve ser cárie ou problemas na gengiva, porque a pasta não me parece ter ingredientes irritantes, mas nunca se sabe.

Também suspeitei de cárie ou problema na gengiva por achar que a pasta não removia direito as bactérias. Afinal, ela é para crianças até 5 anos, talvez deixe outros ingredientes importantes de fora além de flúor e corantes. Mas se você não tá tendo problema, então talvez a pasta sirva para adultos mesmo. Você usa só pasta para escovar os dentes? Porque tem vários antissépticos bucais sem flúor, talvez ele possa complementar a limpeza se a pasta não for o suficiente.

Back