Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sou envenenado desde o nascimento?

Isso se aplica a indústria farmaceutica, de alimentos,@Psicogu e várias outras coisas. Não é uma questão de paranóia generalizada. Afirmar que a conspiração PODE ser simplesmente um medo de forças ocultas que estão contido no nosso imaginário porque não é difundido por fontes midiáticas é o mesmo que afirmar que não existe corrupção no Brasil, ou que ela começou a existir de uns tempos pra cá com o PT. Acreditar que grandes corporações não são corruptas que fazem de tudo para aumentar seus lucros sem se preocupar com os consumidores seria tolice. Imagine se as industrias farmacéuticas não se preocupassem somente com tratamentos, mas com cura: todos os tratamentos convencionais para canceres, por exemplo já teriam sofrido dezenas de alterações para aumentar seus desempenhos afim de chegar a cura. @Ecuador Acho digno esse artigo que vc havia retirado do PE, mas ao mesmo tempo ele refuta muita coisa importante como por exemplo o questionamento filológico que nietzsche teve ao afirmar que Deus está morto, enfim.

Não é uma questão de paranóia generalizada.

Do modo como essas teorias são expostas na maior parte dos casos, são claramente paranóia e neurose generalizadas. Quanto não outras possibilidades piores.

E claro, quando a pessoa está mergulhada nas mesmas, como mostrar-lhe a porta de saída?

E os seus posicionamentos, @EmBusca, parecem fracos frente aos argumentos. É claro que existe corrupção no Brasil, ou que grandes corporações são corruptas. Mas daí a começar a acreditar em toda historinha mal contada, ou pessimamente contada, que você vê, já é se descolar dessa realidade da corrupção e na verdade passar a favorecê-la. Pois você usará exemplos tão esdrúxulos e claramente falsos que perderá a credibilidade.

E não entendi nada dessa parte:

mas ao mesmo tempo ele refuta muita coisa importante como por exemplo o questionamento filológico que nietzsche teve ao afirmar que Deus está morto

O que tem isso a ver com a questão?

O que Nietzsche quis dizer com isso é como se relaciona com essa discussão? E com o texto do @LuPa?

Do modo como essas teorias são expostas na maior parte dos casos, são claramente paranóia e neurose generalizadas. Quanto não outras possibilidades piores.
Você acreditar ser capaz de julgar qual teoria ou afirmação é verídica ou não? Acha que sua opinião tem toda essa credibilidade acerca desse tipo de assunto? Pois você está falando como o detentor da verdade.
Quem nasceu para SE ENVENENAR, enquanto não se conscientizar que o veneno está DENTRO da mente, essa sempre vai guiá-los para o que não presta do lado de fora.
Não se conformar com a informação não é "se envenenar". Temos o direito de acreditar ou não nessas teorias. Mas você parece angustiado com o fato haver mais pessoas compartilhando de partes dessas ideias. Ninguém aqui é guia ou guru pra dizer quem está do lado de dentro ou do lado de fora. Cada um segue seu caminho. Cada um segue sua verdade.
Quem não compartilha das opiniões dadas acima, por favor, manter o bom senso de opinar sem dar xilique.

Você acreditar ser capaz de julgar qual teoria ou afirmação é verídica ou não? Acha que sua opinião tem toda essa credibilidade acerca desse tipo de assunto? Pois você está falando como o detentor da verdade.

Uma vez que eu estou escrevendo essas opiniões aqui, o que você acha? Que eu as estou escrevendo por achar que não sou capaz de discernir?

Quanto ao "Pois você está falando como o detentor da verdade", é um argumento fraquíssimo. Eu podia te retrucar na mesma moeda: "é você que está falando como o detentor da verdade", mas, que tipo de discussão seria?

Temos o direito de acreditar ou não nessas teorias. Mas você parece angustiado com o fato haver mais pessoas compartilhando de partes dessas ideias.

É claro que vocês tem o direito de acreditar nessas teorias. Assim como eu tenho o direito de não acreditar.

E não fico angustiado com isso. Mas é claro que quando tais idéias passam perto de mim tenho o direito de opinar. Ou você acha que não?

Ninguém aqui é guia ou guru pra dizer quem está do lado de dentro ou do lado de fora. Cada um segue seu caminho. Cada um segue sua verdade.

Eu certamente não estou me propondo a ser guia ou guru. Mas talvez haja quem esteja ...

Quem não compartilha das opiniões dadas acima, por favor, manter o bom senso de opinar sem dar xilique.

Huuum, essa pareceu um xilique.

Mas é claro que quando tais idéias passam perto de mim tenho o direito de opinar. Ou você acha que não?
Deixei claro.
opinar sem dar xilique
Não que seja uma regra. Mas se você conseguir, eu agradeço.
Que eu as estou escrevendo por achar que não sou capaz de discernir?
Pode ser que sim. Pode ser que não. Eu fico com o sim.
Eu certamente não estou me propondo a ser guia ou guru. Mas talvez haja quem esteja ...
Tá bom. Pode mudar meu nick pra Walter Mercado.

Minha nova teoria (ou predição) é de que o Ecuador trabalha pra indústria de cosméticos, e quer boicotar nossos planos de produzir desodorantes naturais.

Não que seja uma regra. Mas se você conseguir, eu agradeço.

:D :D :D

Pode ser que sim. Pode ser que não. Eu fico com o sim.

Bem, cada qual com sua opinião.

Tá bom. Pode mudar meu nick pra Walter Mercado.

Ligue djá.

Minha nova teoria (ou predição) é de que o Ecuador trabalha pra indústria de cosméticos, e quer boicotar nossos planos de produzir desodorantes naturais.

Fui descoberto.

Vocês estão perdendo o foco e gastando muito tempo em bate boca infrutífero. Existe uma diferença entre teorias loucas "os illuminati estão adicionando cloro na nossa água para nos matar e diminuir a população mundial" e teorias plausíveis "resolveram adicionar cloro à água para manter ela limpa e livre de patógenos mas isso pode ser prejudicial para nossa saúde". Não sou dada a teorias conspiracionistas e nem a acreditar em nada porque joãozinho está dizendo, mas acho saudável prezarmos pela saúde do nosso corpo e tomar decisões nesse sentido, de preferência bem embasadas. Essas são decisões completamente pessoais e ninguém que não discorda deveria se sentir pessoalmente ofendido.
As pessoas, inclusive as indústrias (que, wow, são geridas por pessoas), tomam decisões que parecem as melhores para si no momento, passando pelo bem coletivo a ganhos pessoais, o mundo é cheio de dualidades. Se um dia os pais diziam que se masturbar é pecado, um dia a indústria também decidiu que deveria ser OK fabricar mamadeiras de um plástico que continha Bisfenol A. O conhecimento científico não caminha emparelhado com as novas tecnologias, e às vezes é preciso muito tempo para que surjam indicadores, pesquisas, resultados e que estes sejam apreciados pelos governos e que as mudanças ocorram. Há também muito conflito de interesses, natural. Seria ingênuo da nossa parte, acreditar que burradas e desinformação só aconteceram no passado e que agora é tudo seguro. É ingênuo acreditar que temos noção de qual é a ação a longo prazo cada substância química que temos contato numa base diária. Também seria idiota da nossa parte acreditar que o mundo é um local inóspito e perigoso e nos tornarmos neuróticos e medrosos. Mas no momento que você entra em contato com uma informação, você deve decidir se a considera plausível ou não; se ela deveria ter algum impacto na sua vida ou não. Que mal há em tentar ser mais natural? A gente sabe que ninguém aqui está indo morar no mato e fugir de todas as invenções, muitas maravilhosas, da civilização moderna (pelo menos a maioria não está), mas eu acho completamente válido, quem se interessa, minimizar o impacto dos "males" de se viver numa sociedade tão industrializada. Eu vejo isso mais como respeito ao corpo que habitamos do que neurose e apego. No final todos queremos uma vida plena, saudável, e devemos mais nos abraçar do que abraçar briguinhas sem sentido.

No final todos queremos uma vida plena, saudável, e devemos mais nos abraçar do que abraçar briguinhas sem sentido.

Discutir se as teorias da conspiração fazem ou não sentido é no fundo discutir a própria realidade. E não vejo isso como uma briguinha boba. É na verdade uma questão bem importante.

Também há a questão do equilíbrio. Se a pessoa discute de forma centrada se o cloro faz mal ou não à saúde é uma coisa. Mas se começa a demonizar qualquer novidade que apareça porquê pode-se descobrir daqui a sei lá quanto tempo que ela faz mal, ao invés de analisar ou buscar dados para conhecer mais, aí começa o descentramento.

Além disso muitas dessas teorias (abertamente ou não) conspiratórias carregam junto consigo pelo menos duas idéias perigosas.

A primeira é a de que somos vítimas. E será que cada pessoa é vitima de algo além de si mesma? Considerar-se vítima é um apego que leva a pessoa a alimentar as suas próprias delusões.

A segunda idéia é que devemos reagir com raiva contas os supostos "conspiradores". Ou nem que devemos reagir com raiva, mas que é natural sentirmos raiva contra a tal situação (de que somos vítimas?). Só que a raiva em si é o pior veneno. Se a pessoa lida com essas teorias sentindo raiva o melhor seria ficar longe das mesmas.

Discutir se as teorias da conspiração fazem ou não sentido é no fundo discutir a própria realidade. E não vejo isso como uma briguinha boba.
Discutir tais teorias não é briguinha boba, mas a maneira como estão conduzindo isso é infantil. Aliás, você não questionou o que se disse, apenas afirmou que são teorias conspiratórias.
Mas se começa a demonizar qualquer novidade que apareça porquê pode-se descobrir daqui a sei lá quanto tempo que ela faz mal, ao invés de analisar ou buscar dados para conhecer mais, aí começa o descentramento.
Concordo plenamente. Não devemos viver no medo e na paranóia.
A primeira é a de que somos vítimas. E será que cada pessoa é vitima de algo além de si mesma?
Sim, as "vítimas" de conspiração se vêm fugindo de um complô fora do seu controle. Mas talvez você deva separar as "vítimas de conspirações" das pessoas que simplesmente estão dizendo "olha, há indícios de que ingerir cloro faz mal a nossa saúde. Provavelmente o melhor pra minha saúde é tomar água sem cloro quando for possível". Na minha visão há uma distinção clara entre este e aquele. Isso é muito diferente de se ver como vítima presa num sistema terrível e opressor, é mais reconhecer que se você acha que alguma coisa não é saudável, você pode tomar decisões pessoais que estejam ao seu alcance, sem stress.
A segunda idéia é que devemos reagir com raiva contas os supostos "conspiradores".
Eu concordo, mas mais uma vez, faria aquela distinção entre que se vê como vítima de grupos que decidem os nossos destinos e provavelmente querem nosso mal e aqueles que percebem as coisas como ela são: somos todos humanos, todos cometemos erros, a ciência caminha a passos curtos e a permanência é mais cômoda que a mudança. Ninguém é vítima do governo, do sistema, dos maçons :p.
Só que a raiva em si é o pior veneno.
100% verdade e coloco o medo logo ao lado.
Já que falamos tanto no cloro, precisamos lembrar que ele cumpre seu papel de manter a água limpa e sem agente patógenos até que chegue à nossa casa e que no momento, não existem alternativas viáveis para o tratamento dá água e nem tão baratas quanto. Enquanto não houver evidências de que o cloro seja prejudicial em baixos níveis, nada será mudado. E isto está correto! A quantidade de cloro que vem na água oferecida pelas fornecedoras é menos de 10 vezes abaixo dos níveis de segurança atuais, baseado no conhecimento que dispomos no momento. Se você não quer dar o benefício da dúvida, se prefere ter contato com uma água mais pura, deve tomar atitudes individuais, sem neuras, acho que esse é mesmo o caminho. :)
@Ecuador , provavelmente essa é mais uma questão de atitude mental (medo? paranóia? obcessão? doutrinamento?) e concepção de mundo (vítimas? oprimidos?)do que uma questão de se isso ou aquilo faz mal, e eu entendo seu ponto de vista. Mas afirmo que é possível fazer suas escolhas sem stress, sem obcessão, sem consumir sua mente com isso.

Discutir tais teorias não é briguinha boba, mas a maneira como estão conduzindo isso é infantil. Aliás, você não questionou o que se disse, apenas afirmou que são teorias conspiratórias.

Desculpe, mas eu não acho que questionar a opinião alheia do modo como eu fiz seja infantil. Se você tem essa opinião, só me resta aceita como opinião sua, mas continuo tranquilo com a minha.

Aliás, você não questionou o que se disse, apenas afirmou que são teorias conspiratórias.

Sinto muito, mas se alguém acha que Lair Ribeiro é referência confiável em alguma coisa, ou em histórias sobre vagas sobre a glândula pineal, eu passo essa parte da discussão.

Mas talvez você deva separar as "vítimas de conspirações" das pessoas que simplesmente estão dizendo "olha, há indícios de que ingerir cloro faz mal a nossa saúde. Provavelmente o melhor pra minha saúde é tomar água sem cloro quando for possível". Na minha visão há uma distinção clara entre este e aquele.

Dá a impressão que você não leu a parte em que escrevi: "Se a pessoa discute de forma centrada se o cloro faz mal ou não à saúde é uma coisa."

Mas afirmo que é possível fazer suas escolhas sem stress, sem obcessão, sem consumir sua mente com isso.

Sim, é. Mas esse não é o foco dos adeptos das teorias da conspiração.

O foco deles é o contrário. É a paranóia, o medo, a insegurança e a raiva.

Se você discute os assuntos sem se deixar levar pelos pensamentos negativos, parabéns.

Última edição:
Sinto muito, mas se alguém acha que Lair Ribeiro é referência confiável em alguma coisa, ou em histórias sobre vagas sobre a glândula pineal, eu passo essa parte da discussão.
Não, e não fui eu quem postou o vídeo e eu sequer o conhecia. Quando ele diz que o flúor foi adicionado a água por ser lixo industrial, me fica claro que ele está abusando da falta de bom senso das pessoas. Eu não fui por esse caminho nem pretendo ir, prefiro ler artigos científicos bem produzidos e menos tendenciosos, alarmistas.
Vou tentar depois tirar um tempo para anexar alguns aqui. No geral, acho que já esclarecemos nossos pontos de vista.

Sim, é. Mas esse não é o foco dos adeptos das teorias da conspiração.
O foco deles é o contrário. É a paranóia, o medo, a insegurança e a raiva.
Você parece ter um armário cheio de estereótipos pendurados em cabides. Sua generalização tá enfraquecendo sua argumentação.
Não há "adeptos" aqui. E o foco paranóico está sendo levantado por você mesmo.

Última edição:
Olá amigos!

Que bom foi ter encontrado esse tópico no meu momento apical de ócio, e talvez até de criatividade. Por que não? Ao menos no sentido semântico da coisa... Hehe.

O interesse me é dado mais por conta do potencial filosófico que toda essa discussão gerou. Principalmente, pelo fato dessa, estar sendo, até o momento, delineada nos confins do que meritosamente nosso amigo Ecuador tenta nos apresentar como realidade. Opondo-se, nesse caso, conceitualmente como uma dicotomia, ào misticismo misterioso – e notem que foi proposital a redundância – que tanto embelezam as teorias conspiratórias.

Bom, dada minha posição, exacerbo em favor da razão. E continuo rimando, paralelo e consoante ao que foi dito por nosso amigo moderador. Pois, se não joguetes da mente, que mais serão essas neuroses e dinâmicas psíquicas? Aliás, alguém aqui já meditou? Digo, dos que querem parar de comprar pastas de dente.

Quem vive cheio de suas próprias certezas se acomoda com mundo à sua volta. Acaba por acreditar que somente ele mesmo é o senhor de seu destino.

Rotular aquilo que lhe convém como conspiração e, dessa forma, descredita-la, só demonstra "medo" de que isso possa ser verdade.
É um direito de cada um ter sua opinião. E se a pessoa prefere viver acreditando que tais fatos são apenas "paranioas" criada por pessoas que se vêm como vítimas, direito dela.
Mas o pior cego NÃO é aquele que não quer ver. É aquele que quer cegar à todos, para não se sentir sozinho, pois tem medo do escuro.

"Se não vai, não devie a minha estrela, não desloque a minha reta" (gram) ;)

@TheHunter, vou ser cretino e citar uma frase – não que eu pense que você seja cretino por causa de sua citação, mas porque à mim, e digo enquanto mestre que sou em fazer isso de iniciar a defesa de um ponto, após uma citação muito "Pé na porta, tapa na cara", hehe –. Trata-se de um sujeito ilustre, que não convém deixar só uma frase não, mas enfim... Não vou ser pedante. Vou ser moderno e deixar logo o link da página de citações do mano jhow. Mas a priori:

"Tenho esforçado a não rir das acções humanas, nem odiá-las, nem chorar por elas, mais sim compreende-las" (http://pensador.uol.com.br/frases_baruch_spinoza/).

Digo isso pois, "se não vai, você pode ir na Janela; pra se amorenar no sol, que não quer anoitecer."

Pois de tanto, me parece pirraça simplesmente presumir que o outro não tenha feito um esforço maior que eu, tanto para opinar quanto para qualquer outra categorização na vida; ainda que com desdém me soem as palavras desse outro. Na verdade, é mais ignorância minha crer que não é objetividade dele propriamente dita. Mas no fim das contas, quem sou eu para me machucar? Se não o dono dessa mente preguiçosa e acomodada. Cheia de pré-conceitos – dada à devida excusa ao Acordo Gramatical.

O que não posso deixar de aceitar é que o que realmente atrapalha o seguimento de uma conversa, no fim das contas, é a desonestidade intelectual e ideológica – só para o enrijecimento do ego. E é bem verdade e visívil isso, seja nesses pragmatismos, nos moldes, APARENTAM o imperativo categórico alemão, mas no rigor, destoam como a Samarco...

Na minha visão há uma distinção clara entre este e aquele. Isso é muito diferente de se ver como vítima presa num sistema terrível e opressor, é mais reconhecer que se você acha que alguma coisa não é saudável, você pode tomar decisões pessoais que estejam ao seu alcance, sem stress.

Não concordo, caro @Malahov. E discorro...

De modo que se seguirmos estritamente seu raciocínio, acabaremos a topar com condutas radicais em existência e expressão, em nossa – já com muita dificuldade (um salve aos novos psiconautas!) –, pacata realidade.

Última edição:
Acho difícil acreditar no Lair R., o cara vende uns filtros caríssimos para desfluoretar(?) água. Hehe
Eu também acho difícil acreditar que o governo tenha competência para manter os níveis químicos da água saudáveis. Já pesquisei isso e segundo vários artigos que consultei o flúor só oferece perigo acima de uma proporção (não lembro). Também pesquisei por níveis e amostragens no Brasil e descobri que em varias regiões esse nível é excedido, algumas vezes por conta de flúor presente naturalmente na fonte de água! Então pra quem estiver com dúvidas vale a pena mandar analisar a água ou confiar nas análises feitas pelas próprias companhias de abastecimento.

Levando em conta a história da industria ocidental, temos motivos para não duvidar totalmente de teorias de conspiração. Um exemplo é a história da adição de chumbo tetraelita na gasolina. Fora que o patrocínio de muitas pesquisas importantes são feitos pelas partes interessadas, então pode haver uma inversão de prioridades e/ou valores - não intencional mas movida pelo simples modus operandi do Mercado.

Claro que o senso crítico deve prevalecer sempre antes de qualquer reação, a penas de se gastar a vida correndo atrás de moinhos de vento.

Gostaria de me desdizer...

Pois, se não joguetes da mente, que mais serão essas neuroses e dinâmicas psíquicas? Aliás, alguém aqui já meditou? Digo, dos que querem parar de comprar pastas de dente.
Não parei de comprar, mas substituí por pastas de dente orgânicas, sem flúor. Já faz cerca de 2 meses. Meus dentes não amarelaram, pelo contrário: considero-os mais polidos do que antes.

Agora, para o conspiracionistas, só força rapaziada. Tamo junto!

passei um tempo a comprar uma em pó, era muito boa, o problema que não vende na minha cidade :/, voltei a usar a industrializada mesmo

Meus dentes não amarelaram, pelo contrário: considero-os mais polidos do que antes.
passei um tempo a comprar uma em pó, era muito boa,
Cuidado com essas soluções "orgânicas" milagrosas... A pasta de dente industrial comum já serve de pasta de polimento para polir por exemplo faróis de automóveis. Qualquer coisa mais abrasiva poderá desgastar o esmalte dos dentes, especialmente se estiver os deixando mais polidos ou brancos.

Se quer fugir da pasta, use papel, fio dental, jato d'água e faça bochechos com antissépticos naturais.

Interessante falar nisso. Há um tempo escovo os dentes sem flúor, com pastas de dente de criança. Desconheço pastas naturais e sua composição, nunca vi uma.

Que pasta você usa? Eu comecei a escovar os dentes com uma pasta de criança, Bitufo, e nesses últimos dias percebi uma certa dor nos meus dentes. Será que é por causa da pasta? Será que essas pastas de criança não são ineficientes para adultos?

Back