Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Soluções práticas - CO2

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Vamos reunir aqui soluçoes práticas pro escoamento do CO2?
Tecnicas comprovadamente viáveis, tecnicas experimentais, viagem de cogumelos?
Alguém aê tambémqquer ver seus fungos respirando felizes?

Ex:

Andei pensando em montar um terrario bio-eficiente, utilizando plantas para a absorçao do CO2.
Alguém ae sabe qual planta devo utilizar?

Enfim - procuro montar uma lista de tamanho de furos/produçao de CO2/escoamento eficiente.
grato.
 
Olá...
Não sei se seria uma boa idéia a questão da planta, até mesmo pq durante a noite as plantas produzem CO2. Sem contar que seria um pouco complicado retirar possíveis contaminantes da planta.

Saudações
 
Olá...
Não sei se seria uma boa idéia a questão da planta, até mesmo pq durante a noite as plantas produzem CO2. Sem contar que seria um pouco complicado retirar possíveis contaminantes da planta.

Saudações
Então velho!
teve um amigo aqui do fórum que plantou alpiste nos bolos dele, sem esterelizar mesmo e obteve frutos lindos.
penso em dois fatores,
1- raizes agindo nos nutrientes que sobraram
2- folhas consumindo co2 (se a drenagem é eficiente, e tivermos 24h de luz nos bolos)
 
E nasceu um pé de alpiste em cima de bolo colonizado? Frutificando?
 
Certo!

Quanto a esteriliação da semente a ser plantada é teoricamene fácil:
Água oxigenada(que mata esporos) e álcool 70 que "limparia" o grão.
:)

Agora, se o micélio tá produzindo frutos, ele tá se alimentando de alguma coisa. Assim sendo não "sobra" nutrientes. E outra, Seria um pecado restringir os nossos cogumelos (e micélio) do doce aconchego de descanço que é a escuridão da noite.

Mas bem... cada um sabe o que quer e pensa a respeito dos enteógenos.
Se o intuito é recreação, tudo bem. Mas, se buscas o crescimento espiritual, acredito que seria ótimo respeitar o ciclo da vida.:pos:

A idéia da planta é ótima. Pena haver esse probleminha.:(

Abraços a todos
Paz
 
velho já cultivo a 4 anos, nunca consegui frutificar cubensis no escuro.
:)
mas isso vai dos objetivos né.
colher ou nao cogumelos.
 
Não sei se plantado no substrato direto é uma boa mas deve haver alguma planta que responda bem a troca de gases nas condições de criação dos cogumelos.

Tava pensando aqui, seria interessante algum tipo de musgo, mas teria que saber qual a quantidade de oxigênio que ele produz...
 
velho já cultivo a 4 anos, nunca consegui frutificar cubensis no escuro.
:)
mas isso vai dos objetivos né.
colher ou nao cogumelos.

Eu não estou dizendo que se deve manter escuridão total. Estou só dizendo que seria interessante respeitar a noite.
É claro que em qualque um dos casos que eu citei há o intuito de colher sim.

Pensei que poderia ser feito o seguinte:
Pasteurizar um substrato somente para a planta e mante-lo protegido por uma cobertura. Então durante a noite seria só tirar a planta do terrário pra que ela não saturasse de CO2
 
Então martini eu acredito que quando eu abri esse tópico eu tava viajando DEMAIS mesmo.
jáexiste um topico parecido se nao me engano do psilocibec ou do trippman falando disso.

Como eu me empolguei na hora acredito que a ideía mais util mesmo seria os furos pra escoamento que já vem sendo utilizados com sucesso pelo pessoal.

Essa idéia das sementes seria mais pra um bullk ou casing grande, e teria efeito nos mricronutrientes do substrato, bem como a absorçao - como você lembrou - só seria eficiente durante o dia, pois durante a noite teriamos mais uma fonte de CO2 no terrario.

Acho que viajei, novamente.
 
Acontece.

A empolgação em busca de resultados e soluções é tão grande que as vezes a gente faz isso.

Vou procurar o tópico e ver o que diz.


Abraços irradiantes.


Paz
 
Uma idéia meio mirabolante e provavelmente inviável mas como não quero deixá-la trancada aqui na minha cabeça:

Improvisar um mini aquário com algas marinhas dentro do terrário. :):)

Elas é que são o verdadeiro pulmão do mundo, por isso me ocorreu.
 
Mas quato a produção de CO2???
Algas não produzem durante a noite???
 
Então, imagino que fotossítese é mais ou menos a mesma coisa pra todas as plantas. Não sei dizer se algas tem algum corportamento diferente quanto a proporção de gases efetuadas nas trocas. Aí seria trabalho pra algum boiólogo responder.

Uma coisa que tava pensando é se mesmo que haja a eliminação de CO2 com a falta de luz, poderia haver um equilíbrio durante o dia no microambiente. Deve existir algum modo de mensurar ou estimar os volumes de trocas gasosas que um determinado tipo de planta efetua e fazer a conta com o volume do sistema / CO2 liberado pelos fungos. Mas aí é um lance meio rocket scientist, pelo meno pra mim.:rolleyes:

Dá pra fazer uma analogia com a Terra, que é um sistema fechado (atmosfera) com muita produção de CO2 durante a noite e tambem durante o dia. Mas claro que as proporções são absurdamente diferentes. Mas sei lá, talvez haja um meio de equilibrar a equação com alguns conhecimentos de fisiologia vegetal e matemática. Provavelmente algum biologo vai rir horrores ao ler isso mas sou adepto da tragédia, então, tanto faz. :)

Outra alternativa é simplesmente fechar o aquário durante a noite (que poderia ser tbm um recipiente com um bonsai) e abrir durante o dia mas aí fica meio um lance meio trabalhoso.

Mas eu gosto de idéia viajandonas.
 
NOSSA!!!
Que confusão!

Espero que um biólogo veja e de uma resposta pq agora deu um nó no meu cérebro.

Hei 10000bc, onde que tá o tópico que tu dissestes? procurei e não encontrei.

Obrigado

Abraços irradiantes
 
NOSSA!!!
Que confusão!

Espero que um biólogo veja e de uma resposta pq agora deu um nó no meu cérebro.

Hei 10000bc, onde que tá o tópico que tu dissestes? procurei e não encontrei.

Obrigado

Abraços irradiantes
Então fica dificil eu encontrar também pois o nome do topico nao tem nada a ver com isso.
procurei procurei e nada achei:)
outra coisa - nao esqueçam qe quando eu abri o topico eu tava MUITO anormal.
desculpem, acontece.
:p:
 
Então fica dificil eu encontrar também pois o nome do topico nao tem nada a ver com isso.
procurei procurei e nada achei:)
outra coisa - nao esqueçam qe quando eu abri o topico eu tava MUITO anormal.
desculpem, acontece.
:p:
Se controle da próxima vez! ¬¬

aiuheaiuheaiuheia
 
NOSSA!!!
Que confusão!

Espero que um biólogo veja e de uma resposta pq agora deu um nó no meu cérebro.

Hehe. Então, a idéia é: Será que a troca gasosa que a planta efetua durante o dia não é suficiente para o fungo sobreviver saudável em um terrário lacrado, em alguma proporção de fungos/plantas/volume do terrário.

É. A erva faz coisas...

aconhecaubatuba.com.br_ubatuba_ImagesNoticias_2008_310108drogas_to_fora.jpg
aconhecaubatuba.com.br_ubatuba_ImagesNoticias_2008_310108drogas_to_fora.jpg
 
Hehe. Então, a idéia é: Será que a troca gasosa que a planta efetua durante o dia não é suficiente para o fungo sobreviver saudável em um terrário lacrado, em alguma proporção de fungos/plantas/volume do terrário.

Bem, olhando por esse lado é bem possível que seja possível. Afinal de contas, a troca manual de gases é feita 2 ou 3 vezes ao dia e a planta vai fazer isso durante todo o dia.
A preocupação é durante a noite o terrário se saturar de CO2 e acabar prejudicando os PCs.
 
Srs,


Acho que solução "prática" memso é abrir o terrário e abanar...:p:

Porém temos outra opções: pode-se injetar Oxigênio (esses hospitalares mesmo!) para retirar o CO2! Por que não? Não sei o valor e se isso irá se reverter em frutos.(muito provoavelmete não!)

Estava também pensado em um sistema de ventilação eficiente ( de grande vazão) entretanto, antes do ar entrar no terrário ele passaria por filtros ,por um sistema de UV para esterilização e por um condicionador de temperatura e umidade!!!


AFFF! que viageira!!!!:D:D:D Mas se a idéia for ser ecológico, vamos bolar um sistema "simbiótico"de cultivo em conjunto com Bonsai!!!

De repente vira até um cultivo de Amanitas:D:D :D


Valeu!
 
HAUHAUHAH cada viagem!

Dá pra pensar em por plantinhas (em vasos separados, esterilizadas desde a germinação) dentro do terrário, durante o dia ou durante o ciclo de 12 horas onde há luz (convenhamos, na natureza não há luz o tempo todo, tem funcionado por milhões de anos, acho bom respeitar isso e oferecer aos cocomelos um período de descanço) e depois retirá-las, à 'noite'.

Mas, se é pra abrir o terrário duas vezes por dia, por que não abanar?

Seria legal termos um cultivo que não se resume a dar os nutrientes e oxigenio pros cogus, e sim simular o seu 'habitat natural'.

Alguém pensou em grama?
 
Back
Top