Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Sobras da Geladeira

Nesse diário vou relatar minhas presentes experiências com 4 espécies. A inoculação foi feita a partir de algumas culturas esquecidas na geladeira. A proposta do cultivo é verificar as semelhanças (e diferenças) no cultivo de cada espécie.
Diário de cultivo em andamento.
Muito massa. Já to ansioso para as atualizações, me senti assistindo uma série que foi cancelada na primeira temporada. Quero saber os proximos passos logo kkkkk

Só fiquei com algumas dúvidas, qual o tamanho dos potes que vc usou para o GT? E quando foi inoculado por pote? 4ml?

E se o micelio já vai se desenvolver no pote, pq passar para uma bag depois? Não entendi essa parte também
 
Grande nota de 20, muito obrigado por compartilhar a sua experiencia. O teu carinho pelo cultivo é visível. Seus filtros de seringa na tampa deixaram com cara de pro player.
O gesso deu pra sacar no olhometro e a tua peneira adaptada de gesso foi um aprendizado e tanto.
Vc está usando o silicone de alta temperatura ? geralmente nessas autozone da vida você consegue encontrar e ele dá uma vedação legal e aguenta bem a panela de pressão.
Tua panela é lindona, hein mano ?

Muito massa, estou torcendo para que seja um sucesso.
abs!

Ps: o escrito na sua parede me lembrou dessa imagem macabra abaixo
 

Anexos

  • a-16th-century-german-oath-skull-a-human-skull-on-which-v0-mn1qejngzplb1.png
    a-16th-century-german-oath-skull-a-human-skull-on-which-v0-mn1qejngzplb1.png
    483.7 KB · Visualizações: 1
Só fiquei com algumas dúvidas, qual o tamanho dos potes que vc usou para o GT? E quando foi inoculado por pote? 4ml?
Usei 4ml por pote de GT. Geralmente faço com menos, mas como as culturas tavam abandonadas quis "matar". Além disso coloniza mais rápido. São potes padrão "palmito", uns 500ml.


E se o micelio já vai se desenvolver no pote, pq passar para uma bag depois? Não entendi essa parte também

Vou frutificar na spawnbag. Pros cogumelos frutificarem bem eles precisam de substrato adequado. Na bag vai estar o substrato final.

Grande nota de 20, muito obrigado por compartilhar a sua experiencia. O teu carinho pelo cultivo é visível. Seus filtros de seringa na tampa deixaram com cara de pro player.
O gesso deu pra sacar no olhometro e a tua peneira adaptada de gesso foi um aprendizado e tanto.
Vc está usando o silicone de alta temperatura ? geralmente nessas autozone da vida você consegue encontrar e ele dá uma vedação legal e aguenta bem a panela de pressão.
Tua panela é lindona, hein mano ?

Muito massa, estou torcendo para que seja um sucesso.
abs!

Ps: o escrito na sua parede me lembrou dessa imagem macabra abaixo
Obrigado pelo incentivo, sem sua sugestão talvez nem tivesse feito esse diário. Abs, vamos torcer pra dar tudo certo ;)
To usando o silicone pra altas temperaturas. A panela tem 25L, bem boa.
 
Última edição:
Salve @myco_dourado!

Cara, que trampo lindo. Você tem um espaço dedicado pro cultivo?! :love:

Uma das minhas ambições é ter um espaço dedicado a essa finalidade. Como o gato preto disso ali em cima, dá pra ver que você leva seu cultivo com muito carinho. Você costuma fazer seus trampos de clonagem e inoculação de bags usando uma SAB mesmo? Eu andei vendo alguns vídeos de uma galera trampando com bags, particularmente aquelas bags all-in-one e achei muito interessante. Tava vendo uns vídeos de um maluco chamado "rookie mycologist" em que ele inocula umas bags e deixa colonizando e depois bota pra frutificar na própria bag com rendimento muito alto.

Tô pensando em fazer meus velhos e queridos bolos de PF Tek para o meu terceiro cultivo enquanto propago algumas CLs em outros frascos. Se a propagação funcionar, depois dos PF Tek vou querer explorar a possibilidade de trabalhar com as bags. Eu sempre quis elevar o meu cultivo, tentar outras técnicas, mas o meu cagaço de perder pra contaminação me faz apelar pro PF Tek.

Se não for pedir demais, quando for inocular as suas bags com o spawn, compartilha com a gente como que você faz. Seria muito didático pra mim.
 
Cara, que trampo lindo. Você tem um espaço dedicado pro cultivo?! :love:

Mais ou menos, a cozinha aqui de casa é grande e meu fluxo laminar fica num canto dela coberto com uma lona. As vezes é dificil organizar a vida diária da casa com o cultivo, por isso trabalho de noite ou bem cedo quando ninguém ta acordado. Sempre tento deixar tudo bem limpo, mas cozinha é cozinha, tenho até umas plantas nela. Tenho um quarto vazio do lado da cozinha onde deixo o micélio incubando em estantes. Moro numa região tão úmida que tudo frutifica muito fácil. O fluxo laminar ajuda muito, mas não é um ambiente com o rigor de um laboratório.

Você costuma fazer seus trampos de clonagem e inoculação de bags usando uma SAB mesmo?

Hoje em dia eu uso meu fluxo laminar pra quase tudo. Mas antes de ter um fluxo era só trabalho na SAB. Comecei a trabalhar com ágar numa SAB, despejando em petri. Tive muito sucesso e aprendi muito, a SAB funciona muito bem para fazer potes de vidro com grão, ainda mais se tiver uma tampa modificada com SHIP. Na época que eu usava SAB eu inoculava potes de grão e usava-os para spawnar monotubs com substrato pasteurizado.

Acho mais difícil usar spawnbags grandes com sub estéril numa SAB, quanto mais nutritivo (ex: grão) pior é. Muito fácil de algo cair dentro da bag aberta.

Se for frutificar em bag e você não possui acesso a um fluxo, o melhor seria substrato pasteurizado. Já vi vários cultivos de juba de leão ou shimeji que seguiam essa proposta. Spawn limpo > sub pasteurizado > colonização em ambiente não estéril.
Se não for pedir demais, quando for inocular as suas bags com o spawn, compartilha com a gente como que você faz. Seria muito didático pra mim.
Aguarde os próximos episódios. Vamos torcer pra essas culturas estarem boas, mas acho que estão ;)
 
@myco_dourado Me tira uma dúvida, quais as diferenças de usar um substrato pasteurizado e substrato esteril? Existe situações que deve se usar cada um deles?
 
Me tira uma dúvida, quais as diferenças de usar um substrato pasteurizado e substrato esteril? Existe situações que deve se usar cada um deles?

A principio substrato estéril precisa ser colonizado em ambiente estéril. Substrato pasteurizado pode ser colonizado em ambiente não estéril. Nem todo substrato pode ser pasteurizado (ex: grão, farinhas). Por isso quando alguém fala que colocou farinha de arroz em algum monotub já tem tudo pra dar errado.

Serragem, palhas (fibra de coco), vermiculita e esterco podem ser pasteurizados. A pasteurização consiste em manter a temperatura do substrato entre 60-76 ºC durante 1h. Aqui tem um exemplo de cultivo que fiz aplicando a pasteurização. No cultivo de cubs pareceu mais importante seguir um processo de pasteurização eficiente, o mesmo spawn contaminava muito no estilo bucket TEK. Muitas pessoas falam que funciona, mas pra mim não funcionou. No cultivo de shimeji eu costumava só ferver a palha por 1 hora e sempre dava certo.

Substrato esterilizado é mais usado quando se cultiva em blocos suplementados com algum grão. Mas aí esses blocos são inoculados sob o fluxo laminar.
 
Show, obrigado pela resposta. Hoje inoculei dois potes de 500ml com CL de Cambodian, espero da certo. Dessa vez segui sua orientação e deixei na panela de pressão. To feliz que ela não explodiu, tinha esse medo kkkkk
 
Back
Top