- 30/01/2008
- 1,279
- 94
Este tópico é para discussão geral do diário "Shimeji - Primeiro cultivo de comestíveis experimental". Por favor, participe da discussão aqui.
Última edição por um moderador:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
apos muitas pesquizas e fracassos ao tentar adquirir miscelio vivo de comestiveis, fui ate o mercado central e comprei uma bandeja de shimeji frescos,escolhi tres cogumelos bem parrudos , e clonei utilizando a tecnica de biopsia, passei pra tres placas de bda, uma placa contaminou outra naoa emplacou e a terceira cresceu um miscelio nao muito forte, visto que estava demorando muito a colonizaçao da placa( acho que o bda usado estava um pouco velho), cortei o miscelio , passando dois pedaços pra uma nova placa, um pedaço pra uma cl , e em dois potes milhos...
a cl nao creio que se desenvolveu, mas a placa ja esta 80% colonizada, e os potes de milho estao em processo de colonizaçao tambem...
abri esse diario pra que os membros que ja tem experiencia nesse tipo de cultivo possam me auxiliar de alguma forma e, para juntos desenvolvermos novas tecnicas de frutificaçao de comestiveis...
todas as opinioes sao bem vindas!!
foto da placa mãe View attachment 28028 , foto da placa filha, as fotos nao estao muito boas porque o miscelio e muito ralo, porem forte...View attachment 28029 View attachment 28030 fotos da colonização do milhoView attachment 28031 View attachment 28032 , nao sei se o milho seria o melhor pro spawn , em todo caso estou preparando bolos pf com arroz, e tentarei inocular tambem no trigo...
abraços...
muito bom, acho que chegaremos longe com essa experiencia...
quanto ao miscelio figura , acha que esta tudo ok?
outra coisa, seria viavel inocular direto no composto? estou colonizando o omilho por achar que assim fica mais facil transferir o miscelio pro composto...
View attachment 28092 View attachment 28093 View attachment 28094
obs. ta muito dificil bater uma foto de qualidade da placa, mas esta a 100% de colonizaçao...
alguem que tem experiencia em ter cultivado esse cogumelo, sabe me dizer se este miscelio e saudavel?
notei que ele e muito parecido com miscelio de cobweb...
paz pra todos!!!