Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Shimeji não frutifica

MindFields

Hifa
Cadastrado
18/03/2016
23
14
30
Rio Grande do Sul
Olá pessoal.

Estou mantendo esse micélio de Shimeji Azul em condições muito boas, ele está em uma faixa de temperatura de 18-25 graus, além de estar sendo constantemente borrifado. Eu fiz esse substrato com borra de café e vermiculita (50% 50%), e inoculei com 250ml de Spawn de grãos provenientes de uma inoculação com cultura líquida que eu fiz.

_DSC5182.JPG _DSC5183.JPG

No início, ele não estava no terrário, porém decidi colocar já que já haviam se passado 15 dias e não havia sinais de pinagem. Agora algumas estruturas de micélio estão surgindo. Espero que frutifique nos próximos dias!

borrifador_kit.jpg _DSC5386.JPG _DSC5387.JPG _DSC5388.JPG _DSC5389.JPG _DSC5390.JPG

O que acham? Alguém tem um palpite sobre o por quê de esse micélio não estar frutificando? o @cubensisdedread que manja dos comestíveis poderia me ajudar, ehehe

Esses kits estão sendo desenvolvidos por mim, e só faltam frutificar mesmo, para serem lançados comercialmente. Essa ideia das caixinhas com micélio não é nova, mas estou produzindo para vender localmente.
 
E ai meu caro, pinaram?
Estou estudando para cultivar comestíveis e pelo que li a borra café não é um substrato muito bom devido a alta concentração de nitrogênio, o que geralmente utilizam é a casca do café.

http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/98718/figueiro_gg_me_ilha.pdf?sequence=1

Olá Aldo!

Pinaram sim! Veja as fotos:

_DSC5523.JPG _DSC5531.JPG _DSC5534.JPG

Inclusive esse é o segundo flush deles. Acabei não atualizando o tópico aqui no fórum, mas a produção está a todo o vapor!
 
Muito legal, logo chega minha seringa de esporos do shimeji dourado, vc pesou eles depois da colheita?

Estou pensando em usar pó de coco e arroz integral como substrato.

Esse substrato funciona bem, mas acho que você pode remover o arroz integral pois ele é muito nutritivo e pode contaminar facilmente. O micélio de shimeji se vira bem em substratos puros ricos em celulose, como serragens, cascas, palhas, etc!
 
Back
Top