Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sem panela de pressão - Liberte-se da panela de pressão

PsicoO

Esporo
Cadastrado
21/06/2020
11
3
32
Dei uma olhada por cima no fórum e não encontrei ninguém que tivesse tido experiências boas e seguras sem o uso da panela de pressão. Me impressionou um pouco pois o vídeo antigo dos cogumelos fala exatamente isso no início: "vou ensinar um método sem panela de pressão, mas que pode usar pressão também."

Vantagens: é muito mais fácil achar panelas grandes já existentes em casa ou até pra comprar uma que não seja de pressão.

1) Coloque uma proteção no fundo da panela, de preferência um steamer (fig. 1), assim como na panela de pressão se esse for o seu caso.
1593278608125.pngFig. 1: Steamer
2) Coloque os copos com a água distante das bordas pois não queremos água entrando neles, apenas o vapor e água o suficiente na panela pra não evaporar tudo até o final da operação.
3) Ligue o fogo. Com fervura alta abaixe o fogo com cuidado até o mínimo necessário para manter a fevura máxima mas ao mesmo tempo não desperdiçar gás nem acelerar o processo de evaporação inutilmente.
4) Quando conseguir estabilizar o gás na fervura máxima coloque um timer de pelo menos 90 minutos.
5) Ao final dos 90 minutos desligue a panela.
6) Espere esfriar por várias horas.
7) Pronto! Seu substrato já pode eser usado.

OBS: Caso a água chegue perto de secar você deverá adicionar água fervente durante o processo pra manter a panela funcionando sem queimar..

Qual a diferença? O tempo de exposição ao calor. A panela de pressão precisa de menos tempo pois atinge temperaturas maiores. E serei sincero: nas primeiras vezes tentei panela de pressão e não tive 100% de sucesso. Na terceira vez fiz igual a esse vídeo e simplesmente funcionou, e não só isso, depois desse primeiro batch de sucesso eu não consigo me recordar de nenhuma contaminação que tenha ocorrido em nenhum outro ciclo. Claro que eu sigo todas as recomendações como o selo e etc. Mais experiências sobre métodos de cultivo estão sendo feitas e as postarei em breve.
 
Dei uma olhada por cima no fórum e não encontrei ninguém que tivesse tido experiências boas e seguras sem o uso da panela de pressão. Me impressionou um pouco pois o vídeo antigo dos cogumelos fala exatamente isso no início: "vou ensinar um método sem panela de pressão, mas que pode usar pressão também."

Vantagens: é muito mais fácil achar panelas grandes já existentes em casa ou até pra comprar uma que não seja de pressão.

1) Coloque uma proteção no fundo da panela, de preferência um steamer (fig. 1), assim como na panela de pressão se esse for o seu caso.
View attachment 114876Fig. 1: Steamer
2) Coloque os copos com a água distante das bordas pois não queremos água entrando neles, apenas o vapor e água o suficiente na panela pra não evaporar tudo até o final da operação.
3) Ligue o fogo. Com fervura alta abaixe o fogo com cuidado até o mínimo necessário para manter a fevura máxima mas ao mesmo tempo não desperdiçar gás nem acelerar o processo de evaporação inutilmente.
4) Quando conseguir estabilizar o gás na fervura máxima coloque um timer de pelo menos 90 minutos.
5) Ao final dos 90 minutos desligue a panela.
6) Espere esfriar por várias horas.
7) Pronto! Seu substrato já pode eser usado.

OBS: Caso a água chegue perto de secar você deverá adicionar água fervente durante o processo pra manter a panela funcionando sem queimar..

Qual a diferença? O tempo de exposição ao calor. A panela de pressão precisa de menos tempo pois atinge temperaturas maiores. E serei sincero: nas primeiras vezes tentei panela de pressão e não tive 100% de sucesso. Na terceira vez fiz igual a esse vídeo e simplesmente funcionou, e não só isso, depois desse primeiro batch de sucesso eu não consigo me recordar de nenhuma contaminação que tenha ocorrido em nenhum outro ciclo. Claro que eu sigo todas as recomendações como o selo e etc. Mais experiências sobre métodos de cultivo estão sendo feitas e as postarei em breve.
Uma vez peguei um cogumelo no pasto e deixei num papel alumínio até ele desaparecer e ficar só os esporos, raspei em cima de arroz cru e deixei na cozinha tampado com aqueles plásticos transparente e deixei um.pouco mais de um mês, pq esqueci deles e ao mesmo tempo fervo painço e coloquei pra escorre num escorredor, meu vacilo é que coloquei pra esfriar na janela do lado de fora kkkkk hj sei a besteira que fiz, resultado coloquei para inocular meio morno 7 a tendência era morer tudo nessa hora, não faço ideia como não morreram. 4 potes contaminaram. Será que devido ao calor de 35 graus evitou de ser contaminado? Continuando... Quando coloquei os 3 no terrário onde fez 44 graus devido ao calor externo e a caixa tampada A umidade ERA de 80% precisa nem dizer que não nasceu né? Já o arroz quando lembrei coloquei na caixa e comecei a colocar na geladeira de dia e tirando a noite pq era mais fresco nasceram alguns cogu. E não contaminou pode ter caído um milagre ou como dito antes o incrível calor da qui me ajudou? Tô reportando a qui a história inteira pq sei que vacilei e algum iniciante como eu ver isso vai evitar besteira. e depois não usei panela de pressão nos painço e ainda assim 3 foram até aí terrário sem contaminantes. volto a perguntar será que tudo isso foi por causa do calor extremo que faz aqui? Quem sabe lugares muito hot não seja tão fácil contaminar quanto lugares que chove muito
 
Última edição:
Atualização (FINALMENTE!)

O flush que estava pinando na data do post anterior, ~65g em 2 copos de boteco:

View attachment 119757
View attachment 119758
View attachment 119759
View attachment 119760

Sobre as CL's: deram certo e já frutificaram, ~114g em 3 copos de 180ml, rendeu muito mais.

View attachment 119761
View attachment 119762
View attachment 119763

Sobre as outras simplificações que estava testando:

Parei de usar a glovebox. O forno quando bem quente e o ambiente fechado para conter a circulação de ar por alguns minutos resolvem. Fiz tudo na boca do fogo e não houveram contaminações. 100% de aproveitamento. Lembrando que tomo certos cuidados como 1 agulha nova pra cada pote, etc. Não passo fogo nem nada, descarto. É isso, espero ter ajudado.
Salvei Man! Rsrrs
cogumelos são tão lindos, da vontade de começar agora. Ainda preciso estudar mais um pouco, pelo menos pra colher algo, eu vi que tinha um copo com água dentro da sua caixa, a umidade aí é fácil de conseguir ou vc fez algum processo antes? Desculpe se é errado perguntar aqui é que sou novo e tô meio perdido ainda
 
Back
Top