Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sem panela de pressão - Liberte-se da panela de pressão

PsicoO

Esporo
Cadastrado
21/06/2020
11
3
32
Dei uma olhada por cima no fórum e não encontrei ninguém que tivesse tido experiências boas e seguras sem o uso da panela de pressão. Me impressionou um pouco pois o vídeo antigo dos cogumelos fala exatamente isso no início: "vou ensinar um método sem panela de pressão, mas que pode usar pressão também."

Vantagens: é muito mais fácil achar panelas grandes já existentes em casa ou até pra comprar uma que não seja de pressão.

1) Coloque uma proteção no fundo da panela, de preferência um steamer (fig. 1), assim como na panela de pressão se esse for o seu caso.
1593278608125.pngFig. 1: Steamer
2) Coloque os copos com a água distante das bordas pois não queremos água entrando neles, apenas o vapor e água o suficiente na panela pra não evaporar tudo até o final da operação.
3) Ligue o fogo. Com fervura alta abaixe o fogo com cuidado até o mínimo necessário para manter a fevura máxima mas ao mesmo tempo não desperdiçar gás nem acelerar o processo de evaporação inutilmente.
4) Quando conseguir estabilizar o gás na fervura máxima coloque um timer de pelo menos 90 minutos.
5) Ao final dos 90 minutos desligue a panela.
6) Espere esfriar por várias horas.
7) Pronto! Seu substrato já pode eser usado.

OBS: Caso a água chegue perto de secar você deverá adicionar água fervente durante o processo pra manter a panela funcionando sem queimar..

Qual a diferença? O tempo de exposição ao calor. A panela de pressão precisa de menos tempo pois atinge temperaturas maiores. E serei sincero: nas primeiras vezes tentei panela de pressão e não tive 100% de sucesso. Na terceira vez fiz igual a esse vídeo e simplesmente funcionou, e não só isso, depois desse primeiro batch de sucesso eu não consigo me recordar de nenhuma contaminação que tenha ocorrido em nenhum outro ciclo. Claro que eu sigo todas as recomendações como o selo e etc. Mais experiências sobre métodos de cultivo estão sendo feitas e as postarei em breve.
 
E quando vc fez na pressão deixou qto tempo ? Pq eu pelo menos deixo quase uma hora e meia na pressão. Não tive bons resultados usando menos tempo.

E o que vc está propondo n é até onde Eu entendo, uma esterilização, é uma pasteurização . E pra pasteurização o tempo recomendado é ainda maior, vai de 2 a 4 horas .

Bons cultivos!
 
E quando vc fez na pressão deixou qto tempo ? Pq eu pelo menos deixo quase uma hora e meia na pressão. Não tive bons resultados usando menos tempo.

E o que vc está propondo n é até onde Eu entendo, uma esterilização, é uma pasteurização . E pra pasteurização o tempo recomendado é ainda maior, vai de 2 a 4 horas .

Bons cultivos!

Na pressão não lembro, foram só as primeiras duas tentativas há uns 3 anos. Mas acredito que tenha sido em torno de 30 minutos. Todas as outras tentativas (foram várias) foram sem pressão, dessa foram descrita acima, e funcionaram perfeitamente sem qualquer contaminação.

Tô refazendo cultivos sem a pressão pra testar, a CL parece que deu certo, acabei de colocar ela na geladeira e talvez já faça hoje uns bolos pra inocular e ver o resultado.
 
Na pressão não lembro, foram só as primeiras duas tentativas há uns 3 anos. Mas acredito que tenha sido em torno de 30 minutos. Todas as outras tentativas (foram várias) foram sem pressão, dessa foram descrita acima, e funcionaram perfeitamente sem qualquer contaminação.

Tô refazendo cultivos sem a pressão pra testar, a CL parece que deu certo, acabei de colocar ela na geladeira e talvez já faça hoje uns bolos pra inocular e ver o resultado.


Realmente 30 min não é suficiente. E se está funcionando ai sem a pressao dessa forma , q bom tb . Vamos seguindo .
 
Nas minhas leituras, é possível sim fazer sem o uso de panela de pressão, chega a ser uma esterilização, que é a esterilização a vapor, muito usada em produtoras comerciais de cogumelos, pois é mais barata para grandes operações do que comprar uma autoclave gigante. A pasteurização ocorre quando se é aquecido o substrato entre 60 a 80 graus, a esterilização a vapor vai além disso, já que você põe a água para chegar ao limite máximo de temperatura. A diferença principal entre a esterilização em panela de pressão pra esterilização a vapor é o tempo de exposição ao calor.
pra esterilização na panela de pressão entre 50 a 90min é ideal, 30min é mto pouco. Na estilização a vapor o substrato fica exposto ao calor do vapor durante várias horas, dependendo da quantidade de substrato pode chegar a 12/15 horas de exposição. Só vale a pena fazer esterilização a vapor se for esterilizar maiores quantidades de substratos e mesmo assim, vai precisar de uma panela bem grande, adaptada para repor a água que for evaporando, o pessoal usa 2 toneis, um pro substrato e outro com resistência elétrica só pra evaporar água.
Se for pra cultivar cogumelos em pequena escala a esterilização a vapor até rola, mas demora muito mais tempo que 90min, ou seja, vai ter que bolar um jeito de repor a água que for evaporando sem abaixar a temperatura do substrato. 90 min é o tempo da panela de pressão, nunca tentei esterilizar a vapor, pois faço pequenos cultivos para os quais a PP é definitivamente a melhor das opções pela eficiência na esterilização e pelo tempo que leva pra esterilizar.
Então não vale a pena se libertar de um método eficiente por um método menos eficiente e mais demorado.
 
Eu ando pesquisando o uso do vapor para esterilizar substratos. Tem esse vídeo aqui ensinando a PF TEK, e eles fazem a esterilização a vapor, por 90 minutos. Parece ser um método eficaz para esterilizar bolos de PF TEK, com arroz integral e vermiculita. Este método não funciona se o caso for grãos, porque precisa de mais calor.

Vi que dá pra fazer CL com este método também, mas ainda não testei. De qualquer maneira, se for ir de PF TEK, o vapor funciona sim.

 
@PsicoO postou exatamente esse video acima @01101OK!

Mas mesmo assim acho 90min pouco tempo para esterilização a vapor, na pp usa-se esse tempo. Talvez funcione e pode-se usar esse método caso não tenha PP, mas se tiver PP é bem mais garantido a esterilização homogênea dos potes. Seria interessante alguém testar duas levas de bolos, uma a vapor e a outra a pp com um pote de cada leva sem inoculação como controle, bota os dois pra ficarem em torno dos 90min e ai veremos se é msm tão eficiente quanto.
 
Se a pessoa tiver a PP, acho também que é bem desnecessário utilizar este método. A PP faz o trabalho com mais eficiência. A questão mesmo é se não tiver disponível. De qualquer maneira, ir de PP é sempre a melhor escolha.

Neste momento estou fazendo testes com Ágar de Ração de Gato esterilizados no vapor. Taquei um pedaço de trufa lá e está expandindo. Daqui uns dias vou ver se está 100% limpo, testando pra ver se tem viabilidade.
 
Sim, o tipo de substrato e o volume definitivamente influenciam na eficiência dos tipos de esterilização, pra bolos pf talvez funcione bem a esterilização a vapor, mas tem que se ser higienico e cuidadoso, pois acho que 90min de vapor não matam endósporos
 
Acho q estamos nos perdendo um pouco em termos técnicos.

A pf tek, envolve essa esterilização . Isso que está se chamando esterilização a vapor, eu acho que se chama tindalizacao. E a intenção é sim esterilizar.

É o q se faz com substrato p cogumelo comestível por exemplo, como foi citado, se faz pra substituir a autoclave e esterilizar/pasteurizar/tindalizar o substrato . Mesmo assim isso pode dar certo pro substrato com um nível médio d nutriente onde vai se jogar o Spawn já com micelio, mas pra preparar o Spawn por exemplo já n é o recomendado. Não ser recomendado n quer dizer q vc n possa ter sucesso.

O lance é funcionar . Funcionar e ai depois vem o menor custo x trabalho possível. Entao e aquilo se ta funcionando , otimo .
 
ta certo @Tucum a tindalização é um método de esterilização que usa vapor a pasteurização não ultrapassa os 80 graus.

mas pra preparar o Spawn por exemplo já n é o recomendado.

psé exatamente, funciona bem pra substratos de frutificação, como serragem, borra de café, a longos períodos de exposição ao vapor. Pra produção de semente em grãos acho muito arriscado não usar a pp além dos outros procedimentos como deixar descansando os grãos por 24 hrs depois de hidratar eles pros endósporos germinarem e poderem ser eliminados na esterilização na pp
 
ta certo @Tucum a tindalização é um método de esterilização que usa vapor a pasteurização não ultrapassa os 80 graus.



psé exatamente, funciona bem pra substratos de frutificação, como serragem, borra de café, a longos períodos de exposição ao vapor. Pra produção de semente em grãos acho muito arriscado não usar a pp além dos outros procedimentos como deixar descanando os grãos por 24 hrs depois de hidratar eles pros endósporos germinarem e poderem ser eliminados na esterilização na pp


Obrigado pela luz .
 
Olha... temperatura de fervura não torna asséptico o substrato, mas é o suficiente pros cultivos já que você nos traz sua experiência.

Mas a questão da PP não é apenas a temperatura x tempo, mas também a pressão! Ela realizará a autoclave, que aí sim esteriliza e mata tudo lá dentro dos potes ou copos.
 
Atualização: Infelizmente coloquei as CL's em copos altos demais e não consegui utilizar kkkk Uma aparentava estar 100% bem e as outras não vingaram nada, pareciam estéreis. Confesso que esqueci de agitar a seringa antes de inocular as duas primeiras. Resumindo: tive que jogar fora a CL potencialmente boa.

Pra não perder os 3 copos que passaram pelo vapor a 90 minutos, coloquei 1 na geladeira pra testar inocular semanas depois e os outros dois inoculei esporos da seringa de GT que adquiri na Psiloshop e que seria a mãe das CL's.

Resultado: 7 e 12 dias após inocular.
WhatsApp Image 2020-07-05 at 00.14.12.jpeg
WhatsApp Image 2020-07-10 at 21.44.06.jpeg

Até o momento, um sucesso. Vou refazer as CL's em outros recipientes, parecidos com os que fiz da primeira vez em 2017.

Enquanto isso vou reportando aqui a eficácia do método.
Eu ando pesquisando o uso do vapor para esterilizar substratos. Tem esse vídeo aqui ensinando a PF TEK, e eles fazem a esterilização a vapor, por 90 minutos. Parece ser um método eficaz para esterilizar bolos de PF TEK, com arroz integral e vermiculita. Este método não funciona se o caso for grãos, porque precisa de mais calor.

Vi que dá pra fazer CL com este método também, mas ainda não testei. De qualquer maneira, se for ir de PF TEK, o vapor funciona sim.


Isso, é esse o vídeo que postei no início da Thread. Sem panela de pressãopra farinha de arroz.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-10 at 21.44.06.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-10 at 21.44.06.jpeg
    55.4 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2020-07-05 at 00.14.12.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-05 at 00.14.12.jpeg
    76.1 KB · Visualizações: 15
Tenho um amigo que mora na Austrália e la onde ele mora não tem panela de pressão (???)
Como ele pode fazer a esterilização do substrato que vai usar, existe algum mais fácil de esterilizar sem a panela de pressão ?
Gracias desde Jah
 
(Post Movido)

Teve um tópico sobre isso a alguns dias, dá uma olhada. Sem panela de pressão - Liberte-se da panela de pressão

(Da próxima, se for fazer um tópico, tente não escolher nomes genéricos como esse, porque não contribui em nada pra compreensão da sua dúvida. Se tivesse dado uma pequena olhada no próprio sub-fórum que você postou, ia ver esse post que eu mandei. Então vale dar uma pesquisada antes, caso for criar um post.) 🧚‍♂️
 
Última edição:
Oi, @PsicoO, que bom que deu certo. Estava aqui pensando uma coisa, decidi perguntar. A sua Farinha de Arroz Integral está beeeem esfarelada mesmo, tipo finíssimo, ou com alguns pedaços de arroz, que não foram devidamente esfarinhados? Quando trituro a minha sempre fica esses pedaços.

Estou perguntando isso pra saber se deve haver algum problema em deixar esses pequenos pedaços, se isso dificulta a esterilização a vapor. 🧚‍♂️
 
Oi, @PsicoO, que bom que deu certo. Estava aqui pensando uma coisa, decidi perguntar. A sua Farinha de Arroz Integral está beeeem esfarelada mesmo, tipo finíssimo, ou com alguns pedaços de arroz, que não foram devidamente esfarinhados? Quando trituro a minha sempre fica esses pedaços.

Estou perguntando isso pra saber se deve haver algum problema em deixar esses pequenos pedaços, se isso dificulta a esterilização a vapor. 🧚‍♂️

Sim, fica bem triturada. Assim, dá um pouco de trabalho no liquidificador porque tem que chacoalhar e tal pra dar um jeitinho dos pedaços maiores irem pro fundo, mas se você tiver um moedor de grãos deve ser fácil. Outra coisa é colocar menos arroz no liquidificador. Eu coloquei pouco mais de meio quilo e achei muito, foi difícil. De qualquer forma ficaram alguns pedacinhos sim, mas muito poucos e menores que a metade de um grão. Dessa forma sempre deu certo. Daqui alguns dias vou postar a atualização. Estão começando a pinar hoje.
 
Atualização (FINALMENTE!)

O flush que estava pinando na data do post anterior, ~65g em 2 copos de boteco:

1603904198650.png
1603904211244.png
1603904231778.png
1603904245495.png

Sobre as CL's: deram certo e já frutificaram, ~114g em 3 copos de 180ml, rendeu muito mais.

1603904353199.png
1603904361902.png
1603904369658.png

Sobre as outras simplificações que estava testando:

Parei de usar a glovebox. O forno quando bem quente e o ambiente fechado para conter a circulação de ar por alguns minutos resolvem. Fiz tudo na boca do fogo e não houveram contaminações. 100% de aproveitamento. Lembrando que tomo certos cuidados como 1 agulha nova pra cada pote, etc. Não passo fogo nem nada, descarto. É isso, espero ter ajudado.
 
Dei uma boa pesquisada sobre esterilização a vapor. Funciona bem, só tem que saber o tempo necessário de exposição ao calor. Na pressão leva 50 a 70min, no vapor o ideal (depenedendo do substrato a ser esterilizado e a quantidade) seria pelo menos dobrar o tempo de exposição.
 
Back
Top