Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segundo cultivo, e lá vamos nós...

Diário de cultivo problemático.
Este é meu segundo cultivo, pois o primeiro deu tudo errado, acho que eu sou um pouco porquinho ou atrapalhado, sei lá. Bom, estes 3 potes mostram uma coisa interessante. O substrato é somente trigo, mas trigo de boa qualidade. O primeiro pote colonizou normalmente e eu não usei a panela de pressão, eu fervi o trigo e depois coloquei o trigo no pote junto com agua oxigenada; quando estava saindo aquelas bolhas eu esperei uns vinte minutos e coloquei o pote no microondas, que agora não consigo lembrar quanto tempo ficou no microondas, mas acho que foi um minuto e meio.
O segundo e terceiro pote eu usei a panela de pressão para esterelizar, mas somente o segundo pote o micélio está se desenvolvendo. O estranho é que o primeiro pote colonizou rápido demais. Eu utilizei em todos os potes a técnica de spawn, com micélios de cubensis b+. Como meu cultivo é na surdina tive que fazer tudo rapidinho.
Imagem212.jpg

caceta, eu postei o tópico como primeiro cultivo, na verdade é segundo. Principiante é assim mesmo.
 
... Bom, tá começando a pinar somente dos lados. Isso é normal?

É normal sim! Os pins tendem a nascer nas bordas porque é onde fica mais úmido. Espero que tenha sorte em eliminar o duende verde, eles são terríveis. Mas o cubensis são guerreiros. :)
 
É normal sim! Os pins tendem a nascer nas bordas porque é onde fica mais úmido. Espero que tenha sorte em eliminar o duende verde, eles são terríveis. Mas o cubensis são guerreiros. :)
Puxa, vivendo e aprendendo, então onde há mais umidade no bolo eles tendem a crescer mais. Pensei que eu tivesse exagerado no pó de côco, apesar de que não cobri o micélio com muito, aproximadamente 1 cm.
Eles são guerreiros mesmo, pois o micélio tomou o lugar do duende verde e aparentemente ele desapareceu.
Estou muito feliz com esse cultivo, vocês devem notar que estou somente com uma quentinha, lembrando que dois copos contaminaram e os joguei fora.
Ocorre que no dia 22/11/2011 procedi um novo cultivo, utilizando aqueles recipientes de polipropileno. Rapaz, o manuseio com esses potinhos é muito fácil, além de custarem baratinho. O ruim é que na hora de tirar a tampa agulha da seringa enfiei sem querer no dedão. Putz, como saiu sangue, sujei o chão da cozinha da muié.
Nenhum desses copos contaminou. Somente dois copos estão atrasados no desenvolvimento porque eu esqueci de proceder a oxigenação.

012.JPG

usei trigo e milho. No milho o micélio está desenvolvendo com mais potência, mais rizomórfico.
O meu terrário ficou legal com argila expandida, se nada contaminar, é logico.

010.JPG

Acho que eu tô pegando o jeito da coisa, hein.
A parte ruim da coisa: mesmo sabendo que não devo fazer, pareço criança, fico toda hora abrindo o terrário, mexendo nos copos de cultivo, hoje mesmo derrubei um. Acho que vou afixar uma placa tipo: "abra a tampa do terrário estritamente o necessário" ou "micélio crescendo, por favor não perturbe".
 
:!: Cuidado com essa lâmpada dentro do terrário! Eletricidade e água dá em :poop:

Não há necessidade de uma luz tão próxima aos cogumelos. Por exemplo, eu deixo a luz uns 40 cm acima do terrário. Temos cultivadores que nem luz artificial usam, apenas luz natural indireta, e têm ótimos resultados. :)
 
Valeu a dica, desligarei ela e colocarei o terrário perto de uma janela.
 
Back
Top