Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segundo cultivo, e lá vamos nós...

Diário de cultivo problemático.
Este é meu segundo cultivo, pois o primeiro deu tudo errado, acho que eu sou um pouco porquinho ou atrapalhado, sei lá. Bom, estes 3 potes mostram uma coisa interessante. O substrato é somente trigo, mas trigo de boa qualidade. O primeiro pote colonizou normalmente e eu não usei a panela de pressão, eu fervi o trigo e depois coloquei o trigo no pote junto com agua oxigenada; quando estava saindo aquelas bolhas eu esperei uns vinte minutos e coloquei o pote no microondas, que agora não consigo lembrar quanto tempo ficou no microondas, mas acho que foi um minuto e meio.
O segundo e terceiro pote eu usei a panela de pressão para esterelizar, mas somente o segundo pote o micélio está se desenvolvendo. O estranho é que o primeiro pote colonizou rápido demais. Eu utilizei em todos os potes a técnica de spawn, com micélios de cubensis b+. Como meu cultivo é na surdina tive que fazer tudo rapidinho.
Imagem212.jpg

caceta, eu postei o tópico como primeiro cultivo, na verdade é segundo. Principiante é assim mesmo.
 
Como você preparou o trigo dos potes 2 e 3?
 
O primeiro pote colonizou normalmente e eu não usei a panela de pressão, eu fervi o trigo e depois coloquei o trigo no pote junto com agua oxigenada; quando estava saindo aquelas bolhas eu esperei uns vinte minutos e coloquei o pote no microondas, que agora não consigo lembrar quanto tempo ficou no microondas, mas acho que foi um minuto e meio.View attachment 30172

Olha, nunca vi prepararem o trigo assim, se funcionar, vai ser novidade pra mim. :)

Qual é a raça?
 
todos os copos foram fervidos até que os grão ficassem quase abrindo por causa da umidade dentro deles. O primeiro copo foi preparado com agua oxigenada. Os copos 2 e 3 foram para a panela de pressão. Somente o último copo não colonizou. A raça é o cubensis b+. O copo preparado com água oxigenada o micélio se desenvolveu de uma forma rápida demais em relação aos relatos aqui do fórum, apesar de que eu usei a técnica do spawn.
 
o "rápido demais" é quanto tempo? se anotou?
 
uma semana e meia
 
Pode ser que tenham ficado com muita água, o melhor é deixar hidratando naturalmente de um dia pro outro e ferver só para esquentar o grão e fazer com que a água do exterior evapore quando deixados sobre uma mesa por exemplo. Sempre faço assim e sempre funciona. Da única vez que tentei hidratar o grão direto na água fervendo, vários grãos estouraram, ficou molhado demais e não deu certo.
 
e já decidiu o destino desse pote colonizado? vai aguardar o outro pote colonizar totalmente também?
acompanhando e mandando força!
 
Pode ser que tenham ficado com muita água, o melhor é deixar hidratando naturalmente de um dia pro outro e ferver só para esquentar o grão e fazer com que a água do exterior evapore quando deixados sobre uma mesa por exemplo. Sempre faço assim e sempre funciona. Da única vez que tentei hidratar o grão direto na água fervendo, vários grãos estouraram, ficou molhado demais e não deu certo.
ele não ficou com muita agua não, acredito que está no ponto. Infelismente os dois últimos potes contaminaram. Já joguei o trigo fora. Resta somente o micélio do primeiro copo.

e já decidiu o destino desse pote colonizado? vai aguardar o outro pote colonizar totalmente também?
acompanhando e mandando força!
jovem, o copo colonizado deu uma estacionada. vou postar a foto. Depois voce me dá uma dica do que aconteceu. Aliás ontem fiz minha primeira experiência de casing direto. Depois eu posto o resultado.
 
Então está explicado porque não avançada hehe
 
Bom, pessoal, deixei mais alguns dias o micélio fortalecer porque ele deu uma estacionada, deve ser falta de troca gasosa, então fiz um casing com ele mais pó de côco. Peguei uma quentinha bem pequena, acho que pequena demais, mas tudo bem, o cultivo está indo de acordo. Pesquisei no fórum e notei que o desenvolvimento no pó de côco não é cobweb, além de ter um cheiro fresco e agradável o cultivo.
002.JPG
 
Aumente a circulação de O2, mantenha temp. baixa e umidade acima de 95% até formar pins de uns 4mm, depois você pode diminuir a umidade até 90%. Cuidado com overla. :)
 
Aumente a circulação de O2, mantenha temp. baixa e umidade acima de 95% até formar pins de uns 4mm, depois você pode diminuir a umidade até 90%. Cuidado com overla. :)
puxa vida, esqueci do detalhe da temperatura baixa! Qual o método mais eficaz para baixar a temperatura? Até o momento não apareceu overla, se aparecer eu posto para saber o melhor método para a raspagem. Não quero perder esse cultivo, apesar de que estou na fase de aprendizagem.
 
Qual o método mais eficaz para baixar a temperatura? .


Não sei se é o mais eficaz, mas, o que eu utilizo aqui:

1 eu coloco uma pedra de gelo em cima de cada bolo, porém isto quando está em torno de 30 graus aqui.

2 eu borrifo água bem gelada nos bolos de duas a trez vezes ao dia

3 a última alternativa, porém tem que tomar cuidado porque pode diminiuir a umidade é você pegar uma garrafa que caiba em seu terrário colocar água dentro congelar e deixar a garrafa lá dentro.

Como eu disse não sei se é o mais eficaz, mas consigo reduzir a temperatura numa boa por aqui.

abraço e boa sorte
 
muito obrigado, vou utilizar a técnica da garrafa d´água e esperar os pins.
 
Nada dos pins? :eek:h:
 
Back
Top