Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo Cultivo: B+ Casing/Tijolo

Diário de cultivo completo.
Resumo do Cultivo

Strain: B+
Técnica: Casing/Tijolos
Fornecedor da strain: Meu amigo @newtondf
Substrato: Milho
Tindalização: Tindalização separada em 3 dias. 1 dia de molho depois de ferver por meia hora; 1 dia de molho no CAL; 1 dia de molho na agua sanitária. Lavou de novo, botou nos copos e Joga na PP
Esterilização: Panela de Pressão por 60 min depois de começar a apitar (lembrando sempre de colocar um pano por de baixo dos copos pra nao entrar em contato direto com a panela de pressão! (principalemnte se for copos de plastico PP)
Inoculação: Por seringas de esporos

Modo de preparo:
Depois dos copos 100% colonizados resolvi usar caixas de leite como forma de preparo para meu tijolo de micélio. A preparação foi simples, como se fosse um casing.

Tijolos:
Com copos 100% colonizados, peguei 6 copos e quebrei em duas caixas de leite. Coloquei uma camada casing nas caixas de leite e levei para a incubadora.
Usei 3 copos colonizados pra 1 copo de substrato com camada casing

Segue fotos Tijolo 1ª Flush:
Ai9N-P8GHtYNRlw45mLHXIp4ooHInQ0zV-io1cJCcZb7.jpg



Casing:
Já no meu casing eu usei 4 copos e 1 copo e meio de camada casing. Deu uma camada de cerca de 1 dedo de expessura. Meu casing ja pinou e editarei esse Tópico hoje a noite colocando fotos do caisng. (mesmo apresentando a coloração azula e sumiu, assim pinando normalmente)

Segue as fotos do Casing 1ª Flush:
AnPkOyCkUg3zAltbWTbYWX9gt67ZMJlhnTBqCbWGn6tj.jpg ApmtVBImx6qYIFKQ_PMzj4RCZDlcKFQjh1YrTulEtnMB.jpg Aq-0mVIcw2ZVUzIDkIjdifZWVtBjtW8A_d2vUjveT-v9.jpgAnXBaP5dd5UgYL66FAXK_ooSR7tGnRpEiQBk5JLLxD4v.jpg AlssgOhfGTXMk8p4BbeaYykc_qKC5ZOdG9fe6-i_GD5o.jpg


Avi8sT1z9CCM393kt1PHH8O7v2HGwaHS9dAibeqIqs10.jpgEsse cogu da esquerda nasceu Siamês e o chapeu ficou muito legal. Pesou 15g


Diferença entre os dois: Os tijolos tem maior área de frutificação que os casings, e quero testar agora com a stran B+ se com a maior área de frutificação tenho mais chances de render mais cogumelos.


Surpresas: Eu iria aniversariar meu tijolo antes, só que aconteceu uma coisa... Fui pra uma rave e não aniversariei no dia que era pra aniversariar e adivinha só? Pinou dentro da incubadora dois coguzinhos!
AhIHXffjwfKRvmV9ggXR1QG09XrKhAJyISNZPL0DN9ip.jpg

Agora vem o grande momento da dúvida.

Olhem para isso e me digam se é contaminante: :blackalien::blackalien::blackalien:
Ar25yRP3gnUNw90quZ6saYIL8tRs8pysrtfzcxKPgV6Q (1).jpg AleN0YM9OJM4YrDaBmraV1OBsHMgPW3rtR9QGST2QfYP.jpg
Se observarem bem, do lado direito da foto existe uma colocaração meio azulada e meio verde. Essa colocaração apareceu cerca de 4 horas que aniversariei o bolo. Só que existe uma peculiaridade, essa colocaração aparece, e chega a um ponto que ela para de colorir o tijolo e depois ela some. O tijolo volta a ficar branco!


OBS: Essa coloração apareceu logo depois que coloquei os casings e os tijolos no terrario (em terrarios diferentes e esterelizados) e borrifei água (fator que também suspeito ter ajudado a aparecer essa coloração)
 

Anexos

  • AhdKSlWW4dA3rVd8Uqb0k5kGmWoJWvQiX1PNpyoHUjPR.jpg
    AhdKSlWW4dA3rVd8Uqb0k5kGmWoJWvQiX1PNpyoHUjPR.jpg
    56 KB · Visualizações: 99
  • Ar25yRP3gnUNw90quZ6saYIL8tRs8pysrtfzcxKPgV6Q.jpg
    Ar25yRP3gnUNw90quZ6saYIL8tRs8pysrtfzcxKPgV6Q.jpg
    93.6 KB · Visualizações: 109
Última edição:
Se observarem bem, do lado direito da foto existe uma colocaração meio azulada e meio verde. Essa colocaração apareceu cerca de 4 horas que aniversariei o bolo. Só que existe uma peculiaridade, essa colocaração aparece, e chega a um ponto que ela para de colorir o tijolo e depois ela some. O tijolo volta a ficar branco!


OBS: Essa coloração apareceu logo depois que coloquei os casings e os tijolos no terrario (em terrarios diferentes e esterelizados) e borrifei água (fator que também suspeito ter ajudado a aparecer essa coloração)


Bom cultivo. Parece que tudo está indo bem.

Essa coloração pode ser porquê a água provocou algum tipo de dano no micélio. Se não for logo após a borrifada pode acontecer pelo substrato estar muito seco.
 
Exatamente @Ecuador ! Aconteceu primeiro com o casing (que ainda não postei a foto) e depois com o tijolo. Nos dois o vapor da agua que borrifei pegou mais forte e apareceu logo em seguida a colocaração.
Irei evitar isso ou ferver a água antes de borrifar, para não aparecer nenhum contamintante.
 
E ae galera!

Tenho atualizaçãoes do meu casing! Segundo flush Entupido de cogumelos !
AuJCg0dIZ7w_FXDbbnKPkrDY1PIawU0S9pxWeBKQj0UW.jpg AuQ1TpQqNeCP-bSkRlm1rVy6wij8fOJ3-LbSnHxoOmSh.jpg AusXVaOvSj-hqUaDPAzF4hibaoXdiNXvnsB55cAPyKtQ.jpg

Depois que tirei essas fotos, eu colhi metade do casing e deixei a outra metade ainda futificando. 12 horas depois das fotos que tirei ai em cima, eu tirei essas, Se liguem:
DSC_0656.JPG DSC_0650.JPG DSC_0656.JPG


Esperando agora os Tijolos que estão com menor quantidade e estão om maior dificuldade de nascer.


Dúvida:

Pareceram umas manchas meio laranjadas em um dos tiojolos, acham que isso é normal? Laranja voltado pro amarelo. Isso será que pode ser algo ruim?
Até agora não impediu de que meus cogus crescam e eles estão crescendo bem no tijolo que tem essa mancha.
 

Anexos

  • DSC_0654.JPG
    DSC_0654.JPG
    101 KB · Visualizações: 61
  • DSC_0655.JPG
    DSC_0655.JPG
    91.5 KB · Visualizações: 66
  • DSC_0658.JPG
    DSC_0658.JPG
    87.9 KB · Visualizações: 61
Última edição:
Lindo seu cultivo, adorei seu cogumelão com chapéu torto.:fome:
Bela fartura! Parabéns!
 
Bem pessoal, hoje resolvi mostrar uma foto das condições dos meus dois terrários:
DSC_0662.JPG
Eles ficam pegando sol da janela indiretamente e borrifo água não diretamente no bolo, mas sim na tampa e a fumacinha de água que bate na tampa, respinga nos bolos em forma de nevoa. Não jogo direto para nao machucar o micélio.
A temperatura do meu quarto varia como o deserto: De manhã é calor e de noite um frio. Infelizmente não tenho como medir a temperatura, mas sou de Brasília, quem mora aqui sabe como é esse lugar. Clima de deserto mesmo.

Aproveitando o post eu adicionarei mais umas fotos dos tijolos(casing em forma de tijolo) e adicionarei minha opnião sobre a experiência:
DSC_0661.JPG DSC_0659.JPG DSC_0660.JPGDSC_0663.JPG DSC_0667.JPGDSC_0664.JPG DSC_0666.JPG

Segundo Flush do bunitinho da esqueda e finalmente o da direita Pinou !
Não to acompanhando direito, mas demorou cerca de 7~10 dias pra começar a pinar o da direita.

Sobre a Experiência do tijolo: Gastei 3 copos colonizados pra fazer o casing em forma de tiojolo pra colher no segundo flush nem metade dos cogumelos que peguei no casing Clássico (aquele que postei anteriormente, só subir a barra de rolaagem) Irei fazer um roll nesses bolos, pois não pude fazer o roll entre o 1ª e 2ª flush pois não tinha vermiculita.

E outra, pelo fato do tijolo receber luz de todos os lados, ele não sabe bem pra onde nascer e acho que isso fez com que ele secasse mais e como está um pouco seco o cogumelo nasceu com a estipe grossa e está duro, não está Oco diferente de alguns outros cogumelos que tive no casing (que com certeza está com a umidade mais alta do que a umidade dos tijolos)


Pausa para o chá:
DSC_0674.JPG

Conclusão:

Casing é melhor para as minhas condições. (condição de terrário que pega luz em todos os lados, umidade relativamente entre 80~90%)
Tiojolos talvez fossem melhor se eu fizesse um bulk ou se eu focasse a luz em uma direção só (como em terrarios poor man)


É isso ai pessoal! Futuramente posto fotos pra verem como ficou o 2ª tijolo (que está pinando agressivamente)
 

Anexos

  • DSC_0669.JPG
    DSC_0669.JPG
    85.7 KB · Visualizações: 48
Última edição:
Parabéns pelo cultivo! O segundo flush do tijolo ficou sensacional! *claps*

Chegou a pesar sua colheita até o momento atual?
Obrigado pelos parabéns e obrigado a todos os parabéns que recebi. Valeu mesmo galera! To feliz por estar dando certo.

E respondendo a pergunta, irei contar a verdade, minha balança quebrou, mas sou bom de saber no olho. Os cogumelos maiores deram cerca de 17~23g frescos. Foram uns 7 cogumelos consideráveis.

Mas o peso no total, da mais ou menos, cerca de 20g seco (jogando baixo) e ainda tem mais colheitas por vir.
Tirei um dos tijolos do dunk e fiz um roll, creio que dará mais cogumelos que os flush anteriores. Além disso, pelo andar da carroagem, vão ser uns 4 flushs.

Fiz um chá que continha 1 flush do tijolo, esse das fotos do meu comentário anterior, desse bolo e mais uns 3g de cogumelos secos. Deve bater... ta na geladeira esperando amanhã. kkkkkk

E to aceitando dicas para melhor condensação do meu terrário onde estão os tijolos. Não sei se vale a pena eu comprar um termostato ou umidificador ou uma bomba de aguário. To na mair dúvida nesse investimento. Pelo tamanho do aguario (que cabe cerca de 4 tijolos) vocês acham melhor um termostato ?

O maior problema é a umidade que baixa em questão de 6~7 horas depois que borrifo água.

Aproveitar aqui e atualizar fotos dessa colheita que não para de dar frutos.
Lembra desse primeiro tijolo da frente que está pinando?
DSC_0664.JPG

Esse casing que está pinando na frente está desse jeito:
DSC_0686.JPG DSC_0687.JPG DSC_0688.JPG
Deu puquinhos. Secos dão pra 1 pessoa tomar e ter uma trip massa, mas esse é apenas o 1ª flush. Hoje depois do dunk irei fazer o Roll. Certeza que vai dar mais cogus que esse flush :)
 
Última edição:
Acredito que o termostato é viável se a temperatura por ai estiver abaixo dos 21º, caso contrário não precisa. E pra aumentar a umidade creio que uma bomba de ar pra aquario com pedra porosa deva resolver, você coloca a pedra porosa no nivel da água entre a argila expandida e tome cuidado pra não respingar água nos tijolos. Se mesmo com a bomba de ar não resolver coloque mais argila expandida no terrário, e se preciso um pouco mais de água, lembrando sempre que não deve ter mais que 1/3 de água em relação a argila e que a argila expandida deve ser limpa/esterilizada anteriormente. :)
 
Acredito que o termostato é viável se a temperatura por ai estiver abaixo dos 21º, caso contrário não precisa. E pra aumentar a umidade creio que uma bomba de ar pra aquario com pedra porosa deva resolver, você coloca a pedra porosa no nivel da água entre a argila expandida e tome cuidado pra não respingar água nos tijolos. Se mesmo com a bomba de ar não resolver coloque mais argila expandida no terrário, e se preciso um pouco mais de água, lembrando sempre que não deve ter mais que 1/3 de água em relação a argila e que a argila expandida deve ser limpa/esterilizada anteriormente. :)

Irei seguir esses sábios conselhos @Hs.Krause !!! Bomba de aquario e um termostato pra fechar meu kit completo!

E aproveitando o post venho dizer que meu cultivo está indo pro segundo tempo pois o meu casing deve estar quase morrendo.
Creio que esse seja seu Terceiro e Ultimo FLush, mas vamos ter pensamento positivo. Farei um dunk nele e ver se ainda sobrevive!

Casing 3ª Humilde Flush:
DSC_0697.JPG DSC_0695.JPG



E agora o meu 3ª e 2ª flush desses Tijolos:
DSC_0708.JPG DSC_0706.JPG DSC_0705.JPG DSC_0702.JPG
DSC_0711.JPG DSC_0712.JPG DSC_0713.JPG DSC_0714.JPG DSC_0725.JPG DSC_0738.JPG

Alguns nasceram meio tortos, outros pra la outros pra cá, mas no fundo no fundo eu até gostei. Nasceram mais depois que realizei o Dunk roll neles!
Creio que com a umidade alta (pois borrifei agua direto nos bolos depois de fazer o dunk&Roll) eles pinaram maio ocos, já conteceu com vocês?
Por exemplo, esse que é semês está um pouco vazio por dentro. Tive alguns cogumelos que era mais duros que esse no mesmo casing.

Alguém sabe responder pq que eles ficam meio Ocos quando se molha diretamente o bolo?
 

Anexos

  • DSC_0695.JPG
    DSC_0695.JPG
    64.4 KB · Visualizações: 46
  • DSC_0701.JPG
    DSC_0701.JPG
    98.6 KB · Visualizações: 49
  • DSC_0726.JPG
    DSC_0726.JPG
    79.8 KB · Visualizações: 41
  • DSC_0731.JPG
    DSC_0731.JPG
    93 KB · Visualizações: 39
  • DSC_0732.JPG
    DSC_0732.JPG
    144.8 KB · Visualizações: 40
  • DSC_0736.JPG
    DSC_0736.JPG
    146.5 KB · Visualizações: 38
  • IMG-20150902-WA0014.jpeg
    IMG-20150902-WA0014.jpeg
    77.2 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Seus tijolos renderam melhor agora, e o casing ta muito bonito, gostei dos fatasses do seu tijolo :fome:
 
E outra, pelo fato do tijolo receber luz de todos os lados, ele não sabe bem pra onde nascer e acho que isso fez com que ele secasse mais

Por que a luz por todos os lados colaboraria para a secagem dos tijolos?

Ah, excelente cultivo :).
 
Por que a luz por todos os lados colaboraria para a secagem dos tijolos?

Ah, excelente cultivo :).
Pelo fato de não ter feito Dunk & Roll antes de aniversariar! Ai o bolo por si só vai ficando um pouco seco se não tiver um sistema de umidifcação bom... Agora que fiz o Dunk & Roll eu posso molhar diretamente o bolo e ele fica smepre umido me dando o dobro de cogumelos que ele tinha me dado seco.

Obrigado pelo elogio e bora boa cultivando! O mundo precisa de mais cogumelos.
 
Parabéns pelo cultivo!!
Vou testar esse casing da caixa.
Vc só fez uma camada por cima do micelio ou misturou tudo?
Usou o que como casing? Fibra de coco e vermiculita ou mais alguma coisa?
 
Parabéns pelo cultivo!!
Vou testar esse casing da caixa.
Vc só fez uma camada por cima do micelio ou misturou tudo?
Usou o que como casing? Fibra de coco e vermiculita ou mais alguma coisa?


Obrigado @Pévermei ! Achei esse nick criativo kkkk

Pois teste! É bem barato, pois sempre alguém tem uma caixa dessas na geladeira. Só esperar acabar e sair recolhendo.

Eu fiz o seguinte com os tijolos:

1 - Cortei a caixa e fiz uma tampa, como mostra na imagem que postei la no primeiro post
2 - Quebrei 3 copos com Spaw dentro da caixa de leite e separei bem os milhos, de forma que que ficassem bem quebrados.
3 - Preparei um substrato camada com: 50% fibra de coco 50% vermiculita e 4% do total de cal
4 - Coloquei a camada, fechei a caixa de leite e joguei pra incubadora.

Eu modifiquei essa técnica de um cultivo que vi do Mauricio, de um tópico chamado: Wollongong
Ele fez uns tijolos/bulk, pois usou esterco, os cogumelos ficaram bem grandes e pretendo fazer meu próximo diário com humus.

Acho que vale a pena tentar, se tiver facilidade de encontrar esses componentes para fazer o bulk!
 
Obrigado @Vishnuu
Pois é, somos conhecidos assim nessa região do Paraná, pensa numa terra vermelha kkkk
Já fiz o teste seguindo sua dica, vou esperar pra ver o que vai dar kkk
Vlww
 
Back
Top