Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo - Australian -

Diário de cultivo completo.
Salve .
Alguns meses atras fiz meu primeiro cultivo com a strain Australian, foi um cultivo bem sucedido com nenhuma contaminação nos 5 copos inoculados. Separei alguns carimbos e ca estou denovo trazendo meu segundo cultivo pra vcs acompanhar ✌🏽



STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo feito no meu primeiro cultivo

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x ) Sim ( ) Não


Como os carimbos de esporo estavam guardados em um ziplock com silica em gel laranja, dentro de um pote preparei as seringas com pouco mais de 1/4 do carimbo e deixei hidratando por 24H na geladeira.
No mesmo dia preparei o substrato com arroz integral, vermiculita e agua,esterelizei usando a panela de pressão deixando por 1H e 10min depois de começar a fazer barulho... Esperei até o dia seguinte e inoculei os copos


24/09 Inoculação

*Materiais

5 Seringas de 5 ML + as agulhas
Papel alumínio
Alcool 70
Sabonete bactericida
1 Vela acesa
Luva e Mascara para procedimento cirurgico

Como não tinha glovebox inoculei os copos no meu banheiro, previamente lavado com cloro e lysoform e todas as ceramicas com alcool 70. Usando luva, mascara e depois de tomar banho com sabonete bactericida eu e minha namorada começamos todo o processo. Como eu tinha 5 seringas de 5 ML usei 1ML por furo sendo 4 furos em 5 copos (sobrou uma seringa que guardei na geladeira) .. Lembrando que a cada furo que eu fazia eu flambava a agulha em uma vela acesa. (Infelizmente nao tirei fotos desse processo)

Incubadora

*Materiais
1 Caixa de isopor de 20L
Papel aluminio
Termostato
Higrometro

Depois de inoculados levei os copos pra uma incubadora que fiz com uma caixa de isopor, papel aluminio, um higrometro e um termostato ajustado para 30° (aqui em SP esta fazendo na faixa de 13/19°dentro da caixa fica em torno de 27/29°).
Onde os copos estão até o momento, vou aguardas uma semana pra olhar os copos pela primeira vez.
Por hora é isso, vale lembrar que esse é o meu segundo cultivo que realizo com os conhecimentos desse forum que é muito rico em informação ... sou grato demais a todos que fazem parte dessa comunidade.
 
Última edição:
Tive esse mesmo problema de os bolos sair ressecados da incubadora , o resultado foi que ficou muito tempo no terrario e não frutificava nunca... Faz dunk de 12 ou 24h deixando eles de molho na geladeira .
Grande abraço !
Acho que o tempo seco e quente que fez na ultima semana contribuiu pra que isso acontecesse ... ja coloquei os bolos no dunk, ao retornar o terrario venho relatar aqui.
Quanto aos 2 casing que estão no terrario teve uma mudança não muito perceptivel mas o micelio parece se desenvolver entre a vermiculita umida, segue fotos

casing 1.jpeg Casing 1

casing 2.jpeg Casing 2

Será que devo fazer o dunk nos casing tambem?
 
O ideal é hidratar as coisas antes de montar mas se estiver seco deve sim ! Quando for fazer casing ou bulk hidrata teu spanw por 30 minutos antes e dps quebra e mistura com o substrato previamente preparado .
Normalmente quando ta muito seco o micelio da um sinal de azulamento , vou deixar uma foto exemplo de um pf tek que dps de dunkado voltou a ser branco e vigoroso 🌊
 

Anexos

  • 20190928_130854.jpg
    20190928_130854.jpg
    1 MB · Visualizações: 14
Copo 4 - Contaminado

View attachment 108444 Queria saber se ainda posso aproveitar o bolo colocando em um vaso com terra + esterco bovino como citado no começo tenho essa terra aqui em casa ... oque acham??

Bom, fiz isso com o Golden Teacher, enterrei 5 bolos em um vaso que tenho com plantas e você viu.
Consumi e não morri, vale tentar dependendo da contaminação..
 
** Atualização 19/10

Bouaa a todos, trago boas novas sobre meu cultivo . Depois de perceber os bolos meio seco resolvi levar tudo que tava no terrario ao dunk (incluindo os casing)
depois de 2 dias de volta ao terrario um dos casing PINOU 😁 😁 😁
pude notar uns 5/6 pins pelo casing segue fotos


casing 1.jpeg casing 2.jpeg

Lembrando que no terrario são 2 bolos e 2 casing, sigo no aguardando os outros pinarem :cool:
 
** Atualização 20/10

Os pins nos casing tem se desenvolvido bem e a cada dia aparece mais pelo casing 😁
Um dos casing pinou mais rapido que o outro, mas ja da pra perceber alguns pins BEM pequenos surgindo no que ta mais atrasado ... segue foto do casing mais avançado
casing 1.jpeg casing 2.jpeg casing 3.jpeg

pena que pinou só de um lado, talves após o dunk se espalhe mais pelo casing 😞

Os bolos começaram a se desenvolver só agora, achei estranho os casing pinar antes dos bolos, no meu cultivo anterior foi ao contrario ,nos cultivos que acompanhei e acompanho tambem ocorre ao contrario (primeiro bolo depois casing) eu acho que é porque os bolos ressecaram e o casing não muito por conta da vermiculita umida que utilizei como substrato então se desenvolveram mais rapido ...
Segue foto de um dos bolos (na próxima atualização trago fotos dos dois bolos e dos dois casing)


bolo 1.jpeg

Vcs acham que a pinagem pode acontecer por baixo? devo virar ou manter assim mesmo?

Logo trago boas novas, nessa semana pretendo inocular mais alguns copos, os copos americanos foram uma boa escolha pra mim ... por ele ser pequeno, ele coloniza rapido (eu acho) pois a colonização do micélio ocorreu entre 13/15 dias contando com a consolidação nos meus dois cultivos mas tambem pode ser a Strain ... enfim , nos proximos copos inoculados tentarei a técnica Bulk, ja vou providenciar meu termometro de cozinha 👍
 
Back
Top