Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo - Australian -

Diário de cultivo completo.
Salve .
Alguns meses atras fiz meu primeiro cultivo com a strain Australian, foi um cultivo bem sucedido com nenhuma contaminação nos 5 copos inoculados. Separei alguns carimbos e ca estou denovo trazendo meu segundo cultivo pra vcs acompanhar ✌🏽



STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Carimbo feito no meu primeiro cultivo

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(x ) Sim ( ) Não


Como os carimbos de esporo estavam guardados em um ziplock com silica em gel laranja, dentro de um pote preparei as seringas com pouco mais de 1/4 do carimbo e deixei hidratando por 24H na geladeira.
No mesmo dia preparei o substrato com arroz integral, vermiculita e agua,esterelizei usando a panela de pressão deixando por 1H e 10min depois de começar a fazer barulho... Esperei até o dia seguinte e inoculei os copos


24/09 Inoculação

*Materiais

5 Seringas de 5 ML + as agulhas
Papel alumínio
Alcool 70
Sabonete bactericida
1 Vela acesa
Luva e Mascara para procedimento cirurgico

Como não tinha glovebox inoculei os copos no meu banheiro, previamente lavado com cloro e lysoform e todas as ceramicas com alcool 70. Usando luva, mascara e depois de tomar banho com sabonete bactericida eu e minha namorada começamos todo o processo. Como eu tinha 5 seringas de 5 ML usei 1ML por furo sendo 4 furos em 5 copos (sobrou uma seringa que guardei na geladeira) .. Lembrando que a cada furo que eu fazia eu flambava a agulha em uma vela acesa. (Infelizmente nao tirei fotos desse processo)

Incubadora

*Materiais
1 Caixa de isopor de 20L
Papel aluminio
Termostato
Higrometro

Depois de inoculados levei os copos pra uma incubadora que fiz com uma caixa de isopor, papel aluminio, um higrometro e um termostato ajustado para 30° (aqui em SP esta fazendo na faixa de 13/19°dentro da caixa fica em torno de 27/29°).
Onde os copos estão até o momento, vou aguardas uma semana pra olhar os copos pela primeira vez.
Por hora é isso, vale lembrar que esse é o meu segundo cultivo que realizo com os conhecimentos desse forum que é muito rico em informação ... sou grato demais a todos que fazem parte dessa comunidade.
 
Última edição:
** Atualização 30/06

Eae , tranquilos? espero q sim !
trago atualização desse cultivo com fotos e antes de tudo peço perdão pela qualidade das fotos, meu celular caiu e quebrou o vidro da camera mas nos proximos posts irei arrumar algo melhor 👍😁

Após 6 dias da inoculação dos meus copos fui verificar como andava o desenvolvimento deles ... ao todo são 5 copos
fotos com 4 dos copos abaixo .

Copos 1.jpeg Copos.jpeg

Tirei foto apenas de 4 copos pois um me pareceu com um aspecto meio estranho, uma mancha escura mas nao consigo afirmar se é da cor da vermiculita ou se trata de alguma contaminação, segue fotos

Copo 4 (2).jpeg Copo 4.jpeg

De qualque forma coloquei uma camada extra de papel aluminio e deixei o copo mais afastado dos demais ... isso ajudaria? ou no caso seria melhor descasrtar de vez?

Incubadora.jpeg

Por enquanto segue dessa forma ... agradeço desde ja 😀
 
Salve... Esta usando termostato de quantos watts?
Pensando em voltar pro cultivo mas aqui também esta meio frio.
 
Dale mano. Seguindo seu cultivo aqui. Se vc tem a mínima dúvida de contaminação eu faço sempre como vc fez, separando o copo dos outros. Não consegui ver direito pela qualidade da foto mas deixaria ele afastado sim. Boa sorte aí mano! Acompanhando.
 
Dale mano. Seguindo seu cultivo aqui. Se vc tem a mínima dúvida de contaminação eu faço sempre como vc fez, separando o copo dos outros. Não consegui ver direito pela qualidade da foto mas deixaria ele afastado sim. Boa sorte aí mano! Acompanhando.

Opaa ... então referente a suspeita de contaminação alem de afastar o copo com uma tampa de papel aluminio amais eu tambem coloquei ele dentro de uma sacolinha transparente e deixei na incubadora mesmo, segue foto ...

Sacolinha.jpeg

Logo venho atualizar como esta o desenvolvimento do micélio, estou aguardando um desenvolvimento significativo . ;)
 
** Atualização 04/10

Salve consagrados ... venho trazer boas novas para esse diario !
fui conferir o desenvolvimento dos copos, o bolo que tinha suspeita de contaminação, comprovou ser contaminação mesmo ... tirei ele da incubadora e isolei em uma caixa de sapado acho que vou enterrar ele embaixo de uma terra que tenho aqui em casa que é terra + esterco bovino .
Enfim ... vamos as fotos !

Copo 1 - Apresenta um bom aspecto, a parte de fora do bolo foi todo colonizado faltando a parte interna .

copo 1 (1).jpeg copo 1.jpeg

Copo 2 - Apresenta um aspecto um pouco mais rizomorfico que o 1 e tambem só falta a parte interna.

copo 2.jpeg copo 2 (1).jpeg

Copo 3 - Identico ao copo 2

copo 3.jpeg copo 3 (1).jpeg


Copo 4 - Contaminado

contaminação.jpeg Queria saber se ainda posso aproveitar o bolo colocando em um vaso com terra + esterco bovino como citado no começo tenho essa terra aqui em casa ... oque acham??


Copo 5 - O copo que mais tem o aspecto rizomorfico. (muito lindo) :love:

copo 5.jpeg copo 5 (1).jpeg


Assim como no meu primeiro cultivo o micélio tem se desenvolvido bem rapido, vou esperar mais uns 7 dias e virar os copos de cabeça pra baixo (fiz isso no primeiro cultivo e curiosamente o micélio avanço muito mais rapido doque antes) pra complertar a colonização e enfim iniciar o tão esperado aniversario :cool:
que no caso irei usar a técnica casing nos primeiros bolos e depois pretendo utilizar a tecnica Bulk ... vou comprar um termometro pra cozinha e irei me aprofundar mais nos estudos sobre ... por enquanto segue assim o cultivo , logo trago novidades !!!!!!!!!!!
 
Queria saber se ainda posso aproveitar o bolo colocando em um vaso com terra + esterco bovino como citado no começo tenho essa terra aqui em casa ... oque acham??
Uma vez que está contaminado é sua melhor opção.
Nesse caso são duas opções:
Você descarta ou enterra (de preferencialmente um pouco longe do resto do cultivo)
Descartando acaba ali, enterrando tem chances de tirar pelo menos um cogumelo nem que seja apenas para observar.

virar os copos de cabeça pra baixo (fiz isso no primeiro cultivo e curiosamente o micélio avanço muito mais rapido doque antes)
Como o micélio consume o substrato, ele reduz de volume e sobra espaço no copo.
Ao virar você permite que a parte não colonizada fique menos compactada e passe ar para facilitar a colonização.

Não faria isso sem limpar a parte que estará encostada, se não tiver selo de vermiculita e tiver feito furos no alumínio.
Pela foto você colocou uma segunda camada, então essas dicas não são necessárias.

Não esqueça da consolidação. :)
 
Não faria isso sem limpar a parte que estará encostada, se não tiver selo de vermiculita e tiver feito furos no alumínio.
Pela foto você colocou uma segunda camada, então essas dicas não são necessárias.

Não esqueça da consolidação. :)

Sempre me preocupo muito com a limpeza de qualquer lugar/material que vou utilizar nos cultivos, agradeço desde ja a todos !
depois que o micélio estiver com um branco um pouco mais intenso vou começar a contar os dias da consolidação, falta pouco.
 
** Atualização 08/10

Bouuaa ✌
Venho atualizar esse diario com boas novas, os bolos da incubadora ja estão todos 100% colonizados e muito bonito por sinal, segue fotos

Copo 1

copo 1.jpeg copo 1 (1).jpeg


Copo 2

copo 2.jpeg copo 2 (1).jpeg

Copo 3

copo 3.jpeg copo 3 (1).jpeg

Copo 5

copo 5.jpeg copo 5 (1).jpeg


Lembrando que o copo 4 contaminou e eu enterrei ele, mas toda a contaminação se proliferou e eu descartei tudo...fora de casa bem longe do cultivo.
Estou ancioso para o aniverssario, vou esperar mais uns 5 dias para a consolidação, vou usar apenas casing dessa vez, no outro cultivo que fiz os bolos nao renderam tanto quanto os casing ... Pretendo tambem realizar bulks nas quentinhas de casing mesmo.
Aqui em SP o tempo não ta ajudando na faixa de 17/20° porem nos proximos dias vai esquentar um pouco mais e ja deve ajudar na frutificação.

Enquanto os bolos estão na consolidação estou preparando o meu terrario. vou utilizar argila expandida e uma bomba de aquario para atingir o nivel adequado de umidade, logo atualizo com fotos dos testes dentro do terrario antes de aniverssariar. por enquanto é só isso ai mesmo 🤙
 
Última edição:
** Atualização 10/10

Passando só pra mostrar meu terrario, usei um que ja tinha utilizado porém fiz furos mais largos e venho a utilizar dessa vez a bomba de aquario que no cultivo anterior eu comprei mas acabei por não usar pois a umidade estava adequada sem ela ... segue fotos
terrario.jpeg terrario 2.jpeg terrario 3.jpeg terrario 4.jpeg

Com a argila expandida submersa na agua e a bomba de aquario o terrario ta ficado com 93% de umidade e 26.7° de temp

terrario 5.jpeg

Boa mano! Tá tudo mto bonito. Mandando energias positivas pro seu cultivo. Abrass.

Muito obrigado man, de coração, todo energia positiva eh muito bem vinda ! ✌ :cool:


Amanhã pretendo aniversariar todos os bolos :love:
Trago atualização com fotos do processo !!!!!
 
Lindos serao eles !
Tenho lembranzas bonitas das experiencias com Australian !
Boms Cultivos !
 
Entao.. vai se preparando para carimbar.!!
As trocas chegam logo. !:cool:
 
Eae pessoal, deboa?
venho atualizar esse diario, meio atrasado pois aniversariei os bolos ontem, tinha a intenção de fotografar todo o processo porém estava sozinho e não consegui, peço desculpas ):
Eu ia fazer 4 casing pra frutificar no terrario mas como esses dias ta mt calor por aqui dedici por faze 2 casing e 2 bolos para ter espaço no terrario pra usar uma garrafa congelada pra abaixar a temperatura ... oque tem funcionado muito bem porém a umidade desce quando coloca a garrafa (de 99 cai pra 85/80)
Segue fotos do terrario

terrario 1.jpeg terrario 2.jpeg terrario.jpeg

Tenho me esforçado pra mante uma temp/umid estavel mas ta dificil com esse calor.
Abano e burrifo nos cantos do terrario umas 4x por dia, sigo otimista por aqui!
Logo trago mais novidades desse cultivo, por enquanto é só ! 😁
 
Bom dia a todos ... então pessoal venho aqui pra esclarecer uma duvida sobre meus bolos aniversariados na sexta feira (11/10) .
Hoje pela manhã notei que os bolos estão com um aspecto meio seco, passei a o dedo neles de leve e senti eles meio seco mesmo, será que é melhor eu leva-los ao dunk e depois aniversarialos novamente? pois os bolos apresentaram pouco desenvolviemento desde o aniversario.
Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido 😁
 
Bom dia a todos ... então pessoal venho aqui pra esclarecer uma duvida sobre meus bolos aniversariados na sexta feira (11/10) .
Hoje pela manhã notei que os bolos estão com um aspecto meio seco, passei a o dedo neles de leve e senti eles meio seco mesmo, será que é melhor eu leva-los ao dunk e depois aniversarialos novamente? pois os bolos apresentaram pouco desenvolviemento desde o aniversario.
Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido 😁

Tive esse mesmo problema de os bolos sair ressecados da incubadora , o resultado foi que ficou muito tempo no terrario e não frutificava nunca... Faz dunk de 12 ou 24h deixando eles de molho na geladeira .
Grande abraço !
 
Back
Top