Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segunda Tentativa para Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Salve, amigos!

Primeiramente gostaria de agradecer o pessoal do forum que me deu uma grande força para o inicio deste cultivo, e ao Profungos, que apesar da semora pelas festas de fim de ano, enviou o carimbo solicitado.

Em Dezembro iniciei a minha primeira tentativa de cultivo, consegui os carimbos e após muita procura, a vermiculita. Tomei todos os cuidados necessarios para evitar uam contaminação, porém falhei e os micélios ficaram verdes, sim, sim.. muito triste. Então? O que fiz de errado?

Desta segunda vez tomei mais cuidado com a higiene, esteriização e também resolvi me arriscar com milhos de pipoca. A inoculação foi feita e dessa vez por enquanto não há sinal de contaminação por enquanto.

Em janeiro, tentei só para "desbaratinar", inocular milhos também e deu certo, aproveitei para transferir milhos inoculados para o que um dos potes estou iniciando e deu certo... os amiguinhos estão se multiplicando rapidamente.

Gostaria de por fim agradecer a meu freezer desligado, que proporciona ambiente ideal para emcubação.

Postarei fotos assim que tiver.

Agraço a todos
 
indisp.png

:( Segue fotos do meu fracasso: os bolos contaminador(apareceram pontinhos verdes, apesar do micelio ter crescido rapidamente e no começo pareceram saudaveis). Também podem ver(ou não) milho de pipoca, estes estão indo de vento em polpa, sem sinal de contaminação, mas a duvida é: qual substrato fazer para o casing? vejo muitos substratos mas alguem aconselharia algum em especial pro cabação aqui?

As fotos estão uma porcaria, da proxima prometo melhor qualidade.

obrigado
 
ei reifell, pelo (pouco) que dá pra ver parece que os copos não estão lacrados com fita adesiva, é verdade?

e do copo com milho, tente mandar mais uma foto, mais focada nos grãos, com bastante luz etc. substrato pra casing são muitos mesmo, nunca usei pó de coco, mas parece simples de fazer e vemos muitos resultados legais por aqui.

desejo sorte
 
É, não usei fitas adesivas.

Tentarei tirar fotos melhores hj a noite. Valew!

Segue abaixo fotos melhores:

indisp.png

Já mandei os bolos pro lixo e esterilizei mais 4 ontem a noite, inoculação será feita hj. Devo lavar a casa com alcool? huahua... brincandeira..

Vejam o milho, parece estar tudo ok, estão acho q 80% colonizados, alguém me aconselha um substrato em especial?

Obrigado a todos pela atenção
 
olá reifell !

como você não usou a fita adesiva, o ar pôde ciruclar pelo substrato, trazendo contaminantes e indesejados em geral...

um copo 80% colonizado estaria mais ou menos assim, com micélio denso em quase todo o pote: https://teonanacatl.org/attachments/8-jpg.16318/

os seus parecem um pouco 'ralos', talvez por perda de umidade ou contaminação por bactérias... não sei se conseguirás aproveitar o micélio destes copos, mas desejo sorte :)
 
Bem, investirei nos novos bolos, dessa vez colocando a fita e tomando o máximo de cuidado possivel. Postarei fotos em breve.

Obrigado
 
Vai lá Reifell quero ver esses copos bem lacrados agora hein!

Mas vc não fechou os copos da ultima vez mesmo é :eek:
 
Devo retirar a primeira folha de aliminio, injetar os esporos, fechar rapidamente passando fita em volta, correto?

Percebi que os pontos de contaminação surgiram exatamente onde no centro dos micelios, poderia ser algum problema na esterilização da agulha(passei no fogo) ou água?(usei agua mineral).
 
Agora vai! (espero eu)

Sem sinal de contaminação por enquanto. :)
Postarei fotos em breve!

Não esqueci da fita adesiva! :pos:

Abraços
 
Ae Reifell, confia que vai, até que o primeiro cultivo vingue a incerteza toma conta. Depois é só alegria.
Deixo uma dica: muita leitura, absorva tudo faça anotações e depois tire as próprias conclusões.
Desejo muita boa sorte.
 
Olá Pessoal

Tá aí a foto: http://www.fainatech.com.br/cogu.jpg

Quase 2 semanas desde a inoculação. Esse é o copo em está gio mais avançado, outros 2 estão um pouco menos e 1 deles sem sinal do micélio :(

Até agora sem sinal de contaminação em nenhum deles.

Valew
 
Opa, bonito copo Reifell aparentemente bem lacradinho e pelo estagio do micélio dificilmente ira surgir uma contaminação ai... Tá na trilha do sucesso, mantenha a calma e nao se perca.
Um abraço.
Paz.
 
Boas!

Dos 4 copos(sendo 1 com estágio bem avançado) 2 contaminaram, ou outros creio q podem aniversariar em 1 semana, espero. Estou sem sorte.

Comecei ontem cultivo "d-casing", com trigo em grão, não custa nada tentar.

Fotos em breve.

Abraços!
 
Sem fotos. Os micélios estava muito fracos, pararam, resolvi jogar fora, não teria sentido continuar.

Azar? Incompetência ou os 2?
Acho q vou ter q procurar cogumelos no pasto.

Ou quem sabe eu tente mais uma vez...

Obrigado pelas dicas e apoio!

Abraço
 
Como você lacrou esses copos?
O papel alumínio apararentava meio "solto" nas fotos.
Quanto ao "micélio fraco ou com crescimento lento"
é provável que seja devido as condições em que ele foi mantido em incubação (temperatura, luminosidade).
Média 20 a 30 dias para o micélio tomar conta de todo o substrato.
Já tive um copo que levou 45 dias (devido a condições irregulares na fase de incubação).
 
Como você lacrou esses copos?
O papel alumínio apararentava meio "solto" nas fotos.
Quanto ao "micélio fraco ou com crescimento lento"
é provável que seja devido as condições em que ele foi mantido em incubação (temperatura, luminosidade).
Média 20 a 30 dias para o micélio tomar conta de todo o substrato.
Já tive um copo que levou 45 dias (devido a condições irregulares na fase de incubação).

Olha, nessa ultima tentativa lacrei os copos com fita "crepe"(não sei como se escreve isso), usando 2 folhas de aluminio. Usei meu freezer deslizado para encubação, um dos copos teve crescimento acelerado, micélio forte, mas aos 30% o duende verde surgiu. Os outros tiveram crescimento lento, sendo que 1 contaminou.

O que será que aconteceu? Não foram expostos a luminosidade e julgo que o processo de esterilização foi feito corretamente. Não tenho certeza mas acho q a temperatura do freezer desligado estava dentro do recomendado.

Abraços
 
Olha, nessa ultima tentativa lacrei os copos com fita "crepe"(não sei como se escreve isso), usando 2 folhas de aluminio. Usei meu freezer deslizado para encubação, um dos copos teve crescimento acelerado, micélio forte, mas aos 30% o duende verde surgiu. Os outros tiveram crescimento lento, sendo que 1 contaminou.

O que será que aconteceu? Não foram expostos a luminosidade e julgo que o processo de esterilização foi feito corretamente. Não tenho certeza mas acho q a temperatura do freezer desligado estava dentro do recomendado.

Abraços

Bem... eu pessoalmente, mesmo tendo os copos selados, não confio no ambiente do entorno aos copos, por exemplo o freezer desligado, a gaveta do quarto, o armário, etc, etc.
Prefiro, no processo de incubação, ter certeza que os copos estão em escuridão absoluta e, guardados em ambiente estéril e higiênico.

E tens que saber em que temperatura se encontra seus copos no processo.
Deixar assim, no eu acho, não dá muito certo.

Ou o cidadão pode ser um cara de muita sorte mesmo e deixar os copos jogados em qualquer lugar, com luz, sem luz, chuva, sujeira etc. E, ainda ter belos e frondosos cogumelos :)
 
Back
Top