Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Segunda tentativa - Cambodian

Diário de cultivo problemático.
E ai galera,
Venho lendo sobre o cultivo dos cogus desde ano passado e esse ano resolvi tentar.
Consegui um print de Cambodian na ProFungos e fiz uma tentativa de cultivo no milho de pipoca. Resultado: Tudo contaminado hahaha.
Mês passo resolvi tentar de novo, dessa vez sem querer dar um passo maior que a perna. Basicamente segui esse manual, que é muito bem feito por sinal. Meus agradecimentos pro autor.
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

Strain: Cambodian
Substrado: Arroz integral + Vermiculita

O material que usei: Seringa 20ml, álcool 70, isqueiro, água mineral, borrifador com água sanitária diluída, copinho de shot de tequila.
O único lugar em que é possível controlar a circulação de ar em minha casa é o banheiro, então todo o processo de fazer a seringa e o de inoculação foi aqui la.
Achei o copinhos de tequila muito úteis para fazer a seringa.
Deixei hidratando por um pouco mais de 12 horas.

Para o substrato usei a medida recomendada no Guia: 1 copo de arroz integral triturado + 2 copos de vermiculita + 1 copo de água mineral.
Minha panela de pressão é bem antiga, então a água evapora bastante rápido e não cria uma pressão grande. Deixei na panela por 1 hora e resolvi repetir o processo mais uma vez. Eu não sei se deixar o substrato na panela por mais tempo que o recomendado é prejudicial mas resolvi arriscar.
No outro dia repeti a limpeza do local no banheiro e inoculei os potes. Coloquei apenas uma camada de micropore para cobrir os furos da inoculação.

O micélio demorou bastante a dar sinal de vida, por volta de 20 dias. Por minha falta de experiência até achei que tinha sido outra tentativa fracassada.
Até que um belo dia vi aquela linda mancha branca em um dos copos, e alguns dias depois todos os 4 copos tinham micelio.

Como vocês podem ver todo o processo foi bastante amador, mesmo assim até agora tudo está indo bem e sem contaminações.
Essa semana vou preparar o terrário. Não pretendo usar termostato ou umidificador, apenas argila expandida e furos pequenos para circulação de ar. Moro em Salvador e a temperatura e umidade da cidade são satisfatórias, acredito eu. Só vou ficar de olho para qualquer sinal negativo que apareça.

Ainda não decidi se farei PF Tek simples ou tentarei fazer um casing. Gostaria da opinião de vocês.

Estou aberto a qualquer crítica e sugestão. Então podem mandar hahaha.
Obrigado pelo espaço e pela paciência com o iniciantes.

Obs: Não estou conseguindo fazer upload das fotos. Reduzi para 45kb e ainda recebo uma msg de arquivo muito grande.
 
Consegui upar as fotos. Os copinhos estão bem feios, mas o micelio parece saudável. :)
 

Anexos

  • Copo 1 ft1.jpg
    Copo 1 ft1.jpg
    82.1 KB · Visualizações: 51
  • Copo 2 ft 1.jpg
    Copo 2 ft 1.jpg
    84.8 KB · Visualizações: 50
  • Copo 2 ft 2.jpg
    Copo 2 ft 2.jpg
    85.3 KB · Visualizações: 46
  • Copo 3 ft 1.jpg
    Copo 3 ft 1.jpg
    84.4 KB · Visualizações: 46
  • Copo 4 ft 1.jpg
    Copo 4 ft 1.jpg
    75.1 KB · Visualizações: 50
  • Copo 4 ft 2.jpg
    Copo 4 ft 2.jpg
    138.5 KB · Visualizações: 46
Consegui um print de Cambodian na ProFungos e fiz uma tentativa de cultivo no milho de pipoca. Resultado: Tudo contaminado hahaha.


Esterilizar milho de pipoca requer procedimentos mais agudos.

Minha panela de pressão é bem antiga, então a água evapora bastante rápido e não cria uma pressão grande. Deixei na panela por 1 hora e resolvi repetir o processo mais uma vez. Eu não sei se deixar o substrato na panela por mais tempo que o recomendado é prejudicial mas resolvi arriscar.

Uma panela assim talvez sirva para arroz, mas é deficitária para milho.

O micélio demorou bastante a dar sinal de vida, por volta de 20 dias.

Valeu esperar mais tempo

Ainda não decidi se farei PF Tek simples ou tentarei fazer um casing.
Tente os 2 modos para ter maior chance de sucesso.

Uma das vantagens de usar milho e transferir micelio via CL ou G2G.
Tambem é mais fácil isolar setores rizo e areas contaminadas.
Sucesso no cultivo !
 
Preciso de ajuda. Fiz o dunk and roll no inicio dessa semana e coloquei no terrário.
Fiquei um dia fora de casa, quando voltei o estrago estava feito.
Tem sinal de contaminação nos dois bolos, o que vocês recomendam? O descarte ou será que vale a pena tentar salvar?
 

Anexos

  • 20150604_110248.jpg
    20150604_110248.jpg
    141 KB · Visualizações: 46
Tem sinal de contaminação nos dois bolos, o que vocês recomendam? O descarte ou será que vale a pena tentar salvar?
Não percebi nada além do micélio crescendo, talvez se você descrevesse melhor essa contaminação, postasse fotos mais de perto ajudaria bastante, ou até mesmo estudasse mais um pouco...
 
Tirei mais duas fotos. Essa parte grande e algodoada não é contaminação ou algum parasita?
 

Anexos

  • 20150604_125255.jpg
    20150604_125255.jpg
    89.4 KB · Visualizações: 51
  • 20150604_125302.jpg
    20150604_125302.jpg
    127.1 KB · Visualizações: 43
Contaminação confirmada, talvez algum parasita de micélio, as vezes o meio nutritivo fica grudado na parece do recipiente ou acumula agua impedindo a colonização causando contaminação ao sacar do recipiente por haver meio nutritivo exposto.
 
Consegui "salvar" um dos bolos, mas ele ainda não frutificou. Gostaria da opinião de vocês sobre a aparência dele.
Isso é normal?

To fazendo uma experiência com o bolo que estava em pior estado, se der certo conto aqui como foi.
 

Anexos

  • 20150607_175431.jpg
    20150607_175431.jpg
    115.2 KB · Visualizações: 51
  • 20150607_175443.jpg
    20150607_175443.jpg
    108.7 KB · Visualizações: 50
  • 20150607_175456.jpg
    20150607_175456.jpg
    107.1 KB · Visualizações: 48
Consegui "salvar" um dos bolos, mas ele ainda não frutificou. Gostaria da opinião de vocês sobre a aparência dele.
Isso é normal?
Sim é normal (cambodian é lindo mesmo :love:), é uma característica do micélio desta variedade! Cambodian foi uma variedade que era divulgada e conhecida pelo seu micélio de colonização voraz! Isso é rizomorfismo querendo comer até o que tem no ar!

Se deixar o bolo perto da parede úmida do terrário, ele sobe!
Mas não se preocupe, ele costuma dar uma murchada quando começar a produzir os cogumelos!

Segue fotos semelhantes que encontrei em meus cultivos com os Cambodians:
https://teonanacatl.org/attachments/clipboard01-jpg.8796/
https://teonanacatl.org/attachments/bolo-arroz-muito-felpudo-jpg.8870/
https://teonanacatl.org/attachments/im000389-jpg.8821/
https://teonanacatl.org/attachments/im000039-jpg.8947/
https://teonanacatl.org/attachments/bolo-jpg.9007/
 
Última edição:
Seu comentário alegrou meu domingo hahaha
Não sabia dessa característica do cambodian, muito legal.

Vou observar o bolo mais alguns dias. Se o parasita danado não der nenhum sinal de retorno, vou aniversariar os 2 bolos que colonizaram mais devagar.
 
Consegui "salvar" um dos bolos, mas ele ainda não frutificou. Gostaria da opinião de vocês sobre a aparência dele.
Isso é normal?

To fazendo uma experiência com o bolo que estava em pior estado, se der certo conto aqui como foi.
A um tempo atras uma pessoa apareceu com algo parecido com o seu ai, Ele achava que o fornecedor havia enviado outra especie por engano, mas no final das contas era contaminante.

Que rizomorfo que nada, você esta cultivando é contaminantes, descarta logo isso ai antes que esporule, contaminante com certeza. Sinistro!!! :eek:
 
Que rizomorfo que nada, você esta cultivando é contaminantes, descarta logo isso ai antes que esporule, contaminante com certeza. Sinistro!!! :eek:
Amanhã vai estar parecendo com o lion's mane (Hericium erinaceus).
Hericium_erinaceus_jmm_101027.jpg :roflmao:

Para de assustar o menino, to querendo ver a cara destes cogumelos (vai que são peludos também)!
Micélio alienígena lindo! parece o Chewbacca albino! :contente:
 
Bom esperei mais um pouco e vi que não era Cubensis hahaha.
Descartei os bolos, desinfetei o terrário e deixei a argila de molho na água sanitaria até hoje.

Fiz 4 buracos pequenos no terrário e tapei com uma camada dupla de filtro de café, coloquei uma bombinha de ar de aquário e dessa vez resolvi fazer o roll dos bolos no pó de coco. Achei que a cobertura ficou bem melhor, o grão da vermiculita que eu tenho é bem grande e não se prendia direito.

Ficar na torcida agora :)
 

Anexos

  • 20150611_182737.jpg
    20150611_182737.jpg
    109 KB · Visualizações: 34
Bom esperei mais um pouco e vi que não era Cubensis hahaha.

O que te fez acreditar não ser de fato cubensis? o micélio mudou de cor? o que aconteceu? (tirou alguma foto?) :?:

OBS: ficou da hora esse bolo negão, ta com cara que vai levantar um coguzão! :hilario:
 
Começaram a aparecer grupos de filamentos brancos e cabeça arredondada e varias partes do bolo. Dava pra ver que aquilo não era rizomorfismo de cubensis.
Infelizmente tava no correria no dia e não tirei fotos.
Uma coisa que me chamou atenção foi que as paredes terrário estavam embaçadas pela alta umidade mas tinha um circulo "seco" no teto e nas paredes próximas do bolo. Pode significar que o que estava ali esporulou? Posso ta falando besteira mas me deixou intrigado.
 
Começaram a aparecer grupos de filamentos brancos e cabeça arredondada em varias partes do bolo.
Poxa cara, pelas fotos e pela descrição da evolução que você nos passou, o seu bolo estava gerando poodles! :hilario:

tumblr_nkvqn5HxPd1qa2t1to3_1280.jpg

Bom, estranho essa história, ainda mais a cabeça arredondada.
 
Back
Top